Helbor-Principais Riscos
Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades
As parcerias da Companhia podem não ser bem sucedidas ou a Companhia pode não conseguir manter um bom relacionamento com os seus sócios ou parceiros, o que poderá gerar um efeito adverso relevante sobre negócios e operações da Companhia.
O valor de mercado dos terrenos que a Companhia mantém em estoque pode cair, e o valor de mercado dos terrenos que a Companhia pretende adquirir pode subir, o que poderá impactá-la adversamente
Os resultados da Companhia dependem dos resultados das suas subsidiárias e a Companhia não pode assegurar que as suas subsidiárias distribuirão recursos para a Companhia.
Caso a Companhia não seja capaz de continuar a repassar ao mercado financeiro a sua carteira de recebíveis de clientes a taxas de desconto atrativas, caso haja um descasamento de taxas e prazo entre a captação de recursos da Companhia e a concessão de financiamentos a seus clientes, sua situação financeira e seus resultados operacionais poderão ser adversamente afetados.
Os clientes podem efetuar o cancelamento da venda (distrato) das unidades compradas, o que poderá afetar adversamente a situação financeira e os resultados operacionais da Companhia.
Decisões desfavoráveis em processos judiciais ou administrativos podem causar efeitos adversos para a Companhia.
A Companhia está em fase de implementação de diversos projetos e o desempenho futuro é incerto, existindo o risco de a Companhia não conseguir executar, no todo ou em parte, a estratégia de negócios da Companhia, incluindo a sua estratégia de crescimento orgânico.
A perda de membros da alta administração da Companhia e/ou a incapacidade de atrair e manter pessoal qualificado para integrá-la, pode ter um efeito adverso relevante sobre sua situação financeira e em seus resultados operacionais.
Eventuais falhas e problemas na execução e atrasos no cumprimento do prazo de construção e conclusão dos nossos empreendimentos imobiliários, bem como empreendimentos imobiliários de sócios e parceiros, poderão diminuir nossa rentabilidade, prejudicar a nossa reputação, bem como sujeitar-nos a eventual imposição de indenizações e, consequentemente , nos afetar adversamente.
Pelo fato de reconhecermos a receita de vendas proveniente de nossos empreendimentos segundo o método contábil da evolução financeira da obra, o ajuste do custo de um projeto de incorporação poderá reduzir ou eliminar a receita e o lucro anteriormente apurados.
O descasamento entre as taxas utilizadas para a indexação das nossas receitas e as taxas utilizadas para a indexação de nossas despesas poderá nos afetar adversamente.
Estaremos sujeitos a riscos relativos ao não cumprimento da nova Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, de modo que podemos ser afetados adversamente pela aplicação de sanções, inclusive pecuniárias.
O nosso código de conduta ética e os nossos controles internos, bem como as cláusulas contidas nos contratos celebrados com os terceiros, podem não ser suficientes para evitar violações de leis de combate à corrupção e fraudes e práticas irregulares por parte de nossos administradores, empregados e terceiros que agem em nosso nome.
O nosso crescimento futuro poderá exigir capital adicional, que poderá não estar disponível ou poderá não ter condições satisfatórias.
Nosso estatuto social contém disposição que prevê a efetivação de oferta pública de aquisição de ações por atingimento de participação relevante, o que pode dificultar ou atrasar uma alteração no nosso controle e outras transações benéficas aos investidores, bem como a possibilidade de dispensa da obrigação de efetivar essa oferta, o que em determinadas situações pode ser contrário aos interesses de certos investidores.
Os interesses dos acionistas controladores da Companhia podem entrar em conflito com os interesses dos demais acionistas da Companhia.
Os investidores podem não conseguir vender as ações da Companhia pelo preço ou no momento desejado, em função da volatilidade e falta de liquidez do mercado de valores mobiliários brasileiro.
Os titulares das ações da Companhia poderão não receber dividendos.
A participação da Companhia em SPEs cria riscos adicionais, incluindo possíveis problemas no relacionamento financeiro e comercial com seus parceiros.
A Companhia compartilha o controle de alguns empreendimentos com outros investidores que podem ter interesses divergentes e competitivos em relação aos seus.
Riscos associados à concessão de financiamentos a parceiros.
