Empresas

Grupo SBF-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

O surto de doenças transmissíveis no Brasil e/ou no mundo, a exemplo da pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em razão da disseminação do novo coronavírus (COVID-19), provocou e pode continuar provocando um efeito adverso em nossas operações, inclusive paralisando integralmente ou parcialmente os nossos canais de venda. A extensão da pandemia do COVID-19, a percepção de seus efeitos, ou a forma pela qual tal pandemia impactará nossos negócios (quer do ponto de vista micro, quer do ponto de vista macroeconômico) depende de desenvolvimentos futuros, que são alta1nente incertos e imprevisíveis, podendo resultar em um efeito adverso relevante em nossos negócios, condição financeira, resultados das operações e fluxos de caixa e, finalmente, nossa capacidade de continuar operando nossos negócios.

Somos altamente dependentes dos nossos centros de distribuição e dos nossos centros de transferências e qualquer interrupção ou falha na operação de nossos centros poderá nos causar um efeito adverso.

Atuamos no setor de varejo por meio de canais distintos (lojas físicas, websites, sites mobile e aplicativo) e acreditamos que a integração desses canais é essencial para o sucesso do nosso negócio. A falha dessa integração, ou o nosso insucesso em aprimorar inovações poderão afetar negativamente os nossos negócios e atividades, situação financeira e resultado operacional

Podemos não ser capazes de ampliar a quantidade de lojas Centauro geração 5 e/ou a capacidade de nossos CDs e CTs.

Podemos não ser capazes de realizar aquisições ou parcerias em termos ou preços desejáveis.

Adicionalmente, aquisições ou parcerias podem não trazer resultados satisfatórios.

Não conseguimos garantir que seremos capazes de efetivar todas as aquisições que viermos a anunciar, em razão da necessidade de satisfação de determinadas condições suspensivas, inclusive aquelas relacionadas a aprovações regulatórias

Incapacidade de manter níveis de capital de giro suficientes para o nosso negócio pode limitar nosso crescimento e nos afetar adversamente.

Nós não apropriamos o crédito do Imposto sobre Produto s Industrializados (IPI) na entrada das mercadorias que importamos, nem recolhemos o IPI na saída subsequente da mercadoria.

Mudanças na legislação acerca dos benefícios fiscais que nos beneficiam podem nos afetar adversamente.

Decisões desfavoráveis em processos, novos ou em andamento, judiciais, administrativos ou arbitrais podem nos afetar adversamente.

A abertura de novas lojas pode demandar recursos adicionais, bem como ocasionar tuna queda no desempenho das lojas existentes.

Podemos não ser capazes de cumprir com os índices financeiros ou outras obrigações previstas nos nossos contratos de dívida celebrados por nossa Companhia. Adicionalmente, os termos e condições e a disponibilidade do crédito estão sujeitos a determinadas condições de mercado que podem não ser verificadas.

A perda de membros da nossa administração, o enfraquecimento da nossa cultura organizacional e/ou a incapacidade de atrair e manter pessoal qualificado poderá afetar negativamente nossos negócios e atividades, situação financeira e resultado operacional

Mudanças na legislação tributária podem alterar determinações fiscais, tais como alíquotas vigentes e/ou a criação de novos tributos, e, consequentemente, nos afetar adversamente.

Atualmente estamos sujeitos à determinadas regras em razão da inscrição de débitos fiscais em programas de parcelamento estaduais e federais. Caso deixemos de cumprir quaisquer dessas regras, os programas poderão ser rescindidos e os benefícios decorrentes deles cancelados.

É possível que não consigamos renovar ou. manter os contratos de locação das nossas lojas, CDs e CTs, ou renovar ou manter estes contratos em condições favoráveis.

Dependemos do sistema de transporte e de infraestrutura para entregar os produtos dos CDs e/ou CTs a nossas lojas e aos nossos clientes.

Perdas não cobertas pelos seguros contratados por nós ou cujas coberturas contratadas sejam insuficientes podem resultar em prejuízos, o que poderá nos afetar adversamente.

Parte dos produtos quevendemos é importada diretamente por nós ou indiretamente por nossos fornecedores. Qualquer limitação em nossa capacidade de importar tais produtos poderá restringir a oferta de nossos produtos. Adicionalmente, flutuações cambiais nos países dos quais importamos produtos diretamente podem afetar adversamente nossos negócios.

As nossas lojas estão localizadas em espaços de uso público e podem sofrer consequências que fogem do controle da administração das respectivas lojas, o que pode causar danos materiais e à imagem de nossas lojas e marcas, além de causar eventual responsabilidade civil

Dependemos de recursos tecnológicos providos por terceiros para disponibilidade e operação da nossa plataforma digital, das nossas operações (inclusive relacionada às nossas lojas físicas) e para implementação da nossa estratégia de crescimento.

