Empresas

Qualicorp-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

Um aumento nos níveis de inadimplência no pagamento das mensalidades dos planos de assistência à saúde, que enviamos a nossos Beneficiários, no segmento Afinidades poderá afetar adversamente nossos resultados financeiros.

Caso as Operadoras com as quais temos relacionamentos não sejam capazes de estimar ou controlar com precisão seus custos e, consequentemente, repassem tais custos a nossos clientes, nossos resultados financeiros poderão ser adversamente afetados.

Caso sejamos incapazes de executar nossa estratégia de negócios, o atingimento das metas e do plano anual poderão ser prejudicados.

Podemos não ser capazes de manter relacionamentos satisfatórios, bem como de renovar contratos em termos e condições favoráveis, com operadoras de planos de assistência à saúde e odontológicos.

Poderemos não ser capazes de identificar novas Associações Profissionais e/ou Entidades de Classe interessadas em nossos serviços, ou de oferecer nossos serviços para um maior número de pessoas físicas vinculadas às Associações Profissionais e/ou Entidades de Classe com as quais já trabalhamos.

As aquisições e/ou os investimentos estratégicos pretendidos podem não ser bem­ sucedidos, o que poderá impactar negativamente nossos investimentos estratégicos.

Nossa receita é concentrada no segmento Afinidades, tornando-nos suscetíveis às condições desfavoráveis desse segmento.

Nossos negócios estão altamente concentrados na Região Sudeste do País, especialmente nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro, e uma redução significativa de nossa participação de mercado ou o desaquecimento da economia nessas regiões poderá afetar adversamente nossos negócios.

Nosso relacionamento com os corretores terceirizados pode ser encerrado a qualquer tempo.

Nosso relacionamento com corretores independentes não prevê exclusividade para as atividades de comercialização

Podemos não ser capazes de manter e atualizar nossos controles e sistemas internos de modo eficaz.

Mudanças na nossa alta administração e a dificuldade em atrair pessoa/ qualificado à altura pode afetar adversamente nossos negócios e resultados.

Podemos vir a ser prejudicados em razão da conduta inadequada de alguns dos corretores terceirizados com quem atuamos.

Podemos vir a ser prejudicados em razão da conduta inadequada de administradores, colaboradores, prepostos, parceiros e prestadores de serviço com quem atuamos incluindo quanto a eventual prática de atos lesivos contra a administração pública, nacional ou estrangeira.

Decisões desfavoráveis em processos judiciais e administrativos podem afetar adversamente a Companhia e criar obrigações relevantes.

Estamos sujeitos a erros, atrasos ou falhas em nossas medidas de segurança de TI, as quais poderão também ser violadas ou comprometidas, podendo resultar na condenação ao pagamento de indenizações por eventuais danos causados pelo uso indevido de informações relativas aos nossos Beneficiários e/ou à população vinculada às Associações Profissionais, Entidades de Classe e/ou Operadoras, ou mesmo na interrupção e/ou inviabilidade da prestação de nossos serviços, afetando adversamente nossas receitas.

No caso de haver qualquer dificuldade em relação ao pagamento de nosso endividamento poderemos ter um efeito adverso em nossas operações.

Estamos sujeitos a risco não cobertos por nossos seguros ou ao pagamento de indenizações insuficientes para cobrir os danos decorrentes de sinistros cobertos por nossos seguros, os quais podem afetar adversamente nossos resultados.

Não  possuímos  políticas   de   avaliação   de   desempenho   dos   órgãos   de   nossa Administração, tampouco de seus respectivos membros.

Poderemos precisar de recursos adicionais no futuro, podendo optar por obtê-los por meio da emissão de valores mobiliários, o que poderá resultar na diluição da participação de investidores em nosso capital social.

Os acionistas podem não receber dividendos ou juros sobre o capital próprio.

Nossos administradores e colaboradores poderão participar de planos de opção de compra de ações cujo exercício poderá resultar na diluição da participação de nossos acionistas. Ademais, estes planos podem fazer com que nossos administradores e colaboradores almejem retornos no curto prazo, o que pode conflitar com os interesses dos acionistas que procuram retornos no longo prazo em seus investimentos em nossas ações.

Em julho de 2020, a Companhia foi alvo de uma busca e apreensão de documentos numa nova fase da “Operação Lava Jato” – “Operação Paralelo 23”. Em 22 outubro de 2020, a Companhia foi alvo de nova busca e apreensão de documentos no âmbito da chamada “Operação Triuno”, de modo que novos desdobramentos das investigações conduzidas pelas autoridades públicas podem afetar negativamente os negócios da Companhia.

Após a oferta pública de distribuição secundária de ações da Companhia realizada em abril de 2012, deixamos de ter um acionista controlador ou grupo de controle titular de mais de 50% do nosso capital votante, o que pode nos deixar suscetíveis a alianças entre acionistas, conflitos entre acionistas e outros eventos decorrentes da ausência de um acionista controlador ou grupo de controle titular de mais que 50% do capital votante e/ou com acordo de voto para o efetivo exercício do poder de controle.

Somos uma holding e dependemos dos resultados de nossas subsidiárias, e não podemos garantir que seus resultados serão distribuídos à Companhia.

Podemos ser afetados adversamente pelo inadimplemento das mensalidades cobradas dos Beneficiários, na medida em que assumiremos a realização de pagamentos não realizados às Operadoras/Seguradoras

Podemos não ser capazes de manter os contratos de adesão com nossos Beneficiários.

Podemos não ser capazes de manter nosso relacionamento com grandes Associações Profissionais e/ou Entidades de Classe responsáveis por parcela significativa de nossa receita financeira.

Enfrentamos concorrência em nossos negócios, o que pode afetar nossa participação de mercado e rentabilidade.

Estamos sujeitos a suportar o pagamento de indenizações por erros e omissões no desenvolvimento de nossas atividades.

O Governo Federal exerceu e continua exercendo significativa influência na economia brasileira. A conjuntura política e econômica brasileira pode prejudicar nosso desempenho financeiro e o preço de mercado de nossas ações.

Nossos resultados podem variar devido a muitos fatores, incluindo cenário econômico e mudanças cíclicas ou permanentes para o mercado de planos privados de assistência à saúde e odontológico.

Publicidade negativa relativa ao setor de saúde suplementar de modo geral ou especificamente aos clientes com os quais mantemos relacionamento poderá afetar adversamente nossos resultados operacionais ou nosso negócio.

O sistema regulatório ao qual estamos sujeitos e suas eventuais alterações poderão ter um efeito adverso relevante sobre nossos negócios.

Nossas futuras aquisições de outras empresas podem sofrer restrições ou podem não ser aprovadas pelo CADE e pela ANS.

Poderemos ser afetados pela imposição de leis e normas regulamentares proibindo ou restringindo as atividades de prestação de serviços de atendimento telefônico no Brasil.

A Companhia pode ser afetada pela imposição de leis e normas regulamentares proibindo ou restringindo as atividades de terceirização.

A extensão da pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em razão da disseminação do coronavírus (COVID-19), a percepção de seus efeitos, ou a forma pela qual tal pandemia impactará nossos negócios depende de desenvolvimentos futuros, que são altamente incertos e imprevisíveis, podendo resultar em um efeito adverso relevante em nossos negócios.