Empresas

Bluefit-Breve Histórico

Breve Histórico da Companhia

A Bluefit leva em sua história o rápido crescimento dentro do segmento fitness no Brasil. Em menos de cinco anos, a empresa se tornou a 2ª maior rede de academias low cost no país, e acredita se destacar pela inovação em seus serviços, com uma grande variedade de aulas coletivas, equipamentos de última geração, equipe técnica de qualidade e custo-benefício.

Leia também:

A primeira unidade da rede foi inaugurada em abril de 2015, nomeada como Health Place, na cidade de Santo André – São Paulo. Em seguida, houve as aberturas das unidades Tancredo Neves e Fernando Prestes, ambas também no Estado de São Paulo. No ano de 2016, após uma pesquisa de mercado, foi identificada a necessidade de ajuste do nome da marca, nascendo oficialmente a Bluefit, com uma nova identidade visual e um projeto arquitetônico idealizado para o modelo de negócio. A Companhia encerrou 2016 com 7 unidades.

No final do mesmo ano de 2016, após uma reorganização societária, passando de sociedade limitada para sociedade anônima, a companhia recebeu o primeiro aporte de fundos de investimento geridos pela Leste Private Equity e, no início de 2017, recebeu dois novos aportes de outros investidores. Esta reorganização permitiu fortalecer sua estrutura de capital e aprofundar a institucionalização de seus processos de gestão, atraindo uma equipe experiente e focada no crescimento da companhia.

A partir de todo este contexto, foi possível desenvolver  o conceito da marca Bluefit no mercado e implementar um ciclo de expansão orgânica em praças como Curitiba, Joinville, Ponta Grossa e, principalmente, nas regiões metropolitanas de São Paulo, como o ABC Paulista e a Baixada Santista. Algumas dessas unidades foram criadas como Sociedades em Conta de Participação, modalidade de negócio que permite a captação de recursos com sócios que não participam da gestão, mas têm direito a participação nos resultados da unidade. Em tais unidades a Bluefit atua como sócia ostensiva, responsável por todas as atividades e obrigações perante terceiros. O modelo de SCPs facilitou a expansão da Companhia, sem comprometer a alavancagem financeira.

Em 2017 o departamento de franchising foi criado, possibilitando abrir novas instalações em regiões como Maringá, Distrito Federal e Goiânia.

Em 29 de fevereiro de 2020, a Companhia adquiriu a totalidade dos direitos e obrigações da Bluefit Academias de Ginástica e Participações Ltda SCP – Vila Olímpia e da Bluefit Santo Antônio SCP.

Com esse novo modelo complementar de crescimento, o número de novas academias aumentou consideravelmente a cada ano. A Companhia encerrou o ano de 2018 com 52 unidades em operação e finalizou 2020 com 94 unidades operando.