Empresas

Paranapanema-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

Nosso negócio demanda investimentos substanciais, os quais nós poderemos não obter ou não obter a custos/  condições satisfatórias, o que pode afetar adversamente nossas operações. A companhia possui alta necessidade de capital de giro e depende de linhas de crédito com instituições financeiras, mercado de capitais ou prazo com fornecedores para a eficiência da sua operação.

Estamos sujeitos a obrigações específicas e restrições à nossa capacidade de contrair dívidas adicionais nos termos de alguns contratos financeiros.

A Companhia pode não conseguir ter acesso a novos financiamentos a termos atrativos para conseguir viabilizar suas necessidades de capital ou cumprir com suas obrigações financeiras.

A Companhia pode não conseguir atender as cláusulas restritivas (covenants) de seus contratos de empréstimos.

A compra de nossos principais insumos de produção e a venda de nossos produtos é denominada em dólares norte-americanos, o que pode impactar nossos resultados quando da volatilidade cambial.

Nosso negócio é altamente dependente do nível de demanda por produtos de cobre e dos preços do cobre, e podemos ser adversamente afetados pela diminuição da demanda por cobre e/ou pela volatilidade do preço do cobre.

Podemos não conseguir reduzir nossa alavancagem financeira, o que aumentaria nosso custo de endividamento,  afetando  negativamente nossa condição  financeira,  capacidade  de  investimento   ou resultados operacionais.

Estamos envolvidos em vários processos judiciais que podem causar efeitos adversos para nossos negócios, caso as decisões finais não nos sejam favoráveis.

A produção de cobre e seus produtos está sujeita a riscos, tais como acidentes, que podem afetar nossas operações e nos levar a incorrer em responsabilidades significativas, altos custos de reparo e/ou perda de vendas, para os quais podemos não ter cobertura e limites de indenização de seguros adequados.

Os nossos processos de governança e compliance podem não conseguir evitar multas e outras sanções regulatórias e danos à reputação.

As limitações da infraestrutura logística podem afetar as compras de matérias primas e/ou as vendas de produtos acabados.

A Companhia pode não pagar dividendos ou juros sobre o capital próprio aos acionistas titulares de suas ações.

Podemos não conseguir implementar integralmente a nossa estratégia de negócios.

Estamos sujeitos a disputas trabalhistas que podem nos afetar adversamente e podemos ser responsabilizados pela terceirização de determinadas atividades.

As ações emitidas pela Paranapanema estão sujeitas a riscos do mercado em que são negociadas.

A relativa volatilidade e falta de liquidez dos valores mobiliários de companhias brasileiras poderá limitar substancialmente a capacidade dos investidores de vender os valores mobiliários de emissão da Companhia no momento e pelo preço desejado.

Somos titulares de benefício fiscal, cuja suspensão, decurso do prazo de vigência, cancelamento ou não renovação podem afetar adversamente os nossos resultados

Os procedimentos , políticas e programa de compliance estabelecidos pela Companhia podem não ser suficientes para afastar infrações às leis e normas existentes relacionadas ao combate à corrupção.

Não temos acionista controlador ou grupo de controle, o que poderá nos deixar suscetíveis a alianças entre acionistas, conflitos entre acionistas e outros eventos decorrentes da ausência de um acionista controlador ou grupo de controle que pode ocasionar em mudanças em nossa composição e estratégia.

Riscos relacionados à situação econômico-financeira de um acionista podem causar efeitos adversos no preço da ação no mercado.

A Companhia pode precisar de recursos adicionais no futuro, os quais podem ser obtidos por meio de aumentos de seu capital social; tais aumentos de capital social podem diluir a participação dos investidores no capital social da Companhia.

A logística de distribuição e armazenamento dos nossos produtos e matéria-prima é parcialmente realizada por meio de nossa controlada CDPC – Centro de Distribuição de Produtos de Cobre Ltda..

A interrupção no recebimento de matérias primas como concentrado de cobre, cátodo e/ou sucata, poderá causar efeitos adversos às nossas operações e aos nossos resultados.

As nossas operações podem ser afetadas pela escassez, falta e/ou aumento de preços de energia, água e combustível.

Podemos enfrentar escassez de equipamentos, serviços e pessoal qualificado.

Problemas  na  manutenção,  troca,  instalação  de  sistemas,  equipamentos,  máquinas,  ferramentas podem impactar no volume e qualidade da produção, podendo até mesmo resultar na paralisação parcial de nossas atividades, impactando adversamente nos nossos resultados.

A rescisão de determinados contratos de fornecimento de matéria prima ou de venda dos produtos de nossas plantas poderá afetar adversamente nossas operações.

Podemos ser afetados pela falta de fornecimento ou aumento de preços de matérias primas devidos aos custos de extração e transporte.

Flutuações nos custos de transporte podem prejudicar nossa capacidade de fornecer produtos aos nossos clientes.

Estamos sujeitos a riscos usualmente ligados à concessão de crédito.

