Blau Farmaceutica – Principais Riscos
Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades
Parcela substancial da receita operacional líquida da Companhia depende do desempenho de alguns “produtos -chave’ o que poderá impactar adversamente a situação financeira e os resultados da Companhia.
A Companhia atua em segmentos altamente competitivos , tendo como competidores grandes em presas, o que poderá causar um efeito material adverso nas suas atividades, situação financeira e resultados.
As operações da Companhia dependem da reputação de seus produtos e marcas, e o dano à reputação desses produtos e dessas marcas poderá causar um efeito adverso nos resultados da Companhia.
A forma como a pandemia de COVID-19 se desenvolve pode afetar adversamente os negócios, condição financeira, resultados de operações e fluxos de caixa da Companhia e, finalmente, a sua capacidade de continuar a operar seus negócios.
A Companhia está sujeita a riscos associados ao não cumprimento das leis relativas ao tratamento de dados pessoais, incluindo a Lei Geral de Proteção de Dados Pes s oais , e pode ser afetada adversamente pela aplicação de multas e outros tipos de sanções.
Interrupções ou falhas nos sistemas de informação ou incidentes de segurança cibernética, incluindo ataques à infraestrutura necessária para manter os sistemas de TI da Com pa nhia , podem resultar em danos financeiros e à reputação da Companhia.
A Companhia está sujeita a flutuações significativas de demanda em decorrência de variação do volume de vendas de seus produtos e medicamentos , principalmente para o Poder Público.
A Companhia poderá ser afetada adversamente caso não seja capaz de lançar oportunamente novos produtos ou de realizar os devidos aprimoramentos dos produtos já existentes.
Os processos de governança, gestão de riscos e compliance da Companhia podem não ser suficientes para evitar sanções regulatórias, de natureza administrativa cível e/ ou criminal, danos à sua reputação, ou outros efeitos adversos aos seus negócios, resultados e situação financeira .
Foram identificadas deficiências significativas nos controles internos da Companhia e, se a Companhia não for capaz de adotar as medidas corretivas necessárias, ela pode não ser capaz de reportar seus resultados de forma adequada e ser adversamente afetada.
As informações financeiras relativas ao primeiro trimestre de 2021 incluídas no Formulário de Referência são preliminares e não auditadas e podem não ser representat ivas dos nossos resultados reais e ser inconsistentes com as nossas demonstrações financeiras, após a conclusão dos procedimentos de revisão limitada pelos auditores independentes.
Caso órgãos fiscalizadores competentes tenham interpretações / entendimentos divergentes daqueles da Companhia sobre a legislação tributária que lhe é aplicável, e/ ou caso os incentivos ou benefícios fiscais envolvendo a Companhia venham a ser alterados, revogados ou não renovados, os resultados e a situação financeira da Companhia poderão ser negativamente afetados.
A Companhia pode não ser capaz de proteger seus direitos de propriedade intelectual, o que poderá causar efeito negativo relevante sobre os negócios e situação financeira da Companhia.
A estratégia de crescimento da Companhia prevê a aquisição de novos negócios, tais como empresas, marcas e at ivos, fato que poderá causar um efeito adverso nas suas atividades, situação financeira e resultados operacionais caso não seja bem-sucedida.
Decisões desfavoráveis em processos judiciais e administrativos versando sobre improbidade administrativa podem impactar a capacidade da Companhia de contratar com o Poder Público.
Decisões j udicia is, arbitrais e/ ou administrativas desfavoráveis ou eventuais investigações conduzidas sobre nossas atividades podem nos afetar adversamente.
Os mecanismos de proteção à dispersão acionária previstos no Estatuto Social da Companhia podem dificultar ou impedir tentativas de investimento na Companhia, impossibilitando os acionistas de alienarem as ações de emissão da Companhia de que sejam titulares.
A Companhia não realiza a contratação de hedge cambial para suas compras de matéria-prima realizadas em moedas estrangeiras, o que poderá causar um efeito negativo relevante sobre os resultados das operações e situação financeira da Com panhia.
As demandas apresentadas em procedimentos licitatórios não implicam necessariamente na garantia da contratação e podem sofrer alterações em razão da mudança da política administrativa de saúde.
A perda de membros de nossa administração, o enfraquecimento da nossa cultura corporativa e/ ou a incapacidade de atrair e reter pessoal qualificado poderá ocasionar um efeito adverso relevante nos nossos negócios.
Podemos não ser capazes de cumprir os covenants financeiros e as obrigações impostas em nossos contratos de financiamento podend o, cons eque nte me nte , configurar um evento de vencimento antecipado de determinados contratos fina nce iros , o que poderá afetar adversamente a Companhia.
A Companhia possui um acionista controlador, cujos interesses podem ser conflitantes com os interesses dos demais acionistas, o que poderá causar um efeito relevante e adverso para a Companhia e/ ou danos à reputação do acionista controlador.
A Companhia possui um acionista controlador que pode estar sujeito a conflitos familiares e cuja perda ou ausência pode causar um efeito relevante e adverso para a Companhia.
A capacidade da Companhia de manter a sua posição competitiva no mercado e de desenvolver as suas estratégias depende significativamente de seu acionista controlador.
