Vittia Fertilizantes-Principais Riscos
Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades
O sucesso no desenvolvimento, comercialização e marketing de novos produtos e tecnologias é essencial para o crescimento da Companhia.
Mudanças na tecnologia de produção agrícola poderão exigir investimentos consideráveis para atualizar o portfólio e as unidades produtoras da Companhia ou poderão, de outra forma, prejudicar a capacidade da Companhia de concorrer no mercado de fertilizantes especiais e defensivos biológicos. Se a Companhia deixar de acompanhar os avanços tecnológicos no setor agrícola, sua competitividade poderá ser afetada.
A Companhia atua em um setor competitivo e um aumento da concorrência poderá reduzir a sua rentabilidade.
A Companhia pode não ser capaz de executar integralmente a sua estratégia de crescimento, o que poderá afetar adversamente seus negócios, situação financeira e resultados operacionais.
A onerosidade e imprevisibilidade dos processos de aprovação de produtos , que contêm características derivadas da biotecnologia, e produtos de proteção de culturas pode afetar negativamente o negócio da Companhia e seus resultados.
A Companhia pode não ser capaz de comprovar sua titularidade sobre tecnologias, biotecnologias, softwares, know-how, segredos industriais e outros direitos de propriedade intelectual relacionados aos produtos por ela comercializados , hipótese em que a Companhia poderia ser impedida de continuar utilizando referidos ativos, sem prejuízo do pagamento de indenização por violação de propriedade intelectual, resultando em impactos adversos relevantes para suas atividades e para seus resultados operacionais e financeiros.
A proteção dos segredos industriais e direitos de propriedade intelectual da Companhia contra vazamentos e uso não autorizado por terceiros pode aumentar seus custos e pode não ser bem-sucedida; quaisquer falhas em proteger os segredos industriais e direitos de propriedade intelectual da Companhia podem restringir seu diferencial competitivo e afetar adversamente seus resultados.
A Companhia pode não ser capaz de obter ou manter o registro de suas marcas. A perda de alguma marca considerada estratégica poderá resultar em perda substancial de ativos e impactos adversos relevantes às atividades da Companhia e a seus resultados financeiros e operacionais.
A perda de membros da alta administração e dos profissionais qualificados da Companhia, ou a incapacidade de atrair e manter pessoal adicional para integrá-las pode ter um efeito adverso relevante sobre a Companhia.
A perda ou a incapacidade da Companhia de obter ou manter quaisquer licenças ou autorizações necessárias à consecução de suas atividades pode afetar negativamente o seu negócio e seus resultados.
Aumentos no preço de matérias-primas e oscilações nas cotações de commodities podem elevar os custos de produção e reduzir os lucros da Companhia.
Incêndios ou outros desastres naturais ou de origem humana podem afetar as instalações da Companhia ou de seus principais fornecedores e clientes, o que pode causar um efeito material adverso em suas atividades, situação financeira e resultados operacionais.
A Companhia pode ser responsabilizada por perdas causadas por seus produtos aos consumidores, o que pode afetar adversamente os resultados da Companhia.
A extensão da pandemia declarada pela Organização Mundial da Saúde devido à propagação da COVID-1 9, a percepção de seus efe itos, ou a forma como a pandemia afetará os negócios da Companhia depende de desenvolvimentos futuros, que são incertos e imprevisíveis e podem afetar material e adversamente os negócios, condição financeira, resultados de operações e fluxos de caixa da Companhia e, finalmente, sua capacidade de continuar a operar seus negócios.
Decisões desfavoráveis em processos judiciais ou administrativos podem causar efeitos adversos para a Companhia.
Os controles internos da Companhia podem falhar ou não ser suficientes para evitar, prevenir, mitigar ou detectar comportamentos contrários à legislação e regulamentação de combate à corrupção aplicáveis e aos seus padrões de ética e conduta, o que pode ocasionar impactos adversos relevantes sobre seus negócios, sua situação financeira, seus resultados operacionais e sobre a cotação de suas ações ordinárias.
As atividades de controles internos, gestão de riscos e de Compliance não estão em pleno funcionamento, o que pode impossibilitar ou aumentar as chances de falha na identificação, tratamento e monitoramento dos riscos aos quais a Companhia está exposta.
A Companhia pode não dispor de seguro suficiente para se proteger contra perdas substanciais.
A Companhia pode não pagar dividendos ou juros sobre o capital próprio aos acionistas titulares de ações.
A Companhia poderá captar no futuro, por meio da emissão de valores mobiliários, o que poderá resultar em diluição da participação do investidor no capital social da Companhia.
A Companhia possui cláusulas restritivas à capacidade de endividamento em seus contratos de dívidas. O não cumprimento desses covenants pode causar o vencimento antecipado dessas dívidas.
A Companhia está sujeita a riscos associados ao não cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados e pode ser afetada adversamente pela aplicação de multas e outros tipos de sanções.
A Companhia pode não ser capaz de renovar ou manter em vigor os contratos de licenciamento de software. Ademais, incidentes de segurança cibernética, incluindo ataques à infraestrutura necessária para manter seus sistemas de TI , podem resultar em danos à reputação e financeiros para a Companhia.
