Granbio Investimentos-Principais Riscos
Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades
A Companhia pode ser adversamente afetada e,n razão de o mercado de nanocelulose ainda estar em desenvolvimento e a tecnologia referente à nanocelulose ainda não ter sido demonstrada em escala industrial
A Companhia e suas sociedades controladas podem não obter acesso a novos financiamentos cujos termos e condições compensem a viabilização de suas necessidades de capital ou cumprir com suas obrigações financeiras.
A Companhia pode não conseguir atender às cláusulas restritivas (“covenants’ de seus contratos de empréstimos, e, ainda, determinados ativos e receitas da Companhia e de suas controladas estão onerados.
A Companhia pode ser afetada em razão de riscos relacionados ao mercado e à tecnologia do etanol celulósico.
Problemas operacionais e paradas programadas de manutenção nas primeiras plantas industriais de etanol celulósico podem afetar negativa e significativamente os negócios e o desempenho financeiro da Companhia.
A Companhia pode não conseguir gerar fluxo de caixa suficiente para assegurar sua capacidade de cumprir com seus compromissos financeiros.
A Companhia pode ser afetada em razão de quase 40% de seus ativos serem compostos por ativos intangíveis resultantes de combinação de negócios e sujeitos a teste de valor recuperável
A falta de matéria prima, em especial enzimas e biomassa, pode impactar as operações e a rentabilidade da Companhia.
A Companhia pode ser adversamente afetada em razão de alterações às regulamentações e normas das agências reguladoras de energia elétrica.
A Companhia pode ser incapaz de implementar com sucesso a sua estratégia de crescimento.
A Companhia está sujeita à não obtenção de licenciamento de suas tecnologias a terceiros.
A rentabilidade da Companhia e de suas controladas é dependente das patentes que possui.
A Companhia pode sofrer impacto em seus resultados operacionais e/ou financeiros em razão de incerteza relacionada ao futuro dos combustíveis líquidos.
Acidentes, sinistros, incêndios ou outros desastres podem afetar as instalações e propriedades industriais da Companhia e de suas sociedades controladas, ou problemas técnicos podem resultar em paralisações da produção pela Companhia, o que poderá afetar negativamente os volumes de produção e, consequentemente, o desempenho operacional e/ou financeiro.
A rentabilidade da companhia está exposta à volatilidade dos preços do petróleo
Foram identificadas deficiências significativas em nossos controles internos e, se não conseguirmos implementar e manter controles internos eficazes nossa capacidade de relatar oportuna e precisamente nossa condição financeira e nossos resultados operacionais ou cumprir as leis e regulamentos aplicáveis podem ser prejudicados.
As condições economicas, políticas e outros fatores, bem como as medidas governamentais em relação a essas condições, podem afetar negativamente as atividades e resultados operacionais da Companhia, bem como o preço de mercado de suas ações.
A Companhia pode precisar de capital adicional no futuro para implantar sua estratégia de negócios, por meio da emissão de valores mobiliários, e isto poderá resultar e,n uma diluição da participação do investidor nas ações da Companhia.
A Companhia poderá realizar operações de hedge que envolvem riscos que poderão prejudicar o seu desempenho financeiro.
A Companhia pode ser afetada de forma adversa por sentenças desfavoráveis em processos judiciais e administrativos em andamento.
A Companhia pode ter seus resultados operacionais e/ou. financeiros afetados em razão de eventual incapacidade de manter pessoas chave em seu. corpo de funcionários.
A Companhia depende de sistemas de tecnologia da informação e qualquer falha desses sistemas pode afetar adversamente seus negócios.
Falhas na proteção contra riscos relacionados à segurança cibernética podem causar perda de receita e danos à reputação da Companhia, prejudicando suas operações ou resultando na divulgação não autorizada de informações.
A Companhia não está segurada contra interrupção das atividades de suas operações e a maioria de seus ativos não está segurada contra guerra ou sabotagem, nem contra desastres naturais. Além disso, a cobertura de seguro da Companhia pode ser inadequada para cobrir todas as perdas e/ou obrigações que possam ser incorridas em suas operações.