Problemas nos nossos sistemas de tecnologia da informação podem afetar adversamente as nossas operações.

Os resultados de nossa operação podem ser afetados adversamente pela sazonalidade das vendas de nossos produtos.

Terceirizamos parte da entrega dos produtos aos nossos clientes e, por essa razão, estamos sujeitos a incidentes relacionados a serviços de entrega. Adicionalmente, podemos ser responsabilizados pelo inadimplemento de vendedores parceiros cadastrados em nossa plataforma de marketplace.

Variações climáticas podem causar impactos negativos em nosso resultado operacional

A falha ou incapacidade em proteger a propriedade intelectual das marcas e domínios ou a violação à propriedade intelectual por terceiros pode ter impactos negativos em nossos negócios.

Estamos sujeitos ao risco de processos baseados em alegações de quebra dos direitos autorais de propriedade intelectual de terceiros.

A nossa Companhia, por meio de nossos canais digitais, pode enfrentar publicidade negativa por remover, ou se recusar a remover, determinado conteúdo, independentemente de tal conteúdo violar alguma lei ou regulamentação.

A Companhia está exposta a riscos relacionados à inadimplência de seus clientes.

Nossos acionistas poderão não receber dividendos ou juros sobre o capital próprio.

Dificuldades em manter o volume de nossas vendas podem causar um efeito adverso sobre nós.

Falhas nos nossos sistemas, políticas e procedimentos de controles internos poderão nos expor a riscos inesperados ou imprevistos, o que poderia afetar adversamente nossos negócios.

Se não cumprirmos satisfatoriamente as disposições legais e regulamentares destinadas a combater atos de corrupção, poderemos ficar sujeitos a multas, penalidades ou outras sanções administrativas e judiciais, e poderemos ser impactados de forma negativa e relevante.

Paralisação da nossa força de trabalho ou greve pode afetar as nossas operações.

Podemos não ser capazes de nos adaptar rapidamente às transformações digitais exigidas pelos clientes e pelo setor.

A dependência do setor de varejo em vendas de cartão de crédito e financiamento ao consumidor é uma tendência crescente, de modo que qualquer alteração nas políticas dos emissores de cartão de crédito pode afetar negativamente nossos negócios e resultados operacionais.

Nossa Companhia celebrou com o Sr. Sebastião Vicente Bomfim Filho, nosso acionista controlador indireto, membro efetivo e Presidente do nosso Conselho de Administração, contrato de prestação de serviços, que lhe garante uma remuneração diferenciada daquela estendida aos demais membros do nosso Conselho de Administração. Considerando que o Sr Bomfim Filho é o controlador indireto de nossa Companhia, não podemos garantir que as atuais condições do contrato de prestação de serviços não serão revisadas para contemplar benefícios adicionai s para que o mesmo permaneça a frente de nossa administração. Além disso, não podemos garantir que quaisquer dos acionistas controladores de nossa Companhia não aprovarão contratos de prestação de serviços ou similares com outros administradores da nossa Companhia.

Celebramos e poderemos vir a celebrar contratos com o Sr. Sebastião Vicente Bomfim Filho, membro efetivo e Presidente do 1wsso Conselho de Administração e acionista controlador indireto da nossa Companhia e/ou com sociedades em que ele também figure como acionista controlador. Não podemos garantir que nossos acionistas controladores ou administradores por eles eleitos prestaram ou prestarão estrita observância às boas práticas de governança e/ou normas existentes para dirimir situações de conflito de interesses, demonstrar o caráter estritamente comutativo das condições pactuadas ou assegurar o pagamento compensatório adequado, em cada transação em que, de um lado, a parte contratante seja a nossa Companhia ou sociedade por nós controlada, e, de outro lado, a parte contratada seja tuna sociedade direta ou indiretamente controlada por qualquer dos acionistas controladores da Companhia ou por qualquer administrador da Companhia. Os interesses pessoais de nossos acionistas controladores indiretos poderão divergir dos interesses de nossa Companhia e dos demais acionistas, sendo que decisões futuras sobre a renovação e/ou rescisão antecipada de tais contratos poderão ser tomadas por tal acionista em desacordo com os interesses de nossa Companhia, o que poderá afetar de forma relevante o nosso planejamento estratégico, as nossas decisões comerciais, o nosso resultado operacional e a nossa situação financeira.

O Sr. Sebastião Vicente Bomfim Filho, membro efetivo e Presidente do nosso Conselho de Administração e nosso acionista controlador indireto figura como réu em procedimentos criminais originados de denúncias oferecidas pelos Ministérios Públicos dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Paraíba e Rio Grande do Sul nas quais estão sendo discutidas eventuais violações à Lei Nº 8.137, de 27 de dezembro de 1990, conforme alterada (“Lei de Crimes Tributários’ . O desfecho dessas ações poderá afetar negativamente e de forma relevante a nossa imagem, as nossas vendas e o nosso resultado operacional.

