Profarma-Principais Riscos
Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades
O surto de doenças transmissíveis no Brasil e/ou no mundo, a exemplo da pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em razão da disseminação do novo coronavírus (COVID-19), provocou e continuará provocando um efeito adverso em nossas operações, inclusive paralisando integral ou parcialmente as nossas operações. A extensão da pandemia do COVID-19, a percepção de seus efeitos, ou a forma pela qual tal pandemia impactará nossos negócios (quer do ponto de vista micro, quer do ponto de vista macroeconômico) depende de desenvolvimentos futuros, que são altamente incertos e imprevisíveis, podendo resultar em efeito adverso relevante em nossos negócios, condição financeira, resultados das operações e fluxos de caixa e, finalmente, nossa capacidade de continuar operando nossos negócios.
Interrupções ou falhas ou a necessidade de aprimorar os nossos sistemas poderão afetar adversamente nossas atividades.
Dependemos de nossos centros de distribuição para distribuir nossos produtos a nossos clientes e às nossas redes de varejo. Nossas operações serão adversamente afetadas caso nossos centros de distribuição sofram prejuízos relevantes ou sejam fechados.
Nosso nível de endividamento, inabilidade de cumprir com as cláusulas restritivas em nossos contratos de empréstimos e financiamentos, capacidade de geração de caixa e gestão do fluxo de caixa pode afetar de maneira adversa nossa capacidade de reagir a mudanças em nossas atividades, e pode nos tornar mais vulneráveis a retrações em nossos negócios.
Alguns de nossos contratos de empréstimos e financiamentos possuem cláusulas restritivas determinando níveis máximos de endividamento e alavancagem. Alguns de nossos empréstimos e financiamentos poderão ser antecipadamente vencidos caso nossa Companhia não consiga cumprir com as cláusulas restritivas impostas
Circunstâncias associadas à nossa estratégia de crescimento orgânico e à impossibilidade de executar com sucesso nossa estratégia de negócio e gestão poderão nos afetar adversamente e de forma relevante.
As lojas de nossa controlada d1000 são sensíveis à capacidade de renovação dos contratos de locação atualmente vigentes e à capacidade de identificar e negociar contratos de locação de novos pontos comerciais.
Parte das nossas lojas possuem previsão da necessidade de anuência prévia e expressa dos locadores no caso de mudança do nosso controle societário.
A perda de membros da nossa administração, o enfraquecimento da nossa cultura organizacional e/ou a incapacidade de atrair e manter pessoal qualificado poderá afetar negativamente nossos negócios e atividades, situação financeira e resultado operacional.
A abertura de novas lojas pode demandar recursos adicionais, bem como ocasionar uma queda no desempenho das lojas existentes.
Somos beneficiários de incentivos fiscais estaduais e a glosa dos créditos relacionados a aquisições de mercadorias beneficiadas por tais incentivos ou a suspensão, cancelamento ou não renovação dos incentivos, podem afetar adversamente nossos resultados.
Circunstâncias associadas à nossa estratégia de crescimento por meio de aquisições ou parcerias poderão nos afetar adversamente.
As coberturas de nossas apólices de seguro poderão ser insuficientes ou inexistentes para cobrir os prejuízos relacionados às nossas atividades.
Dependemos de transportadoras terceirizadas e problemas no nosso relacionamento com esses prestadores de serviços ou na qualidade dos serviços prestados poderão nos afetar adversamente.
A perda de licenças de terceiros por nós utilizadas poderá nos afetar adversamente.
A incapacidade de retermos membros da alta administração ou colaboradores e a escassez de farmacêuticos no mercado brasileiro poderá afetar adversamente nossas atividades e nossos resultados operacionais e financeiros.
Por meio da controlada dlO00 Varejo Forma, possuímos relevante concentração de lojas no estado do Rio de Janeiro e na região Centro Oeste do Brasil. Em decorrência disso, a atividade das lojas é influenciada significativamente pelas condições econômicas e demais características destas localidades.
