Empresas

Natura-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

Nossos negócios, operações e resultados podem ser afetados negativamente pela COVID-19.

Se não tivermos êxito na implementação de nossa estratégia, nossos negócios, nossa condição financeira e nossos resultados podem ser afetados negativamente.

Se não conseguirmos atualizar nossa carteira de produtos de forma contínua, podemos não ser capazes de manter e expandir nossos diferentes canais de distribuição.

Podemos não ser capazes de proteger nossos direitos de propriedade intelectual. Se não conseguirmos proteger nossos direitos de propriedade intelectual, especificamente patentes e marcas comerciais, nossa capacidade de concorrer pode ser afetada adversamente.

Nossos negócios dependem de marcas altamente reconhecidas. Podemos não conseguir manter, modernizar, revitalizar e aprimorar nossas marcas ou receber reclamações desfavoráveis de clientes ou publicidade negativa, o que poderia afetar negativamente nossas marcas.

A interrupção de nossas unidades de pesquisa ou desenvolvimento, de produção e de distribuição pode afetar adversamente nossos negócios, situação financeira e resultados operacionais.

Nosso sucesso depende, em parte, da qualidade, segurança e eficácia de nossos produtos. O risco de contaminação de nossos produtos pode resultar em responsabilidade civil e afetar adversamente nosso negócio.

Nossos negócios dependem de uma cadeia de suprimentos e, consequentemente, estamos sujeitos a riscos inerentes à logística.

Podemos ser alvo de tentativas de ameaças cibernéticas no futuro, as quais podem afetar de forma adversa nosso negócio.

Estamos expostos a riscos que podem comprometer a nossa eficiência operacional.

Não temos seguro contra todos os riscos que afetam nossas atividades e nossa cobertura de seguro pode não ser suficiente para cobrir todas as perdas e/ou responsabilidades que possam ser incorridas por nossas operações.

A interrupção de nossos principais sistemas de tecnologia da informação, ou “TI”, pode afetar negativamente nossos negócios, condição financeira, resultados operacionais e reputação, bem como aumentar nossos custos.

A divulgação não autorizada de informações confidenciais ou sensíveis dos clientes, a nossa falha ou a percepção por parte de nossos clientes de ter havido falha nossa em cumprir as /eis de privacidade ou abordar as preocupações com a privacidade de maneira adequada, podem afetar adversamente nossos negócios e nossa reputação perante os nossos clientes.

A perda de membros de nossa administração, o enfraquecimento de nossa cultura corporativa e/ou nossa incapacidade de atrair, reter e treinar pessoal-chave podem afetar adversamente nossos negócios, situação financeira e resultados operacionais.

Nossa incapacidade de atrair e manter nossas consultoras pode afetar adversamente nossos negócios, situação financeira e resultados operacionais.

Uma paralisação do trabalho ou greve significativa de nossa força de trabalho pode afetar nossas operações.

Nosso endividamento e qualquer incapacidade futura de satisfazer qualquer uma de nossas obrigações sob o nosso endividamento pode nos afetar de forma adversa ao reduzir nossa flexibilidade para responder a mudanças em condições econômicas e comerciais.

Podemos encontrar dificuldades em abrir novas lojas e aumentar nossas lojas existentes.

Se não cumprirmos com êxito as leis e regulamentos projetados para impedir a corrupção governamental nos países em que vendemos os nossos produtos, podemos ficar sujeitos a multas, penalidades ou outras sanções regulatórias e, como resultado, nossas vendas e lucratividade podem ser afetadas adversamente.

Podemos ser afetados adversamente por variações cambiais.

Nossas vendas comparáveis de lojas (comparable sales ou sarne store sales) e o desempenho financeiro trimestral podem variar por diversos motivos, o que pode ter um impacto adverso relevante em nosso desempenho financeiro.

Estamos expostos a certos riscos por nosso negócio ser principalmente no canal de vendas diretas.

Nossos modelos de negócios de franquia apresentam vários riscos.

Talvez não consigamos executar nossa estratégia de suprir um volume e variedade suficientes de produtos a preços competitivos ou de gerenciar nosso suprimento de estoque de maneira adequada, o que poderia ter um impacto adverso relevante sobre nossa Companhia.

As alterações na disponibilidade e nos custos de energia elétrica e de outros serviços públicos podem nos afetar adversamente.

Os interesses de nossos acionistas controladores indiretos podem ser conflitantes com os interesses dos outros acionistas da nossa controladora direta.

Os benefícios previstos decorrentes da operação da nossa controladora como uma empresa combinada com a Avon podem não ser alcançados e nosso grupo pode enfrentar desafios com a integração.

Nosso crescimento decorrente de aquisições, parcerias ou alianças, pode colocar uma pressão significativa sobre os recursos gerenciais, operacionais e financeiros.

A nossa inabilidade em integrar negócios ou em completar futuras aquisições de forma bem­ sucedida pode limitar o crescimento futuro ou ser prejudicial aos nossos negócios em curso.

A falha em firmar parcerias com startups pode nos afetar negativamente de forma relevante.

Se não conseguirmos obter fluxos de caixa suficientes das nossas subsidiárias, nossos resultados e nossa situação financeira podem ser afetados.

Terceiros fornecedores suprem, entre outras coisas, as matérias primas exigidas para nossos produtos, e a perda desses fornecedores, a incapacidade do fornecedor de fornecer uma matéria prima ou um produto acabado, ou a interrupção na cadeia de fornecimento pode afetar de forma adversa nosso negócio.

