Empresas

Sanesalto – Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividade

Fatores de risco financeiro

As atividades da Companhia a expõem a diversos riscos financeiros: risco de mercado, risco de crédito e risco de liquidez. O programa de  gestão de risco da Companhia se concentra  na imprevisibilidade dos mercados financeiros e  busca minimizar  potenciais efeitos adversos  no  desempenho  financeiro da Companhia

Risco de mercado

Risco de taxa de juros: O risco de taxa de juros decorre das aplicações financeiras referenciadas ao CDI, assim como as debêntures, que podem afetar as receitas ou despesas financeiras caso ocorra um movimento desfavorável nas taxas de juros ou na inflação, a Administração entende que o risco de mudanças significativas no resultado e nos fluxo s de caixa é baixo.

Foi   considerado como cenário   mais provável de se realizar, na avaliação da Administração, nas data de vencimento de cada uma das operações, as curvas de mercado (moedas e juros ) B3.   Desta maneira, no único cenário apresentado como provável, identificou-se que não há impacto sobre o valor  justo dos instrumentos financeiros.   

Devido à natureza, complexidade e isolamento de uma única variável, as estimativas apresentadas podem não representar fielmente o valor da perda, caso a variável em questão tenha a deterioração apresentada.

Risco de crédito: o risco de crédito decorre de caixa e equivalentes de caixa, depósitos em bancos e instituições financeiras, bem como de exposições de crédito a clientes. Para bancos e instituições financeiras, são aceitos somente títulos de entidades consideradas de primeira linha. .A área de análise de crédito avalia a qualidade do crédito do cliente, levando em consideração sua posição financeira, experiência passada e outros fatores.

Risco de liquidez: a previsão de fluxo de caixa é realizada pela Administração da Companhia, que monitora as previsões contínuas das exigências de liquidez para assegurar que ela tenha caixa suficiente para atender às necessidades operacionais. Essa previsão leva em consideração os planos de financiamento  da  dívida da Companhia, cumprimento de cláusulas, cumprimento das metas internas do quociente do balanço patrimonial, revisão tarifária.