Empresas

Yuni Incorporadora-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

O surto de doenças transmissíveis no Brasil e/ou no mundo, a exemplo da pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde {OMS} em razão da disseminação do novo coronavírus {causador da COVID-19}, provocou e pode continuar provocando um efeito adverso nas operações da Companhia, inclusive paralisando integralmente ou parcialmente os canais de vendas da Companhia e desenvolvimento de empreendimentos imobiliários.

Problemas relacionados a estudos de mercado nas praças nas quais serão lançados empreendimentos da Companhia poderão impactar a velocidade de vendas e a rentabilidade dos projetos.

Atrasos na conclusão de empreendimentos imobiliários da Companhia podem prejudicar a sua liquidez, reputação, negócios e resultados operacionais, afetando-a adversamente.

Eventuais falhas, atrasos ou defeitos na prestação de serviços pelas construtoras por nós contratadas podem ter um efeito adverso em nossa imagem e em nossos negócios e nos sujeitar à imposição de responsabilidade civil

A não obtenção,  atrasos, ou o cancelamento de licenças ou alvarás pode impactar os negócios da Companhia.

Caso as nossas parcerias e consórcios não sejam bem-sucedidos ou caso não consigamos manter um bom relacionamento com os nossos parceiros, consorciados ou sócios, nossos negócios e operações podem ser afetados negativamente.

A Companhia pode enfrentar situações de potencial conflito de interesses em negociações com partes relacionadas.

A Companhia pode incorrer em custos não previstos e em atrasos para a conclusão de projetos, o que pode  acarretar  atrasos  na  conclusão  e/ ou  redução  nas   taxas  de rentabilidade dos nossos projetos.

A Companhia possui cláusulas restritivas à capacidade de endividamento (Covenants) em seus contratos de dívidas. O não cumprimento desses Covenants pode causar o vencimento antecipado dessas dívidas.

A impossibilidade de a Companhia levantar capital suficiente para o financiamento de seus empreendimentos poderá ocasionar atraso no lançamento de novos projetos e afetar seus negócios.

Incidentes de segurança cibernética, incluindo ataques à infraestrutura necessária para manter os sistemas de TI da Companhia, podem resultar em danos à reputação e danos financeiros para a Companhia.

A ocorrência de sinistro no imóvel sede da companhia, pode comprometer parcial ou totalmente o Centro de Processamento de Dados – CPD (onde estão instalados seus servidores e ativos de infraestrutura de rede) tornando a estrutura de TI parcial ou totalmente indisponível.

A perda de membros da alta administração da Companhia ou a incapacidade de atrair e manter pessoal adicional para integrá-la, pode ter um efeito adverso relevante sobre a Companhia.

A Companhia está sujeita a riscos associados ao não cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados e poderá ser afetada adversamente pela aplicação de multas e outros tipos de sanções.

Pelo fato de a Companhia reconhecer a receita de vendas proveniente de seus imóveis segundo o método contábil da evolução financeira da obra, o ajuste do custo de um projeto de incorporação poderá reduzir ou eliminar a receita e o lucro anteriormente apurados.

O valor de mercado dos terrenos e unidades imobiliárias que a Companhia mantém em estoque pode se desvalorizar, o que poderá afetá-la adversamente. Além disso, os custos de manutenção e revenda de unidades imobiliárias podem ser significativos e impactar negativamente o fluxo de caixa e o desempenho da Companhia.

A Companhia pode não ser capaz de manter ou aumentar a sua estratégia de crescimento, o que poderá afetar adversamente seus negócios, situação financeira e resultados operacionais.

A Companhia pode vir a precisar de capital adicional no futuro, por meio da emissão de valores mobiliários, o que poderá resultar em uma diluição da participação do investidor no seu capital social

A Companhia pode não pagar dividendos ou juros sobre o capital próprio aos acionistas titulares de suas ações.

Decisões desfavoráveis em processos judiciais ou administrativos podem causar efeitos adversos para a Companhia.

