Empresas

Marisa-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

Podemos não responder de forma eficiente às tendências da moda e preferências do consumidor.

Nossa proposta comercial está sujeita a riscos de gerenciamento de estoque e de variações climáticas.

Enfrentamos riscos relacionados às operações de nossos centros de distribuição.

Nossas vendas dependem da eficácia de nossas atividades de marketing e publicidade.

Nosso ritmo de crescimento de vendas pode não se manter o mesmo.

É possível que não possamos renovar ou manter os contratos de locação das nossas lojas e centros de distribuição, inclusive aqueles locados pelos nossos acionistas controladores.

Nosso desempenho em grande parte depende da manutenção e crescimento do fluxo de clientes em nossas lojas localizadas em ruas comerciais e shopping centers.

Se perdermos um ou mais dos nossos diretores ou profissionais chave, e/ou formos incapazes de atrair e reter pessoal qualificado, nosso desempenho financeiro poderá ser adversamente afetado.

A integração de nossos múltiplos canais (lojas físicas e online) é essencial para a nossa operação de negócios e perspectivas de crescimento.

Dependemos do sistema público e privado de infraestrutura logística para enviar nossos produtos para nossas instalações e clientes de e-commerce.

Podemos enfrentar dificuldades que estejam além do nosso controle para inaugurar novas lojas e/ou operar nossas lojas existentes, podendo impactar de maneira adversa nossas vendas e resultado operacional.

Podemos necessitar de capital adicional no futuro, que poderá não estar disponível. Se levantarmos capital adicional por meio da emissão de novas ações, a participação do investidor no nosso capital poderá ser diluída.

Podemos não ser capazes de nos adaptar rapidamente às transformações digitais exigidas pelos nossos clientes e pelo setor de varejo.

Parte de nossos produtos é importada para revenda e qualquer limitação em nossa capacidade de importar tais produtos, incluindo flutuações cambiais e mudanças na legislação, pode restringir a oferta de nossos produtos e afetar adversamente nossos negócios.

Podemos não pagar dividendos ou juros sobre o capital próprio aos acionistas titulares de nossas ações.

Nosso Estatuto Social contém disposição que pode dissuadir a aquisição de nossas ações e dificultar ou atrasar operações que podem ser do interesse dos investidores.

Decisões desfavoráveis em processos judiciais ou administrativos podem causar efeitos adversos nos nossos negócios, imagem, condição financeira e/ou resultados operacionais.

Temos contratos de financiamento que incluem restrições (covenants), de modo que qualquer inadimplência gerada a partir da violação dos termos destes contratos pode ter efeitos materiais sobre as nossas condições financeiras.

Podemos deixar de cumprir as leis de privacidade ou tratar adequadamente das questões de privacidade, divulgando informações confidenciais ou sensíveis que possam prejudicar nossos negócios e reputação.

Nossos negócios estão sujeitos a demandas trabalhistas e medidas de segurança deficientes no local de trabalho.

Nossos negócios estão sujeitos a práticas inadequadas relativas a clientes, produtos ou serviços, falhas na execução, cumprimento de prazos e gerenciamento das nossas atividades.

Falhas nos sistemas, políticas e procedimentos de controles poderão nos expor a riscos inesperados ou imprevistos, o que poderia afetar adversamente os nossos negócios.

Uma falha no nosso sistema de segurança com relação à proteção de informações confidenciais de nossos clientes poderá prejudicar a nossa reputação e a nossa marca e afetar substancialmente os nossos negócios e os resultados de nossas operações.

Nossos negócios estão sujeitos a falhas em sistemas de tecnologia da informação.

Enfrentamos riscos relacionados aos registros, autorizações, licenças e alvarás para a instalação e a operação das nossas lojas e dos nossos centros de distribuição.

Podemos não obter sucesso em nossas estratégias de negócios e inovações.

Falhas nos nossos sistemas, políticas e procedimentos de gestão de riscos poderão afetar adversamente nossos negócios.

