Lupo-Breve Histórico
Breve Histórico da Companhia
Em 12 de abril de 1921,Henrique Lupo fundou a Fábrica de Meias Araraquara (nome fantasia), onde realmente a história da Lupo começou. Em 1947, a Companhia já despontava no cenário brasileiro como a maior fabricante de meias masculinas, todas produzidas em 100% algodão e com alta qualidade. Nesse mesmo ano, a Lupo recebeu as primeiras amostras do fio sintético que iria revolucionar o mercado de meias no mundo inteiro, o nylon.
Leia também:
Em 1955 foi inaugurada uma nova construção em forma de “L”, com quatro pavimentos para uso administrativo e industrial. Neste novo local, instalou-se um relógio de quatro faces que passou a ser um símbolo para a cidade, integrando cada vez mais a Lupo à comunidade.
Nos anos 1960, o nosso grande desafio foi adquirir as primeiras máquinas para a fabricação de meias femininas. Essas máquinas produziam as meias finas e elegantes.
Finalmente, em 1980, foi inaugurada a primeira construção chamada “fábrica nova”, um conjunto de edifícios industriais com mais de 20.000 metros quadrados localizado às margens da Rodovia Washington Luiz, em São Paulo. Com esta iniciativa, a Lupo expandiu sua área de produção e iniciava sua modernização fabril.
Em 1987, preparando-se para ingressar em novas linhas de produto, a razão social da Companhia muda de “Meias Lupo S.A.” para “Lupo S.A.”, nome utilizado até os dias atuais. Neste mesmo ano, foi inaugurada a unidade autônoma de produção de meias femininas, uma moderna construção de 4.000 metros quadrados, que passou a abrigar os modernos teares circulares, todos eles importados da Itália. Já as máquinas de costura automáticas, foram importadas do Japão.
No ano seguinte, em 1988, foi lançada a meia da loba. Com forte campanha publicitária, a Lupo aumenta significativamente sua participação no mercado de meias femininas.
Em 1992, chega o momento da diversificação dos nossos produtos. Nesta época, foi lançada uma moderna e confortável coleção de cuecas. O produto respondeu às expectativas dos consumidores e abriu uma nova e importante fase para o crescimento da empresa.
Em 1994, as atividades fabris foram unificadas na unidade existente na Rodovia Washington Luiz, em São Paulo, e, em 2002, o antigo prédio do relógio sofreu adaptações e transformou-se no Shopping Lupo, oferecendo à população local lazer, compras e entretenimento. Dez anos após a inauguração da primeira loja Lupo, em 2004 é inaugurada no Shopping lguatemi, em São Paulo, a centésima loja.
Em 2010, a Lupo redesenha sua logomarca e inicia uma nova fase. Neste ano, foi lançada uma nova coleção de produtos esportivos: a Lupo Sport. Em 2011, a Lupo completa 90 anos no mercado. Em 2012, no contexto da Copa do Mundo de Futebol em 2014 e as Olimpíadas em 2016, que ocorreriam no Brasil, a Lupo inaugura uma megastore, na cidade de Araraquara, no estado de São Paulo.
Em 2013, a Lupo implanta o SAP, software de Gestão Empresarial (ERP Enterprise Resources Planning).
Em 2014, a Lupo cria o canal de vendas “Tudo Lupo”, no qual nossos franqueados passam a não ter marca concorrente em produtos do portfólio Lupo. As lojas “Tudo Lupo” estão localizadas em cidades menores, de até 100 mil habitantes. Além dos franqueados que aderirem a essa modalidade, a Companhia encerra o ano de 2014 com 300 franquias, espalhadas por todo o Brasil.
Em 2016, como parte do seu processo de desenvolvimento, a Companhia adquiriu o Grupo Scalina, detentor das marcas TriFil e Scala, aumentando significativamente sua participação no mercado.
Em 2018, a Lupo inaugura creche em sua fábrica em ltabuna na Bahia, com o objetivo de oferecer apoio às famílias de seus colaboradores. Ainda em 2018, Lupo fecha uma unidade produtiva em Guarulhos, São Paulo.
Em 2020, Lupo inicia a produção de máscaras de proteção contra o Coronavírus, encerrando o ano com 18,8 milhões de máscaras produzidas. Ainda em 2020, as redes de lojas franqueadas no Brasil somavam 406 lojas Lupo e 71 Scala.