Empresas

Três Tentos Agroindustrial-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

Variações climáticas podem afetar negativamente o ciclo agropecuário nas regiões onde atuamos, prejudicando o plantio ou a colheita de nossos clientes e resultando em perda de produtividade nas lavouras.

Pragas ou doenças poderão prejudicar as colheitas de nossos clientes, afetando suas capacidades de honrarem compromissos já contratados conosco ou de realizarem novas contratações.

Podemos enfrentar concorrência no setor de produção de semente, o que pode afetar adversamente os nossos resultados.

Mudanças significativas nas políticas de comercio exterior no Brasil e em outros países, bem como a imposição de restrições ao comércio internacional podem afetar adversamente os nossos negócios.

Não podemos garantir que conseguiremos obter logística de transporte, armazenamento e de processamento adequados para que os nossos produtos cheguem tempestivamente até seus destinos ou que recebamos os insumos, sementes e grãos que usamos em nossas operações.

Dependeremos de câmaras frias para armazenar nossos produtos e garantir o abastecimento de lojas e seremos adversamente afetados caso tais câmaras frias sofram prejuízos relevantes ou sejam fechadas.

Podemos não implementar com sucesso nossa estratégia de crescimento, inclusive podendo não ser bem-sucedidos nas aquisições de novos negócios, tais como empresas e ativos, fato que poderá causar um efeito adverso nos nossos negócios, em nossa situação financeira e em nossos resultados operacionais.

Riscos relacionados a ônus sobre os imóveis de nossa propriedade que foram onerados para garantir as nossas dívidas.

Dependemos de sistemas de tecnologia e gerenciamento de informação e de telecomunicações para administrar nossos negócios. Falhas ou interrupções nos sistemas fornecidos por terceiros, bem como incidentes de segurança cibernética, podem ter um impacto adverso nos nossos negócios.

Nossos negócios são dependentes dos preços de commodities e de sua oferta e demanda global, que estão sujeitas a volatilidade e incerteza e, portanto, nossos resultados podem flutuar substancialmente.

A redefinição do papel da Petrobrás no cenário de combustíveis nacional, em linha com o seu plano estratégico de desinvestimentos, pode impactar o atual modelo de comercialização de biodiesel e, consequentemente, afetar adversamente as nossas atividades.

Podemos não atingir o percentual mínimo de compras de soja da agricultura familiar e, consequentemente, perdermos o Selo Combustível Social.

Podemos não dispor de seguros ou nossas apólices podem ser insuficientes para nos proteger contra perdas substanciais.

A perda ou a nossa incapacidade de obter ou manter quaisquer licenças, registros ou autorizações necessárias à condução de nossos negócios pode nos afetar adversamente.

Nosso negócio é altamente sensível aos preços da soja e do óleo de soja e podemos não ser capazes de repassar os aumentos nos preços da soja aos nossos clientes.

Podemos precisar realizar um aumento de capital adicional no futuro para implementar nossa estratégia de negócios, o que poderá resultar em uma diluição da participação de nossos acionistas em nosso capital social em se tratando de ações ou valores mobiliários conversíveis ou permutáveis em ações.

Estamos sujeitos a certas obrigações (covenants) nos termos dos nossos contratos de financiamentos.

Estamos sujeitos a determinadas regras em razão da inscrição de débitos fiscais em programas de parcelamentos federais e estaduais, os quais, se não forem tempestivamente cumpridos por nós, poderão ser rescindidos e gerar a exigibilidade imediata do débito e cancelamento dos benefícios.

Nossos clientes podem não cumprir com suas obrigações estabelecidas nas operações de permuta (Contrato de Barter) ou Cédulas do Produtor Rural – CPR.

Podemos não ser bem-sucedidos em nossa estratégia e política de concessão de crédito aos nossos clientes.

Paralisações ou suspensões de nossas unidades produtoras poderão afetar nossa produção, compromissos assumidos, inclusive em leilões de biodiesel, e nossos resultados operacionais.

Nossas operações são inerentemente perigosas e sujeitas a riscos operacionais.

A contaminação das sementes, grãos e farelo de soja que produzimos e comercializamos e outros riscos relacionados a sua produção e distribuição podem nos afetar adversamente.

O crescimento da indústria de combustíveis renováveis é recente e não podemos garantir que será repetido nos próximos anos, bem como que não ocorram eventos inesperados, que podem afetar adversamente nossos negócios.

A concorrência de outras fontes energéticas e de substitutos do biodiesel que possam constituir alternativa mais barata ou sustentável poderá afetar adversamente nossa capacidade de comercializar nossa produção de biodiesel, causando uma redução em nossos negócios.

Os preços e demanda pelo biodiesel são diretamente influenciados por regulamentações do CNPE e ANP e pelos preços do grão de soja e óleo de soja, de forma que uma alteração regulatória ou flutuação nesses preços poderia afetar adversamente a demanda e o preço do nosso biodiesel.

