Plano & Plano-Principais Riscos
Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades
O surto de doenças transmissíveis no Brasil e/ou no 1m11ulo , a exemplo da pandemia declarada pela Organização Mruulial de Saúde (OMS) em razão da disseminação do coronavírus (COVID-19), provocou e pode continuar provocando um efeito adverso em nossas operações, inclusive paralisando integralmente 011 parcialmente os nossos canais de venda. A extensão da pandemia do COVID-19, a percepção de seus efeitos, ou a forma pela qual tal pandemia impactará nossos negócios depende de desenvolvimentos futuros, que são altamente incertos e imprevisíveis, podendo resultar em um efeito adverso relevante em nossos negócios, condição financeira, resultados das operações e fluxos de caixa e, finalmente, nossa capacidade de continuar operando nossos negócios.
A receita da Companhia advém principalmente de financiamentos contratados junto à Caixa Econômica Federal no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação,principalmente dentro do Programa Casa Verde e Amarela, e falhas na implementação 0 11 mudanças significativas, dentre outros, em referido sistema ou 110 programa poderão afetar adversamente a Companhia.
As atividades da Compa11hia dependem da disponibilidade rlefinanciame11to para suprir suas necessidades de capital rle giro e seu crescimento futuro poderá exigir capital adicional,, que pode não estar disponível ou, caso disponível,, poderá não ter condições satisfatórias, tendo impacto adverso na Companhia.
A Companhia pode não ser capaz de manter ou aumentar o seu histórico de cresci mento, o que poderá impactar adversamente a Companhia.
Companhia pode não ser capaz de manter o mesmo ritmo de crescimento de vendas, o que poderá afetar adversamente a Companhia.
Falta ou atrasos na obtenção das licenças, autorizações, alvarás e registros necessários pode prejudicar o regular funcionamento das operações, o que porte ter impacto negativo para a Companhia.
A Companhia depende de membros da sua alta administração e da sua capacidade de atrair e reter profissionais qualificados para implementar suas estratégias e poderá ser adversamente afetada no caso de perda de referidos membros.
A Companhia pode não conseguir implementar a sua estratégia de negócios com sucesso, o que pode impactar adversamente a Companhia.
Reconhecimentode receita de venda e custos pode sofrer ajustes ou ser revertido e gerar um impacto adverso na Companhia.
Eventuais falhas na execução e atrasos no cumprimento do prazo de construção e conclusão dos empreendiment os imobiliários da Companhia, bem como de empreendimentos imobiliários de terceiros, poderão prejudicar sua reputação, sujeitar-lhe a eventual impo sição de indenizações, diminuir sua rentabilidade e, consequentemente, afetar negativamente a Companhia.
Em s11a maioria, os contratos financeiros da Companhia e de determinadas subsidiárias contam com c/Jíus 11Úls restritivas (covenan ts). O não cumprimento desses covenants pode ca11sar o vencimento antecipado das dívidas contraídas peúi Companhia e/ou por suas subsidiárias, o que pode terum efeito negativo para a Companhia.
F11t11r as captações por meio de emissõesde ações ou outros valores mobiliários conversíveis em ações poderão resultar em diluição da participação do investidor nas ações de emissão da Companhia,podendo ter efeito adversona cotação dos valores mobiliários de sua emissão.
Falhas nos programas de segurança cibernética ou na prevenção ou identificação de ataques cibernéticos aos sistemas de informação e base de dados da Companhia podem resultar em acesso indevidoa informações confidenciais ou sensíveis e nãocumprimento da Lei Geral de Proteçãode Dados, o que pode ter um impactonegativo na Companhia.
Interrupções ou falhas no fornecimento de softwaresde gestão, serviços de tecnologia ria informa ção e internet podem afetar adversamente a Companhia
Ocódigode conduta e os controles internos ria Comp anhia, bem como os contratos celebrados com os fornecedores podem não ser suficientes para evitar violações de leis de combate à corrupção e fraudes e práticas irregulares por parte de seus administradores, empregados e fornecedores, podendo ocasionar 11111 efeito adverso relevante para a Companhia.
