Trocafone-Principais Riscos
Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades
A Companhia depende de sua capacidade de atrair pessoas dispostas a vender seus eletrônicos por um preço previamente definido.
A Companhia depende de contratos de longo prazo com parceiros para parte significativa de suas receitas. A principal atividade da Companhia consiste na aquisição de produtos eletrônicos por meio de parceiros estratégicos, para posterior comercialização na sua plataforma online e lojas físicas. A Companhia pode não ser capaz de manter e estabelecer novas parcerias para a aquisição de produtos eletrônicos.
O sucesso da Companhia depende de sua capacidade de expandir e adaptar suas operações para atender rapidamente, de maneira econômica e oportuna, aos padrões de tecnologia, que estão em constante mudança.
Dificuldades na gestão do risco de liquidez podem causar impactos adversos no desempenho financeiro e operacional e limitar o crescimento da Companhia.
A Companhia pode ter dificuldades em ampliar a quantidade de pontos de venda físicos e expansão dos seus negócios.
O Patrimônio Líquido da Companhia apurado nos três últimos exercícios sociais foram negativos, bem como a Companhia possui um histórico recente de prejuízo em seu resultado.
Caso a Companhia não seja capaz de renovar os contratos de locação dos pontos de venda e do centro de distribuição, as suas operações serão adversamente afetadas.
A Companhia pode não ser capaz de oferecer produtos a preços atrativos, o que pode impactar a popularidade da sua plataforma de vendas.
A Companhia possui um histórico recente de prejuízo em seu resultado, sendo que poderá não atingir níveis de lucratividade no futuro.
Se a Companhia não implementar totalmente sua estratégia de crescimento, suas operações poderão ser adversamente afetadas, podendo enfrentar limitações em manter o ritmo de crescimento de suas operações.
Interrupções ou falhas nos sistemas de informações ou incidentes de segurança cibernética, incluindo ataques à infraestrutura necessária para manter sistemas de TI, poderão afetar adversamente e de forma significativa a Companhia.
A perda de membros da alta administração da Companhia e/ou a incapacidade de atrair e manter diretores e colaboradores qualificados podem causar um efeito adverso sobre as atividades, situação financeira e resultados operacionais da Companhia.
Os administradores da Companhia poderão ser beneficiários de planos de remuneração com base em ações de emissão da Companhia e de emissão de seu acionista controlador, o que pode fazer com que fiquem excessivamente vinculados à cotação de negociação dos valores mobiliários da Companhia.
As operações da Companhia dependem da reputação de sua marca, podendo o dano à imagem e reputação destes produzir efeito adverso nos resultados da Companhia.
O vínculo da marca da Companhia com qualquer comportamento, ato ou conteúdo controverso divulgado por influenciadores digitais com os quais a Companhia possui ou venha a possuir contratos poderá enfraquecê-la frente aos seus usuários.
O surto de doenças transmissíveis no Brasil e/ou no mundo, a exemplo da pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde em razão da disseminação do novo coronavírus (COVID-19), provocou e pode continuar provocando uma maior volatilidade no mercado de capitais global e resultar em pressão negativa sobre a economia mundial e a economia brasileira, e os negócios da Companhia.
A Companhia depende de seu centro de distribuição e infraestrutura de logística para distribuição dos seus produtos e será adversamente afetada caso o centro de distribuição sofra prejuízos relevantes ou for fechado.
A Companhia está sujeita ao cumprimento de obrigações específicas nos contratos financeiros e instrumentos de dívida, bem como a limitações na capacidade de contrair dívidas adicionais.
A incapacidade ou falha da Companhia em proteger os seus ativos de propriedade intelectual, ou ainda, de não violar direitos de propriedade intelectual de terceiros pode ter impactos negativos no resultado operacional da Companhia.
As políticas e estruturas de gerenciamento de riscos da Companhia foram criadas recentemente, e parte delas ainda não se encontra totalmente em funcionamento, o que pode gerar efeitos adversos sobre suas atividades.
A identificação de deficiências significativas nos controles internos significa que a Companhia poderá ser incapaz de relatar com precisão seus resultados operacionais, cumprir suas obrigações de reporte ou evitar fraudes. Falhas em seus sistemas de controle, políticas e procedimentos podem expor a Companhia a riscos inesperados ou imprevisíveis, que podem afetar adversamente seus negócios e sua reputação. Os controles internos, sistemas, políticas e procedimentos da Companhia podem não ser suficientes e/ou totalmente eficazes para detectar práticas inadequadas, erros ou fraudes.
