Teka-Principais Riscos
Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades
As receitas da Companhia dependem substancialmente do negócio CAMEBA (venda de artigos têxteis de cama, mesa, banho, copa, decoração e outros similares), havendo duas principais vertentes de receita que são a linha Varejo e a linha Profissional. Na linha varejo a concorrência ou demais condições de mercado forçam a Companhia a reduzir seus preços, caso a demanda de produtos CAMEBA a eles relacionados diminua no Brasil. Na linha Profissional, onde a TEKA é líder de mercado, as condições são favoráveis, determinando o preço de mercado e obtendo maior receita e margem, dando um equilíbrio ao resultado final da empresa.
A linha varejo é um segmento de alta concorrência e informalidade, tendo como competidores desde pequenas e médias empresas a grandes multinacionais, e com produtos importados, principalmente asiáticos o que causa um efeito material adverso nesta receita, afetando diretamente a situação financeira e resultados operacionais.
A identidade da marca TEKA é essencial para o sucesso do negócio. A utilização de forma eficaz e de proteção da marca, deve ser mantida, pois caso contrário, afeta diretamente as nossas atividades, situação financeira e resultados operacionais.
Considerando que a Companhia produz internamente todos os produtos que comercializa, é necessário apontar que qualquer evento adverso na produção impactará de forma negativa em seus resultados. A desvalorização do real frente ao dólar nestes últimos meses poderá resultar em pressões inflacionárias adicionais em nosso país, em função do aumento do preço em geral dos produtos e serviços importados. Deste modo, trazendo à realidade da Companhia, temos que, embora os insumos importados tenham menor participação na composição final de preços, a variação cambial poderá torná-los mais caros o que, consequentemente, gerará aumento nos custos de produção. Nessa linha, a Companhia seria obrigada a repassar o aumento dos custos de produção para seus clientes, o que nem sempre é possível de modo que seus resultados poderão ser afetados.
IMPACTOS COVID-19
Apresentar os resultados de 2020 requer avaliar o desempenho da Companhia em meio aos impactos causados pela pandemia COVID 19, onde diante de tantos desafios tivemos que nos adaptar a um novo cenário. Uma crise global sem precedentes onde as incertezas levaram a suspensão temporária das atividades de comércio, serviços e como consequencia, a paralisação de parte do setor industrial. Nos meses de março a julho tivemos redução drástica de nosso faturamento e piora em nosso resultado por conta dessa pandemia.
A Companhia vem acompanhando a evolução da pandemia no Brasil e no mundo, visando preservar a integridade de seus colaboradores, orientando para que adotem procedimentos preventivos quanto ao distanciamento social, viagens e reuniões, bem como está atenta aos efeitos econômicos em nosso mercado interno e externo.
Diante da situação e da efetiva preocupação sobre os possíveis efeitos em nossas operações a Administração da Companhia ajustou suas operações para uma nova realidade perante um cenário mais pessimista para que tais efeitos não afetem significativamente a liquidez da nossa Companhia.
Dentre as ações tomadas para minimizar os impactos causados pela Covid-19 destacamos:
- Suspenção de contrato de trabalho para funcionários do grupo de risco;
- Revezamento e adequação da mão de obra
- Redução da jornada de trabalho entre os dias 20 abril e 17 de agosto de 2020
- Prorrogação de prazo de vencimento dos títulos junto aos fornecedores
- Renegociação de contratos de serviços e fornecimento de materiais em melhores condições
- Redução de custos de toda ordem
- Análise por parte do financeiro, de clientes que apresentam probabilidade de não pagarem;
- Análise e reestruturação por parte do financeiro, do fluxo de caixa.
Assim, até o momento e diante das ações tomadas pela Administração da Companhia, e dos valores já refletidos nas demonstrações financeiras, a Companhia continua monitorando o mercado e suas possíveis consequências para a empresa, podendo tomar novas ações para que diminuam ou não impactem em suas operações.
