Quero-Quero-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

O surto de doenças transmissíveis no Brasil e / ou no mundo, a exemplo da pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde {OMS) em razão da disseminação do novo coronavírus {COVID-19), provocou e pode continuar provocando um efeito adverso em nossas operações, inclusive paralisando integralmente ou parcialmente os nossos canais de venda. A extensão da pandemia da COVID-,19 respostas e ações do governo federal, a percepção de seus efeitos, ou a forma pela qual tal pandemia impactará nossos negócios depende de desenvolvimentos futuros, que são altamente incertos e imprevisíveis, podendo resultar em um efeito adverso relevante em nossos negócios, condição financeira, resultados das operações e fluxos de caixa e, finalmente, nossa capacidade de continuar operando nossos negócios.

Podemos enfrentar dificuldades em inaugurar e/ou operar novas lojas o que poderá afetar de maneira adversa nossas vendas e resultado operacional.

A abertura de novas lojas pode sobrecarregar nossos recursos e ocasionar uma queda no desempenho das lojas existentes.

Nossa incapacidade ou falha em proteger nossa propriedade intelectual, bem como qualquer violação de propriedade intelectual contra nós, podem ter um impacto negativo em nossos resultados operacionais.

Podemos não ser bem-sucedidos nas aquisições de novos negócios, tais como empresas e ativos, fato que poderá causar um efeito adverso nos negócios, na nossa situação financeira e nos nossos resultados operacionais.

A Companhia pode não ser capaz de cumprir com os índices financeiros previstos em contratos que compõem o seu endividamento atual

A  perda  de  membros  da  nossa  alta  administração,  assim  como  de   funcionários qualificados, e/ ou a incapacidade de atrair e manter diretores e funcionários qualificados podem causar um efeito adverso sobre as nossas atividades, situação financeira e resultados operacionais.

Se não conseguirmos manter nossa cultura e nossa marca no processo de expansão, nossas operações poderão ser adversamente afetadas.

Dependemos de sistemas de tecnologia e gerenciamento de in formação e de telecomunicações para processar transações, controlar nosso estoque, compilar resultados e administrar nossos negócios. Falhas ou interrupções nos sistemas fornecidos por terceiros podem ter um impacto adverso nos nossos negócios

Podemos não ser capazes de manter o mesmo ritmo de crescimento de vendas, o que poderá afetar adversamente a Companhia.

Caso haja interrupção ou alteração na operação normal dos nossos centros de distribuição, por qualquer motivo, incluindo fatores que estão além do nosso controle, como incêndios, desastres naturais, falta de energia, roubos ou furtos , falha nos sistemas, impactos da COVID-,19 entre outros, bem como caso não consigamos encontrar locais adequados ou enfrentemos outras dificuldades relacionadas ao estabelecimento de  novos centros de  distribuição,  nossos  resultados  podem  ser materialmente afetados.

Nossas vendas dependem em grande parte da eficácia de nossos programas de propaganda e marketing .

Nosso sucesso depende significativamente do valor de nossas marcas, imagem e reputação pública, da eficiência de nossa estratégia de marketing e da nossa reputação em oferecer aos clientes uma experiência de consumo com qualidade diferenciada.

É possível que não possamos renovar ou manter os contratos de locação das nossas lojas.

Enfrentamos riscos relativos aos cadastros, autorizações, licenças e alvarás para instalação e operação das nossas lojas e dos nossos centros de distribuição.

Uma falha na avaliação dos riscos associados a fraudes de cartões de crédito poderá vir a prejudicar a nossa reputação e a nossa marca, afetando adversamente o nosso negócio e os resultados das nossas operações.

Perdas não cobertas pelos seguros contratados podem resultar em prejuízos e na dificuldade para contratação de apólices, o que poderá gerar efeitos adversos sobre nossos negócios.

Decisões desfavoráveis em processos judiciais e administrativos podem afetar adversamente a Companhia e criar obrigações relevantes.

Podemos não ser capazes de adaptar o nosso conceito de negócio às evoluções do setor de varejo de materiais de construção ou perceber os benefícios decorrentes das iniciativas de mudança organizacional.

