Centro de Tecnologia Canavieira-Principais Riscos
Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades
A área de pesquisa e desenvolvimento (“P&D”) poderá não obter êxito no desenvolvimento de novos produtos, o que poderá afetar adversamente os negócios da Companhia.
lmpairment de ativos intangíveis e write-offs podem afetar de forma adversa a condição financeira e resultados operacionais.
O sucesso comercial das variedades de cana-de-açúcar desenvolvidas pela Companhia depende do seu desempenho e adaptabilidade e da oferta de mudas.
Riscos associados às parcerias no âmbito de contratos de tecnologia em desenvolvimento e centros de pesquisa e licenciamento de tecnologias de terceiros.
Indivíduos e entidades contrários à biotecnologia ou qualquer outra linha de pesquisa nos projetos podem atentar contra a imagem, patrimônio, ativos e experimentos da Companhia.
A entrada de um competidor no mercado de atuação da Companhia poderá afetar significativamente suas vendas.
A Companhia pode não pagar dividendos ou juros sobre o capital próprio aos acionistas titulares de suas ações.
A qualidade e segurança dos produtos pode sofrer efeitos colaterais inesperados ou outros fatores, o que poderá impactar adversamente a Companhia.
Os negócios, os resultados das operações e a situação financeira da Companhia podem ser impactados por litígios e contingências advindas de questões ambientais.
O desenvolvimento e a comercialização bem-sucedidas do pipeline de produtos da Companhia poderá não ser satisfatório e, consequentemente , poderá afetar o seu crescimento.
A Companhia pode não conseguir manter ou renovar contratos de arrendamento e comodatos nos locais nos quais opera, ou renová-los em condições menos favoráveis do que as atuais.
A Companhia enfrenta riscos relacionados a licenças e alvarás para a instalação e a operação de nossos laboratórios.
A Companhia pode ser afetada por assentamentos, ocupações de movimentos sociais e comunidades tradicionais e demarcações de terras indígenas pelas autoridades brasileiras.
A Companhia pode não conseguir desenvolver variedades de cana-de-açúcar que compensem as receitas geradas por variedades para as quais deixamos de ter o direito de cobrar royalties
As pandemias ou epidemias de saúde globais ou regionais, incluindo o COVID-19, podem afetar negativamente os negócios, a situação financeira e os resultados das operações da Companhia
A Companhia esta sujeita a riscos associados ao não cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados e pode ser afetada adversamente pela aplicação de multas e outros tipos de sanções.
A incapacidade ou falha em proteger a propriedade intelectual da Companhia ou a violação, pela Companhia, à propriedade intelectual de terceiros pode ter impactos negativos no resultado operacional da Companhia.
Decisões desfavoráveis em processos judiciais ou administrativos em relação à Companhia, suas subsidiárias e administradores podem afetar adversamente os negócios, resultados e imagem da Companhia.
Os controles internos da Companhia podem não ser suficientes para evitar violações de leis de combate à corrupção, prevenção à lavagem de dinheiro e fraudes e práticas irregulares por parte de seus administradores, colaboradores, fornecedores, parceiros de negócios e terceiros que atuem em nome da Companhia. Falhas nas políticas e procedimentos de gerenciamento de riscos podem afetar adversamente os negócios da Companhia.
A Companhia celebra operações com seus acionistas que são partes relacionadas e pode enfrentar potenciais conflitos de interesses envolvendo tais operações.
Os negócios, resultados das operações e condição financeira da Companhia podem ser adversamente afetados por espionagem industrial e outras interrupções em sua cadeia de suprimentos, tecnologia da informação ou sistemas de rede.
A perda de membros da alta administração da Companhia, assim como de funcionários qualificados , e/ou a incapacidade de atrair e manter diretores e funcionários qualificados podem causar um efeito adverso sobre as atividades, situação financeira e resultados operacionais da Companhia.
A Companhia pode não ser capaz de cumprir com índices financeiros previstos em contratos que compõe o seu endividamento.
As operações agrícolas e logísticas da Companhia oferecem riscos de acidentes e de ineficiências operacionais, que podem ocasionar interrupções ou falhas e podem afetar adversamente os resultados da Companhia.
A Companhia está sujeita a perdas não cobertas pelos seguros contratados e a dificuldades para contratação de apólices, o que poderá gerar efeitos adversos sobre seus negócios.
Os acionistas controladores têm o poder de controlar a Companhia e seus interesses podem entrar em conflito com os interesses de outros acionistas
A Companhia depende de alguns fornecedores, o que pode afetar a sua capacidade de obter resultados de pesquisas em tempo hábil.
