Empresas

Almeida Jr Shopping Centers-Breve Histórico

Breve Histórico da Companhia

O grupo Almeida Junior foi fundado em 1980 em Blumenau, Santa Catarina, por Jaimes Almeida Júnior. A empresa atuou, inicialmente, no ramo imobiliário, desenvolvendo atividades no setor de empreendimentos residenciais no Vale do ltajaí.

Leia também:

A partir da década de 1990, sob a denominação Almeida Junior lnvest Negócios Imobiliários Ltda., passamos a investir no setor de desenvolvimento e investimento em shoppings centers. A inauguração do primeiro empreendimento ocorreu em 1993, com o Neumarkt Shopping, localizado em Blumenau, SC, atualmente com 29 mil m2 de área bruta locável.

Em 1999, lançamos o Santa Úrsula Shopping, no Estado de São Paulo, localizado na cidade de Ribeirão Preto.

O Balneário Shopping, localizado na cidade de Balneário Camboriú, Santa Catarina, foi inaugurado em 2007 e foi considerado um modelo de sucesso, trazendo diversas marcas nacionais e internacionais à região, tornando-se rapidamente referência para os consumidores.

Em 2008, adotamos a estratégia de concentração geográfica de nosso portfólio e vendemos o Santa Úrsula Shopping, tendo em vista a expertise e grande conhecimento de nosso sócio fundador sobre a cultura e comportamento da região.

Em abril de 2010, reforçando nossa estratégia de concentração geográfica, lançamos o Garten Shopping, em Joinville, Santa Catarina, que atualmente conta com 36 mil m2 de área bruta locável.

Em 8 de julho de 2011, passamos a operar sob a denominação Almeida Junior Shopping Centers S.A. e alteramos nosso objeto social, para ampliar as atividades que realizamos no âmbito da administração e desenvolvimento de nossos empreendimentos.

Em 10 de agosto de 2011, o fundador, Sr. Jaimes de Almeida Junior, celebrou um Contrato de Compra e Venda de Ações e de Investimentos com o grupo australiano Westfield Shopping Center (“Westfield”), formalizando o investimento da Westfield na Companhia. Por meio deste investimento, a Westfield passou a deter 50% das ações de nossa emissão, sendo que a TTH Negócios e Participações Ltda. (empresa controlada pelo fundador) permaneceu com os 50% restante do capital social, e o Sr. Jaimes Almeida Junior, permaneceu como diretor presidente e principal executivo da Companhia.

Após a parceria com a Westfield, o grupo lançou o Norte Shopping, localizado às margens da BR 470, em Salto do Norte, Blumenau – SC, que conta com 36 mil m2 de área bruta locável. No ano seguinte, em outubro de 2012, foi inaugurado o Continente Shopping, localizado na grande Florianópolis, Santa Catarina com 43 mil m2 de área bruta locável.

Em 29 de abril de 2013, o fundador Jaimes Almeida Junior, recomprou a participação da Westfield e se reestabeleceu como único acionista da companhia.

Desde então, foi retomado o projeto de crescimento do grupo com a expansão do Balneário Shopping de 24 mil para 42 mil m2  de área bruta locável em 2014. No ano de 2015, a transformação do Balneário Shopping foi reconhecida nacionalmente por meio do Prêmio ABRASCE – Categoria Ouro e, no mercado de Santa Catarina com o Prêmio Top de Marketing da ADVB – SC.

Em 16 de abril de 2016, foi inaugurado o Nações Shopping em Criciúma, SC, com 36 mil m2 de área bruta locável. Com a inauguração do seu sexto empreendimento, a Companhia passa a deter uma ABL de 224 mil m2, o que representa, atualmente, 71% do market share do estado de Santa Catarina.

Acreditamos que a estratégia que adotamos se demonstrou favorável, considerando o crescimento e indicadores observados nos últimos anos.