Eventuais autuações administrativas e judiciais podem resultar em celebração, por parte da Companhia e suas controladas, de Termos de Ajuste de Conduta {TAC} ou Termos de Compromisso {TC}, Acordos de Leniência e Celebração de Acordos de não Persecução Cível

A Companhia pode não dispor de seguro suficiente para se proteger contra perdas substanciais.

A Companhia pode enfrentar dificuldades para localizar e adquirir terrenos atraentes e aumento no preço desses terrenos, inclusive em razão da entrada de novos competidores em seu  setor de atuação,  poderá  elevar seus custos de  vendas,  diminuir seu  lucro e, consequentemente , afetar adversamente a Companhia.

Podemos não ser capazes de adaptar o nosso conceito de negócio às evoluções do setor de construção civil ou de perceber os benefícios decorrentes das iniciativas de mudança organizacional

A Companhia pode falhar em detectar comportamentos contrários à legislação e regulamentação aplicáveis e aos seus padrões de ética e conduta, o que pode ocasionar impactos adversos relevantes sobre seus negócios, sua situação financeira, seus resultados operacionais e sobre a cotação de suas ações ordinárias.

O valor dos imóveis da Companhia e de suas SPEs pode variar dependendo das condições da economia e do mercado imobiliário.

A aquisição dos imóveis compromissados à venda em nosso favor para composição do nosso landbank poderá deixar de ser concluída caso qualquer uma das condições precedentes não seja superada.

Podemos não ser capazes de atrair novos clientes, manter nossos atuais clientes, ou ainda expandir as vendas para os nossos clientes atuais.

A Companhia está sujeita aos riscos associados à incorporação de empreendimentos imobiliários enquadrados nas diretrizes de programas de habitação de interesse social.

Os interesses dos acionistas controladores da Companhia podem entrar em conflito com os interesses de outros detentores suas ações ordinárias.

Os resultados da Companhia dependem dos resultados de suas controladas, coligadas, parcerias e consórcios, os quais a Companhia não pode assegurar que serão disponibilizados

A associação da Companhia com outras entidades em SPEs pode trazer riscos financeiros e comerciais adicionais, que podem afetar os negócios e o valor das ações da Companhia.

Eventual processo de liquidação da Companhia ou de suas subsidiárias pode ser conduzido em bases consolidadas.

A Companhia compartilha o controle de alguns empreendimentos com outros investidores que podem ter interesses divergentes e competitivos em relação aos seus.

A Companhia e suas subsidiárias podem figurar como responsáveis solidários pelos danos ambientais causados por seus fornecedores, parceiros/ sócios e terceiros contratados.

Aumentos no preço de matérias-primas, insumos e/ ou mão de obra podem elevar o custo de empreendimentos e reduzir os lucros da Companhia.

A utilização de mão-de-obra terceirizada pode implicar na assunção de obrigações de natureza trabalhista e previdenciária para a Companhia.

A venda de unidades imobiliárias implica riscos associados à concessão de financiamentos,

A Companhia está sujeita a riscos associados a distratas e inadimplência pelos adquirentes das unidades imobiliárias, o que poderá impactar a receita e geração de caixa da Companhia e prejudicar a rentabilidade e o nível de lucro dos empreendimentos imobiliários,

A Companhia poderá ser adversamente afetada pela diminuição do fluxo de pessoas em seus locais de venda, o que poderá resultar na redução de suas receitas operacionais.

A Companhia está exposta a riscos associados à incorporação imobiliária, construção e venda de imóveis.

A falta de disponibilidade de recursos para obtenção de financiamento pode prejudicar a capacidade ou disponibilidade dos potenciais compradores de imóveis de financiar suas aquisições, o que pode vir a afetar negativamente as vendas e obrigar a Companhia a alteraras suas políticas de concessão de financiamento a clientes.

O setor imobiliário no Brasil é altamente competitivo e a Companhia pode perder sua posição no mercado em certas circunstâncias, o que poderá afetar adversamente sua situação financeira, resultados operacionais e fluxo de caixa.