A Companhia e suas subsidiárias podem figurar como responsáveis solidárias pelos danos ambientais causados por seus fornecedores.
A Companhia depende de seus relacionamentos ou contratos com terceiros no que diz respeito a algumas de suas matérias-primas ou licenças e comercialização.
A Companhia pode ter dificuldades na cobrança dos royalties devido à situação financeira de clientes, da identificação de áreas que não estão sob contratos e da correta mensuração da área cultivada.
As lavouras de cana-de-açúcar podem ser afetadas por fatores climáticos, doenças e pragas, que poderão reduzir o volume da cana-de-açúcar e o teor de sacarose na cana-de-açúcar.
Alterações na legislação tributária brasileira, conflitos em sua interpretação e a não renovação, modificação, limitação, suspensão ou revogação dos benefícios fiscais da Companhia podem impactá-la adversamente, aumentando os impostos que a Companhia é obrigada a pagar.
A utilização econômica de variedades geneticamente modificadas tolerantes a insetos, mais especificamente a broca (variedades Bt), pode ser inviabilizada.
Resistência de plantas a insetos-praga pode ter perda de sua eficácia ao longo do tempo.
Nossas operações nos Estados Unidos da América (“Estados Unidos”) estão sujeitas a riscos e restrições especiais, o que pode afetar negativamente os resultados operacionais e lucratividade da Companhia.
A Companhia pode não ser capaz de proteger seus direitos de propriedade intelectual em todo o mundo.
A Companhia poderá ter seus negócios afetados por leis e regulamentos ambientais e de segurança, as quais podem, ainda, exigir dispêndios maiores do que aqueles em que a Companhia atualmente incorre para seu cumprimento.
Nos termos da regulamentação aplicável, as atividades conduzidas pela Companhia e por suas subsidiárias dependem do licenciamento ambiental outorgado pelos órgãos competentes. Tal licenciamento usualmente está sujeito a condicionantes que podem envolver limitações para a operação.
Preocupações crescentes com as alterações climáticas podem levar à exigência de medidas regulatórias adicionais, que podem resultar em um aumento de custos para cumprimento destas regulações.
A Companhia pode não ser capaz de obter ou renovar todos os alvarás, outorgas, autorizações e licenças necessárias à continuidade de todas as suas atividades.
Surtos de doenças transmissíveis em escala global têm acarretado medidas diversas cujos efeitos podem levar a maior volatilidade no mercado de capitais global e à potencial desaceleração do crescimento da economia brasileira, impactando a negociação das ações da Companhia. Adicionalmente, tais eventos e as medidas tomadas por autoridades governamentais em resposta a tais eventos podem impactar, direta ou indiretamente, as operações e resultados da Companhia de forma adversa.
A situação macroeconômica, a mudança em condições fiscais, o mercado de commodities e as políticas econômicas governamentais, e as políticas agrícolas podem oferecer riscos aos negócios e ter um efeito material adverso sobre os resultados e posição financeira.
Desenvolvimentos e mudanças na percepção dos investidores sobre risco em outros países, especialmente nos Estados Unidos, Europa e outros países emergentes, podem afetar material e adversamente a economia brasileira e o valor de mercado dos valores mobiliários brasileiros, incluindo as ações da Companhia.
A instabilidade política e econômica no Brasil pode afetar adversamente os negócios, resultados de suas operações e o preço de negociação das ações da Companhia.
A inflação e as medidas do Governo Federal para combater a inflação podem contribuir significativamente para a incerteza econômica no Brasil e podem ter um efeito adverso sobre nós e sobre o preço de mercado das ações ordinárias da Companhia.
O governo federal exerceu e continua a exercer influência significativa sobre a economia brasileira. Essa influência, bem como a conjuntura econômica e política brasileira, podem ter um efeito material adverso sobre a Companhia.
A instabilidade cambial pode ter um efeito adverso relevante sobre a economia brasileira e sobre nós.
Qualquer queda adicional no rating de crédito do Brasil pode afetar adversamente o preço de negociação das ações ordinárias da Companhia.
Um mercado ativo e líquido para as ações ordinárias da Companhia pode não se desenvolver. A volatilidade e a falta de liquidez inerente ao mercado brasileiro de valores mobiliários podem limitar significativamente a capacidade dos investidores venderem as ações ordinárias da Companhia pelo preço e na ocasião que desejarem.