Não podemos garantir que os nossos fornecedores não irão se envolver em práticas irregulares.

Podemos ser responsabilizados pelas obrigações trabalhistas e previdenciárias de fornecedores terceirizados.

Nossa dependência de terceiros para a fabricação de produtos pode afetar adversamente nossos negócios, situação financeira e resultados.

Mudanças nas preferências dos consumidores podem afetar adversamente nossos negócios, situação financeira e resultados.

Podemos ser considerados responsáveis por perdas ou danos causados por nossos produtos ou serviços a consumidores, o que pode afetar adversamente os nossos resultados.

Nosso setor é altamente competitivo e as ações estratégicas de nossos concorrentes podem enfraquecer nossa posição competitiva e afetar negativamente nossa lucratividade.

Podemos enfrentar desafios no desenvolvimento de nossa estratégia omnicanal e na expansão de nossas operações para o comércio eletrônico.

O segmento de cosméticos, fragrâncias e produtos de higiene pessoal é suscetível a desacelerações periódicas em decorrência de reduções no poder de compra do consumidor, desacelerações econômicas e ciclos econômicos desfavoráveis.

Nossa dependência em empresas de cartão de crédito para vendas e financiamento ao consumidor é uma tendência crescente.

Estamos envolvidos, e poderemos nos envolver no futuro, em processos legais que, se julgados ou solucionados de forma adversa, podem afetar negativamente nossos resultados financeiros.

Mudanças em leis e regulações existentes e/ou a imposição de novas leis, restrições, e/ou outras barreiras de entrada, podem causar custos adicionais para cumprir com as regras mais restritas e/ou podem limitar nossa habilidade de expandir, o que pode diminuir o ritmo dos nossos esforços de desenvolvimento de produtos e limitar nosso crescimento e desenvolvimento e ter um impacto adverso na nossa condição financeira.

Mudanças na situação jurídica das consultoras e consultoras de vendas líderes de negócios podem afetar adversamente os nossos resultados operacionais.

As restrições à disponibilidade de crédito para consumidores podem afetar adversamente os volumes de vendas de algumas de nossas subsidiárias.

As alterações na disponibilidade e nos custos de energia elétrica e de outros serviços públicos podem nos afetar adversamente.

Mudanças nas normas contábeis podem impactar os lucros reportados.

Políticas e  regulamentos  governamentais  futuros  podem  afetar  adversamente  as  nossas operações e lucratividade.

Alterações em leis e regulamentos existentes e/ou imposição de novas leis, regulamentos, restrições e/ou outras barreiras à entrada no mercado podem nos levar a incorrer em custos adicionais para cumprir as regras mais rigorosas e/ou limitar nossa capacidade de expansão, o que pode reduzir nossos esforços de desenvolvimento de produtos, limitar nosso crescimento e desenvolvimento e ter um impacto adverso sobre nossa posição financeira.

Nossos negócios podem ser afetados de forma adversa relevante por desenvolvimentos econômicos, políticos ou sociais desfavoráveis e outros riscos nos países em que operamos.

Nossa capacidade de conduzir negócios em mercados nos quais atuamos pode ser afetada por riscos políticos, legais, fiscais e regulatórios.

Nosso negócio está sujeito a diversas leis e regulamentos em várias jurisdições que regem privacidade de dados e segurança.

As revisões, consultas, investigações e ações governamentais podem prejudicar nosso negócio ou reputação. Além disso, podemos periodicamente conduzir outras investigações e revisões, cujas consequências podem impactar negativamente nosso negócio ou reputação.

Nossa Companhia e subsidiárias estão sujeitas a leis tributárias de várias jurisdições, e a interpretação dessas leis está sujeita a contestação pelas autoridades governamentais competentes.

Alterações nos impostos e em outras autuações podem nos afetar adversamente.

As alterações nas leis e nos regulamentos ambientais podem afetar negativamente nossos negócios, incluindo nossa capacidade de desenvolver novos produtos.

A atual crise econômica e política no Brasil pode ter um efeito adverso relevante em nossos negócios, operações e condição financeira.

Condições geopolíticas e de mercado difíceis podem afetar de forma adversa nosso negócio de vários modos, sendo que cada um deles podem reduzir relevantemente nossa receita, proventos e fluxo de caixa e afetar de forma adversa nossas perspectivas e situação financeira.

A deficiência de infraestrutura e mão-de-obra na América Latina poderá afetar o crescimento econômico e ter um efeito relevante adverso sobre nós.

Qualquer rebaixamento adicional da classificação de crédito do Brasil pode reduzir o preço de negociação de nossos valores mobiliários.

Inflação e medidas governamentais para conter a inflação podem afetar de forma adversa as economias e mercados de capitais em alguns dos países onde atuamos e, como resultado, prejudicar nosso negócio e o preço de negociação das nossas ações ordinárias.

A instabilidade da taxa de câmbio pode causar efeitos adversos sobre a economia dos países onde operamos, sobre nós e sobre o preço de nossos valores mobiliários.

Desenvolvimentos e a percepção de risco em outros países podem afetar adversamente a economia dos países onde atuamos e o preço de mercado dos valores mobiliários de emissores brasileiros.
A incerteza acerca da decisão do Reino Unido de ter se retirado da UE pode afetar de forma adversa nosso negócio.