Bluefit-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

A pandemia da doença causada pelo novo coronavírus (ou COVID-19) pode ter um efeito adverso relevante sobre os negócios e resultados operacionais da Companhia.

A Companhia pode vir a enfrentar dificuldades na abertura e no desenvolvimento das suas unidades.

As operações conduzidas pelos franqueados da Companhia envolvem riscos que podem gerar efeitos adversos sobre os seus negócios e resultados financeiros.

Os resultados da Companhia são impactados por resultados de sociedades coligadas por conta de participação, os quais podem não estar disponíveis.

A perda de membros de sua administração poderá ocasionar um efeito adverso relevante para a Companhia.

Se a Companhia não conseguir atrair, desenvolver e reter colaboradores compromissados com a sua cultura e suas marcas, suas operações poderão ser adversamente afetadas.

A implementação da estratégia de crescimento da Companhia pode comprometer eficiência de gestão, sistemas de informação e controles internos, o que pode ter um efeito negativo relevante sobre seus negócios, resultados operacionais e situação financeira.

Caso a Companhia não seja capaz de renovar os contratos de locação das academias, as suas operações serão adversamente afetadas.

A Companhia enfrenta riscos relativos aos cadastros, autorizações, licenças e alvarás para instalação e operação das suas atividades.

O fato de as academias da Companhia serem espaços de uso público pode gerar consequências que fogem do controle da administração das respectivas academias, o que pode causar danos materiais e à imagem de suas academias, além de causar eventual responsabilidade civil.

Falhas em administrar adequadamente sua alavancagem financeira, inclusive através do não cumprimento de cláusulas restritivas (covenants) em contratos que regem o seu endividamento, podem afetar adversamente a capacidade da Companhia em operar seu negócio.

O sucesso da Companhia depende largamente da eficácia das campanhas de propaganda e marketing e do valor e reputação de sua marca e a Companhia pode não conseguir manter ou aumentar esse valor e reputação.

A estratégia de marketing da Companhia inclui a contratação de influenciadores digitais, de forma que a Companhia pode ser associada a eventuais posicionamentos adotados por eles

A abertura de novas academias perto das academias existentes da Companhia, tanto por concorrentes quanto pela própria Companhia, pode impactar negativamente seus níveis médios de associação por academia e seus resultados operacionais.

A Companhia pode não ser capaz de realizar associações, aquisições e/ou reorganizações societárias no momento e em condições, termos ou preços desejados. Adicionalmente, tais associações, aquisições e/ou reorganizações societárias podem não trazer os resultados que a Companhia espera e/ou a Companhia pode não ser capaz de integrá-las com sucesso aos seus negócios. As associações, aquisições e reorganizações societárias apresentam muitos riscos que poderão afetar adversamente as operações e receitas da Companhia.

Problemas nos sistemas de tecnologia da informação da Companhia, bem como falhas em proteger a Companhia contra riscos relacionados à segurança cibernética, poderão impactar adversamente as suas operações.

Falhas na proteção do banco de dados da Companhia, que incluem dados confidenciais dos clientes, poderão causar um efeito adverso para a Companhia, incluindo processos judiciais.

Decisões desfavoráveis em processos judiciais, administrativos, arbitrais ou administrativos podem ter um efeito adverso relevante sobre a Companhia.

Os direitos de propriedade intelectual da Companhia, incluindo marcas e nomes comerciais, podem ser violados, desviados ou questionado por terceiros.

Aumentos de salários e demais benefícios previstos nos acordos sindicais podem reduzir a margem de lucro da Companhia. A forma como serão pactuados os acordos sindicais, independentemente da filiação ou não dos seus empregados, poderá afetar adversamente o negócio, os resultados operacionais e a situação financeira da Companhia.

Perdas não cobertas pelos seguros contratados pela Companhia podem resultar em prejuízos, o que poderá gerar efeitos adversos sobre seus negócios.

A Companhia pode ser afetada substancialmente por violações à legislação anticorrupção e por falhas na detecção de comportamentos contrários à regulamentação aplicável aos seus padrões de ética e conduta, o que pode ocasionar efeitos adversos relevantes para ela, incluindo sanções cíveis e administrativas, danos à reputação da Companhia, além de potencial responsabilização criminal para membros da sua administração, funcionários ou representantes.

A Companhia pode não pagar dividendos ou juros sobre o capital próprio aos titulares de ações ordinárias de sua emissão.

A captação de recursos adicionais por meio de uma oferta de ações ou títulos conversíveis em ações poderá diluir a participação acionária dos acionistas da Companhia.

Alguns dos imóveis operacionais ocupados pela Companhia são ocupados por meio de cessão sob o regime de aforamento e a existência de gravames incidentes sobre alguns Imóveis da Companhia pode impactar negativamente seus negócios.

A gestão da Companhia é fortemente influenciada por seus acionistas controladores.

Os interesses dos atuais acionistas controladores da Companhia podem ser conflitantes com os interesses dos demais acionistas.

A Companhia é uma holding e depende dos resultados operacionais de suas subsidiárias.

