Rumo Malha Sul-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

Nossos negócios, operações e resultados podem ser afetados adversamente pela pandemia COVID-19 .

O nível de endividamento do Grupo Rumo é relevante e o Grupo Rumo pode enfrentar uma situação desfavorável para o cumprimento dos seus compromissos financeiros, o que pode gerar efeitos adversos na sua condição financeira , reduzir sua capacidade de captação de recursos para financiar seus investimentos e operações ou de se recuperar de mudanças econômicas.

Caso não consiga novos financiamentos a termos atrativos, o Grupo Rumo poderá  ter dificuldades em cumprir com suas obrigações financeiras ou deverá rever o seu plano de investimentos.

O Grupo Rumo pode vir a precisar de capital adicional no futuro , por meio de parcerias estratégicas ou de emissão de valores mobiliários, o que poderá afetar o preço das ações do Grupo Rumo, bem como resultar em uma potencial diluição da participação dos acionistas em seu capital social

O Grupo Rumo pode não conseguir atender às cláusulas restritivas (covenants) de seus contratos.

O Grupo Rumo pode ser incapaz de implementar sua estratégia de crescimento definida para os próximos anos em decorrência de fatores externos.

A manutenção de executivos e profissionais qualificados é essencial para os negócios do Grupo Rumo, seu resultado operacional e o seu crescimento.

O Grupo Rumo depende de alguns membros da Administração para desenvolver e implementar sua estratégia de negócio e supervisionar suas operações.

O Grupo Rumo pode não ser  capaz de integrar as operações de outras companhias que venham a ser adquiridas por ela ou de alcançar os benefícios esperados decorrentes de  tais aquisições.

O Grupo Rumo está sujeita a alguns fatores externos e internos que podem impactar suas operações e influenciar seu resultado

O Grupo Rumo não está segurada contra todos os riscos que envolvem suas atividades e as coberturas de seguro do Grupo Rumo podem ser insuficientes para cobrir todas as perdas e/ou responsabilidades que podem ser incorridas em suas operações.

Eventuais  falhas na  prestação de  serviços de terceiros contratados  pelo Grupo Rumo  e no fornecimento e funcionamento de máquinas e equipamentos podem ter um efeito adverso em sua imagem e em seus negócios.

Decisões desfavoráveis ou a impossibilidade de se realizar depósitos judiciais ou de se prestar ou oferecer garantias em processos judiciais, administrativos ou arbitrais podem causar efeitos adversos nos negócios do Grupo Rumo , na sua condição financeira e nos seus resultados operacionais.

Decisões desfavoráveis em processos criminais envolvendo membros de nossa administração podem ter um efeito adverso relevante sobre nós.

Decisões desfavoráveis em processos trabalhistas podem causar  efeitos  adversos  nos negócios do Grupo Rumo, na sua condição financeira e nos seus resultados operacionais.

Decisões desfavoráveis do Ministério do Trabalho e Emprego e/ou da Justiça do Trabalho podem causar efeitos adversos nos negócios do Grupo Rumo, na sua condição financeira e nos seus resultados operacionais.

A volatilidade e incertezas nos preços dos combustíveis podem afetar as  margens operacionais e as posições competitivas de negócio do Grupo Rumo.

O Grupo Rumo pode não conseguir reduzir seus custos operacionais e realizar melhorias de eficiências operacionais.

Caso suas normas e procedimentos internos não sejam suficiente s para evitar violações à legislação anticorrupção brasileira e estrangeira por parte  de  seus  administradores , empregados, terceiros que atuem em seu  nome  e  fornecedores,o Grupo  Rumo  pode  ficar sujeita a multas, penalidades ou outras sanções regulatórias, e suas vendas e lucratividade podem sofrer quedas significativas.

O Grupo Rumo depende de sistemas de tecnologia da informação e qualquer falha ou ataque nesses sistemas pode afetar adversamente as atividades do Grupo Rumo.

O Grupo Rumo está sujeita à aplicação das leis de proteção de dados. A conformidade com essas leis de proteção de dados pode exigir mudanças em suas práticas comerciais, aumentando seus custos. O descumprimento dos termos e condições previstos em tais leis pode ocasionar a aplicação de penalidades legais de proteção de dados, afetando adversamente os negócios do Grupo Rumo.

