Pettenati-Principais Riscos
Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades
Riscos Relacionados a Fatores Macro econômicos
Ao iniciar do exercício, percebemos alguns pequenos movimentos de estabilidade, ou seja, chegamos ao patamar mínimo. Espera-se efeitos positivos advindos principalmente da política de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e, em menor grau, do ciclo de redução dos juros. Por outro lado, os efeitos negativos do cenário externo mais desafiador reforçam as evidências de uma recuperação em ritmo ainda lento.
A economia brasileira acelerou o crescimento no segundo trimestre, surpreendendo a maioria das previsões. O consumo das famílias foi o principal determinante dessa aceleração, enquanto o investimento manteve ritmo firme de expansão. A inflação dentro da meta reflete, entre outros fatores, a existência de recursos ociosos na economia, permitindo uma aceleração do crescimento sem pressões inflacionárias, tudo indica que ainda haveria ociosidade mesmo com a aceleração do crescimento.
Riscos Relacionados a Pandemias ou Eventos Relacionados a Saúde
A situação mundial passou por uma mudança radical de perspectivas desde que a epidemia do novo Coronavírus, inicialmente circunscrita a uma região da China, adquiriu caráter global, transformando-se numa pandemia. O impacto econômico inicial, até meados de fevereiro, ocorreu principalmente no país de origem, porém rapidamente estendeu-se aos mercados financeiros mundiais. Neste período, medidas de isolamento social ou quarentena abrangem quase t odos os países, numa escala e velocidade nunca antes vista, nem mesmo em períodos de guerra.
A Companhia estruturou em março de 2020 o Comitê de Superação da Crise formado pela Administração da Companhia, que interage diariamente com o objetivo de tomar medidas preventivas, estruturar planos de ação e contingência, e monitorar a evolução do COVID-19 e as decisões tomadas pelos órgãos governamentais e associações de varejo, t anto no Brasil quanto no exterior. Deste então, diversas medidas foram tomadas no sentido de reduzir ao máximo o impacto na operação e garantir a segurança de todos os colaboradores diretos e indiretos.
Finalizamos o exercício 19/20 mantendo o máximo cuidado e proteção dos nossos colaboradores, implementamos e aprimoramos nossas ações de combate ao Covid -19 e t orn amos nossos ambientes cada vez mais seguros.
A nossa experiência com as crises anteriores foi muito importante para passarmos por este momento de pandemia. Mais uma vez estamos nos reinventando e acreditamos que esta será mais uma oportunidade para o fortalecimento de nosso negócio. Garantimos neste período uma posição solidificada do caixa e estendemos apoio aos nossos clientes e parceiros, ajustamos fortemente nosso custo fixo, ajustamos as despesas, revisamos os investimentos, sempre com o objetivo de fortalecer a estrutura de capital. Durante o caminho focamos em nossas prioridades estratégicas, readequamos algumas linhas de produtos, fortalecendo o volume de nossas linhas tradicionais.
Aproveitamos o período da pandemia para direcionar nossa equipe de profissionais e focar em um desempenho superior, o que gerou uma grande mobilização em ações de melhorias e evoluções. Acreditamos fortemente que as ações estratégicas colocadas em prática no último semestre do exercício renderão resultados positivos no próximo exercício.
Riscos Relativos aos Negócios da Companhia
A Companhia atua em mercados altamente competitivos e concorre com a oferta internacional de produtos dos países asiáticos.
O setor não é regulado pelo governo brasileiro, porém pode sofrer em função da política econômica ou fiscal adotados.
A Companhia está sujeita a riscos operacionais e riscos relacionados ao uso dos seus produtos no que tange a possíveis reclamações e indenizações.
A Companhia está sujeita a riscos relacionados à sua estrutura logística e de transportes.
A Companhia é dependente de certos membros de sua administração.
Os negócios internacionais da companhia, no que tange a sua controlada que está localizada na República de EI Salvador, dependem basicamente do comércio de produtos com fins de atendimento ao mercado norte americano. A operação é localizada em uma zona franca e está dentro do escopo de acordo de livre comércio do CAFTA.
Riscos relativos às ações companhia e controle
As ações ordinárias e preferenciais de emissão da Companhia apresentam concentração e baixa liquidez no mercado , o que pode dificultar a sua venda e depreciar seu preço.
As ações preferenciais não têm direito a voto.
O controle da Companhia é exercido pelo acionista Gladium Administração e Participações Ltda. com 97,6% do capital votante. As cotas do controlador pertencem em 99,98% ao Sr. Otavio Ricardo Pettenati. A empresa é familiar e os demais cotistas são todos irmãos do Sr. Otavio que atuam na Companhia como Direto res.
Riscos em relação a clientes e fornecedores
A companhia tem suas vendas pulverizadas em mais de 1.500 clientes ativos o que faz com que os riscos de mercado sejam minimizados em função da dependência.
O sistema de crédito é rígido e a provisão para perdas de crédito é calculada com base estimativa obtida por análise individualizada dos créditos existentes, sendo que o valor registrado nos balanços é considerado suficiente para cobrir eventuais prejuízos na reaIização destes créditos.
A composição de nossos produtos utiliza principalmente o algodão, por ser uma commodity, tem o seu preço estabelecido no mercado internacional de acordo com a oferta e demanda e com a variação do Dólar americano. Caso ocorra um aumento significativo nos preços do algodão, poderemos ter dificuldades de repassar os custos na mesma proporção em preços aos nossos clientes, o que poderá ocasionar diminuição em nossa margem bruta. E consequentemente impactar nosso fluxo financeiro, investimentos e nosso negócio em geral.