Lupo-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

A extensão da pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde {OMS} em razão da disseminação do coronavírus {Covid-19}, a percepção de seus efeitos, ou a forma pela qual tal pandemia impactará nossos negócios depende de desenvolvimentos futuros, que são altamente incertos e  imprevisíveis, podendo resultar em efeitos adversos relevantes em nossos negócios, condição financeira, resultados das operações e fluxos de caixa e, finalmente, nossa capacidade de continuar operando nossos negócios.

Os resultados de nossa operação podem ser afetados adversamente pela sazonalidade das vendas de nossos produtos, dado que estamos sujeitos a riscos de gerenciamento de estoque, de variações climáticas e de mudanças nas preferências dos consumidores e tendências de moda e podemos não responder de forma eficiente a tais situações.

A impossibilidade de implementar com sucesso nossa estratégia de crescimento orgânico poderá nos afetar adversamente.

Podemos não ser bem-sucedidos nas aquisições de novos negócios, tais como empresas e ativos, fato que poderá causar um efeito adverso nos negócios, na nossa situação financeira e nos nossos resultados operacionais

A dependência do setor de varejo em vendas por meio de boleto bancário e de cartão de crédito, além de financiamento ao consumidor por meio de cartões é uma tendência crescente, de modo que qualquer alteração nas políticas dos emissores de boletos e de cartão de crédito, bem como possíveis fraudes podem afetar negativamente nossos negócios e resultados operacionais.

Operamos por meio de diversos canais (omnicanalidade} e acreditamos que a integração desses canais é essencial para o sucesso do nosso negócio. A falha dessa integração, ou o nosso insucesso em aprimorar inovações poderão afetar negativamente os nossos negócios e atividades, situação financeira e resultado operacional.

Incapacidade de manter níveis de capital de giro suficientes para o nosso negócio pode limitar nosso crescimento e nos afetar adversamente.

Decisões desfavoráveis ou a impossibilidade de se realizar depósitos judiciais ou de se prestar ou oferecer garantias em processos judiciais, administrativos ou arbitrais podem causar efeitos adversos nossos negócios, na sua condição financeira, reputacional e nos seus resultados operacionais.

A incapacidade ou falha em proteger nossa propriedade intelectual das marcas e domínios ou a infração da propriedade intelectual de terceiros pode ter impacto negativo nos nossos resultados operacionais.

Somos altamente dependentes de sistemas de tecnologia da informação, bem como de contratos de licença de uso de software, para operar nossos negócios e qualquer falha, interrupção ou não renovação das licenças poderá afetar negativamente nossa situação financeira.

A não realização de prejuízo fiscal pode impactar nossos resultados financeiros.

Não temos controle operacional total sobre os negócios de nossos franqueados e estamos expostos à eventual redução de suas receitas. Além disso, quaisquer problemas nas nossas relações com nossos franqueados podem afetar adversamente os resultados de nossas operações.

Dependemos de duas unidades fabris e qualquer interrupção ou falha na operação de nossas unidades poderão nos causar um efeito adverso.

Dependemos do valor e da reputação de nossa marca e eventuais impactos negativos de nossa marca e reputação podem afetar adversamente nossos negócios e resultados.

Perdas não cobertas ou insuficientemente cobertas pelos seguros contratados por nós podem resultar em prejuízos, o que poderá nos afetar adversamente.

As lojas franqueadas, lojas multimarcas e/ou pontos de venda estão localizadas em espaços de uso público e podem sofrer consequências que fogem do controle da administração das respectivas lojas, o que pode causar danos materiais e à imagem de nossas lojas e marcas, além de causar eventual responsabilidade civil.

Grande parte das nossas lojas franqueadas estão localizadas em shopping centers frequentados por nosso público-alvo e a nossa capacidade de atrair clientes depende da capacidade de tais shopping centers de continuarem a atrair tráfego, da manutenção dessas lojas, bem como da abertura de novas lojas em outros shopping centers frequentados por nosso público-alvo.

Falhas em nossos sistemas, políticas e procedimentos de gestão de riscos poderão afetar adversamente nossos negócios.

Dependemos do sistema público e privado de infraestrutura logística para enviar nossos produtos para nossas instalações, lojas franqueadas e clientes de e-commerce.

Podemos vir a obter capital adicional no futuro por meio da emissão de ações ou valores mobiliários conversíveis em ações, o que poderá resultar numa diluição da participação dos nossos acionistas em nosso capital social.

