Madero-Principais Riscos
Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades
Os auditores independentes identificaram determinadas deficiências significativas nos controles internos da Companhia, que, se não sanados, poderão acarretar ineficiência na capacidade de reportar resultados precisos ou evitar desvios, que podem gerar prejuízos para a Companhia.
Nosso endividamento pode afetar negativamente nossos negócios.
Inquérito Policial envolvendo nosso Diretor Presidente
O Sr. Junior Durski está sendo investigado no âmbito de um Inquérito Policial sigiloso em andamento perante a Polícia Federal em Curitiba/PR, iniciado em 2016, que investiga alegações criminais, envolvendo movimentações financeiras, relacionadas a supostas irregularidades em operações envolvendo, dentre outras empresas, os primeiros restaurantes fundados pelo Sr. Junior Durski, que atualmente são franqueados da Companhia. Essa investigação ainda está em andamento e é confidencial. Se tal procedimento der origem a uma denúncia ou um processo criminal contra o Sr. Durski ou se o Sr. Durski vier a ser condenado, os restaurantes investigados assim como nossa reputação e nossa marca, que estão intimamente associadas a ele, poderão sofrer impactos negativos, o que poderá afetar adversamente o nosso negócio e o preço das nossas ações ordinárias.
A extensão da pandemia da COVID-19, a percepção de seus efeitos e a forma como ela afetará os nossos negócios são incertos e imprevisíveis, assim como seus possíveis desdobramentos e consequências, os quais podem afetar material e adversamente os nossos negócios, nossa condição financeira, resultado de operações e fluxos de caixa e, finalmente, a nossa capacidade de continuar a operar nossos negócios.
Nosso sucesso futuro depende do apelo contínuo de nossos conceitos alimentares e a não antecipação e respostas inadequadas às mudanças de hábito dos consumidores podem afetar negativamente as nossas vendas.
A indústria de restaurantes em geral, e os segmentos de fast casual e full service em particular, são afetados por mudanças nas condições econômicas, que poderiam afetar negativamente o tráfego de nossos clientes, nossos negócios, nossa condição financeira e nossos resultados nas operações.
O fracasso em continuar a desenvolver com sucesso nossa marca Jeronimo, que tem histórico operacional limitado sob sua estrutura de preços atual, pode ter um efeito adverso relevante em nossos negócios.
Falhas ou interrupções significativas no fornecimento ou entrega de produtos alimentícios podem afetar adversamente nossos resultados operacionais e nossa lucratividade.
Dependemos de nossa Cozinha Central para produzir praticamente todos os nossos produtos alimentícios, e se houver um desastre natural ou outra interrupção grave em tais instalações, poderemos ser incapazes de produzir nossos produtos alimentícios para entrega aos nossos restaurantes e clientes.
Podemos ser forçados a atrasar, reduzir ou eliminar alguns ou todos os aspectos de nossos planos comerciais, expansões de restaurantes ou esforços de comercialização se não conseguirmos obter financiamento adicional para financiar nosso plano operacional atual.
Estamos sujeitos a perdas não cobertas por seguros contratados e a dificuldades na contratação de novas apólices, o que pode gerar efeitos adversos sobre nossos negócios.
Nossa principal estratégia de crescimento depende da disponibilidade de locais adequados e de nossa capacidade de desenvolver e abrir novos restaurantes em tempo hábil e em termos atraentes para nós.
Aumentos nos preços ou reduções na disponibilidade de carne e batatas de alta qualidade poderiam reduzir nossas margens operacionais e de receita ou nos levar a limitar ou modificar nosso cardápio, o que poderia afetar adversamente nossos negócios.
Se não formos capazes de manter e atualizar nossos sistemas de tecnologia da informação para atender às necessidades de nossos negócios, poderemos ser adversamente afetados.
Podemos não ser capazes de renovar ou manter em vigor os contratos de licenciamento de software ou de mantermos nossa propriedade intelectual sobre os softwares desenvolvidos internamente.
