Empresas

Lupatech-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

As nossas receitas dependem em grande parte dos investimentos e despesas operacionais das empresas de exploração e produção (E&P), sendo a maior parcela de tais investimentos e despesas concentrados na Petrobras, que responde por parte significativa das nossas receitas. Os dispêndios e os pedidos das empresas de E&P poderão ser atrasados, reduzidos ou cancelados, o que poderia ter um efeito adverso significativo sobre os nossos negócios.

Produzimos manufaturas de alto padrão tecnológico e extremamente customizados e, por esta razão, estamos sujeitos a riscos operacionais relacionados ao uso das nossas manufaturas com aplicações críticas de alto risco operacional, bem como a riscos relativos a acidentes de grande porte ou perdas casuais e aos limites da nossa cobertura de seguros, o que pode afetar adversamente os nossos resultados.

A nossa estratégia de crescimento prevê investimentos de capital que demandarão recursos financeiros aos quais podemos não ter acesso, o que poderá nos afetar adversamente.

O nosso nível de endividamento geral é significativo, estando a Companhia em Recuperação Judicial desde maio de 2015, onde a reversão desta situação depende do sucesso dos planos de readequação da estrutura

financeira patrimonial da Companhia e suas Controladas, assim como o cumprimento do plano de recuperação judicial.

Dependemos da nossa capacidade de nos atualizar e desenvolver melhorias tecnológicas para cumprir com êxito as necessidades dos segmentos em que atuamos.

Podemos não ser capazes de manter ou contratar um número suficiente de pessoal qualificado para o desenvolvimento dos nossos negócios, o que pode afetar adversamente os nossos resultados.

Podemos ser prejudicados por ausência de políticas financeiras de proteção cambial.

Somos e podemos ser parte de procedimentos judiciais, administrativos e arbitrais que, dependendo dos resultados, poderão nos afetar adversamente.

A combinação de certas circunstâncias levou nossos auditores a levantarem dúvida acerca da continuidade das nossas operações.

Atrasos na mobilização de contratos podem impactar negativamente em multas, penalidades e/ou cancelamentos de contratos aplicadas pelos clientes.

A falta de certificações ou certidões relativas às nossas empresas ou unidades industriais pode impedir o fornecimento de bens e produtos a clientes importantes

A constrição de bens ou recursos por terceiros pode afetar nossa capacidade de operação ou a continuidade dos nossos negócios

Podemos não pagar dividendos ou juros sobre o capital próprio aos nossos acionistas.

A relativa volatilidade e liquidez limitada do mercado brasileiro de valores mobiliários poderão limitar substancialmente a capacidade dos investidores de negociar com ações de nossa emissão.

Podemos precisar de recursos no futuro, os quais podem não estar disponíveis. A obtenção de recursos adicionais por emissão de ações ou instrumentos conversíveis em ações pode diluir a participação do investidor no nosso capital social.

Perdas em processos cíveis, trabalhistas e tributários relacionados as Sociedades San Antonio

Perdas nas vendas de ativos utilizados nas operações de serviços

Podemos depender de fornecedores para obtenções de peças, equipamentos e matérias primas fundamentais para nossos negócios. Qualquer problema relacionado ao fornecimento desses itens poderá afetar adversamente os nossos negócios.

O cancelamento ou a redução de pedidos por parte dos nossos maiores clientes, bem como a nossa incapacidade em oferecer manufaturas e serviços competitivamente poderá nos afetar adversamente.

Os setores em que atuamos, principalmente petróleo e gás e indústria em geral, tanto internacionalmente quanto no Brasil, podem enfrentar períodos de retração, o que poderá afetar adversamente os nossos negócios.

Os nossos negócios dependerão das atividades de desenvolvimento e produção do setor de petróleo e gás no Brasil, o qual é afetado, significativamente, dentre outros fatores, pela volatilidade de preços do petróleo e gás.

Importações mais  baratas  de  outros  países  podem  afetar  negativamente  os  nossos  negócios  e  nossa participação no mercado.

O mercado no qual atuamos não é regulado, mas fornecemos manufaturas e serviços para clientes que operam em setores que são regulados pela ANP.

Alterações na regulamentação dos nossos setores de atuação poderão afetar desfavoravelmente os nossos negócios. A regulação do setor de petróleo e gás pela ANP, se alterada, por exemplo, em relação às exigências de Conteúdo Local mínimo exigido para manufaturas e serviços fornecidos para esta indústria em questão, poderão afetar os nossos negócios com exposição a este setor.

As nossas atividades estão sujeitas a uma rigorosa legislação ambiental nas esferas federal, estadual e municipal no tocante, dentre outros aspectos, à eliminação de resíduos sólidos e descartes de efluentes líquidos, industriais e sanitários, e necessitam de autorizações e licenças de agências governamentais. Na hipótese de violação ou não cumprimento de tais leis, regulamentos, licenças e autorizações, podemos sofrer sanções administrativas, tais como multas, revogação de autorizações e licenças, interdição temporária ou permanente, ou podemos ficar sujeitos a sanções criminais (inclusive nossos administradores), que tal como as sanções administrativas, podem ser agravadas em virtude da reincidência, independentemente da obrigação de reparar ou indenizar, no âmbito civil, os danos causados ao meio ambiente e a terceiros afetados. Podemos, ainda, ser obrigados a arcar com substanciais gastos ambientais corretivos. De acordo com a legislação brasileira aplicável, não há limitação no montante da indenização devida em relação à responsabilidade ambiental.

Adicionalmente, a legislação ambiental nos impõe responsabilidade civil objetiva na hipótese de degradação ao meio ambiente. Deste modo, poderemos ser responsabilizados, independentemente de culpa ou dolo, por quaisquer danos causados ao meio ambiente no exercício de nossas atividades – ainda que o responsável direto pela execução da atividade seja ente terceirizado – ou em período anterior – no caso de existir passivo ambiental referente ao local de realização das atividades.
Ademais, agências governamentais ou outras autoridades podem também editar novas regras mais rigorosas ou buscar interpretações mais restritivas das leis e regulamentos existentes, que podem nos obrigar a gastar recursos adicionais na adequação ambiental. Qualquer ação neste sentido por parte das agências governamentais poderá nos afetar adversamente.