Empresas

Almeida Jr Shopping Centers-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

A extensão da pandemia da COVID-19, a percepção de seus efeitos e a forma como a pandemia afetará os nossos negócios dependem de eventos futuros, que são incertos e imprevisíveis, assim como seus possíveis desdobramentos e consequências, e podem afetar material e adversamente nossos negócios, condição financeira, resultados de operações e fluxos de caixa e, finalmente, nossa capacidade de continuar a operar nossos negócios.

Poderemos não ser bem-sucedidos na execução de nossa estratégia de negócio, o que poderá afetar negativamente nossos planos para aumentar nossa receita e rentabilidade.

Condições econômicas adversas no Brasil e nas regiões onde estão localizados os nossos shopping centers podem gerar a diminuição nos níveis de ocupação e locação dos espaços comerciais dos nossos shopping centers e, consequentemente, impactar negativamente nossos resultados operacionais.

Nossos resultados operacionais dependem dos negócios dos shopping centers e das vendas geradas pelas lojas neles instaladas.

Nosso crescimento poderá exigir capital adicional no futuro, que poderá não estar disponível ou, se disponível, poderá ser em condições não satisfatórias.

Decisões desfavoráveis ou o envolvimento de nossa Companhia ou de nossos acionistas, administradores e/ou colaboradores em processos judiciais, administrativos ou arbitrais, procedimentos de investigação ou inquéritos policiais podem causar efeitos adversos em nossos negócios, na nossa condição financeira, nos nossos resultados operacionais e em nossa imagem ou reputação.

Perdas não cobertas pelos seguros contratados pelos shopping centers podem resultar em prejuízos que poderão nos causar efeitos adversos.

Nosso nível de endividamento pode afetar negativamente nossos negócios e nosso crescimento.

Podemos não ser capazes de cumprir as cláusulas restritivas (covenants) impostas em nossos contratos de financiamento, o que poderá configurar um evento de vencimento antecipado de determinados contratos financeiros e, consequentemente, nos afetar adversamente.

Nosso Estatuto Social prevê que o acionista ou o grupo de acionistas que atingir participação igual ou superior a 20% do capital social estará obrigado a efetivar uma OPA por Atingimento de Participação Relevante, o que poderá impedir ou dificultar operações de interesse dos nossos acionistas que poderiam gerar um benefício para Companhia.

Poderemos não encontrar novas oportunidades para expansão por meio de parcerias ou aquisições de novos ativos, o que pode afetar adversamente a nossa estratégia de crescimento.

O ambiente de negócios pode não propiciar a renovação dos contratos de locação e a rescisão de contratos de locação dos nossos principais locatários pode afetar adversamente os seus resultados.

Prestamos serviços de administração, comercialização de lojas, comercialização de espaços em mall (quiosques) mídia e merchandising e planejamento aos shopping centers sob contratos sujeitos a rescisão ou não renovação.

Em nossos shoppings, somos condôminos em condomínios edilícios. Caso surjam contingências nesses shopping centers, os respectivos condomínios serão responsáveis pelo pagamento dos valores de tais contingências. Caso os condomínios não disponham dos recursos necessários para arcar com tais despesas poderemos ser, na qualidade de condôminos, obrigados a arcar com elas.

Estamos sujeitos a riscos relacionados ao pagamento de despesas extraordinárias em virtude dos nossos ativos onde estão instalados nossos shopping centers.

O nosso resultado poderá ser afetado adversamente pela não obtenção ou renovação, em prazo adequado, das licenças imobiliárias, regulatórias e/ou ambientais necessárias.

Interrupções elo falhas nos sistemas de tecnologia da informação corporativos, operacionais ou de gestão podem afetar a operação normal dos nossos negócios.

Os interesses dos nossos administradores e empregados, que participam de um plano de opção de compra de ações, podem ficar excessivamente vinculados à cotação das ações de nossa emissão.

Alguns dos nossos shoppings centers estão onerados com alienações fiduciárias.

Nosso sucesso depende significativamente da eficiência de nossa estratégia de marketing e da nossa capacidade em oferecer aos clientes uma experiência de consumo com qualidade diferenciada.

Nossos processos de governança, gestão de riscos e compliance podem falhar em detectar comportamentos contrários à legislação e regulamentação aplicáveis e aos nossos padrões de ética e conduta, podendo ocasionar impactos adversos relevantes sobre nossos negócios, nossa situação financeira, nossos resultados operacionais e sobre a cotação de nossas ações ordinárias.

As nossas estruturas de controles internos estão sendo ou foram recentemente constituídas.

A construção de novos shoppings centers próximos aos nossos pode requerer investimentos não programados e/ou dificultar a nossa capacidade em renovar locações ou locar espaços para novos lojistas, causando um efeito adverso para nós.

A perda de membro de nossa alta administração, ou a impossibilidade de atrair e manter novos executivos ou de treinar novos profissionais poderá ter um efeito adverso relevante sobre nossos negócios e nossos resultados operacionais.