Os interesses dos acionistas membros do nosso bloco de controle poderão divergir dos interesses dos demais acionistas.

Podemos ter que emitir novos valores mobiliários para captar recursos adicionais ou para honrar as opções outorgadas em nosso programa de opção de ações, o que poderá resultar em uma diluição da participação do investidor no nosso capital social

O nosso resultado consolidado reflete exclusiva e integralmente os resultados de nossas controladas. Dessa forma, resultados negativos das nossas controladas afetarão negativamente o nosso resultado.

Dependemos de poucos fornecedores e do recebimento de produtos adquiridos dos nossos fornecedores em um prazo certo e dentro de determinados padrões de qualidade.

Não podemos garantir que os nossos fornecedores e parceiros no marketplace não se envolvam com práticas irregulares.

Podemos ser responsabilizados por obrigações de natureza trabalhista e previdenciária de terceirizados.

Falha ou atraso em responder ou prever de maneira eficiente mudanças na demanda e hábito de consumo podem resultar em perda de nossos clientes, o que resultará em queda das vendas.

As nossas vendas dependem principalmente do fluxo de pessoas nos shoppings onde nossas lojas físicas estão localizadas e de acesso frequente de clientes em nossa plataforma digital A queda no fluxo de pessoas nos shoppings poderá provocar uma redução do fluxo de pessoas em nossas lojas físicas, afetando adversamente e de forma relevante as nossas vendas.

Dependemos da disponibilidade de crédito e cartões de crédito para os nossos clientes. Qualquer mudança nas politicas e valores cobrados pelos emissores de cartões de crédito pode nos afetar, prejudicando nosso resultado operacional e a nossa situação financeira.

Nosso negócio de canais digitais depende do acesso contínuo e desimpedido de nossos clientes à internet.

Os setores em que atuamos são altamente competitivos, o que pode afetar adversamente nossa participação no mercado e as nossas receitas.

O varejo é sensível à diminuição do poder de compra do cliente e ciclos econômicos desfavoráveis e essa sensibilidade poderá nos afetar adversamente e de forma relevante.

Estamos sujeitos a riscos associados ao não cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados e poderemos ser afetados adversamente pela aplicação de multas e outros tipos de sanções como resultado de qualquer descumprimento.

Estamos sujeitos a usos ilegais da nossa plataforma digital e todos os riscos a ele atrelados. Adicionalmente, estamos sujeitos ao vazamento de dados confidenciais causados por fontes internas ou externas, o que poderá nos expor a processos judiciais.

Podemos sofrer multas e restrições sob o Código de Defesa do Consumidor

Enfrentamos riscos relacionados aos registros, autorizações, licenças e alvarás para a instalação e a operação das nossas lojas, CDs e CTs.

A regulamentação da Internet e do comércio eletrônico pelo Governo Federal está em constante mutação e mudanças desfavoráveis poderão vir a prejudicar o nosso negócio

Estamos sujeitos a leis e regulamentações ambientais.

O surto de doenças transmissíveis em todo o mundo, como a atual pandemia do coronavírus (COVID-19), pode levar a uma maior volatilidade no mercado de capitais global e resultar em pressão negativa sobre a economia mundial, incluindo a economia brasileira, impactando o mercado de negociação das ações de nossa emissão

A instabilidade política tem afetado adversamente a economia brasileira, os nossos negócios e os resultados de nossas operações, podendo afetar também o preço de negociação de nossas ações.

Crises econômicas, sanitárias, políticas, ambientais ou qualquer outro tipo de crise que tenha o condão de impactar a economia brasileira poderá afetar o poder aquisitivo da população, o que, poderá resultar em uma diminuição do número de vendas dos nossos produtos

O Governo Federal exerce influência significativa na economia brasileira. A conjuntura política e econômica brasileira pode causar um efeito adverso relevante nas nossas atividades.

Esforços governamentais podem impactar as taxas de juros e a inflação, influenciando assim o crescimento da economia brasileira e as nossas atividades

A instabilidade cambial pode prejudicar a economia brasileira e, consequentemente, nos afetar adversamente

Acontecimentos e mudanças na percepção de riscos em outros países, podem prejudicar o preço de mercado dos valores mobiliários globais, dentre eles o preço de mercado das nossas ações

Qualquer rebaixamento na classificação de crédito do Brasil poderá afetar adversamente o preço de negociação das nossas ações

Acontecimentos políticos, econômicos e sociais e a percepção de riscos em outros países, sobretudo em países de economia emergente, podem prejudicar o valor de mercado dos valores mobiliários brasileiros.

A volatilidade e a liquidez inerentes ao mercado de valores mobiliários brasileiro poderão limitar substancialmente a capacidade dos investidores venderem ações ordinárias de nossa emissão ao preço e no momento desejado.