Empresas

Igua Saneamento-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

Nossos negócios, operações e resultados podem ser impactados adversamente pelo COVID-19.

Podemos não atingir nossas metas de aumento da participação no setor, bem como enfrentar uma eventual insuficiência de recursos para que tais objetivos sejam alcançados.

O aumento da concorrência no nosso setor de atuação pode impactar negativamente a estratégia de negócios.

Poderá haver insegurança jurídica devido à entrada em vigor do Novo Marco do Saneamento Básico e sua aplicabilidade poderá ser questionada.

O retorno do investimento em infraestrutura realizado por nós para a prestação do serviço público de água e esgoto pode não ocorrer ou ocorrer de forma diversa da prevista.

A obtenção de novas concessões, novas parcerias público privadas e novas aquisições envolvem riscos relacionados à integração dos negócios adjudicados ou adquiridos, à descoberta de eventuais contingências não identificadas anteriormente, ao estado dos bens e à regularidade das operações relativas às concessões e, também, poderemos não alcançar as metas financeiras e estratégicas previstas à época de qualquer outorga de concessão, estabelecimento de parceria público privada ou aquisição.

Tanto em nossas concessões como em nossas parcerias, poderá haver morosidade na condução dos negócios em razão de decisões que, por força contratual, devem ser tomadas conjuntamente com o parceiro que seja um ente público. Adicionalmente, contingências e responsabilidades significativas associadas a aquisições também podem ter um efeito adverso relevante sobre nós, inclusive em relação à nossa reputação.

Podemos nos deparar com riscos relacionados aos efeitos advindos das operações de incorporações e aquisições.

Podemos incorrer em custos de investimento, de operação e de manutenção maiores do que os estimados.

Nos termos de nossos contratos financeiros, estamos sujeitos a obrigações específicas, bem como restrições à nossa capacidade de contrair dívidas adicionais.

Atuamos em um setor da atividade econômica que requer grande volume de recursos financeiros e, portanto, poderá exigir capital adicional no futuro, que poderá não estar disponível ou, se disponível, poderá ser em condições não satisfatórias para nós.

Podem haver interrupções, falhas ou violações de segurança em nossas bases de dados e em nossos sistemas de tecnologia da informação, os mesmos podem não comportar o nosso crescimento ou podemos ter problemas decorrentes da terceirização dos serviços de manutenção desses sistemas.

Estamos sujeitos a riscos associados ao não cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados e podemos ser afetados adversamente pela aplicação de multas e outros tipos de sanções.

Estamos expostos a riscos associados ao fornecimento de serviços públicos de água e coleta de esgoto.

Podemos incorrer em custos significativos associados à coleta e tratamento de esgoto e ao tratamento e distribuição de água, bem como para reparação de danos ambientais, que poderão provocar impactos à nossa imagem e reputação.

A rescisão unilateral antecipada dos contratos de concessão e das parcerias público-privadas (PPPs) pelo Poder Concedente poderá impedir a realização do valor integral de determinados ativos e causar a perda de lucros futuros sem uma indenização adequada.

A eventual rescisão ou extinção dos contratos de concessão e parcerias público privadas (PPPs) da nossa Companhia e de suas controladas podem gerar o vencimento antecipado de instrumentos financeiros.

Podemos não conseguir implementar integralmente a nossa estratégia de negócios.

Podem haver mudanças em nossa alta administração ou podemos ter dificuldades de atrair e manter pessoal qualificado.

Utilizamos prestadores de serviços terceirizados para a operação e manutenção de nossas instalações.

As apólices de seguros que mantemos podem ser insuficientes para cobrir eventuais sinistros.

Podemos sofrer intervenção do Tribunal de Contas do Estado nos processos licitatórios de que participarmos, bem como questionamentos de terceiros em nossos procedimentos licitatórios e em nossas concessões e PPPs.

As nossas controladas estão sujeitas a investigações e fiscalizações por Comissões Parlamentares de Inquérito (CP/s).

Alguns dos nossos administradores são partes em processos que apuram suposta prática de crimes ambientais, que podem afetar negativamente a nossa Companhia.

Nosso grau de endividamento pode afetar adversamente o custo financeiro de novos financiamentos.

Fatores climáticos como alta pluviosidade ou forte estiagem, podem gerar impactos operacionais, financeiros e de credibilidade à nossa Companhia.

Novas leis e regulamentações relacionadas a mudanças climáticas e mudanças na regulamentação existente, bem como a escalada dos efeitos físicos de eventos climáticos extremos, podem resultar em aumento de passivos e aumento de despesas, o que pode ter um efeito adverso relevante sobre nós.

Poluição ou contaminação das fontes de captação podem gerar impactos operacionais e financeiros à nossa Companhia.

Estamos expostos à possibilidade de perdas relacionadas a desastres naturais, catástrofes, acidentes, incêndios e outros eventos que não estão sob o nosso controle e que podem vir a ter um efeito adverso relevante em nosso desempenho financeiro.

As concessões localizadas no município de Cuiabá e Paranaguá, conjuntamente com a operação da SPAT representam uma parte significativa de nossas receitas e ativos, e a interrupção destas operações poderia afetar adversamente nossa condição financeira e resultados de operações.

Podemos ser adversamente afetados se não pudermos nos valer em tempo hábil dos mecanismos existentes para restaurar ou manter o equilíbrio econômico­-financeiro dos nossos contratos necessários em virtude de eventuais (i) aumentos de custos, (ii) reduções de tarifas, (iii) represamento ou não concessão

de reajuste tarifário por conta de decisões judiciais, arbitrais ou administrativas,

(iv) não aprovação de revisões ordinárias ou extraordinárias em nosso favor previstas nos contratos de concessão, (v) bem como recomposição de valores em decorrência da inflação.