Nossas vendas comparáveis, vendas médias em restaurantes e vendas em todo o sistema podem não ser indicativos de resultados operacionais futuros.
O crescimento das vendas e dos lucros de nossos restaurantes pode ser prejudicado se o crescimento das vendas nos mesmos restaurantes for menor do que o esperado.
Nossa expansão para novos mercados pode apresentar riscos maiores, o que poderia afetar nossa lucratividade.
Nossos planos de abrir novos restaurantes exigem investimentos de capital.
Podemos experimentar custos operacionais mais altos, incluindo aumentos nos preços dos fornecedores e nos salários e benefícios dos funcionários, o que poderia afetar adversamente nosso desempenho financeiro.
Nosso sucesso depende do valor de nossas marcas e de nossa capacidade de executar iniciativas inovadoras de marketing e de relacionamento com o consumidor para manter a relevância da marca e impulsionar o crescimento lucrativo das vendas.
Qualquer publicidade negativa em torno de nossos restaurantes, acionistas ou funcionários, ou de nosso setor da indústria de restaurantes, poderia afetar adversamente o número de clientes dos restaurantes, o que poderia reduzir a receita de nossa rede.
Os litígios relativos à qualidade dos alimentos, saúde, conduta dos funcionários e outras questões podem exigir que incorramos em responsabilidades adicionais ou fazer com que os clientes evitem nossos restaurantes.
Se perdermos colaboradores estratégicos, nossa condição comercial, financeira e os resultados das operações podem ser prejudicados.
A Companhia celebrou contratos com fornecedores que podem ser rescindidos imotivadamente, o que pode impactar negativamente os negócios da Companhia.
A nossa incapacidade ou qualquer falha em proteger e manter nossos direitos de propriedade intelectual poderá nos afetar negativamente.
Decisões desfavoráveis em nossos processos legais ou administrativos podem nos afetar negativamente.
De tempos em tempos, somos obrigados a obter ou renovar licenças e autorizações locais, incluindo licenças do corpo de bombeiros, agência de inspeção sanitária, instituto ambiental e polícia civil, para nossas operações e alguns dos imóveis que utilizamos. A não obtenção ou renovação dessas licenças e permissões em tempo hábil pode resultar em penalidades, incluindo o fechamento de algumas de nossas localidades.
A eventual não obtenção, não renovação tempestiva ou cancelamento de licenças ambientais, registros, outorgas, autorizações, aprovações e anuências de natureza ambiental podem resultar em penalidades, incluindo o fechamento de algumas de nossas localidades e afetar significativamente os nossos resultados e imagem.
O impacto de fatores econômicos negativos, incluindo a disponibilidade de crédito, sobre nossos locadores e outros inquilinos de centros de varejo pode afetar negativamente nossos resultados financeiros.
Ocupamos a maioria de nossos restaurantes sob regime de locação de longo prazo, que talvez não possamos renovar no final do período de vigência ou que podem limitar nossa flexibilidade para nos mudarmos para novos locais.
Parte dos contratos de locação dos imóveis onde desenvolvemos nossas atividades operacionais contam com renúncia ao direito de preferência e não contém cláusulas de vigência, o que pode ensejar a desocupação dos imóveis caso sejam vendidos a terceiros
Nossas obrigações nos termos de nossos contratos de locação poderiam aumentar nossa vulnerabilidade às condições econômicas e industriais adversas e poderiam limitar nossa flexibilidade operacional e financeira.
A escassez ou o aumento dos custos de mão de obra pode retardar nosso crescimento e afetar adversamente nossa capacidade de operar nossos restaurantes.
As violações de segurança de informações confidenciais de clientes em conexão, entre outras coisas, com nosso processamento eletrônico de transações de cartão de crédito e débito, nosso programa de fidelidade ou nosso aplicativo de pedidos móveis, ou informações confidenciais de funcionários podem afetar negativamente nossos negócios.
Se experimentarmos uma falha material ou uma interrupção em nossos sistemas, nossos negócios poderão ser adversamente afetados.