O crescimento da Companhia depende de sua capacidade de atrair e manter vendedores em sua plataforma de marketplace 3P e de que existam compradores interessados nos produtos desta plataforma.
A Companhia poderá ser responsável ou sofrer danos à sua reputação decorrentes da falha dos vendedores da sua plataforma de marketplace 3P em entregar mercadorias ou fazer os pagamentos necessários.
A Companhia está sujeita a impactos relacionados a aumentos das taxas cobradas pelas adquirentes e subadquirentes com as quais possui parcerias para receber pagamentos realizados na plataforma via cartão de crédito.
A plataforma da Companhia realiza pagamentos via cartões de crédito e riscos associados a estes pagamentos poderão afetar adversamente as suas operações e resultados.
A Companhia está sujeita a riscos associados ao não cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados e poderá ser afetada adversamente pela aplicação de multas e outros tipos de sanções.
A Companhia pode ser responsabilizada legalmente pela venda de itens que violem os direitos de propriedade intelectual e distribuição de terceiros e pelas informações e materiais divulgados por suas plataformas.
A Companhia está sujeita a perdas não cobertas pelos seguros contratados e a dificuldades para contratação de apólices, o que poderá gerar efeitos adversos sobre seus negócios. Adicionalmente, a Companhia pode não conseguir renovar todas as suas apólices atuais ou a condições favoráveis.
Os usuários da Companhia podem ser alvo de e-mails de “phishing” ou outras invasões que podem submeter a Companhia a investigações ou obrigações de reparação de danos.
A Companhia poderá não ser capaz de detectar comportamentos contrários à legislação e regulamentação aplicáveis e aos nossos padrões de ética e conduta, o que pode ocasionar impactos adversos relevantes sobre seus negócios, sua situação financeira, seus resultados operacionais e sobre a cotação das ações ordinárias de sua emissão.
Falhas nos sistemas, políticas e procedimentos de gestão de riscos e relatórios internos poderão nos expor a riscos inesperados ou imprevistos, o que poderá afetar adversamente os negócios da Companhia.
A Companhia pode não ser capaz de manter as licenças para uso de tecnologias necessárias ao desenvolvimento dos produtos e serviços da Companhia.
A incapacidade da Companhia ou falha em proteger os seus direitos de propriedade intelectual contra violações de terceiros, poderá afetar negativamente a Companhia.
A Companhia pode não ser capaz de gerenciar seu crescimento de maneira eficaz, e esse crescimento rápido pode afetar adversamente a cultura corporativa da Companhia.
A Companhia pode se tornar incapaz de se comunicar com seus clientes por e-mail e outras formas de mensagens, bem como por mídias sociais, o que pode impactar os esforços de marketing da Companhia.
Decisões desfavoráveis em processos judiciais e administrativos podem criar obrigações relevantes.
Os quiosques da Companhia estão localizados em espaços de uso público e podem sofrer consequências que fogem do controle da administração dos respectivos quiosques, o que pode causar danos materiais e à imagem de seus quiosques e marcas.
A Companhia pode vir a ter que captar recursos adicionais por meio da emissão de valores mobiliários, o que poderá resultar em uma diluição da participação do investidor no capital social.
Os titulares das ações da Companhia podem não receber dividendos.
A Companhia enfrenta riscos relativos aos cadastros, autorizações, licenças e alvarás para instalação e operação das suas atividades.
Os interesses do acionista controlador da Companhia podem ser conflitantes com os interesses dos acionistas minoritários.
Alguns dos produtos que a Companhia comercializa e as peças de reposição para reparos dos aparelhos são adquiridos de parceiros estratégicos e, caso ocorram alterações nessa cadeia de fornecimento, as atividades e negócios da Companhia podem ser afetados adversamente.
A Companhia é vulnerável a riscos de transporte e logística e depende de fornecedores terceirizados para garantir a entrega dos seus produtos.
A Companhia depende de fornecedores para compra de peças para reparo de aparelhos celulares e demais eletrônicos. Alterações em relação a importação de peças podem afetar adversamente os negócios da Companhia.