Nossas apólices de seguro podem não cobrir adequadamente todas as perdas e responsabilidades a que estamos sujeitos, o que afetaria os nossos negócios e as nossas condições financeiras adversamente.

Podemos não dispor de recursos suficientes para cumprir com nossos compromissos.

Uma paralisação ou greve significativa da força de trabalho poderá afetar nossos negócios.

Os interesses dos acionistas controladores da Companhia podem ser conflitantes com os interesses dos acionistas minoritários.

Parte de nossa receita é decorrente do resultado operacional de nossas sociedades controladas e as atividades de algumas de nossas controladas são intimamente relacionadas com as nossas atividades. A descontinuidade de algumas de nossas controladas poderá afetar negativamente nossas operações e nossos resultados.

Podemos ter problemas com a qualidade e o não recebimento de nossas mercadorias.

Produtos importados possuem um ciclo mais longo entre a aquisição e a comercialização, o que aumenta o risco de execução.

Dependemos de terceiros para fabricar nossos produtos.

Não podemos garantir que nossos fornecedores ou parceiros de marketplace não se envolvam em práticas irregulares.

Podemos ser responsáveis por obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias de terceiros fornecedores ou prestadores de serviços.

Estamos expostos a riscos relacionados ao financiamento dos nossos clientes.

Podemos ser responsabilizados por perdas causadas por nossos serviços ou produtos aos consumidores, o que pode afetar adversamente nossos resultados.

O setor de varejo de roupas é sensível a redução no poder de compra dos consumidores de baixa renda e a ciclos econômicos desfavoráveis.

O setor de varejo brasileiro está cada vez mais dependente de vendas de cartão de crédito e financiamento ao consumidor.

O setor de varejo de roupas no Brasil é caracterizado por uma concorrência intensa e crescente.

A regulamentação da internet e do comércio eletrônico pelo Governo Federal está em constante mutação e mudanças desfavoráveis poderão vir a prejudicar os nossos negócios.

Mudanças na legislação fiscal podem resultar em aumentos em determinados tributos diretos e indiretos, o que poderia reduzir a nossa rentabilidade.

Podemos ser afetados substancialmente por violações à Lei Anticorrupção e leis anticorrupção semelhantes.

Alterações na legislação tributária, incentivos fiscais, benefícios ou diferentes interpretações da legislação tributária podem afetar adversamente os resultados das nossas operações.

Podemos ser afetados negativamente se nossa cadeia de fornecimento não cumprir as leis e regulamentações socioambientais.

Podemos sofrer sanções legais por não administrar corretamente os resíduos gerados por nossas operações.

A relativa volatilidade e falta de liquidez do mercado de capitais brasileiro poderão limitar substancialmente a capacidade dos investidores de vender as ações de emissão da Companhia ao preço e na ocasião desejados.

O Governo Federal exerceu e continua exercendo influência significativa sobre a economia brasileira. Essa influência, bem como as condições políticas e econômicas brasileiras, podem afetar adversamente as atividades da Companhia e o preço de mercado de suas ações.

A inflação e os esforços do Governo Federal de combate à inflação podem afetar adversamente os negócios, operações e condição financeira da Companhia.

O preço de mercado dos valores mobiliários brasileiros está sujeito a acontecimentos e percepções de riscos em outros países, sobretudo em países de economia emergente e nos Estados Unidos.

Acontecimentos políticos, econômicos e sociais e a percepção de riscos em outros países, sobretudo em países de economia emergente, podem prejudicar o valor de mercado dos valores mobiliários brasileiros.

A instabilidade política e econômica no Brasil pode afetar adversamente nossos negócios, resultados de suas operações e o preço de negociação de nossas ações.

A instabilidade cambial pode ter um efeito adverso relevante sobre a economia brasileira e sobre nós.

Qualquer queda adicional no rating de crédito do Brasil pode afetar adversamente o preço de negociação das nossas ações ordinárias.