Estamos sujeitos a riscos associados ao não cumprimento das leis de proteção de dados, inclusive pela aplicação de multas e outros tipos de sanções.

Podemos ser prejudicados se não formos capazes de proteger e fazer valer nossos direitos de propriedade intelectual ou industrial ou se nossos parceiros ou fornecedores utilizarem propriedade intelectual ou industrial de terceiros sem autorização.

Podemos sofrer impactos relevantes devido a alterações na legislação tributária brasileira ou a conflitos em sua interpretação.

Movimentos sociais podem afetar o uso de nossas propriedades agrícolas ou causar danos a elas.

Nossas propriedades podem ser desapropriadas pelo Poder Público.

Nossos sistemas, políticas, procedimentos e controles internos podem ser ineficazes ou apresentar falhas.

A política de remuneração dos executivos da Companhia pode vir a estar vinculada ao desempenho e à geração de resultados da Companhia, podendo assim levar os executivos a tomar decisões não alinhadas com a estratégia de longo prazo da Companhia. Adiciona/mente , outorgamos opções de ações no âmbito de nosso Programa de Outorga de Opções, os quais estão divulgados em nossas demonstrações financeiras intermediárias revisadas referentes ao período de três meses findo em 31 de março de 2021.

Podemos enfrentar situações de potencial conflito de interesses em negociações com partes relacionadas.

Podemos sofrer perdas de membros chave da nossa administração e gerência ou sermos incapazes de atrair, contratar, treinar ou manter pessoas qualificadas em nossa administração ou gerência.

Os titulares das ações ordinárias de nossa emissão poderão não receber dividendos ou juros sobre o capital próprio.

O surto de doenças transmissíveis no Brasil e/ou no mundo, a exemplo da pandemia da COVID- 19, pode provocar um efeito adverso nas nossas operações. A extensão da pandemia da COVID-19, a percepção de seus efeitos, ou a forma pela qual tal pandemia impactará os nossos negócios depende de desenvolvimentos futuros, que são altamente incertos e imprevisíveis, podendo resultar em um efeito adverso relevante em nossos negócios, condição financeira, resultados das nossas operações e fluxos de caixa e, finalmente, na nossa capacidade de continuar operando nossos negócios.

Decisões desfavoráveis em processos judiciais, administrativos ou arbitrais a nós, nossos administradores e nossos acionistas podem causar efeitos adversos para nós e para nossas atividades.

Estamos expostos a riscos em relação ao cumprimento das leis e regulamentos anticorrupção, fraudes e demais atividades impróprias ou ilegais, ou outros eventos adversos que podem impactar adversamente a nossa reputação.

Operamos por meio de diversos canais (lojas físicas e aplicativo 3Tentos) que se encontram integrados. A falha dessa integração, ou o insucesso em aprimorar inovações poderão afetar negativamente os nossos negócios e atividades, situação financeira e resultado operacional.

Poderemos realizar operações de hedge cambial, que podem acabar prejudicando o nosso desempenho financeiro.

Nosso desempenho depende de relações trabalhistas favoráveis com nossos empregados e consultores técnicos, do cumprimento das leis trabalhistas e da segurança de nossas instalações. Qualquer deterioração dessas relações, greves, bem como aumentos nos custos trabalhistas ou danos em nossas instalações, podem afetar adversamente nossos negócios.

Os requisitos a serem observados por nós após nossa abertura de capital exigem a aplicação de recursos significativos e atenção da administração.

Fazemos parte do Programa RenovaBio. Caso o programa RenovaBio seja descontinuado e/ou caso não sejamos capazes de atender os requisitos necessários para sua manutenção, a nossa receita poderá ser afetada adversamente.

Nós e nossos auditores independentes identificamos uma deficiência significativa e determinadas recomendações nos nossos controles internos e, se não formos capazes de tornar nossos controles internos eficazes, podemos incorrer em erros no reporte de nossos resultados e/ou não sermos capazes de prevenir práticas inapropriadas, erros ou fraudes.

Celebramos acordos de indenidade com determinados administradores, os quais podem resultar em conflito de interesses e impacto financeiro adverso relevante.

Após a conclusão da Oferta Pública de Ações de Emissão da Companhia, com esforços restritos de Colocação (“Oferta Restrita”), as ações ordinárias de emissão da Companhia somente poderão ser negociadas na B3 entre investidores qualificados durante o período de 18 meses ou até a realização de uma oferta públi ca subsequente de ações registrada na CVM, o que ocorrer primeiro. Essa restrição poderá reduzir substancialmente a liquidez e as negociações das ações de emissão da Companhia no mercado secundário.

Os interesses de nossos acionistas controladores podem ser conflitantes com os interesses dos demais acionistas e investidores.

