Empresas

Renner-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

A extensão da pandemia declarada pela Organização Mundial da Saúde devido à propagação da COVID-19, a percepção de seus efeitos, ou a forma como a pandemia afetará os nossos negócios depende de desdobramentos futuros, incertos e imprevisíveis e que podem afetar material e adversamente os nossos resultados e operações, nossos negócios, condição financeira, resultados de operações e fluxos de caixa e, finalmente, nossa capacidade de continuar a operar nossos negócios.

Podemos enfrentar dificuldades em inaugurar e/ou operar novas lojas, inclusive em razão da COVID-19, o que poderá afetar de maneira adversa nossas vendas e resultado operacional.

Podemos não ser capazes de identificar e responder de forma rápida e bem-sucedida às mudanças nas tendências da moda e nas preferências do consumidor.

Dependemos fortemente de sistemas de gerenciamento de informação para operar nossos negócios.

Podemos não ser capazes de manter o mesmo ritmo de crescimento de vendas.

A perda de membros da nossa alta administração e/ou a incapacidade de atrair e manter diretores qualificados podem causar um efeito adverso sobre as nossas atividades, situação financeira e resultados operacionais.

A  incapacidade ou  falha  em  proteger  nossa  propriedade  intelectual  ou  a  violação  à  propriedade intelectual  de terceiros pode ter impactos negativo sem nosso resultado operacional

Podemos não pagar dividendos aos acionistas detentores de nossas ações.

Enfrentamos riscos relacionados aos nossos centros de distribuição.

Dependemos da capacidade de manter nossas lojas localizadas em shopping centers e do movimento de clientes gerado pelos shopping centers nos quais nossas lojas estão localizadas.

Parte de nossa receita é decorrente do resultado operacional de nossas sociedades controladas e as atividades de algumas  de  nossas controladas  são intimamente  relacionadas  com  as  nossas  atividades.  A  descontinuidade  de algumas de nossas controladas poderá afetar negativamente nossas operações e nossos resultados.

Nossas vendas e níveis de estoque flutuam sazonalmente.

Nossas vendas dependem em grande parte da eficácia de nossos programas de propaganda e marketing.

Variações climáticas podem causar impactos negativos em nosso resultado operacional

Podemos não ser capazes de renovar ou manter os contratos de locação das nossas lojas e centros de distribuição.

Divulgação não autorizada de informações dos consumidores por meio da violação dos nossos sistemas de computadores ou de outra forma.

Dependemos do sistema de transporte e da infraestrutura para entregar nossos produto s em nossas lojas.

Enfrentamos riscos relacionados aos registros, autorizações, licenças e alvarás para a instalação e a operação das nossas lojas e dos nossos centros de distribuição.

Perdas não cobertas pelos seguros contratados podem resultar em prejuízos, o que poderá gerar efeitos adversos sobre nossos negócios.

Podemos precisar obter recursos mediante emissões adicionais de ações no futuro, que pode diluir a participação de nossos acionistas.

Decisões desfavoráveis em processos judiciais, administrativos e  arbitrais  podem  criar obrigações relevantes e/ou causar efeitos adversos em nossos negócios, condição financeira, reputação e resultados operacionais.

Eventuais autuações administrativas e judiciais podem resultarem celebração, por nossa parte e nossas controladas, de Termos de Ajustamento de Conduta ou Termos de Compromisso.

Nosso Estatuto Social contém disposições que podem dissuadir a nossa aquisição e dificultar ou atrasar operações que poderiam ser do interesse dos investidores.

Uma paralisação ou greve significativa da força de trabalho poderá afetar nossos negócios.

Uma falha na avaliação dos riscos associados a fraudes de cartões de crédito poderá vir a prejudicar a nossa

reputação e a nossa marca, afetando adversamente o nosso negócio e os resultados das nossas operações.

Qualquer investigação de má conduta por nossa parte e/ou o descumprimento das leis anticorrupção no Brasil pode causar danos a nossa reputação e submeter-nos a multas, bem como outras penalidades aplicáveis.

Falhas nos nossos sistemas, políticas e procedimentos de gerenciamento de riscos poderão afetar adversamente nossos negócios.

A dependência do setor de varejo em vendas de cartão de crédito e financiamento ao consumidor é uma tendência crescente, de modo que qualquer alteração nas políticas dos emissores de cartão de crédito pode afetar negativamente nossos negócios e resultados operacionais.

