Empresas

Privalia Brasil-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

Nossos negócios consistem na utilização de uma plataforma online para transações comerciais, na qual a maior parte das atividades depende de usuários e, portanto, está amplamente fora do nosso controle.

Problemas em nossos sistemas de tecnologia da informação ou a incapacidade de acompanhar a velocidade do desenvolvimento da tecnologia poderão impactar adversamente nossas operações.

No âmbito do Contrato de Transferência de Plataforma Reformulado celebrado com nossa acionista controladora, podemos estar sujeitos a riscos relacionados ao período de transição e à operação direta por nós de nossa plataforma de e-commerce, o que poderá afetar adversamente nossos resultados e nossa situação financeira.

Falhas no nosso sistema de segurança com relação à proteção de informações confidenciais dos nossos clientes, inclusive dados pessoais, e da nossa rede podem vir a prejudicar nossa reputação e marca e afetar substancialmente nossos negócios e os resultados das nossas operações.

Riscos associados aos pagamentos realizados na nossa plataforma via cartões de crédito poderão afetar adversamente os nossos negócios e resultados operacionais.

Se não formos capazes de nos adaptar rapidamente às transformações digitais exigidas pelos clientes e pelo setor, nossas operações poderão ser adversamente afetadas.

Nosso crescimento depende da nossa capacidade de atrair e manter uma comunidade ativa de marcas parceiras e consumidores.

Os nossos negócios dependem do crescimento contínuo do comércio online e da disponibilidade e confiabilidade da internet.

O surto de doenças transmissíveis no Brasil e/ ou no mundo, a exemplo da pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em razão da disseminação do novo coronavírus (COVID-19), impactou e pode continuar impactando nossas operações. A extensão da pandemia da COVID-19, respostas e ações do governo federal, a percepção de seus efeitos, ou a forma pela qual tal pandemia impactará nossos negócios depende de desenvolvimentos futuros, que são altamente incertos e imprevisíveis, podendo resultar em um efeito adverso relevante em nossos negócios, condição financeira, resultados das operações e fluxos de caixa.

Nosso sucesso depende de nossa capacidade de expandir e adaptar nossas operações para atender, de maneira rápida, econômica e oportuna, aos padrões industriais e de tecnologia.

A nossa marca e a nossa imagem poderão ser afetadas caso algum consumidor que tenha tido alguma experiência negativa de compras divulgue sua experiêncianas redes sociais.

Podemos enfrentar limitações em manter o ritmo de crescimento das nossas operações.

A nossa eventual incapacidade ou falha em proteger os nossos direitos de propriedade intelectual contra violações de terceiros poderá nos afetar adversamente.

A Companhia pode não conseguir proteger os seus direitos de propriedade intelectual, principalmente ao considerar que a anotação de transferência da titularidade dos registros da marca “Priva/ia” ainda não foi realizada e deferida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial e que o Contrato Confirmatório de Transferência de Plataforma deverá ser analisado pelo INPI.

Podemos enfrentar situações de potencial conflito de interesses em negociações com partes relacionadas.

A Companhia pode não ser capaz de manter as licenças para uso de tecnologias necessárias ao

desenvolvimento dos produtos e serviços da Companhia.

Não estamos segurados contra todos os riscos que envolvem nossas atividades e as nossas coberturas de seguro podem ser inadequadas para cobrir todas as perdas e/ou responsabilidades que podemos incorrer em nossas operações.

Decisões desfavoráveis ou a impossibilidade de se realizar depósitos judiciais ou de se prestar ou oferecer garantias em processos judiciais, administrativos ou arbitrais podem causar efeitos adversos nos negócios da Companhia, na sua condição financeira, reputacional e nos seus resultados operacionais.

Os nossos processos de governança, gestão de riscos e compliance podem falhar em detectar comportamentos contrários à legislação e regulamentação aplicáveis e aos nossos padrões de ética e conduta.

Falhas nos sistemas, políticas e procedimentos de gestão de riscos e relatórios internos poderão nos expor a riscos inesperados ou imprevistos, o que poderá afetar adversamente os nossos negócios.

No caso de precisarmos de capital adicional no futuro, por meio da emissão de valores mobiliários, poderá haver uma diluição da participação de nossos acionistas.

A Companhia pode não pagar dividendos aos acionistas detentores de suas ações.

A interrupção das atividades dos nossos centros de distribuição poderá impactar adversamente nossos negócios bem como a nossa estratégia de crescimento.