Eventual processo de liquidação da Companhia, de suas subsidiárias e/ou de outras sociedades do seu grupo econômico pode ser conduzido em bases consolidadas.

Eventuais vulnerabilidades em contratos que não assegurem completamente os direitos da Companhia ou a ausência de formalização de contratos com os principais fornecedores da Companhia podem trazer efeitos adversos.

A Companhia possui contratos com reserva de domínio e poderá perder a posse de seus equipamentos caso fique inadimplente

A Companhia não pode garantir que os seus fornecedores, sócios, parceiros comerciais ou franqueados não se envolvam com práticas irregulares.

A Companhia pode ser responsabilizada de forma solidária ou subsidiária por dívidas trabalhistas de terceirizados ou, ainda, por danos ambientais causados por seus fornecedores.

Há poucos fornecedores com capacidade de suprir equipamentos para exercícios físicos nas quantidades e prazos demandados pela Companhia nos mercados em que atua.

A Companhia pode não identificar em tempo hábil ou responder de forma eficaz às tendências ou preferências dos clientes, o que pode afetar negativamente o seu relacionamento com os clientes.

A Companhia compete com outras academias com base no preço, gama ou variedade de serviços, localização e layout das unidades. As tendências do mercado nesse setor vêm mudando constantemente e a Companhia pode não conseguir prever e responder tempestivamente a essas mudanças. A incapacidade da Companhia de identificar em tempo hábil ou responder de forma eficaz às mudanças nos gostos, preferências e padrões de consumo dos clientes pode afetar negativamente o seu relacionamento com os clientes, a demanda dos serviços ofertados e a sua participação de mercado. Além disso, a mudança dos hábitos dos clientes pode exigir investimentos adicionais pela Companhia.

Se a Companhia não conseguir se ajustar às mudanças nas preferências dos clientes, os seus negócios e resultados operacionais poderão ser afetados negativa e substancialmente.

Pagamentos atrasados ou falta de pagamento pelos clientes da Companhia e dificuldades de negociação, cobrança e recebimento de valores devidos pelos clientes podem causar um efeito adverso em seus negócios.

A maioria dos clientes da Companhia realiza o pagamento da mensalidade por cartões de crédito e débito. Existe um risco de que esses pagamentos agendados sejam recusados e, portanto, as mensalidades continuem sem pagamento. Um aumento de clientes que não efetuam pagamentos tempestivamente ou na quantidade de pagamentos recusados, bem como maiores dificuldades em recuperar mensalidades não pagas, podem ter um efeito adverso nos negócios da Companhia, em seus resultados operacionais e condição financeira.

Além disso, a alteração nos convênios ou nos demais contratos que a Companhia mantém com os bancos e com as credenciadoras de cartões de crédito para o recebimento das mensalidades, ou mesmo o cancelamento dos convênios mantidos com os bancos, pode afetar adversamente os resultados da Companhia.

A Companhia pode ser responsabilizada e estar sujeita a multas relevantes em litígios relacionados a questões de saúde e segurança.

O negócio da Companhia depende da atração de novos clientes e da manutenção de clientes existentes.

Qualquer condição que faça com que as pessoas deixem de visitar nossas academias, tais como surtos de doenças pandêmicas ou contagiosas, pode afetar adversamente os negócios da Companhia, seus resultados operacionais e condição financeira.

A Companhia está sujeita aos riscos relacionados à regulamentação da prática de atividade física, bem como à obtenção e manutenção de registros, autorizações, licenças e alvarás para a instalação e a operação das suas unidades.

Podemos sofrer impactos relevantes devido a alterações na legislação tributária brasileira ou a conflitos em sua interpretação.

A Companhia está sujeita às leis e regulamentações ambientais

A instabilidade política tem afetado adversamente a economia brasileira e pode afetar adversamente os negócios da Companhia, seus resultados operacionais e o preço de negociação de suas ações.

A volatilidade e a falta de liquidez do mercado de valores mobiliários brasileiro poderão limitar substancia/mente a capacidade dos investidores de vender as ações pelo preço e na ocasião que desejarem, podendo ter impacto adverso no preço das ações de emissão da Companhia.

A inflação e as medidas governamentais para combatê-la, incluindo aumento nas taxas de juros, podem resultar em um efeito negativo significativo na economia e, como resultado, na condição financeira da Companhia, nos resultados operacionais e no preço de mercado de seus valores mobiliários.

Eventos políticos, econômicos e sociais e a percepção de riscos em outros países, incluindo os Estados Unidos, União Europeia e países de economias emergentes, podem afetar adversamente a economia brasileira e outras economias da América Latina, os negócios da Companhia e o valor de mercado dos seus valores mobiliários.

A intervenção do governo brasileiro na economia nacional por meio de modificações significativas em suas políticas e normas monetárias, fiscais, creditícias e tarifárias podem afetar os negócios da Companhia.

Qualquer rebaixamento da classificação de crédito do Brasil (rating) pode afetar negativamente o preço das ações ordinárias da Companhia.