Trisul-Principais Riscos
Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades
Eventuais falha s e problemas na execução e atrasos no cumprimento do prazo de construção e conclusão dos nossos empreendimentos imobiliários, bem como empreendimentos imobiliários de sócios e parceiros, poderão diminuir nossa rentabilidade e prejudicar a nossa reputação bem como sujeitar nos a eventual imposição de indenizações, e consequentemente, nos afetar adversamente.
O nosso negócio e os resultados de nossas operações, bem com o o valor de nossas ações podem ser afetados negativamente por condições macroeconômicas. condições do mercado imobiliário e outras condições de execução dos projetos .
O nosso crescimento futuro poderá exigir capital adicional, que poderá não estar disponível ou poderá não ter condições satisfatórias.
Parcela substancial dos recursos para financia mento de nossos empreendimentos residenciais populares e de nossos clientes é fornecida pelas principais instituições financeiras.
Pelo fato de reconhecermos a receita de vendas proveniente de nossos empreendimentos segundo o método contábil da evolução financeira da obra, o ajuste do custo de um projeto de incorporação poderá reduzir ou eliminar a receita e o lucro anteriormente apurados.
Podemos não ser bem sucedidos em implementar nossa estratégia de crescimento, no todo ou em parte, como planejado, o que poderá nos afetar adversamente.
A perda de membros da nossa alta administração, ou a nossa incapacidade de atrair e manter pessoal adicional para integrá-la, pode ter um efeito adverso relevante sobre os nossos negócios.
O descasamento entre as taxas utilizadas para a indexação das nossas receitas e as taxas utilizadas para a indexação de nossas despesas poderá nos afetar adversamente.
Decisões desfavoráveis em processos judiciais ou administrativos podem nos afetar adversamente.
Possuímos cláusulas restritivas à capacidade de endividamento {“Covenants “J em nossos contratos de dívidas. O não cumprimento desses Covenants pode causar o vencimento antecipado dessas dívidas.
Estaremos sujeitos a riscos relativos ao não cumprimento da nova Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, podendo sermos afetados adversamente pela aplicação de sanções pecuniárias.
Os detentores das nossas ações podem não receber dividendos ou juros sobre o capital próprio.
Podemos vir a precisar de capital adicional no futuro e optar por obter esses recursos por meio da emissão de ações ou de valores mobiliários conversíveis em ações, o que poderá resultar na diminuição do valor de nossas ações e na diluição das respectivas participações societárias dos acionistas no nosso capital social.
O nosso código de conduta ética e os nossos controles internos/ bem como as cláusulas contidas nos contratos celebrados com os terceiros/ podem não ser suficientes para evitar violações de leis de combate à corrupção e fraudes e práticas irregulares por parte de seus administradores/ empregados e terceiros que agem em nosso nome.
Os interesses de nossos acionistas controladores podem ser conflitantes com os interesses de nossos investidores.
Nosso estatuto social contém disposição que prevê a efetivação de oferta pública de aquisição de ações por atingimento de participação relevante o que pode dificultar ou atrasar uma alteração no nosso controle e outras transações benéficas aos investidores, bem como a possibilidade de dispensa da obrigação de efetivar essa oferta , o que em determinadas situações pode ser contrário aos interesses de certos investidores.
Somos uma holding e de pendemos de recursos disponibiliza dos por nossa s subsidiárias para obter fluxo de caixa . Não podemos assegurar que esses recursos nos serão disponibilizados, reduzindo nossa disponibilidade de caixa.
Nossa associação com outras entidades em SPEs pode trazer riscos financeiros e comerciais adicionais, que podem afetar os negócios e o valor das nossas ações .
Risco associados à concessão de financiamentos a parceiros .
Eventual processo de liquidação da Companhia ou de suas subsidiárias pode ser conduzido em bases consolidadas.
Aumentos no preço de matérias-primas podem elevar o custo de empreendimentos e reduzir os nossos lucros.
A utilização de mão-de-obra terceirizada pode implicar na assunção de obrigações de natureza trabalhista e previdenciária.
Podemos ser afetados pela indisponibilidade de crédito para nossos clientes e por inadimplementos de nossos clientes em financiamentos concedidos.
Estamos sujeitos a distratos imobiliários, o que pode impactar negativamente nossa receita.
Estamos expostos a riscos associados à incorporação imobiliária, construção, locação e venda de imóveis.
O setor imobiliário no Brasil é altamente competitivo, o que poderá ocasionar uma redução da nossa participação no mercado em certas circunstâncias.
A alteração das condições de mercado poderá prejudicar a nossa capacidade de vender nossos empreendimentos e unidades disponíveis pelos preços previstos, o que poderia reduzir as nossas margens de lucro e afetar-nos adversamente.
A escassez de recursos disponíveis para financiamentos no mercado e/ou o aumento na taxa de juros pode prejudicar a capacidade ou disposição dos potenciais compradores de imóveis de financiar suas aquisições, o que pode vir a afetar negativamente as nossas vendas e a obrigar a alteraras condições de financiamento que oferecemos aos nossos clientes.
Poderemos enfrentar dificuldades para localizar terrenos atraentes e aumentos no preço de terrenos poderão elevar nossos custos de vendas, diminuir nosso lucro e afetar-nos adversamente.
O desenvolvimento de atividades imobiliárias implica riscos normalmente associados à concessão de financiamentos.
As nossas atividades estão sujeitas à extensa regulamentação, o que pode vir a aumentar os nossos custos, causar dificuldades para o desenvolvimento de determinados empreendimentos ou de outra forma afetar ad versa mente as nossas atividades e fluxo de caixa.
Alteraçõe s da legislação tributária brasileira poderão aumentar a nossa carga tributária, e consequentemente, impactar adversamente os nossos resultados operacionais.
O aumento de alíquotas de tributos existentes ou a criação de novos tributos que afetem os financiamentos vigentes poderão prejudicar de maneira relevante a nossa situação financeira e os nossos resultados operacionais.
Modificações nas práticas contábeis adotadas no Brasil em função de sua convergência às normas internacionais de contabilidade {IFRS} podem afetar adversamente os nossos resultados.
As nossas atividades de construção de empreendimentos podem nos expor a riscos ambientais que poderiam afetar-nos adversamente,
Os imóveis de propriedade da Companhia, controladas ou coligadas, podem ser desapropriados.
A instabilidade política pode prejudicar os nossos resultados operacionais.
Acontecimentos políticos, econômicos e sociais e a percepção de riscos em outros países, sobretudo em países de economia emergente , podem prejudicar o valor de mercado dos valores mobiliários brasileiros.
Concentração bancária no Brasil pode prejudicar a disponibilidade e o custo do crédito.