Decisões desfavoráveis em processos judiciais, arbitrais ou administrativos podem causar efeitos adversos para nossa Companhia.
Nossos acionistas poderão não receber dividendos ou juros sobre o capital próprio.
A captação de recursos adicionais por meio da emissão de determinados valores mobiliários poderá diluir a participação acionária de investidores nas nossas ações.
Somos indiretamente controlados pela família Birmarcker, que tem poderes para controlar nossa Companhia e nossas controladas e cujos interesses podem não coincidir com os interesses de outros acionistas.
Não podemos garantir que alguns acionistas com posições relevantes permanecerão titulares de suas posições na Companhia e a saída desses acionistas poderá afetar adversamente nossas atividades bem como o valor de mercado de nossas ações.
Nossos negócios dependem de nossa capacidade de desenvolver e manter relações com os fabricantes dos produtos que distribuímos. Nossa incapacidade de desenvolver ou manter essas relações poderá nos afetar adversamente.
Os níveis de inadimplência por parte de nossos clientes podem atingir patamares elevados em curto espaço de tempo e poderão nos afetar adversamente.
Atuamos no setor varejista por meio de nossa controlada d1000, concorrendo diretamente com clientes abastecidos pela nossa atividade de distribuição, o que pode causar retração na demanda desses clientes por nossos produtos.
Alterações na cadeia produtiva e de fornecimento na indústria farmacêutica brasileira poderão ter efeito adverso em nossos negócios.
A forte concorrência do setor farmacêutico brasileiro em todos os segmentos em que atuamos poderá resultar em redução de nossas margens de lucros.
Drogarias estão intrinsecamente sujeitas ao risco de que o consumo de seus produtos e serviços possam causar lesões, enfermidades ou morte.
O mercado farmacêutico brasileiro é altamente regulamentado e nós não podemos garantir que as agências reguladoras, órgãos ambientais ou o Poder Judiciário reconhecerão que nós atendemos às exigências impostas por tais leis e regulamentos ou que conseguiremos cumprir novas exigências legais ou regulamentares dentro do prazo estipulado pelas autoridades competentes.
Estamos sujeitos a regulamentações que impõem controles de preço sobre a maior parte dos produtos farmacêuticos que vendemos. Essas regulamentações podem requerer aumentos nas despesas de loja ou mesmo limitar nossas margens e nossa capacidade de repassar custos a nossos clientes, o que poderá nos afetar adversamente.
O atraso no cumprimento ou o não cumprimento de exigências regulatórias poderá nos afetar adversamente.
Estamos sujeitos a regulamentações que exigem a obtenção de autorização específica para cada uma das lojas da d1000 e cada Centro de Distribuição, o que pode aumentar o custo de operação das lojas ou, caso tais normas sejam descumpridas, acarretar o fechamento de algumas delas.
Estamos sujeitos a leis e regulamentações federais, estaduais e municipais referentes à preservação e proteção do meio ambiente. Entre outras obrigações, essas leis e regulamentações estabelecem padrões e exigências de licenciamento ambiental e padrões para emissões atmosféricas, parâmetros de emissões de ruídos, bem como exigências relacionadas a áreas especialmente protegidas. Qualquer falha no cumprimento das leis e regulamentações ambientais aplicáveis pode nos submeter a sanções administrativas e penais, além da obrigação de remediar os danos causados ou indenizar terceiros.
A instabilidade política e escândalos envolvendo corrupção tem afetado adversamente a economia brasileira, os nossos negócios e os resultados de nossas operações, podendo afetar também o preço de negociação de nossas ações
O surto de doenças transmissíveis em todo o mundo, como a atual pandemia do coronavirus (COVID-19), pode levar à maior volatilidade no mercado de capitais global e resultar em pressão negativa sobre a economia mundial, incluindo a economia brasileira, impactando o mercado de negociação das ações de nossa emissão.