Dependemos da força de trabalho de nossos empregados e paralisações ou greves de nossos empregados poderão afetar adversamente nossas operações e resultados.

A estrutura de controles internos, bem como as estruturas de governança da Companhia foram e estão sendo recentemente implementados, portanto, falhas nos sistemas, políticas e procedimentos de gestão de riscos e relatórios internos poderão expor a Companhia a riscos inesperados ou imprevistos, o que poderá afetar adversamente os negócios da Companhia.

Os processos de governança corporativa, gerenciamento de riscos e compliance da Companhia estão em fase de implementação de modo que a Companhia poderá não ser capaz de detectar comportamentos contrários à legislação e regulamentação aplicáveis e aos seus padrões de ética e conduta, o que pode ocasionar impactos adversos relevantes nos seus negócios, situação financeira, resultados operacionais e cotação de mercado das ações da Companhia.

Se não cumprirmos satisfatoriamente as disposições legais e regulamentares destinadas a combater atos de corrupção, poderemos ficar sujeitos a multas, penalidades ou outras sanções administrativas e judiciais, e poderemos ser impactados de forma negativa e relevante.

Podemos não pagar dividendos aos acionistas detentores de nossas ações.

As informações financeiras que usamos e alimentamos em nossos modelos históricos e estatísticos podem estar incompletas ou imprecisas, o que pode nos afetar adversamente. Ainda, possuímos determinadas deficiências não significativas em nossos controles internos, que, se não sanadas, poderão acarretar em ineficiência em nossa capacidade de reportar resultados precisos ou evitar desvios, que pode acabar gerando prejuízos para a Companhia.

Falhas nos nossos sistemas, políticas e procedimentos de gestão de riscos e relatórios internos poderão nos expor a riscos inesperados ou imprevistos, o que poderia afetar adversamente nossos negócios.

Falhas em nosso sistema de segurança com relação à proteção de informações confidenciais de nossos clientes, inclusive dados pessoais, e de nossa rede podem vir a prejudicar nossa reputação, nossa marca e afetar substancialmente nossos negócios

Estamos sujeitos a riscos associados ao não cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados e podemos ser afetados adversamente pela aplicação de multas e outros tipos de sanções.

A perda de membros de nossa administração e/ou a incapacidade de atrair e manter diretores e colaboradores qualificados podem causar um efeito adverso sobre nossas atividades, situação financeira e resultados operacionais

Podemos ser responsabilizados na esfera civil por danos causados a consumidores ou a terceiros em razão dos serviços que intermediamos, diretamente ou por meio de nossos franqueados, e/ou nossos fornecedores, inclusive por fatos alheios ao nosso controle, o que poderá afetar adversamente a nossa reputação e os nossos resultados operacionais.

Quaisquer disputas entre acionistas controladores concernentes aos seus respectivos direitos podem nos afetar adversamente e o valor de nossas ações.

Nós possuímos acionistas controladores cujos interesses podem ser conflitantes com os interesses de nossos acionistas minoritários.

Nossa gestão é fortemente influenciada por nossos acionistas controladores. O enfraquecimento da nossa cultura organizacional e/ou a incapacidade de atrair e manter pessoal qualificado poderá afetar negativamente nossos negócios e atividades, situação financeira e resultado operacional.

Estamos sujeitos a situações de potencial conflito de interesses em negociações com partes relacionadas. Eventuais conflitos de interesse podem não ser devidamente identificados e tratados

Podemos enfrentar potenciais conflitos de interesses envolvendo transações com partes relacionadas.

A perda de sócios-administradores relevantes poderá ocasionar um efeito adverso relevante em nossas operações e resultados.

Parte de nossa receita é decorrente do resultado operacional de nossas sociedades controladas e as atividades de algumas de nossas controladas são intimamente relacionadas com as nossas atividades. O resultado negativo e/ou a descontinuidade de algumas de nossas controladas poderá afetar negativamente nossas operações e nossos resultados

Aumentos significativos nos custos dos insumos necessários às nossas atividades podem afetar adversamente seus resultados operacionais.

Nossos negócios estão sujeitos a riscos associados com suprimento e fabricação globais, de forma que o preço das matérias-primas que utilizamos pode ser afetado pela volatilidade nas cotações de commodities e uma oscilação brusca e inesperada poderá ter um efeito adverso relevante para nós.

