Empresas

Alliar-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

A Companhia pode não ser capaz de abrir novas unidades de atendimento ou renovar os contratos existentes para a manutenção ou expansão das unidades de atendimento.

O desenvolvimento de novos e menos custosos exames de diagnósticos por imagem (incluindo a ressonância magnética , que representa parcela significativa dos resultados operacionais da Companhia) ou de análises clínicas, que possam ser realizados por médicos em seus próprios consultórios ou pelos próprios pacientes (autoexame) pode afetar adversamente o resultado operacional e situação financeira da Companhia, bem como tornar obsoletos os serviços prestados atualmente pela Companhia.

Se os médicos solicitantes deixarem de recomendar as unidades de atendimento da Companhia para os seus pacientes, o resultado financeiro operacional e a situação financeira da Companhia poderão ser adversamente afetados.

A Companhia pode não ser capaz de expandir a prestação de serviços de exames laboratoriais, e a terceirização de análise de amostras de exames laboratoriais da Companhia pode ter efeito adverso relevante nos seus resultados e/ ou na sua condição financeira caso tal contrato de prestação de serviços seja descontinuado e a Companhia enfrente dificuldades de encontrar outro prestador de serviços para tal fim.

A Companhia depende, em certo grau, da expansão da oferta de serviços específicos, incluindo a contratação de colaboradores e de empresas prestadoras de serviços médicos qualificados para a realização dos serviços de medicina diagnóstica e pode não ser capaz de executar expansões e contratações na velocidade adequada ou com os investimentos estimados.

Os negócios da Companhia dependem, em larga escala, da reputação de suas marcas junto a clientes, fontes pagadoras e a comunidade médica das áreas geográficas em que atua. Caso a Companhia não seja capaz de manter a reputação das marcas por ela utilizadas, os seus negócios poderão ser adversamente afetados.

A Companhia é parte de diversos contratos de financiamento, que são cruciais para o funcionamento de suas atividades. A inadimplência nos termos de quaisquer dos financiamentos poderia levar, dentre outras consequências,  à  excussão  ou venda  forçada  dos ativos oferecidos  em garantia  de  tais financiamentos, incluindo equipamentos da Companhia utilizados para exames de diagnósticos por imagem ou de análises clínicas. Um inadimplemento também pode levar ao vencimento antecipado de toda ou parte significativa das dívidas da Companhia.

As futuras aquisições da Companhia podem sofrer restrições ou podem não ser aprovadas pelo Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência.

A Companhia pode não  ser capaz de  realizar  associações no momento e em condições,  termos ou preços desejados. Adicionalmente, tais associações podem não trazer os resultados que a Companhia espera e/ ou a Companhia pode não ser capaz de integrá-las com sucesso aos seus negócios.

Disputas societárias na Companhia ou suas controladas podem afetar adversamente o resultado operacional e situação financeira da Companhia.

Falhas no funcionamento dos sistemas de tecnologia da informação da Companhia podem comprometer as suas operações e afetá-la adversamente.

A Companhia pode ser adversamente afetada por litígios relacionados à responsabilidade civil em razão da execução e/ ou resultados de exames de diagnóstico por imagem ou análises clínicas que realiza.

Decisões judiciais e administrativas desfavoráveis podem afetar adversamente a condição financeira , os resultados operacionais ou a reputação da Companhia

Os resultados da Companhia poderão ser afetados pela não obtenção ou não renovação, em prazo adequado, de licenças, alvarás e demais autorizações aplicáveis, necessárias para o desenvolvimento das atividades em seus estabelecimentos.

Em decorrência das obrigações impostas por reguladores e autorreguladores a companhias abertas, a Companhia precisará se adequar e aprimorar determinados procedimentos e controles internos.

Os interesses dos acionistas controladores poderão conflitar com os interesses dos demais acionistas.

A venda, ou a percepção de potencial venda, de quantidades significativas das ações emitidas pela Companhia em curto espaço de tempo, pode fazer com que o preço de mercado das ações emitidas pela Companhia diminua, ainda que temporariamente.

Futuras emissões de valores mobiliários pela Companhia podem resultar na diluição da participação dos atuais detentores das ações ordinárias de sua emissão.

Os diretores, gerentes e empregados de alto nível da Companhia e de suas subsidiárias serão beneficiários de um Plano de Incentivo de Longo Prazo com Ações Restritas. Este plano pode fazer com que tais diretores, gerentes e empregados de alto nível da Companhia e de suas subsidiárias almejem retornos no curto prazo, o que pode conflitar com os interesses dos acionistas que procuram retornos no longo prazo em seus investimentos em Ações da Companhia.

A perda de membros de nossa alta administração, ou a incapacidade da Companhia de atrair e manter pessoal adicional para integrá-lo, pode ter um efeito adverso material sobre as atividades, a situação financeira e os resultados operacionais da Companhia.

A Companhia conta com número limitado de fabricantes de equipamentos médicos, bem como de fornecedores de insumos necessários às atividades da Companhia.

A Companhia está sujeita a eventuais atrasos motivados por greves, acidentes, incêndios, casos fortuitos e casos de força maior nas alfândegas, portos, aeroportos e na Receita Federal ou na Polícia Federal.

O código de conduta da Companhia e os controles internos da Companhia podem falhar ou não ser suficientes para evitar violações e práticas irregulares por parte de seus administradores , empregados e fornecedores, o que pode gerar multas regulatórias, indenizações trabalhistas, indenizações ambientais e danos à reputação da Companhia.

Parcela significativa da receita da Companhia decorre dos contratos celebrados com operadoras de planos de saúde.

Atrasos ou recusas generalizadas de fontes pagadoras públicas ou privadas para realizar os pagamentos que são devidos à Companhia, bem como a dificuldade em renegociar com tais fontes pagadoras públicas ou privadas reajustes decorrentes de inflação, podem afetar adversamente a Companhia.

A Companhia enfrenta concorrência significativa, incluindo a concorrência por preços, o que poderá vir a afetar adversamente a participação da Companhia no mercado e o resultado de operações.

Eventual consolidação do setor poderá afetar futuras aquisições a serem realizadas pela Companhia.

Os negócios da Companhia poderão ser afetados negativamente se entidades governamentais para as quais a Companhia presta serviços alterarem ou terminarem antecipadamente os contratos que mantêm com a Companhia.

Mudanças ou alteração na interpretação na legislação e regulamentação aplicável à Companhia e a determinados aspectos de suas operações pode causar um efeito adverso para a Companhia.

A Companhia pode ser afetada pela imposição de leis e normas regulamentares proibindo ou restringindo as atividades de terceirização.

Alterações na legislação tributária do Brasil poderão afetar adversamente os resultados operacionais da Companhia.

Modificações nas  práticas  contábeis  adotadas  no  Brasil  podem  afetar  adversamente  os  resultados  da Companhia.

Eventuais acidentes relacionados a descarte de resíduos sólidos podem resultar em multas e indenizações significativas à Companhia e afetar sua reputação