Os empreendimentos imobiliários da Companhia estão concentrados em determinadas áreas geográficas e uma desaceleração econômica nessas áreas pode ter um efeito adverso relevante nos resultados operacionais e condição financeira da Companhia e das SPEs.

O descasamento entre as taxas utilizadas para a indexação das receitas da Companhia e as taxas utilizadas para a indexação de suas despesas poderá impactar negativamente a situação financeira da Companhia e os seus resultados operacionais.

A alteração das condições de mercado poderá prejudicar a capacidade da Companhia de vender seus empreendimentos e unidades disponíveis pelos preços previstos, reduzir suas margens de lucro o que poderia afetar adversamente a Companhia

As atividades da Companhia estão sujeitas à extensa regulamentação, o que pode vir a aumentar o custo e limitar o desenvolvimento ou de outra forma afetar adversamente as atividades da Companhia.

Alterações da legislação tributária brasileira poderão aumentar a carga tributária sobre a Companhia, e, consequentemente, impactar adversamente os seus resultados operacionais.

Alterações da legislação de uso e ocupação do solo da Cidade de São Paulo e municípios adjacentes, assim como dificuldades nos processos de aprovação de projetos nestes municípios, poderão impactar adversamente os resultados operacionais da Companhia.

As atividades da Companhia estão sujeitas à regulamentação ambiental, o que pode vir a aumentar o custo da Companhia e limitar o desenvolvimento de seus negócios ou, de outra forma,   afetar adversamente as suas atividades

A não observância das leis e regulamentos ambientais pode resultar na obrigação de reparação de danos ambientais, na imposição de sanções administrativas e penais e/ ou em danos reputacionais

As atividades de aquisição de propriedades e construção de empreendimentos podem expor a Companhia a riscos ambientais que poderiam afetar adversamente a Companhia.

Os imóveis de propriedade da Companhia, controladas ou coligadas, podem ser desapropriados.

O surto de doenças transmissíveis em todo o mundo, como a atual pandemia do coronavírus {causador da COVID-1,9} pode levara uma maior volatilidade no mercado de capitais global e resultar em pressão negativa sobre a economia mundial, incluindo a economia brasileira, impactando o mercado de negociação das ações de emissão da Companhia.

Acontecimentos políticos, econômicos e sociais e a percepção de riscos em outros países, sobretudo em países de economia emergente, podem prejudicar o valor de mercado dos valores mobiliários brasileiros.

A intervenção do governo brasileiro na economia nacional por meio de modificações significativas em suas políticas e normas monetárias, fiscais, creditícias e tarifárias podem afetar os negócios da Companhia

O negócio da Companhia, os resultados de suas operações, bem como o valor de suas ações podem ser afetados negativamente por condições macroeconômicas, condições do mercado imobiliário e outras condições de execução dos projetos.

A instabilidade política pode prejudicar os resultados operacionais da Companhia.

Qualquer degradação da classificação de crédito do Brasil {rating} pode afetar negativamente o preço das ações ordinárias de emissão da Companhia.

Crises econômicas, sanitárias, políticas, ambientais ou qualquer outro tipo de crise que tenha o condão de impactar a economia brasileira poderá afetar o poder aquisitivo da população, o que, poderá resultar em uma diminuição do número de vendas dos empreendimentos imobiliários da Companhia.

O Governo Federal exerceu e contínua a exercer influência significativa sobre a economia brasileira. Essa influência, bem como a conjuntura econômica e política brasileira, poderá causar um e feito adverso relevante nas atividades e no preço de mercado das ações ordinárias de emissão da Companhia.

Concentração bancária no Brasil pode prejudicara disponibilidade e o custo do crédito.

A inflação e os esforços governamentais para combatê-la podem contribuir para um cenário de incerteza econômica, afetando adversamente a Companhia e o preço de mercado de suas ações.

Possíveis eventos de instabilidade na taxa de câmbio poderão afetar a Companhia de forma adversa.