A incapacidade ou falha em proteger a propriedade intelectual do Grupo Rumo ou a violação, pelo Grupo Rumo, à propriedade intelectual de terceiros pode ter impactos negativos no resultado operacional do Grupo Rumo.

O Grupo Rumo não pode prever o resultado de uma investigação sobre a conduta dos ex­ funcionários da ALL.

O Grupo Rumo enfrenta riscos relativos aos cadastros, autorizações, licenças e alvarás para instalação e operação das suas atividades.

Existência de gravames incidentes sobre alguns Imóveis e ausência de registro , o que pode impactar negativamente o Grupo Rumo e seus negócios.

Contrato de comodato que regula a ocupação de imóvel de  propriedade de terceiros utilizado pelo Grupo Rumo pode ter sido firmado com parte ilegítima.

O Grupo Rumo possui bens e ativos vinculados à prestação do serviço público de transporte ferroviário e operação portuária que não são disponíveis para satisfazer suas obrigações em eventuais execuções ou para eventos de liquidação, o que poderá afetar negativamente os negócios do Grupo Rumo.

O insucesso de parcerias estratégias pode impor à Companhia obrigações financeiras e de desempenho adicionais, reduzindo sua rentabilidade.

Os interesses dos acionistas controladores do Grupo Rumo podem ser conflitantes com os interesses dos seus demais acionistas.

O exercício de opção de liquidez no âmbito do acordo de acionistas da  subsidiária  do Grupo Rumo , Brado    Logística e Participações S.A., pode gerar efeito adverso na condição financeira do Grupo Rumo ou resultar em uma diluição da participação dos acionistas do Grupo Rumo

Aumentos significativos nos custos dos insumos necessários às atividades do Grupo Rumo podem afetar adversamente seus resultados operacionais.

O Grupo Rumo possui uma concentração de principais cliente s responsáveis por uma parcela significativa de suas receitas.

O Grupo Rumo está exposta a riscos de crédito e outros riscos de contrapartes de seus clientes no curso normal dos seus negócios.

O Grupo Rumo opera em uma indústria competitiva e suas operações podem ser impactadas adversamente caso o Grupo Rumo não seja capaz de enfrentar adequadamente os fatores que podem afetar nega6vamente suas receitas e custos.

Políticas e regulamentações governamentais que interfiram na atividade econômica e indústrias relacionadas podem afetar negativamente as operações e lucratividade do Grupo Rumo.

Mudanças nas leis tributárias podem aumentar a carga tributária do Grupo Rumo e, consequentemente, afetar adversamente a sua lucratividade.

A perda das concessões ferroviárias do Grupo Rumo e/ou de suas controladas e subsidiárias pode ter um impacto negativo substancial no negócio do Grupo Rumo.

As  concessões  do  Grupo  Rumo  para  operar  em  terminais  portuários  estão  sujeitas  a vencimento, limitação na renovação e vencimento antecipado pelo Poder Concedente.

O Grupo Rumo não pode estimar o impacto de novas regulamentações aplicáveis às operações portuárias no Brasil.

O Grupo Rumo pode não conseguir prorrogar antecipadamente o contrato de concessão da Malha Sul atualmente sob avaliação da ANTT, o que pode impactar de forma relevante e adversa o seu plano de investimento e estratégia de crescimento.

O Grupo Rumo assumiu compromisso s no processo de renovação antecipada do contrato de concessão da Malha Paulista e pode ser onerada caso não os cumpra

As tarifas ferroviárias brasileiras estão sujeitas a limites máximos estabelecidos pelo governo brasileiro.

A falha no cumprimento, obtenção ou renovação das licenças e autorizações necessárias para as atividades do Grupo Rumo podem ter um efeito adverso relevante sobre o Grupo Rumo.

A prestação dos serviços ferroviários e de elevação portuária pelo Grupo Rumo insere -se em âmbito regulado e eventuais medidas adotadas pela Administração Pública podem impactar suas atividades.