Alguns insumos necessários para a produção de alguns dos medicamentos fabricados pela Companhia possuem fornecedores únicos cadastrados na ANVISA e a interrupção do fornecimento de tais insumos pode afetar seu desempenho operacional e financeiro e, ainda, sua reputação.
Nossos fornecedores de medicamentos e insumos ativos e produtos semi acabados podem não atender satisfatoriamente o cronograma de entrega das encomendas da Companhia e os eventuais atrasos podem afetar seu desempenho operacional e financeiro.
Se a Companhia for incapaz de obter matérias-primas (insumos), incluindo princípios ativos ou medicamentos, ou se os custos das matérias-primas que utiliza ou medicamentos que importa aumentarem substancialmente , suas operações poderão ser adversamente impactadas.
Desacelerações ou paralisações das atividades da Companhia podem afetar adversamente seus negócios, situação financeira e resultados.
A Companhia depende de contratos de terceirização e de prestação de serviços.
A Companhia poderá enfrentar situações de conflito de interesses em negociações com partes relacionadas.
A Companhia conta com alguns clientes que contribuem com parte significativa de sua receita operacional líquida. Se esses clientes apresentarem baixo desempenho, pararem de comprar os produtos da Com panhia, derem preferência a produtos concorrentes, ou, ainda, se a Companhia ficar impossibilitada de contratar com tais clientes, o desempenho da Companhia poderá ser negativamente a fe ta do .
Atualmente , a Companhia depende de distribuidores para a colocação de seus produtos farmacêuticos , o que apresenta riscos operacionais , podendo afetar adversamente suas operações e resultados financeiros.
A Companhia poderá ser responsabilizada por incidentes com consumidores relacionados a reações adversas após o uso dos produtos que fa brica , o que poderá causar um efeito material adverso nas atividades, situação financeira e re sulta dos , e na reputação da Com panhia.
O aumento dos preços das commodities que a Companhia utiliza para produzir seus produtos ou daquelas que influenciam os custos de frete e utilitários da Companhia pode afetar adversamente seus negócios e resultados.
ACompanhia está sujeita à complexa regulamentação da indústria farmacêutica, no Brasil e no exterior, incluindo interação com autoridades governamentais, o que poderá causar um efeito adverso nas suas at ividades, situação financeira e resultados.
A Companhia poderá não obter ou não renovar todas as licenças de operação necessárias à condução dos seus negócios.
Mudanças nas leis e regulamentações aplicáveis ao setor farmacêutico, e também no tocante à promoção e propaganda desses produtos, poderão afetar adversamente a Companhia.
Parcela significativa dos medicamentos existentes no mercado, incluindo os medicamentos fabricados pela Companhia, está sujeita à regulamentação de controle de preços. Tal controle pode limitar as margens e a capacidade da Companhia de repassar o aumento de preços aos seus clientes, o que poderá causar um efeito material adverso nas suas at ividades, situação financeira e resultados operacionais.
A Companhia opera em mercados emergentes e qualquer piora na situação econômica desses países poderá prejudicar os seus resultados.
A obtenção de aprovações governamentais necessárias consome tempo e não é garantida .
A Companhia não pode garantir que as restrições à movimentação de capital, distribuições de dividendos e alterações nas leis tributárias nas jurisdições onde a Companhia e suas controladas estão constituídas ou operam não afetarão adversamente os resultados de venda de suas ações, assim como a capacidade de suas controladas remeterem dividendos para a Companhia e, por fim , a seus acionistas.
As atividades da Companhia podem resultar na geração de resíduos sólidos e efluentes com potencial poluente e cuja fabricação exige a utilização de substâncias potencialmente tóxicas. A manipulação equivocada de insumos
químico, s acidentes ou sua disposição incorre ta no ambiente podem gerar danos
ambientais consideráveis e afetar negativamente sua reputação, a percepção de suas marcas e seus resultados.
A Companhia não pode garantir que alterações nas leis e regulamentos ambientais não poderão causar um efeito adverso nas atividades, situação financeira, resultados e imagem da Companhia.
A Companhia e suas subsidiárias podem figurar como responsáveis solidárias pelos danos ambientais causados por seus fornecedores.
O surto de doenças transmissíveis, como o COVID-19, pode levar a uma maior volatilidade no mercado de capitais global e resultar em pressão negativa sobre a economia mundial e a economia brasileira, impactando o mercado de negociação das ações de emissão da Companhia.
O Governo Federal exerceu e continua a exercer influência significativa sobre a economia brasileira. Essa in fluência , bem como a conjuntura econômica e política brasileira, podem ter um efeito adverso sobre a Companhia.
Esforços governamentais e políticas cambiais, assim como a instabilidade da taxa de câmbio podem impactar as taxas de juros e a inflação , influenciando , assim , o crescimento da economia brasileira e, consequentemente, afetar adversamente as atividades da Companhia.
Acontecimentos políticos, econômicos e sociais e a percepção de riscos em outros países, sobretudo em países de economia emergente e nos Estados Unidos , podem prejudicar o preço de mercado dos valores mobiliários de emissores brasileiros.