Eventual processo de liquidação da Companhia ou de suas subsidiárias pode ser conduzido em bases consolidadas.
Eventuais problemas de atrasos e falhas em empreendimentos imobiliários da Companhia causados por terceiros podem ter um efeito adverso na imagem da Companhia, nos seus negócios, além de gerar um efeito relevante adverso em sua situação financeira e em seus resultados operacionais.
A utilização de mão de obra terceirizada pode implicar na assunção de obrigações de natureza trabalhista e previdenciária.
As pressões de custos de obras e alterações em orçamentos podem causar complementos de custos que alteram a rentabilidade dos projetos e consequentemente da Companhia
A Companhia está sujeita a riscos normalmente associados à concessão de financiamentos e cancelamentos de contratos por parte dos clientes (distratas). Caso ocorra uma taxa de inadimplência maior do que a estimada, se o custo destes financiamentos aumentar ou houver grande quantidade de cancelamentos de contratos por parte dos clientes, os resultados da Companhia podem ser afetados.
A falta de financiamento para suprir as necessidades de capital de giro da Companhia e de recursos para financiar aquisições de imóveis por compradores em potencial poderá gerar um efeito relevante adverso na situação financeira e nos resultados operacionais da Companhia.
O setor imobiliário no Brasil é altamente competitivo e a Companhia pode não conseguir manter a sua atual posição no mercado, o que poderá afetar adversamente sua situação financeira e seus resultados operacionais.
A Companhia está exposta a riscos associados à incorporação imobiliária.
O nosso negócio, os resultados de nossas operações, bem como o valor de nossas ações podem ser afetados negativamente por condições macroeconômicas, condições do mercado imobiliário e outras condições de execução dos projetos.
O Governo Federal exerceu, e continua a exercer, significativa influência sobre a economia brasileira. As condições políticas e econômicas brasileiras podem afetar desfavoravelmente o negócio, resultado operacional e financeiro e o fluxo de caixa da Companhia.
A inflação e as medidas do Governo Federal para combatê-la podem contribuir para a incerteza econômica no Brasil, afetando adversamente o resultado operacional da Companhia.
A instabilidade política pode prejudicar os resultados operacionais da Companhia.
Concentração bancária no Brasil pode prejudicar a disponibilidade e o custo do crédito
A volatilidade e a iliquidez inerentes ao mercado de valores mobiliários brasileiro poderão limitar substancialmente a capacidade dos investidores de venderem ações ordinárias de emissão da Companhia ao preço e no momento desejados.
Acontecimentos políticos, econômicos e sociais e a percepção de riscos em outros países, sobretudo em países de economia emergente, podem prejudicar o valor de mercado dos valores mobiliários brasileiros.
A instabilidade cambial pode prejudicar a economia brasileira e os resultados operacionais da Companhia, bem como o valor de mercado de suas ações.
Qualquer degradação da classificação de crédito do Brasil (rating) pode afetar negativamente o preço das ações ordinárias de nossa emissão.
Mudanças na extensa regulamentação a que estão sujeitas as atividades das empresas do setor imobiliário, incluindo as atividades da Companhia, podem aumentar o seu custo e limitar o seu desenvolvimento ou de outra forma afetar adversamente a sua situação financeira e seus resultados operacionais.
O aumento de alíquotas de tributos existentes ou a criação de novos tributos incidentes durante o prazo em que os contratos de venda a prazo da Companhia estejam em vigor poderão afetar adversamente a sua situação financeira e os seus resultados operacionais.
Modificações nas práticas contábeis adotadas no Brasil em função de sua convergência às normas internacionais de contabilidade (IFRS) podem afetar adversamente os nossos resultados.
Os imóveis de propriedade da Companhia, controladas ou coligadas, podem ser desapropriados.
A companhia está sujeita a riscos de execução de obra por questões climáticas, ambientais, execução e projeto.
Desastres relacionados à saúde podem prejudicar a capacidade da Helbor em atingir seus objetivos de negócio. A extensão da pandemia em razão da disseminação do coronavírus(COVID-19), seus efeitos, ou a maneira que impactará nossos negócios depende de desenvolvimentos futuros, que são altamente incertos e imprevisíveis, podendo acarretar resultado adverso relevante para a companhia.