O fato das nossas lojas serem espaços públicos pode gerar consequências que fogem do controle da administração das respectivas lojas, oque pode causar danos materiais e à imagem das nossas lojas, além de causar eventual responsabilidade civil.

Uma paralisação ou greve significativa da força de trabalho da Companhia pode afetar nossas operações.

Podemos não conseguir renovar nossas linhas de crédito atuais ou ter acesso a novos financiamentos a termos atrativos, o que pode causar um efeito relevante e adverso

No caso de a Companhia vir a precisar de capital adicional no futuro , por meio da emissão de valores mobiliários, poderá haver uma diluição da participação de seus acionistas.

Os acionistas da Companhia podem não receber dividendos ou juros sobre o capital próprio.

A adoção de novas práticas contábeis poderá afetar negativamente o resultado da Companhia.

Falhas nos nossos sistemas, políticas e procedimentos de gestão de riscos poderão afetar adversamente nossos negócios.

Os resultados de nossas operações podem ser afetados adversamente pelo efeito da sazonalidade das vendas de nossos produtos e serviços.

Uma redução nas vendas a prazo pode afetar adversamente nossos resultados.

Podemos não conseguir ajustar o alinhamento de nossos canais de venda dentro de nossas expectativas.

A Receita Federal poderá ter uma interpretação de que os valores pagos pela Companhia a seus diretores a títulos de premiação integram o salário-de­ contribuição, para fins de recolhimento das contribuições previdenciárias levando à incidência de tributos adicionais para a Companhia.

Podemos ser suscetíveis a alianças entre acionistas, conflitos entre acionistas e outros eventos decorrentes da ausência de um acionista controlador ou grupo de controle.

Parte de nossa receita é decorrente do resultado operacional de nossas sociedades controladas e suas atividades são intimamente relacionadas com as nossas atividades. A descontinuidade de uma de nossas controladas poderá afetar negativamente nossas operações e nossos resultados.

Podemos não conseguir realizar novas operações de cessão de direitos creditórios decorrentes de transações de cartões da Verde para Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios, o que pode causar um efeito relevante e adverso em nossos negócios e resultados financeiros e operacionais.

Alguns produtos são adquiridos de poucos fornecedores, e caso ocorram alterações nessa  cadeia  de   fornecimento,  nossas atividades e  negócios  podem ser  afetados adversamente.

Podemos não ser capazes de identificar, manter e desenvolver boas relações comerciais com nossos atuais e futuros fornecedores para introduzir novos produtos que atendam as demandas de qualidade e inovação da Companhia e do mercado podendo ter um efeito adverso em nossos negócios.

Nossas operações de financiamento a clientes são realizadas por meio de parcerias, o término ou a rescisão dessas parcerias podem afetar adversamente nossas operações.

Uma falha no nosso sistema de segurança com relação à proteção de informações confidenciais de nossos clientes e de nossa rede poderá prejudicara nossa reputação e nossa marca e afetar substancialmente nosso negócio e os resultados das operações.

Dependemos de prestadores de serviço de logística para abastecimento de nossas lojas. Interrupções no fornecimento e outros fatores que afetem a distribuição dos produtos podem causar um impacto adverso nos nossos negócios.

Não há garantia de que os fornecedores da Companhia não venham a se utilizar de práticas irregulares.

A Companhia pode ser responsabilizada de forma solidária ou subsidiária por dívidas trabalhistas de terceirizados.

Estamos expostos a riscos relacionados ao financiamento e empréstimos para nossos clientes.

As restrições de disponibilidade de crédito aos consumidores no Brasil podem afetar adversamente os nossos volumes de vendas.

Podemos deixar de cumprir as leis de privacidade ou não tratar adequadamente das questões de privacidade, divulgando informações confidenciais ou sensíveis que possam prejudicar nossos negócios e reputação.

Podemos ser responsabilizados por perdas causadas por nossos serviços ou produtos aos consumidores, o que pode afetar adversamente nossos resultados.

Precisamos identificar e responder rapidamente e com sucesso a mudanças nas preferências dos consumidores .

