Empresas

LM Transportes-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

O surto de doenças transmissíveis no Brasil e/ou no mundo, a exemplo da pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em razão da disseminação do novo coronavírus (COVID-19), provocou e pode continuar provocando um efeito adverso em nossas operações, inclusive paralisando integralmente ou parcialmente as nossas atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios relacionados à locação de veículos automotores e transportes. A extensão da pandemia do COVID-19, a percepção de seus efeitos, ou a forma pela qual tal pandemia impactará nossos negócios (quer do ponto de vista micro, quer do ponto de vista macroeconômico) depende de desenvolvimentos futuros, que são altamente incertos e imprevisíveis, podendo resultar em um efeito adverso relevante em nossos negócios, condição financeira, resultados das operações e fluxos de caixa e, finalmente, nossa capacidade de continuar operando nossos negócios.

O segmento de locação de veículos é altamente competitivo.

Os resultados da Companhia poderão ser afetados por erros no estabelecimento de preços em decorrência de falhas no cálculo da desvalorização estimada de sua frota em relação à sua desvalorização efetiva no futuro.

A diminuição na demanda por veículos seminovos pode impactar adversamente os negócios da Companhia.

O nível do nosso endividamento pode causar um impacto adverso relevante.

A Companhia é parte de determinados contratos de empréstimos e financiamentos que possuem cláusulas que permitem a antecipação  do vencimento de dívidas,  inclusive em razão de inadimplemento cruzado (cross default) e poderá celebrar outros instrumentos de dívidas e contratos de financiamento que prevejam esse tipo de condição.

Parte dos recebíveis de titularidade da Companhia foi dada em garantia em favor de terceiros.

Os resultados da Companhia podem ser alterados devido a mudanças no valor residual na venda dos veículos devido à diminuição na demanda por veículos seminovos

Os negócios da Companhia exigem capital intensivo de longo prazo para financiar o investimento na frota

Risco de aumento do custo de aquisição dos veículos novos.

A Companhia está sujeita a compromissos restritivos (covenants)

A perda de membros da Alta Administração ou a incapacidade de atrair e reter pessoal pode ter efeito adverso material sobre as atividades, situação financeira e resultados operacionais da Companhia

O sucesso da Companhia depende de sua habilidade de atrair, contratar, treinar, motivas e reter profissionais  capacitados.

A administração da Companhia recebe uma remuneração abaixo do padrão de mercado, de forma que eventual ajuste da remuneração poderá afetar negativamente os resultados e a condição financeira da Companhia.

A Companhia depende de sistemas automatizados e informatizados.

Incidentes de segurança cibernética, incluindo ataques à infraestrutura necessária para manter os sistemas de TI da Companhia podem resultar em danos financeiros e à reputação da Companhia.

Os processos de governança da Companhia, gestão de riscos e compliance podem falhar em detectar comportamentos contrários à legislação e regulamentação aplicáveis e aos seus padrões de ética e conduta, podendo ocasionar impactos materiais e adversos em seus negócios, situação financeira e resultados operacionais.

A Companhia está sujeita a riscos associados ao não cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados e poderá ser afetada adversamente pela aplicação de multas e outros tipos de sanções.

A Companhia é parte de determinados contratos celebrados por suas coligadas e controladoras, cujo descumprimento pode gerar efeitos adversos

A Companhia pode enfrentar situações de conflito de interesses nas operações com partes relacionadas.

Os resultados da Companhia podem ser afetados caso não consiga manter os atuais percentuais de descontos na aquisição de veículos novos com as montadoras.

O mercado brasileiro de fabricação de automóveis é marcado por uma forte concentração de montadoras de veículos.

A Companhia está sujeita ao risco de não renovação de contratos com seus clientes, bem como de rescisão antecipada dos contratos existentes.

A Companhia está exposta ao risco de crédito em suas atividades operacionais, o que pode afetar desfavoravelmente sua condição financeira e resultados operacionais.

O negócio de terceirização de frotas é altamente competitivo.

A redução na demanda de veículos usados pode impactar adversamente os negócios da Companhia.

Mudanças na legislação fiscal podem resultar no aumento de determinados tributos diretos e indiretos, o que poderá reduzir a rentabilidade da Companhia

O governo brasileiro exerceu e continua a exercer influência significativa sobre a economia do país. Essa influência, bem como condições políticas e econômicas do Brasil, pode, indiretamente, afetar negativamente o negócio da Companhia, sua situação financeira e seus resultados operacionais.

As leis e regulamentos ambientais e de saúde e segurança do trabalho podem exigir dispêndios maiores que aqueles em que a Companhia atualmente incorre para seu cumprimento e o descumprimento dessas leis e regulamentos pode resultar em penalidades civis, criminais e administrativas

Esforços governamentais podem impactar as taxas de juros e a inflação, influenciando assim no crescimento da economia brasileira e as atividades da Companhia.

Riscos relacionados às condições econômicas e políticas no Brasil poderão ter um efeito adverso nos negócios da Companhia.