Podemos ser afetados pela suspensão do reajuste tarifário por decisões judiciais ou administrativas.

Podemos ser afetados substancialmente por violações ao nosso Código de Conduta, à Lei Anticorrupção e leis semelhantes.

Nossos controles internos poderão ser insuficientes para evitar ou detectar todas

as violações da legislação aplicável ou de nossas políticas internas.

Decisões desfavoráveis em processos judiciais, administrativos ou procedimentos arbitrais contra nós e nossos administradores podem causar efeitos adversos na nossa reputação, negócios, condição financeira e resultados operacionais.

Eventual descumprimento dos Termos de Ajustamento de Conduta – TACs firmados por nós pode nos impactar adversamente, incluindo mas não se limitando, a reflexos negativos nos resultados operacionais, reputacionais, econômicos ou financeiros.

Parte significativa dos nossos bens está vinculada à prestação de serviços públicos de saneamento, os quais não estarão disponíveis em caso de recuperação judicial ou extrajudicial ou falência, nem poderão ser objeto de penhora para garantir a execução de decisões judiciais.

O Poder Concedente possui discricionariedade para determinar os termos e condições aplicáveis às nossas concessões e parcerias público-privadas.

Pretendemos realizar novas emissões de valores mobiliários, inclusive em função do plano de outorga de opções de compra de ações que poderemos vir a adotar, o que poderá resultar em uma diluição da participação do acionista em nosso capital social.

Podemos não pagar dividendos ou juros sobre o capital próprio aos acionistas titulares de nossas ações.

Os interesses do nosso acionista controlador podem ser divergentes ou conflitantes com os interesses dos nossos acionistas.

Nosso acionista controlador pode apresentar problemas financeiros, legais ou de outra natureza em outras sociedades por ele controladas e com isso afetar a nossa imagem e reputação no mercado.

De acordo com a legislação brasileira que regula as matérias de concessão e parcerias público privada (PPPs), nossa estrutura societária é composta por diversas sociedades de propósito específico, o que pode acarretar nossa responsabilização por questões fiscais, trabalhistas, de proteção ao meio ambiente, consumeristas e (alimentares oriundas de nossas controladas.

Somos uma companhia (holding), cujos resultados dependem dos resultados das nossas subsidiárias os quais não podemos assegurar que nos serão disponibilizados.

Eventuais interrupções no fornecimento de energia elétrica poderão ter efeito adverso sobre nossas atividades.

Contamos com um número limitado de fabricantes/fornecedores necessários à prestação dos seus serviços.

Podemos vir a ser responsabilizados solidariamente pelos danos ambientais causados por nossos fornecedores e parceiros, o que poderá afetar adversamente as nossas operações e imagem.

Podemos enfrentar dificuldades na arrecadação de volumes significativos de contas vencidas e não pagas de nossos usuários, incluindo entes públicos.

O aumento do nível de inadimplência dos nossos consumidores poderá afetar adversamente os nossos negócios, resultados operacionais e/ou situação financeira.

Não podemos garantir que não haverá alteração na legislação promulgada sobre o setor de serviços públicos de água e esgoto no Brasil. A incerteza regulatória atual, e qualquer uma das alterações recentemente propostas ou a serem propostas podem ter um efeito adverso sobre os nossos negócios.

Estamos sujeitos à regulamentação de natureza ambiental, inclusive de proteção à saúde. Os custos do cumprimento/adequação dessa regulamentação, bem como a responsabilização por infrações ambientais, podem ter um efeito material adverso sobre nós.

Não podemos estimar todos os impactos do Novo Marco Legal do Saneamento Básico e das futuras regulamentações do Governo Federal e da ANA nas nossas operações e contratos

Nós estamos sujeitos a uma ampla legislação e regulação do setor de saneamento básico e eventuais alterações nessa regulamentação podem afetar de maneira adversa os nossos negócios e resultados.

Podemos ser afetados de maneira relevante e adversa em caso de suspensão, modificação, cancelamento, revogação, não renovação ou não prorrogação dos incentivos fiscais atualmente concedidos pelas autoridades públicas competentes.

Poderemos sofrer impactos em nossas atividades, reputação e em nossos negócios decorrentes da legislação e regulamentação ambientais e de acordos e tratados internacionais relativos a mudanças climáticas.

O desenvolvimento e a percepção de risco em outros países, particularmente em países de economia emergente e nos Estados Unidos, China e União Europeia, podem afetar adversamente a economia brasileira, os nossos negócios e o preço de mercado dos valores mobiliários brasileiros, inclusive das ações de nossa emissão.

A relativa volatilidade e falta de liquidez do mercado de capitais brasileiro poderão limitar substancialmente a capacidade dos investidores de vender as ações de nossa emissão ao preço e na ocasião desejados.

A inflação e eventuais medidas adotadas pelo Governo Federal do Brasil para combatê-la, incluindo aumentos nas taxas de juros, poderão contribuir para a incerteza econômica no Brasil, podendo gerar um efeito adverso relevante a todo o mercado, inclusive acarretando eventuais consequências em relação à condição financeira, resultados operacionais e o preço de mercado das nossas ações.

Os nossos negócios, resultados operacionais e condição financeira poderão ser adversamente afetados por mudanças nas políticas governamentais ou por regulamentações federais, estaduais ou municipais.

Reduções na classificação do risco brasileiro atribuída por agências de risco poderão afetar negativamente o nosso valor de mercado.

A instabilidade política pode afetar adversamente os nossos negócios, resultados e o preço das nossas ações.