A Companhia pode enfrentar situações depotencial conjüto de interesses em negociaçõescom partes relacionadas, quepodem gerar impacto negativo para a Companhia.
A forte demanda por mão de obra, especialmente por trabalhadores qualificados, pode dificultar a obtenção dos profissionais necessároi s à manutenção e/011 ampliação das atividades da Companhia, o que pode afetá-la adversamente.
Os custos adicionais e alterações em orçamentos para os empreendimentos imobiliários da Companhia podem resultar na necessidade de complementos de custos que alteram a rentabilidade dos projetos e consequentemente podem ter um impacto adverso para a Companhia.
A Companhia está sujeita a riscos 11ormalm e11te associados à concessão de financiamentos que podem ter efeito adverso para a Companhia.
No Programa Casa Verde e Amarela, ao concretizar o financiamento imobiliário do cliente ao longo ria obra, o banco financiador exige a coparticipação ria Companhia caso o cliente não faça os pagamentos em dia rias parcelas vincendas 110 período de obras e a inadimplência rio cliente pode ter um efeito adverso para a Companhia
Decisões desfavoráveis em processos judiciais ou administrativos podem afetar adversamente a Companhia e seus administradores
A Companhia pode enfrentar dificuldades para localizar terrenos atraentes e aumentos no preço de terrenos poderão elevar seus custos de vendas muito acima rios índices de preços e salários, o que poderá afetar adversamente a Companhia.
A atratividade e/ou valor de mercado das áreas onde a Companhia possui empreendimentos e/ou terrenos em estoque podem cair, impactando adversamente a Companhia.
A aquisição dos imóveis compromissados à venda em nosso favor para composição do Iandbank da Companhia poderá deixar de ser concluída caso qualquer uma das condições precedentes não seja superada.
Os ativos ria Companhia estão concentrados em determinadas áreas geográficas e uma rlesaceleraçrioeconômi ca nessas áreas pode ter um efeito adverso relevante na Companhia.
Os imóveis de propriedade ria Compan hi a, ou suas controla rias, podem ser desapropriar/o s ou s ofrer ou tra s re s tri ç ões de utilização pelo Poder Público, o que poderá impactar ar/v e rs am e nt e a Companhia.
As apólices de seguros que a Companhia mantém podem não ser suficientes para cobrir
eventuasi sinistroso quepode acarretar impacto adverso paraa Companhia e sua reputação.
A Companhia pode não pagar dividendos ou juros sobrecapital próprio aos titulares de ações de sua emissão, o que pode afetar adversamente o preço dessas ações.
Uma relativa escassez de corretores imobiliários diante do volume de lançamentos pode implicar em dificuldades na mobilização comercial dos produtos da Companhia, o que pode impactar negativamente a Companhia.
O endividamento da Companhia pode gerar um efeito adverso relevante e limitar sua
habilidade de obter recursos adicionais para finan ciar suas operações, limitar suas habilidades
de reagir às mudanças da economia ou da indústria imobiliária e afetar adversamente a Companhia.
A falta de escrituração deterrenosadquiridos pela Companhia podecausara perda doterreno e gerarefeitos adversos para a Companhia.
A incapacidade 011 falha em proteger a propriedade intelectual da Companhia 011 a violação, pela Companhia, à propriedade intel.ect u al de terceiros pode ter impactos negativos para a Companhia.
O sucesso da Companhia depende signlfteativamente ria efici ênci a de sua estratégia rle marketing e da sua capacidade em oferecer aos clientes uma experiência de consumo com qualidade diferenciada. A redução da confiança do consumidor na qualidade da Companhia pode ter um efeito adverso relevante para a Companhia.
Os acionistas controlar/ores da Companhia poderão ter interesses que sejam divergentes dos interesses dos demais acionistas e/011 da Companhia , pod endo ter impacto adverso na Companhia.
A Companhia está sujeita a eventualmente não ter mais um acionista controlador ou grupo rle
controle que detenha a maioria absoluta de suas ações, o que poderá deixá-la suscetível a alianças entre acionistas, conflitos entre acionistas e outros eventos decorrentes da ausência de um acionista controlador ou grupo de controle, o que poderá afetar adversamente a Companhia.