Podemos não pagar dividendos ou juros sobre o capital próprio aos acionistas titulares de nossas ações.

A Companhia poderá enfrentar situações de potencial conflito de interesses em negociações com partes relacionadas.

Condições econômicas adversas nos locais onde estão localizados nossos shopping centers podem afetar adversamente os níveis de ocupação e locação dos espaços e, consequentemente, causar um efeito adverso para nós.

O fato dos nossos shopping centers serem espaços públicos pode gerar consequências que fogem do controle de suas respectivas administrações, o que pode acarretar danos materiais à imagem dos nossos shopping centers, além de poder nos gerar eventual responsabilidade civil.

Podemos ser responsabilizados por riscos relacionados à terceirização de parte substancial de nossas atividades, o que pode nos afetar adversamente.

A realização da reavaliação do valor justo das propriedades para investimento, conforme exigida pelas normas contábeis, pode gerar efeito relevante nas demonstrações financeiras da Companhia.

Considerando que membros do Conselho de Administração da Companhia exercem também cargos na diretoria não estatutária da Companhia, pode haver um conflito hierárquico em decorrência da cumulação de tais cargos, o que poderá impactar de maneira adversa os negócios da Companhia.

O modelo de contratação de parte dos Diretores Estatutários da Companhia por meio de sociedades prestadoras de serviço pode acarretar impacto adverso financeiro e/ou e reputacional à Companhia.

Nosso acionista controlador pode tomar decisões que podem conflitar com os interesses dos demais acionistas.

Dependemos em grande parte dos resultados de nossas controladas, que podem não vir a ser distribuídos.

Eventual processo de recuperação judicial ou falência da Companhia ou de nossas subsidiárias pode ser conduzido em bases consolidadas.

Dependemos da disponibilidade dos serviços públicos, especialmente água e eletricidade. Qualquer redução ou interrupção desses serviços poderá afetar adversamente as operações dos shopping centers e nossos resultados operacionais.

Aumentos significativos nos custos dos insumos necessários às nossas atividades podem afetar adversamente nossos resultados operacionais.

Poderemos ser adversamente afetados em decorrência do não pagamento de aluguéis pelos lojistas, da revisão dos valores dos aluguéis pelos lojistas ou do aumento de vacância nos espaços dos nossos shopping centers.

Mudanças nos hábitos dos consumidores poderão causar uma diminuição na receita e impactar adversamente os nossos negócios.

O setor de shopping centers no Brasil é altamente competitivo e fragmentado e voltado para a preferência dos consumidores, o que poderá ocasionar uma redução do volume de nossas operações.

A Lei de Locação possui características peculiares no setor de shopping centers e pode gerar riscos à condução dos nossos negócios.

O setor de shopping centers está sujeito a diversas normas para o seu regular funcionamento, o que pode afetar nossas atividades desenvolvidas.

Nossas aquisições futuras podem ser contestadas pelas autoridades concorrenciais brasileiras.

Falhas nos programas de segurança cibernética ou na prevenção ou identificação de ataques cibernéticos aos sistemas de informação e nossa base de dados podem resultar em acesso indevido a informações confidenciais ou sensíveis e ao não cumprimento das leis de Proteção de Dados (nacionais e internacionais), podendo ser afetada adversamente pela aplicação de multas e outros tipos de sanções.

A Companhia estará sujeita a riscos relativos ao não cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, podendo ser afetada adversamente pela aplicação de sanções, inclusive pecuniárias.

Podemos enfrentar mudanças adversas na legislação tributária.

A não observância das leis e regulamentos ambientais pode resultar na obrigação de reparação de danos ambientais, na imposição de sanções administrativas e penais e/ou em danos reputacionais.

As propriedades adquiridas e nossas atividades de negócio podem nos expor a riscos ambientais e, por consequência, podem afetar adversamente os nossos resultados operacionais.

O governo federal exerceu e continua a exercer influência significativa sobre a economia brasileira. Essa influência, bem como a conjuntura econômica e política brasileira, podem ter um efeito material adverso sobre a Companhia.

A crise econômica e política no Brasil pode ter um efeito adverso relevante sobre nossos negócios, operações e condição financeira, bem como o preço de negociação de nossas ações.

A instabilidade  cambial  pode  prejudicar  a  economia  brasileira  e,  consequentemente,  a Companhia.

Qualquer diminuição da classificação de crédito do Brasil (rating) pode afetar negativamente o preço das nossas ações.

A relativa volatilidade e falta de liquidez do mercado de capitais brasileiro poderão limitar substancialmente a capacidade dos investidores de vender as ações de emissão da Companhia ao preço e na ocasião desejados.

A inflação e os esforços do Governo Federal de combate à inflação podem afetar adversamente os negócios, operações e condição financeira da Companhia.

Riscos relacionados à situação da economia global poderão afetar a percepção do risco em outros países, especialmente nos Estados Unidos da América e mercados emergentes, o que poderá afetar negativamente a economia brasileira, inclusive por meio de oscilações nos mercados de valores mobiliários, o que pode impactar o preço de negociação de nossas ações.