A Companhia conta com terceiros para direcionar tráfego para o site, e esses provedores podem alterar os algoritmos ou os preços dos mecanismos de pesquisa de maneira a afetar negativamente os negócios, resultados operacionais e condição financeira da Companhia.
A utilização de colaboradores terceirizados pode implicar na assunção de obrigações de natureza trabalhista e previdenciária.
A Companhia pode ser adversamente afetada pela devolução de produtos por seus clientes.
Insatisfação com os serviços de atendimento ao consumidor pode dificultar a retenção de clientes.
A Companhia pode ser responsabilizada por incidentes com consumidores relacionados à entrega de produtos.
Os resultados das operações da Companhia podem ser afetados adversamente pelo efeito da sazonalidade das vendas de seus produtos e serviços.
A Companhia pode não conseguir ajustar o alinhamento de seus canais de venda dentro de suas expectativas.
As restrições de disponibilidade de crédito aos consumidores no Brasil podem afetar adversamente os volumes de vendas da Companhia.
A Companhia opera em um ambiente altamente competitivo e pode não conseguir competir de forma eficaz.
Os resultados operacionais da Companhia poderão ser impactados por alterações na legislação tributária brasileira ou por resultados desfavoráveis de contingências tributárias.
A Companhia pode ser considerada responsável por danos causados por seus produtos a consumidores ou a terceiros, o que poderá afetar adversamente os resultados da Companhia.
A regulamentação da Internet e do comércio eletrônico é recente, limitada e está em constante mutação e mudanças desfavoráveis poderão vir a prejudicar os negócios da Companhia.
Riscos relacionados à regulamentação do tratamento de dados pessoais no Brasil.
A Companhia está sujeita a usos ilegais da sua plataforma de marketplace 3P e todos os riscos a ela atrelados. Adicionalmente, está sujeita ao vazamento de dados confidenciais causados por fontes internas ou externas, o que poderá expor a Companhia a processos judiciais.
Uma parte das operações da Companhia estão localizadas na Argentina e, portanto, os negócios da Companhia podem ser adversamente afetados pelas condições de mercado, econômicas, regulatórias e fiscais no país.
O não cumprimento da legislação e regulamentação ambiental pode afetar adversamente os negócios da Companhia
A não observância das leis e regulamentos ambientais, incluindo a gestão de resíduos gerados pela Companhia e eventual descumprimento de obrigações relacionadas à implementação de sistemas de logística reversa, pode resultar na imposição de sanções administrativas e penais, além da obrigação de reparação de danos ambientais e/ou em danos reputacionais.
Potenciais oscilações das taxas de juros poderão provocar efeito prejudicial nos negócios da Companhia e nos preços de mercado das ações de emissão da Companhia.
Condições adversas nos mercados financeiro e de crédito ou a incapacidade da Companhia de renovar ou obter financiamento adequado poderão prejudicar sua capacidade de operar os negócios ou implementar sua estratégia.
A inflação e os esforços do Governo Federal de combate à inflação podem afetar adversamente os negócios, operações e condição financeira da Companhia.
A relativa volatilidade e falta de liquidez do mercado de capitais brasileiro poderão limitar substancialmente a capacidade dos investidores de vender as ações de emissão da Companhia ao preço e na ocasião desejados.
O Governo Federal exerceu e continua exercendo influência significativa sobre a economia brasileira. Essa influência, bem como as condições políticas e econômicas brasileiras, podem afetar adversamente as atividades da Companhia e o preço de mercado de suas ações.
O preço de mercado dos valores mobiliários brasileiros está sujeito a acontecimentos e percepções de riscos em outros países, sobretudo em países de economia emergente e nos Estados Unidos.
Acontecimentos políticos, econômicos e sociais e a percepção de riscos em outros países, sobretudo em países de economia emergente, podem prejudicar o valor de mercado dos valores mobiliários brasileiros.
A instabilidade política e econômica no Brasil pode afetar adversamente os negócios da Companhia, resultados de suas operações e o preço de negociação de suas ações.
A instabilidade cambial pode ter um efeito adverso relevante sobre a economia brasileira e sobre a Companhia.
Qualquer desvalorização adicional da classificação de crédito do Brasil pode afetar adversamente o preço das ações da Companhia.
O surto de doenças transmissíveis na América do Sul e no mundo pode levar a uma maior volatilidade no mercado global de capitais. Qualquer surto na América do Sul ou no mundo pode afetar diretamente as operações nos países em que a Companhia atua.