Eventual conflito entre os nossos acionistas controladores poderia prej11dicar a cond11ção estratégica nossos negócios, afetando inclusive nosso resultado operacional
A volatilidade e a falta de liquidez do mercado de valores mobiliários brasileiro poderão limitar s11b sta 11cialm ente a c apacidade do s investidores de vender as açõespelo preço e na ocasiãoq11e desejarem, podendo ter impacto adverso no preço das ações de emissão da Companhia.
A aprovação áe plano áe outorga áe ações áa Companhia resultará em diluição áa parti cipação
do investidor nas ações de emissão da Companhia, podendo ter um impacto adverso em seu investimento.
Os interesses dos administradores e e.x.ecutivos da Companhia podem ficar excessivamente vinculados à cotação de ações de sua emissão, uma vez participem do Púmo de Outorga de Ações, o que pode afetar negativamente o plano estratégico de longo prazo da Companhia.
A participaçrio da Companhia em sociedades de propósito específico cria riscos adicionais, incluindo possíveis problemas no relacionamento financeiro e comercial com seus parceiros e questões reputacionais de seus parceiros, que poderão impactar adversamente a Companhia.
Os res11/Jado s da Companhia dependem dos res11/Jado s da s s oci e dad es d e propó s ito es p ec ífi c o e m q11e p articipa, os quais podem não estar disponíveis à Companhi a, gerando impacto adverso na Companhia.
Eventualprocesso de liquidação da Companhia ou de suas subsidiárias pode ser conduzido em bases consolidadas, afetando adversamente a Companhia e seus acionistas.
A Companhia compartilha o controle de alg1111s e mpr ee ndim e nto s c om 0 11tro s inv es t i dor es qu e podem ter interesses divergentes e competitivos em relação aos seus, o q11e pod e t e r um efeito adverso para a Companhia.
Eventuai s atrasos 0 11falha s na pr es ta ç ão d e s ervi ç o s p e lo s forne ce dor es ria Companhia podem ter um efeito adverso para a Companhia e s11a r e p 11ta ç ão e pod e m r es 11ltar na impo si ç ão d e r es pon s abilidad e civil
A utilização de mão-de-obra terceirizada pode implicar na assunção de obrigações de natureza trabalhista e previdenciária, o q11e pod e ter impacto adverso na Companhia e s11a r e puta ç ão.
A Companhia pode ser responsável solidária pelos danos ambientais causados por seus fornecedores e parceiros o que pode afetá-la adversamente.
Elevações no preço de insumos podem aumentar o custo de empreendimentose reduzir a rentabilidadeda Companhia.
Parcelarek vantedos recursos para financiamentodos empreendimentos da Companhia pelos seus clientes é fornecida pela Caixa Econômica Federal e eventual suspensão, interrupçrio011 mudança significativa na disponibilidade de tais recursos poderá afetar adversamente a Companhia.
Falta de disponibilidade de recursos para aquisição de unidades habitacionais e/ou aumento das taxas de juros podem prejudicar o poder de compra dos clientes e, co11seq11e11teme11te, afetar adversamente o volume de vendas da Companhia.
Mudanças nos parâmetros e práticas reútcionadas ao financiamento do Programa Casa Verdee Amareút e do Fundo de Garantia do Tempode Serviço podem afetar adversamente a Companhia.
A Companhia está sujeita aos riscos associados a distratos de contratos imobiliários pleiteados pelos adquirentes das unidades residenciais, quepodem afetar adversamente a Companhia.
A Companhia está exposta a riscos associados à setores de incorporação imobiliária (vertical e horizontal), aquisição, incorporação e construção imobiliária e venda de imóveis prontos e em fase de construção, osquais podem causarum efeito adverso relevante na Companhia.
O aumento da concorrência do setor imobiliário do Brasil, especialmente no âmbito do Programa Casa Verde e Amarei.a, pode prejudicar adversamente sua situação finan ceira, seus resultadosoperacionais, fluxo de caixa a estratégia decrescimentoda Companhia.