Dependemos de terceiros para fabricar alguns de nossos produtos.

Dependemos de recursos tecnológicos providos por terceiros para disponibilidade e operação da nossa plataforma digital, das nossas operações(inclusive relacionada às lojas físicas) e para implementação da nossa estratégia de crescimento. Ainda, podem ocorrer incidentes de segurança cibernética, incluindo ataques à infraestrutura necessária para manter nossos sistemas de TI podem resultar em danos financeiros e à nossa reputação.

Podemos ser responsáveis por obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias de terceiros fornecedores ou prestadores de serviços.

Podemos ser associados a práticas irregulares efetuadas por fábricas independentes e que possuem relação comercial conosco.

Nossos franqueados podem não ser capazes de renovar ou manter em boas condições os contratos de locação de suas lojas, os quais poderão estar sujeitos a multas contratuais em caso de rescisão. Ainda, existem fatores que podem aumentar o custo de ocupação das lojas franqueadas, o que poderá afetar o resultado de nossos franqueados, afetando, indiretamente, os resultados da Companhia.

Alterações na legislação tributária, incentivos fiscais, benefícios ou diferentes interpretações da legislação tributária podem afetar adversamente os resultados das nossas operações. Ainda, não temos controle sobre todas as interpretações da legislação tributária, que podem ser incompatíveis às nossas e virem a prejudicar os nossos resultados.

O setor do varejo é altamente competitivo, o que pode afetar adversamente nossa participação no mercado e as nossas receitas.

O varejo é sensível à diminuição do poder de compra do cliente e a ciclos econômicos desfavoráveis e essa sensibilidade poderá nos afetar adversamente e de forma relevante.

Incertezas relativas a mudanças de  padrão de  consumo trazidas pelo digital  podem impactar negativamente as vendas do varejo físico e atacado.

Podemos sofrer multas e restrições sob o Código de Defesa do Consumidor

Enfrentamos riscos relacionados aos registros, autorizações, licenças e alvarás para a instalação e a operação de nossas unidades fabris.

Podemos ser afetados negativamente se nossa cadeia de fornecimento não cumprir as leis e regulamentações socioambientais e relacionadas as condições de trabalho.

Podemos sofrer sanções legais por não administrar corretamente os resíduos gerados por nossas operações.

Estamos sujeitos a riscos relacionados ao cumprimento de legislação e regulamentações ambientais

Estamos expostos à possibilidade de perdas por desastres naturais, catástrofes, acidentes, incêndios e outros eventos que não estão no nosso controle e que podem afetar negativamente o desempenho financeiro, assim como por condições climáticas adversas, e outros fatores fora do nosso controle, que podem afetar negativamente os nossos negócios.

Preocupações crescentes com as alterações climáticas podem levar a medidas regulatórias adicionais, que podem resultar em um aumento de custos para nós para o cumprimento destas regulações.

O surto de doenças transmissíveis em todo o mundo pode levar a uma maior volatilidade no mercado de capitais global e resultar em pressão negativa sobre a economia mundial e a economia brasileira, impactando o mercado de negociação das ações de nossa emissão

O Governo Federal exerce influência significativa sobre a economia brasileira. Essa influência, bem como a conjuntura econômica e a política brasileira, poderão causar um efeito adverso relevante em nossas atividades

A inflação e os esforços governamentais para combatê-la podem contribuir para um cenário de incerteza econômica, nos afetando adversamente e o preço de mercado de nossas ações.

Um mercado secundário de negociação ativo e líquido para as ações da Companhia poderá não se desenvolver, limitando a capacidade dos acionistas da Companhia em venderem as ações pelo preço e no momento desejados.

A instabilidade política no Brasil pode afetar adversamente os negócios, operações e condição financeira da Companhia e suas controladas

Qualquer rebaixamento na classificação de crédito do Brasil pode afetar adversamente o preço de negociação de nossas ações ordinárias

Flutuações da taxa de câmbio e variações significativas nas taxas de juros podem afetar de forma negativa os nossos resultados operacionais

Desenvolvimentos e mudanças na percepção dos investidores sobre risco em outros países, especialmente nos Estados Unidos, Europa e outros países emergentes, podem afetar material e adversamente a economia brasileira e o valor de mercado dos valores mobiliários brasileiros, incluindo nossas ações.