O andamento e eventuais decisões desfavoráveis no âmbito de processos administrativos instaurados pela ANTT para a Malha Sul e Malha Oeste poderão afetar adversamente os resultados financeiros e operacionais do Grupo Rumo, bem como a sua imagem.

Controladas do Grupo Rumo podem ter sua falência decretada na hipótese de descumprimento dos procedimentos do concurso  preventivo atualmente  em curso perante  o poder  judiciário da Argentina .

Mudanças na legislação, especialmente tributária, de Luxemburgo podem impactar negativamente os resultados do Grupo Rumo.

O Grupo Rumo pode ser condenada por danos ambientais causados às comunidades localizadas no entorno das áreas de concessão.

O Grupo Rumo está sujeita a extensa regulamentação ambiental.

As operações do Grupo Rumo e/ou de suas controladas e subsidiárias apresentam inúmeros riscos e perigos ambientais, incluindo o transporte, movimentação e uso de combustível diesel, produtos do petróleo e outros materiais inflamáveis. Atualmente, diversos riscos ambientais, principalmente

decorrentes de poluição gradual, não estão cobertos por apólice de seguro.o Grupo Rumo e/ou suas controladas e subsidiárias estão sujeitas a uma vasta variedade de leis, regulamentações, normas e exigências de licenças federais, estaduais e municipais, em relação à proteção do meio ambiente, o que deixa o  Grupo Rumo, consequentemente, exposta a reparações civis, sanções criminais e ordens de fechamento por descumprimento da legislação ambiental, dentre outras sanções administrativas.

O Grupo Rumo já incorreu e continuará a incorrerem dispêndios para cumprir as leis ambientais, não sendo capaz de prever se seus dispêndios futuros para cumprir as leis ambientais serão significativos. Ainda, derramamentos e descargas de instalações de manutenção e serviço em sua malha ferroviária e de suas outras operações logísticas podem gerar impactos e resultar em danos ambientais, cuja extensão e custos de reparação não são facilmente determinados.Ademais,o Grupo Rumo poderá ser obrigada a eliminar a contaminação resultante de eventuais acidentes ferroviários e também poderá ser obrigada a pagar multas advindas de diferentes órgãos em associação a alguns desses acidentes, bem como responder a quaisquer processos judiciais, o que pode impactar significativamente seus resultados financeiros e sua imagem.

Ameaças à saúde pública ou surtos de doenças transmissíveis podem ter um efeito adverso em nossas operações e resultados financeiros.

Surtos de doenças, como o atual surto da COVID-19 , podem levar a uma maior volatilidade no mercado de capitais global e resultar em pressão negativa sobre a economia mundial e a economia brasileira, impactando o mercado de negociação das ações de nossa emissão.

A instabilidade política no Brasil pode afetar adversamente os níveis de economia e investimento do Brasil e ter um efeito adverso relevante sobre o Grupo Rumo.

A contínua crise econômica e instabilidade política no Brasil podem ter um efeito material adverso nos negócios, operações e condição financeira do Grupo Rumo.

O governo do presidente eleito Jair Bolsonaro pode afetar adversamente a economia brasileira, os negócios do Grupo Rumo e o preço de suas ações.

Riscos relacionados às condições econômicas e políticas no Brasil poderão ter um efeito adverso nos negócios do Grupo Rumo.

Infraestrutura e deficiência  de mão-de-obra no Brasil  podem afetar o crescimento econômico e ter um efeito material adverso sobre o Grupo Rumo.

A percepção de risco em outros países pode afetar adversamente a economia brasileira e o preço de mercado dos títulos de emissores brasileiros.

Uma redução no volume de investimentos estrangeiros no Brasil pode ter um impacto negativo sobre o Grupo Rumo.

Investigações em andamento relacionadas à corrupção e desvio de recursos públicos que estão sendo conduzidas pela Polícia Federal do  Brasil, bem  como por outros órgãos reguladores e de fiscalização brasileiros e estrangeiros podem afetar adversamente acrescimento  da economia brasileira e podem ter um efeito adverso relevante sobre o Grupo Rumo.