Não precisa mais ter diploma para ser bem sucedido?
Essa é, infelizmente, uma falsa verdade que muitos profissionais utilizam para vender cursos mais curtos, rápidos denegrindo o lado negativo das escolas tradicionais. É fato que o mundo está evoluindo e mudando cada vez mais rápido e as escolas de uma maneira geral não tem acompanhado esse ritmo. Infelizmente, essa constatação não é recente.
Com certeza, há mais de algumas décadas que as pessoas reclamam de que as escolas não conseguem suprir as necessidades do mercado de trabalho. Mas, negar que uma formação tradicional é necessária é uma desonestidade intelectual. Ao invés de se propor soluções que melhorem o currículo escolar e sua aplicabilidade no mundo corporativo, algumas pessoas querem propor uma revisão completa dando mais ênfase a aspectos técnicos e práticos e deixando em último plano a formação cultural, histórica e holística do ser humano.
Uma pena, por que o ser humano que tem conhecimento das ciências sociais e humanas, além das exatas, tem uma condição muito maior de se relacionar e entender a natureza do ser humano e nosso papel na sociedade de forma a buscar o equilíbrio e a melhora no relacionamento com as pessoas e classes menos favorecidas.
Infelizmente, e o escopo desse artigo não é ser profundo na análise, é mais fácil atacarmos o que não funciona do que propormos algo que realmente tenha um impacto positivo, abrangente, recorrente e permanente na formação, no desenvolvimento e progresso da sociedade de uma maneira geral.