Parte dos contratos que regulam a ocupação de imóveis pela Companhia são de comodato, o

que pode afetar adversamente os direitos da Companhia em relação aos imóveis.

A Companhia pode não conseguir renovar os contratos de locação dos seus centros de distribuição ou celebrar contratos de locação de novos centros de distribuição em termos favoráveis.

A Companhia poderá estar sujeita a riscos relacionados a ônus sobre imóveis por ela ocupados

A Companhia poderá não conseguir obter ou renovar todas as autorizações, licenças e alvarás para instalação e operação dos seus centros de distribuição.

A perda de membros da nossa alta administração e/ou a incapacidade de atrairmos e mantermos diretores e colaboradores qualificados podem causar um efeito adverso sobre as nossas atividades, nossa situação financeira e nossos resultados operacionais.

A política de remuneração dos executivos da Companhia pode vir a estar vinculada ao desempenho e à geração de resultados da Companhia, podendo assim levar os executivos a tomar decisões não alinhadas com a estratégia de longo prazo da Companhia.

Violações de segurança ou outros ataques de hackers e phishing em nossos sistemas podem atrasar ou interromper o serviço para nossos clientes, seus compradores e outros que usam nossos serviços, prejudicar nossa reputação ou nos sujeitar a responsabilidades significativas e afetar adversamente nossos negócios e resultados financeiros.

Podemos nos tornar incapazes de nos comunicar com nossos clientes por e-mail e outras formas de mensagens, o que pode impactar os nossos esforços de marketing.

Acidentes na nossa sede, em centros de distribuição ou relacionados à nossa cadeia logística podem causar um efeito adverso relevante sobre nossos negócios, nossos resultados operacionais e nossa imagem.

Estamos sujeitos às tendências de consumo e podemos perder receita se alguns itens se tornarem menos populares.

Se não conseguirmos gerir nosso estoque com eficiência, nossa margem bruta poderá ser adversamente afetada.

Os resultados de nossas operações podem ser afetados adversamente pelo efeito da sazonalidade das vendas de nossos produtos e serviços.

Se não conseguirmos manter nossa cultura e nossa marca no processo de expansão, nossas operações poderão ser adversamente afetadas.

Dificuldades na gestão do risco de liquidez podem causar impactos adversos no desempenho financeiro e operacional e limitar o nosso crescimento.

A Companhia opera em mercados competitivos, em que o aumento da competição  pode afetar a sua participação nestes mercados, bem como a sua estratégia de preços. A Companhia pode não conseguir manter e aumentar o reconhecimento de sua marca, o que poderia limitar sua capacidade de manter seu desempenho financeiro atual ou alcançar um crescimento adicional.

A Companhia possui um elevado saldo contabilizado na conta Fornecedores e, caso não seja capaz de honrar com tais compromissos, pode ser afetada de maneira negativa.

Foram identificadas deficiências significativas nos controles internos sobre relatórios financeiros da Companhia e, se a Companhia deixar de implementar e manter controles internos eficazes sobre relatórios financeiros, poderá ser incapaz de relatar com precisão seus resultados operacionais, cumprir suas obrigações de reporte ou evitar fraudes.

Poderemos celebrar contratos de indenidade com determinados administradores , conforme previsão em nosso estatuto social, os quais podem resultar em conflito de interesses e impacto financeiro relevante.

A Companhia pode não ter sucesso em obter os benefícios esperados do acordo operacional estratégico.

Após a conclusão da nossa oferta pública inicial de ações, nenhum acionista ou grupo de acionistas deterá mais do que 50% do nosso capital votante, mais uma ação.

Os serviços administrativos, de marketing e de TI da Companhia, atualmente , são prestados por seu acionista controlador, o que gera uma dependência da Companhia a tal acionista.

Podemos não ser capazes de manter e firmar novos acordos com os nossos parceiros.

Podemos ser responsáveis por obrigações fiscais, trabalhistas, ambientais e previdenciárias de terceiros fornecedores ou prestadores de serviços.

Não podemos garantir que os nossos fornecedores não irão se envolver em práticas irregulares.

Dependemos do sistema de transportes e infraestrutura das cidades em que estão localizados nossos centros de distribuição para a entrega das mercadorias.

Podemos enfrentar riscos relacionados ao transporte e logística por dependermos de fornecedores terceirizados para garantir a entrega dos produtos que vendemos.

Os produtos que vendemos são oriundos de diversas marcas parceiras, e, caso ocorram alterações nessa cadeia de fornecimento, nossosnegócios e atividades podem ser afetados adversamente.

