Empresas

Kora Saude-Breve Histórico

Breve Histórico da Companhia

A Kora Saúde Participações S.A. é uma empresa constituída na forma de sociedade por ações, domiciliada no Brasil com sede em Vitória-ES. O controle é administrado pelo fundo de investimento americano H.I.G Capital através de um fundo de investimento em participações denominado Fuji Brasil Partners, que assumiu o controle direto após a reestruturação societária, onde as antigas controladoras Guarapari Participações S.A e Guaratiba Participações S.A foram incorporadas na Kora Saúde.

Leia também:

A Kora tem como atividade preponderante a prestação de serviços hospitalares de excelência.

Em 2001, o Hospital Meridional, empresa atualmente controlada pela Kora, foi inaugurado por um grupo de médicos que enxergaram a oportunidade de construir um complexo hospitalar de alta qualidade no município de Cariacica-ES. Em 2008, a Companhia iniciou um processo de expansão por meio de aquisições do Hospital São Luiz, em março, o Hospital Praia da Costa, adquirido em dezembro, localizado no município de Vila Velha-ES. Em 2016, foi inaugurado o Hospital Meridional São Mateus. O Hospital Metropolitano, na Sen-a-ES foi adquirido em 2018 e em 2019, foram adquiridos a Maternidade Santa Úrsula também na região metropolitana de Vitória e o Hospital e Maternidade São Mateus localizado em Cuiabá-MT.

Em 2020, a Kora expandiu para a região Nmte através da aquisição de dois hospitais de referência na cidade de Palmas-TO, o Hospital Palmas Medical e o Hospital Santa Thereza.

Em fevereiro de 2021, a Enseada do Suá Participações Ltda, controlada pela Kora, celebrou um compromisso de compra e venda de quotas para adquirir a integralidade das quotas representativas do capital social da DKP Saúde Ltda, única e exclusiva titular das quotas do Hospital Anchieta, em Brasília-DF. O Hospital Anchieta foi inaugurado em 1995, e é considerado um dos maiores e mais reconhecidos hospitais do Distrito Federal e do Centro-Oeste. Foi o primeiro Hospital da América Latina a conquistar o Selo de Qualidade ISO 9001:2000 e possui 270 leitos, sendo 197 operacionais, tendo apresentado no exercício social de 2020 receita líquida de R$263 milhões. A aquisição foi concluída em 14 de maio de 2021.

Em março de 2021, a Kora enviou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) um pedido para registro de companhia aberta. A Companhia estuda a abertura de capital para o segundo trimestre de 2021.