Alterações nas estimativas relacionadas a nossa propriedade, equipamentos, fundo de comércio ou resultados operacionais que sejam inferiores às nossas estimativas atuais em determinados locais de restaurantes podem nos levar a incorrer em encargos de impairment, o que pode afetar adversamente nossos resultados de operações.
Nossos franqueados independentes poderiam tomar medidas que poderiam prejudicar nossos negócios.
Podemos não ser capazes de prevenir, identificar, analisar, quantificar avaliar ou monitorar comportamentos contrários à legislação e regulamentação aplicáveis e aos nossos padrões de ética e conduta, o que, juntamente com falhas nos nossos sistemas, políticas e procedimentos de gestão de riscos, pode afetar adversamente os nossos negócios e ocasionar impactos adversos relevantes em nossa situação financeira.
A nossa Política de Gerenciamento de Riscos e as nossas estruturas de controles internos, compliance e auditoria interna foram recentemente constituídas.
Nosso Estatuto Social prevê indenização aos nossos administradores na hipótese de eventual dano ou prejuízo. Não podemos garantir que a decisão pela concessão de tais indenizações seja realizada sem conflito de interesses e visando os melhores interesses da Companhia.
Caso uma oferta pública primária de ações não seja realizada, poderíamos não cumprir os covenants dos nossos contratos financeiros.
Poderá haver um potencial conflito hierárquico em decorrência da cumulação de cargos de diretores não estatutários como membros do Conselho de Administração da nossa Companhia.
Poderá haver um potencial conflito de interesses decorrentes da remuneração global dos administradores da Companhia.
Nós e nossas subsidiárias podemos ser considerados direta ou indiretamente responsáveis por reclamações trabalhistas, de acordo com os serviços contratados.
Estamos sujeitos a riscos associados ao não cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados e podemos ser afetados adversamente pela aplicação de multas e outros tipos de sanções.
Perturbações causadas por disputas trabalhistas ou atividades trabalhistas organizadas poderiam prejudicar nossos negócios.
Podemos ter exposição a obrigações fiscais maiores do que as previstas.
Podemos buscar aquisições ou investimentos estratégicos. O fracasso de uma aquisição ou investimento em produzir os resultados previstos, ou a incapacidade de integrar totalmente uma empresa adquirida, pode prejudicar nossos negócios.
O fato de nossos restaurantes serem espaços de uso público pode gerar consequências que fogem do controle da administração das respectivas lojas, o que pode causar danos materiais e à sua imagem, além de causar eventual responsabilidade civil.
Podemos não pagar dividendos ou juros sobre o capital próprio aos acionistas titulares de ações.
Podemos não conseguir ter acesso a novos financiamentos a termos atrativos para conseguir viabilizar nossas necessidades de capital ou cumprir nossas obrigações financeiras.
A Companhia tinha como prática remunerar os sócios executivos através de distribuição de lucros de determinadas sociedades limitadas subsidiárias da Companhia de forma desproporcional ao sócios. Tal prática poderá ter impactos tributários negativos para a Companhia e seus sócios caso não seja considerada regular pela receita federal e pelo Conselho Administrativo de Recursos Fiscais.
Dependemos do Junior Durski como parte integrante de nossas marcas.
Nosso CEO, Junior Durski, tem controle sobre as principais decisões e nomeação da alta administração como resultado de seu controle da maioria de nossas ações com direito a voto.
Contamos com dois fornecedores de carne bovina no mercado brasileiro que podem atender nossos requisitos de volume e qualidade. Qualquer falha na obtenção de carne bovina que atenda nossas exigências pode afetar adversamente nossos negócios.
Podemos ser responsabilizados por obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias de terceiros fornecedores ou prestadores de serviços.
Podemos ser considerados solidariamente responsável pelos danos ambientais causados por nossos fornecedores.
Poderemos enfrentar restrições e penalidades sob o Código Brasileiro de Proteção ao Consumidor no futuro.