Eventual conflito entre nossos atuais acionistas controladores poderia prejudicar a condução estratégica dos nossos negócios, afetando inclusive o nosso resultado operacional.

Estamos expostos à riscos relacionados à utilização de mão de obra terceirizada, incluindo eventual responsabilização de natureza trabalhista e previdenciária.

Dependemos de fornecedores para a aquisição de matéria-prima e insumos para produção de nossos produtos (como grãos, fertilizantes, dentre outros) e estamos sujeitos a variações na oferta e demanda, no preço e condições de financiamento desses produtos.

Os insumos para produção de sementes são adquiridos de um número limitado de fornecedores e caso ocorram alterações nessa cadeia de fornecimento, nossas atividades e negócios podem ser afetados adversamente.

Não podemos garantir que nossos prestadores de serviços ou fornecedores não venham a se utilizar de práticas irregulares.

Podemos ser considerados solidariamente responsável pelos danos ambientais causados por nossos prestadores de serviços, fornecedores e/ou clientes.

Risco de crédito e climático: parte de nossos clientes adquire os nossos produtos mediante nossa concessão de crédito, sendo que diante da impossibilidadede concedermos crédito, tal fato poderá afetar adversamente a demanda por insumos agrícolas por parte de nossos clientes, o que poderá agravar ainda mais os efeitos adversos sobre os nossos negócios, resultadosoperacionais, situação financeira e valor de nossos valores mobiliários.

O mercado de distribuição de biodiesel é altamente concentrado em poucos p/ayers.

A agricultura é uma atividade sazonal, o que pode ter um efeito adverso sobre as nossas receitas e condição financeira.

Enfrentamos uma concorrência significativa nos setores de biodiesel e farelo de soja e mudanças tecnológicas e mercadológicas significativas no setor agrícola podem ter um impacto negativo nos nossos negócios.

A deficiência de logística de transporte no Brasil constitui fator importante para expansão imobiliária agrícola futura, e não podemos garantir que conseguiremos obter logística de transporte eficiente para que nossos produtos cheguem até os principais clientes de modo eficiente, o que pode ter um efeito material adverso nos nossos negócios, margens e resultados.

Atuamos em um setor sujeito a extensiva regulamentação, sendo que eventuais descumprimentos poderão nos afetar adversamente.

Nossas operações e dos nossos clientes estão sujeitas à ampla regulamentação ambiental e

o seu descumprimento pode afetar adversamente os nossos resultados e a nossa imagem.

Além do Brasil, parte da nossa receita decorre de países localizados na Ásia e na Europa, portanto, o nosso negócio está sujeito aos riscos geralmente associados a negócios que envolvem operações internacionais.

Alguns dos produtos agrícolas contêm organismos geneticamente modificados (GMO), e os riscos associados ao GMOs permanecem incertos.

A utilização de defensivos agrícolas e outros produtos potencial ou efetivamente perigosos, de forma errônea ou diversa da prescrita por nós, ou, ainda, o descarte inadequado de embalagens de tais produtos ou suas sobras, podem causar danos ao meio ambiente, bem como em seres humanos e, consequentemente, na nossa reputação e nos nossos resultados.

Podemos incorrer em custos relativos à emissão de gases de efeito estufa.

Estamos sujeitos a exigências relacionadas à preservação e manutenção de áreas especialmente protegidas e demais áreas objeto de preservação ambiental, estabelecidas na Lei Federal n.0 12.651/2012 (Código Florestal) e demais normas correlatas; o descumprimento poderá ensejar em sanções administrativas, civis ou criminais.

O surto de doenças transmissíveis em todo o mundo, como o atual coronavírus (COVID-19) , pode levar a uma maior volatilidade no mercado de capitais global e resultar em pressão negativa sobre a economia mundial e a economia brasileira, impactando o mercado de negociação de nossas ações.

Um mercado de negociação ativo e líquido para as nossas ações poderá não se desenvolver, limitando a capacidade de nossos acionistas venderem as ações pelo preço e no momento desejados.

O desenvolvimento e a percepção de risco em outros países ou regiões podem afetar adversamente a economia brasileira, nossos negócios e o preço de mercado dos valores mobiliários brasileiros, inclusive os valores mobiliários de nossa emissão.

A volatilidade e falta de liquidez do mercado de valores mobiliários brasileiro poderão limitar a capacidade de venda das nossas ações pelo preço e momento desejados.

Os esforços do governo brasileiro para conter a inflação podem desacelerar a economia brasileira, o que pode nos afetar adversamente.

Instabilidade política tem afetado adversamente a economia brasileira, o que poderá afetar os nossos negócios e resultados operacionais, bem como o preço de negociação de nossas ações.

Qualquer degradação da classificação de crédito do Brasil (rating ) pode afetar negativamente o valor de nossos valores mobiliários.

A instabilidade cambial pode ter um efeito adverso relevante sobre a economia brasileira e sobre nós.