Nossos negócios podem ser diretamente e indiretamente impactados por condições desfavoráveis  na   produção   agropecuária,   incluindo   condições   climáticas desfavoráveis , desastres naturais ou outros fatores além do nosso controle que reduzam consideravelmente a produção agropecuária da região.

O setor de varejo no Brasil é altamente competitivo, o que pode afetar adversamente nossa participação no mercado e nossa receita líquida.

Uma redução nas vendas a prazo pode afetar adversamente nossos resultados.

O  setor  de  vare, jo  incluindo  o  ramo  de  materiais  de  construção,   é  sensível  a diminuições no poder de compra do consumidor e a ciclos econômicos desfavoráveis, como o enfrentado pelo Brasil nos últimos tempos

O aumento ou a queda dos preços das commodities podem afetar nossos preços, demanda por nossos produtos, nossas vendas e nossas margens de lucro

As companhias do setor de varejo têm apresentado frequente volatilidade em decorrência do cenário altamente competitivo e inovador.

Nossos custos para fazer negócios podem aumentar em decorrência de mudanças, ampliações da aplicação ou adoções de novas leis ou regulamentos federais, estaduais ou municipais

Mudanças na regulamentação aplicável aos produtos oferecidos por meio do cartão VerdeCard podem vir a afetar nossos resultados

As instituições de pagamentos no Brasil, inclusive nossa controlada Verde – Administradora de Cartões de Crédito S.,A. estão sujeitas a mudanças regulatórias por parte do Banco Central

Regulamentações monetárias impostas pelo Governo Federal podem nos afetar adversamente

Podemos ser  considerados  responsáveis  por  danos  causados   por  produtos comercializados a consumidores ou a terceiros, o que poderá afetar adversamente os resultados da Companhia.

Alterações na legislação tributária e a modificaçã, o   suspensão ou cancelamento de benefícios fiscais podem afetar adversamente os resultados.

Podemos estar expostos a responsabilidades nos termos do FCPA ou da Lei Brasileira Anticorrupção, e qualquer determinação de que violamos essas leis poderia ter um efeito adverso relevante sobre nós

O não cumprimento da legislação e regulamentação ambiental pode afetar adversamente o nosso negócio

O não gerenciamento dos resíduos sólidos gerados pode afetar adversamente o nosso negócio

O surto do Coronavírus {COVID-19) e as consequentes paralisações em escala global podem gerar interrupções na fabricação de produtos e crises na cadeia internacional de suprimentos , afetando fundamentalmente as operações das empresas do setor de varejo, incluindo a Companhia. Além disso, o surto mundial pode levar a uma maior volatilidade no mercado de capitais global, podendo impactar diretamente os negócios e o resultado da Companhia e o valor de suas ações.

O desenvolvimento e a percepção de risco em outros países, particularmente em países de economia emergente e nos Estados Unidos, China e União Europeia podem afetar adversamente a economia brasileira, os negócios da Companhia e o preço de mercado dos valores mobiliários brasileiro inclusive das ações de emissão da Companhia

Potenciais oscilações das taxas de juros poderão provocar efeito prejudicial nos negócios da Companhia e nos preços de mercado das ações de sua emissão

Possíveis eventos de instabilidade na taxa de câmbio poderão afetara Companhia de forma adversa.

A inflação e eventuais medidas adotadas pelo Governo Federal do Brasil para combatê-la, incluindo aumentos nas taxas de juros, poderão contribuir para a incerteza econômica no Brasil, podendo gerar um efeito adverso relevante a todo o mercado, inclusive acarretando eventuais consequências em relação à condição financeira, resultados operacionais e o preço de mercado das ações da Companhia

Condições econômicas e políticas no Brasil e a percepção dessas condições no mercado internacional poderão afetar negativamente os resultados das operações da Companhia e sua condição financeira

Qualquer desvalorização adicional da classificação de crédito do Brasil pode afetar adversamente o preço de nossas ações ordinárias.

A instabilidade política pode afetar adversamente nossos negócios e resultados e o preço de nossas ações

Limitação substancial na capacidade  de  os  acionistas  venderem as  ações da Companhia pelo preço e na ocasião que desejarem, devido à volatilidade e à falta de liquidez do mercado brasileiro de valores mobiliários, poderão afetar adversamente o valor da sua negociação