As nossas lojas estão localizadas em espaços de uso público e podem sofrer consequências que fogem do controle da administração das respectivas lojas, o que pode causar danos materiais e à imagem de nossas lojas e marcas, além de causar eventual responsabilidade civil

Podemos não ser capazes de cumprir com os índices financeiros ou outras obrigações previstas nos nossos contratos de dívida.

Não temos um acionista controlador ou grupo de controle, o que poderá nos deixar suscetíveis a alianças entre acionistas, conflitos entre acionistas e outros eventos decorrentes da ausência de um acionista controlador ou grupo de controle.

Podemos não ser capazes de entregar o resultado previsto para a Camicado e/ou para a Youcom.

Detemos o controle da Maxmix Comercial Ltda. (“Maxmix”), por meio da participação direta e indireta de 100,0% no capital social dessa empresa, cujo nome fantasia é “Camicado”, que atua no segmento de casa & decoração, que foi adquirida por uma controlada nossa, denominada Renner Empreendimentos Ltda. (a qual  foi  posteriormente incorporada pela Maxmix) em 4 de maio de 2011. Detemos também o controle da  Fashion Business Comércio de Roupas Ltda., por meio da participação direta e indireta de 100% no capital social dessa empresa, cujo nome fantasia é “Youcom”, que atua no segmento especializado em moda jovem. Caso não consigamos obter um bom resultado com as operações da Camicado e/ou da Youcom, nossos resultados, bem como o preço de nossas ações poderão ser negativamente afetados.

Aumentos significativos nos custos de nossos insumos necessários às nossas atividades podem afetar adversamente nossos resultados operacionais.

Podemos ser vincula dos a procedimentos irregulares praticados por fornecedores e terceiros com os quais temos relação comercial de compra e venda de produtos.

Podemos estar sujeitos à falta de mão-de-obra qualificada e à descontinuidade da produção nas sociedades com as quais temos relação comercial de compra e venda de produtos.

Nós não podemos garantir que os fornecedores ou seus parceiros de marketplace não se envolvam em práticas trabalhistas e/ou previdenciárias irregulares.

Nós incorremos em um risco significativo em função do financiamento aos clientes.

O setor de varejo é muito sensível a diminuições no poder de compra do consumidor e a ciclos econômicos desfavoráveis.

O setor de varejo no Brasil é altamente competitivo.

As venda s no setor de varejo são influenciadas pelas políticas praticadas pelas operadoras de cartão de crédito.

Uma redução nas vendas a prazo pode afetar nossos resultados.

Podemos não ser capazes de nos adaptar rapidamente às transformações digitais exigidas pelos clientes e pelo setor.

O setor de varejo é sensível a diminuições no poder de compra do consumidor e a ciclos econômicos desfavoráveis.

As instituições financeiras no Brasil estão sujeitas a mudanças regulatórias por parte do Banco Central

A regulamentação da Internet e do comércio eletrônico pelo Governo Federal está em constante mutação e mudanças desfavoráveis poderão vir a prejudicar o nosso negócio e de nossas controladas.

Podemos sofrer impactos relevantes devido a alterações na legislação tributária brasileira ou a conflitos em sua interpretação.

Podemos ser responsabilizados por perdas causadas por nossos serviços ou produtos aos consumidores, o que pode afetar adversamente nossos resultados.

Mudanças na regulamentação aplicável ao financiamento do saldo da fatura do cartão de crédito podem vir a afetar nossos resultados.

Podemos ter dificuldades de nos adequarmos a eventuais novas exigências regulatórias.

Podemos sofrer sanções legais decorrentes do não gerenciamento de nossos resíduos gerados pelas nossas operações.

Pandemias ou surtos de doenças transmissíveis e m todo mundo, como o coronavírus (COVID-19), podem impactar a economia mundial e atribuir maior volatilidade e perdas ao mercado de negociação de ações

A instabilidade da taxa de câmbio pode afetar negativamente nossa situação financeira, resultado operacional e o valor de mercado de nossas ações.

O Governo Federal exerce influência significativa sobre a economia brasileira.

A instabilidade política e econômica no Brasil podem afetar adversamente nossos negócios, operações e condição financeira, bem como o preço de negociação de nossas ações.

Qualquer queda adicional no rating de crédito do Brasil pode afetar adversamente o preço de negociação das nossas ações ordinárias.

A inflação e os esforços do governo para combatê-la podem contribuir para a incerteza econômica no Brasil, o que poderia prejudicar nossos negócios e resultados operacionais e o valor de mercado de nossas ações.