Enfrentamos uma concorrência significativa perante os consumidores e, se não formos capazes de concorrer efetivamente, nossos negócios poderão ser adversamente afetados.
Qualquer risco percebido ou real à saúde ou publicidade negativa relacionada à indústria alimentícia, inclusive em relação a doenças de origem alimentar, poderia afetar adversamente nossa capacidade de vender nossos produtos. Se nossos produtos ficarem contaminados, poderemos estar sujeitos a reclamações de responsabilidade pelo produto e recalls de produtos.
Ações de responsabilidade por produtos ou recalls podem afetar negativamente nossa reputação comercial, expor-nos a uma maior fiscalização por parte dos reguladores federais e estaduais e podem não estar totalmente cobertos pelo seguro.
A abertura de novos restaurantes em mercados existentes pode afetar negativamente as vendas em nossos restaurantes em funcionamento.
Nossos resultados operacionais estão sujeitos a flutuações sazonais, o que poderia resultar em variações em nosso lucro trimestral.
Nossas atividades estão sujeitas a um rígido controle e a extensa legislação ambiental e sanitária, o que pode implicar um aumento de custos, provocando um efeito adverso relevante para nossas atividades.
Estamos sujeitos a regulamentações que exigem a obtenção de autorização específica para estabelecimentos, produtos e rótulos, o que pode aumentar o custo de operação ou, caso tais normas sejam descumpridas, acarretar o fechamento de algumas delas.
Mudanças nas leis ou nas interpretações tributárias podem aumentar o dispêndio da Companhia e, afetar negativamente a nossa condição financeira e o resultado operacional.
Os nossos resultados poderão ser adversamente impactados por modificações nas práticas contábeis adotadas no Brasil, bem como nas normas internacionais de relatório financeiro.
Estamos sujeitos à legislação e à regulamentação ambiental e suas respectivas obrigações, cuja violação pode nos afetar adversamente pela aplicação de sanções e penalidades, pecuniárias ou não.
Pandemias, epidemias ou surtos de doenças infecciosas, como o COVID-19, podem levar a uma maior volatilidade no mercado de capitais global e resultar em pressão adversa sobre a economia mundial, incluindo a economia brasileira, impactando o mercado de negociação das ações de nossa emissão.
A economia do Brasil permanece vulnerável a fatores externos, o que pode ter um efeito adverso sobre o crescimento econômico do Brasil e sobre os nossos negócios e resultado operacional.
A crise econômica e política no Brasil pode ter um efeito adverso relevante sobre nossos negócios, operações e condição financeira, bem como o preço de negociação de nossas ações.
A inflação e as medidas do Governo Federal para controlar a inflação, inclusive aumentando as taxas de juros, podem contribuir para a incerteza econômica no Brasil e nos afetar de maneira adversa.
A desvalorização de condições econômicas e de mercado, em geral, ou a percepção de risco em outros países, especialmente nos Estados Unidos e países de mercados emergentes, pode afetar negativamente a economia brasileira e o preço de mercado de valores mobiliários brasileiros.
O mercado de negociação ativo e líquido para as nossas ações poderá não se desenvolver, limitando a capacidade de nossos acionistas venderem as ações pelo preço e no momento desejados.
O Governo Federal exerceu e continua a exercer influência significativa sobre a economia brasileira. Essa influência, bem como a conjuntura econômica e a política brasileira, podem a causar um efeito adverso relevante nas nossas atividades, nos nossos resultados operacionais e mesmo no preço das nossas ações.
Qualquer degradação da classificação de crédito do Brasil (rating) pode afetar negativamente o preço das nossas ações.
Crises econômicas, sanitárias (incluindo o atual coronavírus – COVID-19, políticas, ambientais ou qualquer outro tipo de crise que tenha o condão de impactar a economia brasileira poderão afetar o poder aquisitivo da população, o que poderá resultar em uma diminuição do número de vendas dos nossos produtos.
A instabilidade da taxa de câmbio poderá ter efeito substancial negativo sobre a economia brasileira e sobre a Companhia.