Nos últimos três anos a empresa passou por mudanças em sua administração. No intuito de implementar estratégia de negócio, contamos com uma administração com vasta experiência e conhecimento no ramo da CAMEBA. A integração entre os membros desta administração e suas equipes, permite o crescimento da empresa. A interferência externa, ou perda de qualquer dos membros da atual administração poderá causar um efeito material adverso nas nossas atividades, situação financeira e resultados operacionais.
O valor de mercado dos valores mobiliários de emissão de empresas brasileiras é influenciado pela percepção de risco no Brasil e nas demais economias emergentes, o que poderá ter efeito negativo sobre o preço de mercado das ações da Companhia e poderá restringir seu acesso aos mercados de capitais internacionais. A conjuntura econômica e as condições de mercado em outros países de mercado emergente, especialmente os da América Latina, poderão influenciar o mercado de valores mobiliários de emissão de empresas brasileiras. Embora a conjuntura econômica desses países possa ser substancialmente distinta da conjuntura econômica do Brasil, a reação dos investidores a acontecimentos ocorridos nesses outros países pode ter efeito prejudicial sobre o valor de mercado de valores mobiliários de emissoras brasileiras.
Nos últimos três anos a empresa passou por mudanças em sua administração onde o trabalho de restaurar a credibilidade vem se fortalecendo. Nossa exposição à volatilidade dos custos e demais eventos relacionados aos nossos insumos poderá causar um efeito material adverso nas nossas atividades, situação financeira e resultados operacionais.
Para atendimento de um público mais exigente, onde a concorrência no setor de CAMEBA é grande leva a empresa à substituição e/ou alteração de seus produtos, sem deixar de atender a alta qualidade que a marca exige, atendendo nossos atuais consumidores.
O governo brasileiro exerceu e continua a exercer significativa influência na economia brasileira. Esse envolvimento, bem como a conjuntura política e econômica do Brasil podem prejudicar os negócios e o preço de mercado de ações da Companhia. O governo brasileiro frequentemente intervém na economia nacional e eventualmente realiza modificações drásticas em sua política. As medidas tomadas pelo governo brasileiro para controlar a inflação e implementar políticas macroeconômicas que, frequentemente envolvem controles de preços e salários, desvalorizações cambiais, controle do fluxo de capitais e limitações/ incentivos as importações/exportações, entre outras medidas. O negócio, situação financeira, receitas, resultados operacionais e perspectivas da Companhia, bem como o preço de mercado de suas ações poderão ser prejudicados por mudanças nas políticas ou regulamentos públicos ou por outros fatores, tais como: taxas de câmbio; índices de inflação; política monetária; liquidez dos mercados financeiros e de capitais internos; política fiscal; demanda pelos clientes da empresa em geral; instabilidade política; e outros acontecimentos políticos, diplomáticos, sociais e econômicos no Brasil ou que o afetem.
A Companhia pode enfrentar dificuldades no que diz respeito à expansão de seus produtos em algumas partes da América Latina. A Companhia pode enfrentar as seguintes dificuldades, dentre outras, relacionadas aos mercados estrangeiros em que atualmente opera ou operara no futuro:(i) mudanças regulatórias imprevistas; (i) mudança da legislação tributária; (ii) mudanças das políticas e regulamentos comerciais e de investimento. Caso um ou mais desses riscos venham a ocorrer, e a Companhia não for capaz de superar essas dificuldades, poderá ficar incapacitada de implementar sua estratégia de expansão na América Latina.
Quando nos referimos a questões socioambientais, estamos nos referindo principalmente dos problemas ligados entre o Homem e a Natureza, sendo todo conjunto de ações provocadas pelo ser humano que prejudicam o meio em que vivemos. Esse é um sério problema que vem cada vez mais tendo espaço relevante em nosso cotidiano, devido à falta de questões socioambientais em nossa área urbana ou seja, dentro de nossa cidade. Nossa empresa se preocupa com essa questão, realizando todo ano a semana do meio ambiente, propiciando palestras informativas a todos com temas relativos a interação meio ambiente e homem e mantendo um controle rígido de não poluição, sendo seu tratamento de efluentes extremamente efetivo.