A Companhia pode não ser capaz de renovar ou manter em vigor os contratos de locação ou pode ser obrigada a alterar a localização de algumas de suas unidades ou centros de distribuição.
Interrupções na operação das unidades produtoras da Companhia poderão afetar seus resultados operacionais
Os interesses dos administradores e executivos da Companhia podem ficar excessivamente vinculados à cotação de ações de emissão da Com panhia, uma vez que, no âmbito do Plano de Incentivo, são elegíveis para participar de um plano de remuneração baseado em ações.
A Companhia possui determinadas deficiências não significativas nos seus controles internos, que, se não sanadas, poderão acarretar em ineficiência na capacidade da Companhia de reportar resultados precisos ou evitar desvios, que pode acabar gerando prejuízos para a Companhia.
Os interesses dos acionistas controladores da Companhia podem entrar em conflito com os interesses de outros detentores de suas ações ordinárias.
Os resultados da Companhia dependem dos resultados de suas controladas, os quais ela não pode assegurar que serão disponibilizados.
A utilização de mão-de-obra terceirizada pode implicar em assunção de obrigações de natureza trabalhista e previdenciária.
Não há garantia de que os fornecedores e prestadores de serviço da Companhia não venham a se utilizar de práticas irregulares.
A Companhia pode figurar como responsável solidária pelos danos ambientais causados por seus fornecedores
O nível de inadimplência dos clientes da Companhia poderá afetar adversamente seus negócios, resultados operacionais e/ ou situação financeira.
A Companhia está sujeita aos efeitos ocasionados pela relação entre oferta e demanda do setor agrícola, assim como a sua inerente sazonalidade
Variações climáticas poderão impactar negativamente as atividades e os resultados da Companhia.
O uso incorreto ou contraindicado dos produtos da Companhia poderá prejudicar a re putação ou impactar negativamente os resultados da Companhia.
Alterações na legislação tributária brasileira, conflitos em sua interpretação e a não renovação, modificação, limitação, suspensão ou revogação dos nossos benefícios fiscais podem impactar adversamente a Companhia.
Quaisquer modificações, revogações ou suspensões de benefícios e incentivos fiscais de que a Companhia ou suas controladas usufruem podem afetar negativamente seus resultados e operações.
A Companhia está sujeita à ampla regulamentação ambiental e de saúde que pode, no futuro , se tornar mais restritiva e gerar um aumento de seus custos e investimentos relacionados à observância das regras aplicáveis.
A Companhia está sujeita a ampla regulamentação ambiental para as suas operações
A Companhia está sujeita a nova legislação específica sobre biodiversidade
O manuseio e transporte de determinados produtos fabricados pela Companhia podem resultar em acidentes, custos adicionais e eventuais danos reputacionais que poderão afetar os resultados operacionais, o fluxo de caixa e a situação financeira da Companhia.
O Governo Federal exerce influência significativa sobre a economia brasileira. Essa infl uência, bem como a conjuntura econômica e a política brasileira, poderão causar um efeito adverso relevante nas atividades da Companhia e de suas controladas.
A instabilidade política e econômica no Brasil pode afetar adversamente os negócios, resultados de operações e o preço de negociação das ações da Companhia.
Desenvolvimentos e mudanças na percepção dos investidores sobre risco em outros países, especialmente nos Estados Unid os , paíse s da Europa e outros países emerge nte s, podem afetar material e adversamente a economia brasileira e o valor de mercado dos valores mobiliários brasileiros, incluindo as ações de emissão da Com panhia .
Um mercado ativo e líquido para as ações ordinárias da Companhia pode não se desenvolver. A volatilidade e a falta de liquidez inerente ao mercado brasileiro de valores mobiliários podem limitar significativamente a capacidade dos investidores venderem suas ações ordinária s pelo preço e na ocasião que desejarem .
A inflação e os esforços governamentais para combatê-la podem contribuir para um cenário de incerteza econômica, afetando adversamente a Companhia e o preço de mercado das suas ações.
Qualquer rebaixamento na classificação de crédito do Brasil poderá afetar adversamente o preço de negociação das ações da Companhia .
Flutuações da ta xa de câmbio e variações significativas nas ta xas de juros podem afetar de forma negativa os resultados operacionais da Companhia .
Risco de Crédito:o risco de crédito é o risco de a Companhia sofrer perdas decorrentes de inadimplência de seus client es ou de inst it uições financeiras depositárias de recursos de caixa e equivalentes de caixa, o que levaria ao prejuízo financeiro. As ati vidades operacionais da Companhia, principalmen te em relação às contas a receber de clientes, e as ativid ades de investimento, incluindo depósitos em bancos e institu ições financeiras, e outros instrumentos financeiros, geram exposição da Companhia ao mencionado risco de crédito.
Risco de Liquidez: a Companhia pode vir a sofrer com a falta de liquidez dos mercados financeiro e de capitais domésticos. O risco de liquidez pode ser definido como o risco de a Companhia e suas controladas encontrarem dificuldades em cumprir com as obrigações associadas com seus passivos financeiros que são liquidados com pagamentos à vista ou com outro ativo financeiro.