Rumo Malha Norte-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

A Companhia desempenha suas atividades operacionais de forma individual, todavia certos riscos são fortemente influenciados por circunstâncias da sua Controladora Rumo S.A.. Dessa forma, certos fatores de risco descritos neste tópico contemplam dados da Rumo S.A. de forma consolidada.

Nossos negócios, operações e resultados podem ser afetados adversamente pela pandemia COV/D-19.

O nível de endividamento da Companhia é relevante e a Companhia pode enfrentar uma situação desfavorável para o cumprimento dos seus compromissos financeiros, o que pode gerar efeitos adversos na sua condição financeira, reduzir sua capacidade de captação de recursos para financiar seus investimentos e operações ou de se recuperar de mudanças econômicas.

Deficiências relevantes na liquidez de curto prazo podem impactar de forma relevante os negócios, os resultados de operação e a condição financeira da Companhia.

A Companhia pode não conseguir ter acesso a novos financiamentos a termos atrativos para conseguir viabilizar suas necessidades de capital ou cumprir com suas obrigações financeiras.

A Companhia pode não conseguir atender às cláusulas restritivas (covenants) de seus contratos de empréstimos.

A Companhia pode ser  incapaz  de implementar  com sucesso a  sua estratégia  de

crescimento.

A manutenção de executivos e profissionais qualificados é essencial para os negócios da

Companhia, seu resultado operacional e o seu crescimento.

O insucesso  de parcerias estratégicas pode impor à Companhia obrigações financeiras e de desempenho adicionais, reduzindo sua rentabilidade.

As operações da Companhia estão expostas à possibilidade de perdas por desastres naturais, catástrofes, acidentes, incêndios, paralisações de terceiros e outros eventos que não estão no controle da Companhia e que podem afetar negativamente seu desempenho financeiro.

O negócio da Companhia pode ser afetado adversamente se as operações em terminais de carga e descarga ou as operações de clientes e fornecedores sofrerem interrupções significativas.

A Companhia não está segurada contra todos os riscos que envolvem suas atividades e as coberturas de seguro da Companhia podem ser insuficientes para cobrir todas as perdas e/ou responsabilidades que podem ser incorridas em suas operações.

Decisões desfavoráveis ou a impossibilidade de se realizar depósitos judiciais ou de se prestar ou oferecer garantias em processos judiciais, administrativos ou arbitrais podem causar efeitos adversos nos negócios da Companhia, na sua condição financeira e nos

seus resultados operacionais.

Decisões desfavoráveis em processos trabalhistas podem causar efeitos adversos nos  negócios da Companhia, na sua condição financeira e nos seus resultados operacionais.

A volatilidade e incertezas nos preços dos combustíveis podem afetar as margens operacionais e as posições competitivas de negócio da Companhia.

A Companhia pode ser ma/sucedida na redução dos custos operacionais e no aumento de

eficiências operacionais.

Caso a Companhia não possua recursos suficientes para investimentos em tecnologia, o aumento da sua capacidade de transporte ferroviário e a redução de acidentes podem ser afetados.

Caso não seja capaz de cumprir com as leis e normas destinadas a impedir a corrupção governamental em países em que opera (notadamente o Brasil), a Companhia pode ficar sujeita a multas, penalidades ou outras sanções regulatórias, e suas vendas e lucratividade podem sofrer quedas significativas.

A Companhia pode ser alvo de tentativas de ameaças cibernéticas no futuro, as quais podem afetar adversamente os negócios da Companhia.

A Companhia está sujeita à aplicação de penalidades legais de proteção de dados em caso de não conformidade com os termos e condições de certas novas regulamentações brasileiras.

A Companhia não pode prever o resultado de uma investigação sobre a conduta dos ex­ funcionários da ALL.

A  Companhia  pode  não  conseguir   obter  ou   renovar   todas  as  licenças,  alvarás  e

permissões imobiliárias necessárias à condução dos seus negócios.

A Companhia possui bens e ativos vinculados à prestação do serviço público de transporte ferroviário que não são disponíveis para satisfazer suas obrigações em eventuais execuções ou para eventos de liquidação, o que poderá afetar negativamente os negócios da Companhia.

Os interesses dos acionistas controladores da Companhia podem ser conflitantes com os

interesses dos seus demais acionistas.

Aumentos significativos nos custos dos insumos necessários às atividades da Companhia podem afetar adversamente seus resultados operacionais.

A Companhia  possui  uma concentração  de  principais  clientes  responsáveis  por uma

parcela significativa de suas receitas.

Declínios em certos setores de mercado cíclicos, nos quais os clientes da Companhia operam, podem ter efeitos negativos nos negócios da Companhia.

A Companhia está exposta a riscos de crédito e outros riscos de contraparte de seus clientes no curso normal dos negócios.

A Companhia opera em uma indústria competitiva e suas operações podem ser impactadas adversamente caso a Companhia não seja capaz de enfrentar adequadamente os fatores que podem afetar negativamente suas receitas e custos.

Políticas e regulamentações governamentais que interfiram na atividade econômica e indústrias relacionadas podem afetar negativamente as operações e lucratividade da Companhia.

Mudanças nas leis tributárias podem aumentar a carga tributária da Companhia e,

consequentemente, afetar adversamente a sua lucratividade.

A perda das concessões ferroviárias da Companhia e/ou de suas empresas ligadas pode ter um impacto negativo substancial no negócio da Companhia.

As tarifas ferroviárias brasileiras estão sujeitas a limites máximos estabelecidos pelo governo brasileiro.

A prestação dos serviços ferroviários pela Companhia insere-se em âmbito regulado e

eventuais medidas adotadas pela Administração Pública podem impactar suas atividades.

O andamento e eventuais decisões desfavoráveis no âmbito de processos administrativos instaurados pela ANTT poderão afetar adversamente os resultados financeiros e operacionais da Companhia, bem como a sua imagem.

A Companhia pode ser condenada a responder por danos ambientais causados às comunidades localizadas no entorno das áreas de concessão.

A Companhia está sujeita a extensa regulamentação ambiental.

A Companhia incorre em custos substanciais para cumprir regulamentações ambientais e pode se expor a responsabilidades caso não cumpra tais regulamentações ou em decorrência de movimentação de materiais perigosos.