Vendemos serviços (como ingressos de shows e hospedagens em hotéis) em nossa plataforma, e, por conta disso, podemos ser afetados por eventuais falhas e/ou irregularidades na prestação desses serviços.

Contamos com terceiros para direcionar tráfego para o nosso site, e esses provedores podem alterar os algoritmos ou os preços dos mecanismos de pesquisa de maneira a afetar negativamente nossos negócios, resultados operacionais e condição financeira

As restrições de disponibilidade de crédito aos consumidores no Brasil podem afetar adversamente os volumes de vendas da Companhia.

Dependemos do acesso contínuo e desimpedido dos nossos clientes à internet. Impactos no

acesso contínuo e desimpedido à internet podem afetar adversamente os nossos negócios

O segmento de varejo é altamente competitivo no Brasil, o que pode afetar adversamente a nossa participação de mercado e, consequentemente, nossos resultados operacionais.

Parte de nossa receita vem da comercialização de produtos alimentícios em nossas plataformas. Portanto, estamos sujeitos a alterações no mercado de consumíveis, à flutuação de preços e a riscos de saúde relacionados à indústria alimentícia, que podem afetar adversamente nossos negócios. Da mesma forma, estamos sujeitos a processos judiciais e administrativos ligados à nossa presença no ramo alimentício e à saúde de nossos consumidores, que podem prejudicar nossa reputação de mercado.

Podemos ser considerados responsáveis por danos causados pelos produtos que vendemos a consumidores ou a terceiros, o que poderá afetar adversamente nossos resultados.

Alterações na legislação tributária, incentivos fiscais, benefícios ou diferentes interpretações da legislação tributária podem afetar adversamente os resultados das nossas operações.

A regulamentação da internet e do comércio eletrônico no Brasil é recente e limitada e está em constante evolução, e modificações desfavoráveis poderão vir a prejudicar os nossos negócios.

Estamos sujeitos a riscos associados ao não cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados e poderemos ser afetados adversamente pela aplicação de multas e outros tipos de sanções.

Estamos sujeitos às leis e regulamentos ambientais, e descumprimentos a tais normas pode afetar adversamente a nossa reputação e posição financeira.

As leis e os regulamentos ambientais e de saúde e segurança do trabalho podem exigir dispêndios maiores que aqueles em que atualmente incorremos para seu cumprimento, e o descumprimento dessas leis e desses regulamentos pode resultar em penalidades civis, criminais e administrativas.

O gerenciamento inadequado dos resíduos sólidos gerados em seus estabelecimentos e o risco de eventual contaminação em razão das atividades desenvolvidas pode afetar adversamente o negócio da Companhia.

A Companhia pode figurar como responsável solidária pelos danos ambientais causados por terceiros.

Surtos de doenças transmissíveis em escala global têm acarretado medidas diversas cujos efeitos podem levar a maior volatilidade no mercado de capitais global e à potencial desaceleração do crescimento da economia brasileira.

O Governo Federal exerce influência significativa sobre a economia brasileira. Essa influência, aliada à atual conjuntura econômico-política brasileira, podem afetar desfavoravelmente nossos negócio, resultado operacional e financeiro e fluxo de caixa.

Potenciais oscilações  das  taxas de juros  poderão  provocar  efeito  prejudicial  nos  nossos

negócios e nos preços de mercado das nossas ações.

A instabilidade política pode afetar adversamente os nossos negócios e resultados e o preço das nossas ações.

A inflação e as medidas do Governo Federal para combatê-la podem contribuir para a incerteza econômica no Brasil, afetando adversamente o resultado operacional da Companhia.

Possíveis eventos de instabilidade na taxa de câmbio poderão nos afetar de forma adversa.

A desvalorização em condições econômicas e de mercado, em geral, ou a percepção de risco em outros países, especialmente nos Estados Unidos e países de mercados emergentes, pode afetar negativamente a economia brasileira e o preço de mercado de valores mobiliários brasileiros.

Qualquer queda adicional no rating de crédito do Brasil pode afetar adversamente o preço de negociação das nossas ações ordinárias

Um mercado de negociação ativo e líquido para nossas ações ordinárias pode não se desenvolver e uma limitação substancial na capacidade dos nossos acionistas venderem as ações da Companhia pelo preço e na ocasião que desejarem, devido à volatilidade e à falta de liquidez do mercado brasileiro de valores mobiliários, poderão afetar adversamente o valor da sua negociação.

Os mercados de países emergentes, como o Brasil, oferecem risco maior do que o de países considerados desenvolvidos.