Empresas

Rio Alto Energias Renovaveis-Breve Histórico

Breve Histórico da Companhia

A Rio Alto Energias Renováveis S.A, foi criada em 5 agosto de 2020 como holding do Grupo Rio Alto e obteve em 26 de abril de 2021 o registro como entidade de capital aberto na categoria A, junto a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Companhia tem sede na Rua Joaquim Floriano, 960, conjunto 91 – ltaim Bibi, São Paulo, SP. Seus acionistas controladores são Rafael Sanchez Brandão e Edmond Chaker Farhat Junior.

Leia também:

No primeiro quadrimestre de 2021, a Administração ingressou com pedido de registro da oferta pública de distribuição primária de ações ordinárias. Entretanto, em 5 de maio de 2021, a Companhia solicitou o cancelamento do pedido de registro de oferta pública, uma vez que as condições do mercado não estavam alinhadas com a estratégia de expansão do Grupo Rio Alto. A Administração postergou a oferta aguardando um momento de maior maturidade dos projetos, para retomada do processo de oferta pública de ações.

Considerando que a Companhia passou a ser uma entidade de capital aberto, a Administração vem tomando diversas ações necessárias para a adesão aos requerimentos do Novo Mercado, visando garantir políticas e controles internos alinhados as expectativas dos acionistas e do mercado.

O Grupo Rio Alto tem como estratégia a incorporação vertical de todas as etapas do setor de energia, desde o desenvolvimento de projetos de geração de energia, construção de usinas solares fotovoltaicas, bem como a comercialização de energia solar. Atualmente as usinas solares fotovoltaicas de Coremas I, Coremas II Coremas III, desenvolvidas em conjunto com a Nordic Power Partners, estão em operação e as usinas de Coremas IV, Coremas V, Coremas VI, Coremas VII e Coremas VIII estão em construção, sendo esperado que entrem em operação ainda em 2021, totalizando assim uma capacidade energética total de 156 MWp.

Em janeiro de 2021, foram constituídas 3 subholdings e vinte e uma sociedades de propósito específico (SPE’s) para desenvolvimento do projeto usinas solares fotovoltaicas no município de Santa Luzia, na Paraíba. Estes projetos encontram-se em estágio inicial de negociações de financiamentos e venda de energia, e as devidas licenças e requerimentos de outorgas estão em processo de emissão.

A Companhia vem incorrendo nos gastos iniciais para desenvolvimento destes projetos, com o objetivo de dar continuidade ao plano de expansão do Grupo Rio Alto, fornecendo uma matriz energética limpa e de baixo custo frente à crescente demanda do setor no Brasil.

O Grupo Rio Alto tem como planejamento financeiro, a contratação de financiamentos apenas após a venda de parte do potencial energético das usinas em contratos de longo prazo para, assim, garantir o fluxo de pagamentos necessários para amortização de seus passivos.