O negócio da Companhia, os resultados de suas operações, bem como o valor de suas ações podem ser afetados negativamente por condições macroeconômicas, condições do mercado imobiliário e outras condições de execução dos projetos, o que poderá afetar adversamente a Companhia.
Concentração bancária no Brasil pode prejudicar a disponibilidade e o custo do crédito, afetando a capacidade de financiamento ria Companhia ou de seus clientes, o que pode ter um efeito adverso para a Companhia.
As empresas do setor imobiliário estão sujeitas a extensa reg11lamentação, q11e podem sofrer mudanças e acarretar impacto adverso na Companhia e sua imagem.
Exceto pelas despesas inerentes à incorporaçrio de 11,n determinado empreendimento, a vinculação dos recursos financeiros dos empreendimentos imobiliários da Companhia ao Patrimôniode Afetação poderá afetar a s11a habilidade de utilizar tais recursos até a entrega das unidades aos proprietários, o q11e pod e impactar adversamente a Companhia.
A suspensão, o cancelamento ou a mudança nos benefícios fiscais concedidos às SPEs ria Companhia por meio do Regime Especial de Tributação do Patrimônio de Afetação pode afetar negativam ent e a Companhia.
Alterações na legislação tributá ria brasileira ou conflitos em sua int erpreta ção podem impactar adversament e a Companhia , aum entando os imposto s que a Companhia é obrigada a pagar, o que poderá ter um impacto adverso na Companhia.
Modificações nas práticas contábeisadotadas no Brasil em função de sua convergênciaàs práticas contábeis internacionasi (IFRS) podemafetar adversamente a Companhia.
Podemos enfrentar restrições e multas nos termos do Código Brasileiro de Proteção ao
Consumidor no futuro.
As atividadesda Companhia estão sujeitas a extensa regulamentação socioambientale, em caso dealterações ou novas regulamentações,a Companhia pode ser afetadaadversamente.
Condições climáticas adversas podem ocasionar danos aos negócios da Companhia
Incêndios 011 outros desastres naturais 011 de origem humana podem afetar as instalações e a estrutura de custos da Companhia, o que pode causar um efeito adverso relevante para a Companhia.
Acontecimentos politicos, econômicos e sociais e a percepçãode riscos em outros países, sobretudo empaísesde economia emergente, podem prejudicar o valor de mercado dos valores mobiliáriosbrasileiros, o que inclui as ações da Companhia.
A inflação e as medidasgovernamentais para combatê-la poderrio contrib uir para aincerteza econômica110 Brasi o que poderá vir a causar 11111 e feito adversonas atividades da Companhia e n o preço de mercado desuas ações.
O governo federal exerce influência significativa sobre a economia brasileira, Essa influência, bem co1tw a conjuntura ec onômica e poli.fica brasileira, podem ter um efeito adverso sobre a Companhia.
A instabilidade política e econômi ca pode afetaradversamente a Companhia.
Flutuações da taxa de juros poderão ocasionar efeitos adversos sobre os negócios da Companhia, inclusive aumentando o custo de suas dívidas e o custo de financiamento de seus clientes, o que pode diminuir a demanda e afetar negativamente a Companhia.
Reduçãode investimentos estrangeiros no Brasil pode impactar negativamenet a Companhia.
Uma crise econômica global poderá afetar de maneira adversa o crescimento econômico do Brasil ou limitar o acesso da Companhia ao mercado financeiro e, consequentemente, prejudicar seus negócios e condição financeira.
O surto de doenças transmissíveis no Brasil e/ou em todo o mundo pode levar a uma maior volatilidade no mercado de capitais global e resultar em pressão negativa sobre a economia brasileira, e qualquer surto de tais doenças no Brasil pode afetar adversamente as operações da Companhia.
A instabilidade cambial pode prejudicara economia brasileira, bem como a negociação dos valores mobiliários da Companhia.
Qualquer degradação da classificação de crédito do Brasil (rating) pode afetar negativamente o preço das nossas ações ordinárias.