A recuperação judicial, a falência ou a perda de alguns de nossos clientes pode causar impacto adverso significativo.

Se nossos clientes ganharem processos contra nós por defeitos de nossos produtos, nossos resultados operacionais podem ser impactados e nossa reputação pode ser prejudicada.

A variação nas TC’s/RC’s (Treatment Charge /Refining Charge ), prêmios sobre a cotação da LME e prêmios de transformação poderão afetar o nosso resultado.

Crises globais e domésticas, desacelerações econômicas subsequentes podem afetar adversamente a demanda global e doméstica. Em consequência, as nossas condições financeiras e os nossos resultados operacionais podem ser afetados negativamente.

As condições políticas e econômicas e as políticas governamentais para a economia e outras áreas no Brasil podem afetar negativamente a demanda por nossos produtos, bem como nossa receita líquida e desempenho financeiro geral.

Protecionismo governamental incluindo políticas e incentivos fiscais, regras antidumping, direitos compensatórios e medidas de salvaguarda poderão afetar adversamente os nossos negócios.

Nosso ramo de atividade é altamente competitivo e informal, e mudanças no cenário competitivo poderiam reduzir as nossas receitas, margens de lucro e fluxo de caixa para mantermos a competitividade.

Alterações na legislação ou na regulamentação governamental podem afetar as nossas atividades de metalurgia de cobre, e podem aumentar nossos custos operacionais, restringir nossas operações e/ou resultar em atrasos operacionais.

O advento de novas tecnologias ou o aumento do preço de nossos produtos pode levar à substituição destes por outros mais modernos ou mais acessíveis, e assim restringir nossas operações e afetar nossos resultados.

Acontecimentos e percepção de riscos em outros países, tanto desenvolvidos como de economia emergente, podem influenciar o preço de mercado dos valores mobiliários brasileiros, inclusive das ações de nossa emissão.

A inflação e as ações do governo para combatê-la podem contribuir significativamente para a incerteza econômica no Brasil e afetar negativamente os nossos negócios.

Nossas operações estão sujeitas a riscos e perigos inerentes ao setor de metalurgia de cobre e suas ligas.

Cobre, ouro, prata e os metais utilizados nas ligas de cobre (zinco e estanho) são comercializados ativamente em bolsas de metais mundiais e seus preços estão sujeitos a flutuações significativas.

Nossas operações estão sujeitas a leis, normas e  regulamentos complexos e em evolução, e a conformidade com estas leis, normas e regulamentos envolve custos significativos.

Nossas atividades estão sujeitas à obtenção e/ou renovação de autorizações, concessões e licenças que poderão não ser obtidas e/ou renovadas.

Nossas atividades estão sujeitas à obtenção e/ou renovação de autorizações, concessões e licenças que poderão não ser obtidas e/ou renovadas em diversos países para os quais exportamos ou importamos mercadorias.

Variações na demanda de cobre refinado pela China podem afetar de maneira adversa e significativa os nossos negócios.

As nossas exportações estão sujeitas a riscos que poderão afetar adversamente os nossos negócios.

Nossas operações estão sujeitas a riscos ambientais que podem acarretar contingências relevantes.

Desentendimentos com as comunidades locais onde operamos podem causar um impacto negativo em nossos negócios e reputação.

Podemos incorrer em custos significativos para cumprir ou endereçar obrigações previstas em leis e regulamentações sobre saúde, segurança e meio ambiente.

Podemos incorrer em emissões de enxofre para atmosfera e concentração de S02 nas estações de qualidade do ar na nossa unidade de Dias d’Ávila (BA).

Risco de crédito: a Paranapanema está exposta ao risco de crédito relacionado com o Contas a Receber de clientes, aplicações financeiras e contratos de derivativos. A Companhia limita seu risco associado com esses instrumentos financeiros, alocando-os em instituições financeiras selecionadas pelos critérios de classificação de rating e percentual de concentração máxima por contrapartes. Adicionalmente, existe um Comitê de Crédito composto de especialistas das áreas financeira e comercial, que avaliam e acompanham o risco dos clientes. Esse objetivo é obtido por meio de uma análise criteriosa e da seleção de clientes de acordo com sua capacidade de pagamento, índice de endividamento e balanço patrimonial e por meio da diversificação de suas contas a receber de clientes (pulverização do risco). A concentração de risco de crédito do Contas a Receber é minimizada devido à pulverização da carteira de clientes e concessão de crédito a clientes com bons índices financeiros e operacionais.

Risco de liquidez: A Companhia depende de determinadas ferramentas necessárias à manutenção da sua liquidez, como gestão de caixa, alongamento dos passivos bancários disponíveis, redução dos itens de capital de giro e venda de ativos não operacionais. Nesse sentido, a continuidade da contração de crédito poderá comprometer o acesso a tais ferramentas e o desempenho da Companhia sob a perspectiva de caixa, bem como sua liquidez.