Empresas

Schlosser-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

A Schlosser vem passando por um momento de ausência de capital de giro para financiamento e aquisição de matérias-primas, em razão da limitação do seu credito junto ao mercado financeiro.

Isto provoca um incremento adicional do seu custo financeiro em razão do volume de títulos utilizados para desconto junto às companhias securitizadoras (FIDC).

O ramo de atividade em que a Schlosser opera é muito volátil e tende a mudar rapidamente. Nosso sucesso dependente de nossa habilidade de antecipar e responder rapidamente a essas mudanças e tendência, bem como às preferências do cliente.

Os acionistas controladores têm poderes para eleger a maioria dos membros do Conselho de Administração da Schlosser e para determinar de forma geral o resultado de outras medidas que requeiram a aprovação dos acionistas.

Nossos principais Acionistas Controladores prestam serviços de assessoramento, e não fazendo parte efetiva da administração direta da Empresa.

Nossos acionistas controladores têm direito, segundo o estatuto social e a Lei das Sociedades por Ações, de controlar diversas ações importantes, como a eleição da maioria dos membros do conselho de administração, reorganizações societárias, alienação de ativos, entre outras decisões tomadas em assembleias de acionistas da Schlosser.  Esse controle limita o poder dos acionistas minoritários de influenciar em questões corporativas e, dessa forma, os interesses dos acionistas controladores podem conflitar com os interesses dos acionistas minoritários.

A Schlosser poderá obter recursos adicionais no futuro via colocação pública de ações ou outros mobiliários conversíveis em ações. A captação de recursos por meio da emissão de ações poderá acarretar diluição da participação acionária dos então acionistas da Schlosser no seu capital social caso esses não adquiram ações suficientes para manter sua proporção no capital social.

De acordo com o Estatuto Social, a Schlosser deverá pagar aos acionistas, no mínimo, 35% (trinta e cinco por cento) do lucro liquido do período, não podendo ser inferior ao dividendo prioritário de 6% (seis por cento), ao ano sobre o seu valor, assegurado as ações preferenciais.

Devido à limitação de crédito junto a nossos principais fornecedores de matéria-prima, eventualmente ocorrem atrasos no recebimento dos produtos adquiridos, o qual poderá ocasionar desabastecimento em setores específicos de nosso parque fabril e consequentemente afetando nossos resultados.

O principal risco relacionado a cliente é quanto a venda a prazo que é um importante componente que pode afetar o resultado da empresa. Havendo mudanças adversas nas condições econômicas brasileiras podem levar a um aumento em nossas perdas e provisões

para devedores duvidosos. Havendo redução do nível de atividade econômica, desvalorização do Real, inflação, aumento nas taxas juros, aumento no nível de desemprego, restrição de credito, entre outros, um maior percentual de nossos clientes pode se tornar inadimplente, causando efeito relevante adverso em nossos negócios.

Devido ao impacto desproporcional que uma crise econômica pode ter em nosso mercado e ao fato de que gastos com vestuário podem ser considerados supérfluos durante períodos de restrições no orçamento familiar, uma crise ou recessão econômica podem desestimular o consumo ou limitar sua capacidade de financiamento. Em tais casos, a demanda por nossos produtos poderá ser reduzida e causar um impacto relevante adverso em nossos negócios, em nossa condição financeira e nos nossos resultados operacionais. Adicionalmente, qualquer efeito negativo em nosso desempenho financeiro provavelmente levaria a uma queda no preço de mercado de nossas ações.

As medidas do Governo Federal para controle da inflação frequentemente tem incluído a manutenção da política monetária restritiva com altas taxas de juros, restringido assim a disponibilidade de credito e reduzindo o crescimento econômico.

A intervenção frequente e ocasionalmente na economia, pelo governo, realiza mudanças em suas políticas e normas. As medidas tomadas para controlar a inflação além de outras políticas e normas, frequentemente implicam em aumento das taxas de juros, mudança das políticas fiscais, controles de preços e salários, desvalorização cambial, controle de capital e limitações às importações, entre outras medidas. Nossas atividades, situação financeira e resultados operacionais poderão ser prejudicados de maneira relevante pelas mudanças nas políticas e normas que envolvam ou afetem fatores, tais com: taxas de juros, inflação, política fiscal e legislação tributaria, flutuação do cambio.

A Schlosser, tem relacionamento com países estrangeiros somente nas importações e exportações, não sendo relevantes os valores negociados durante o ano.