A imagem da Companhia e, consequentemente, seus negócios e valor de mercado, podem ser afetados em razão do envolvimento de um dos membros do conselho de administração em procedimento administrativo.
Os interesses dos administradores e colaboradores da Companhia podem ficar excessivamente vinculados à cotação das ações da Companhia, uma vez que podem lhes ser concedidos incentivos financeiros vinculados à valorização das ações de emissão da Companhia.
O Plano de Ações Virtuais pode gerar uma remuneração excessiva eventualmente incompatível com as atividades e os cargos dos administradores da Companhia.
A Companhia é atualmente dependente de seus controladores.
A imagem da Companhia e, consequentemente, seus negócios e valor de mercado, podem ser afetados em razão do envolvimento de seu acionista controlador indireto em potenciais ações penais.
A Companhia pode enfrentar situações de conflito de interesses nas operações com partes relacionadas.
Na medida em que a Companhia pagar dividendos a seus acionistas, terá menos capital disponível para atender às suas necessidades futuras de liquidez.
O Sr. Bernardo Afonso de Almeida Gradin, um dos controladores indiretos da Companhia, dentre outros acusados, foi inserido nas investigações relacionadas à Operação LavaJato
Os resultados da Companhia dependem dos negócios, situação financeira e resultados operacionais de determinadas controladas, que, caso deteriorem-se, poderão afetar adversamente os resultados da Companhia.
Dependência de terceiros em serviços essenciais para produção de etanol de segunda geração na BioFlex I.
A Companhia depende do fornecimento de energia elétrica de terceiros para suas operações industriais.
Os custos de matéria-prima e serviços estão sujeitos a flutuações que podem ocasionar efeitos adversos relevantes nos resultados das operações da Companhia.
A Companhia está exposta a riscos de crédito e outros riscos de contraparte de seus clientes no curso normal de seu negócio.
A Companhia e suas sociedades controladas atuam em setores nos quais a demanda e o preço de mercado são cíclicos e afetados por condições climáticas e econômicas do Brasil e do mundo.
Políticas e regulamentações governamentais que afetem os setores onde a Companhia e suas sociedades controladas atuam poderão afetar de maneira adversa as suas operações e lucratividade.
A Companhia e suas sociedades controladas podem não conseguir obter ou renovar todas as licenças, alvarás e permissões necessárias à condução dos seus negócios.
A suspensão, o cancelamento ou a não renovação dos benefícios fiscais de que a Companhia é titular podem afetar negativamente sua lucratividade e liquidez.
Alterações nas leis tributárias brasileiras ou em sua interpretação podem afetar adversamente as operações da Companhia.
A Companhia e suas sociedades controladas estão sujeitas a determinadas regras em razão da inscrição de débitos fiscais em programas de parcelamentos federais, estaduais e municipais. Caso deixem de cumprir quaisquer dessas regras os programas poderão ser rescindidos e os benefícios decorrentes deles cancelados.
A C01npanltia está exposta aos mandatos públicos da Califórnia e Europa e flutuações do prêmio do preço do carbono nesses mercados.
A Companhia e suas sociedades controladas estão sujeitas à extensa regulamentação ambiental e incorrem em custos significativos para a manutenção do cumprimento de leis e regulamentações ambientais, podendo estar expostas a responsabilidades caso não cumpram com essas regulamentações.
A Companhia e suas sociedades controladas manipulam e utilizam organismos geneticamente modificados.
As atividades da Companhia podem causar danos ao meio ambiente.
A extensão da pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em razão da disseminação do novo coronavírus (Sars-Cov-2), causadora da doença COVID-19 (“COVID- 19′ , a percepção de seus efeitos, ou a forma pela qual tal pandemia impactará os negócios da Companhia depende de desenvolvimentos futuros, que são altamente incertos e imprevisíveis, podendo resultar em um efeito adverso relevante em seu s negócios, condição financeira, resultados das operações e fluxos de caixa.
O surto de doenças transmissíveis em todo o mundo, como a atual pandemia do COVID-19, pode levar a uma maior volatilidade no mercado de capitais global e resultar em pressão negativa sobre a economia mundial, incluindo a economia brasileira, impactando o mercado de negociação das ações de emissão da Companhia. Surtos ou potenciais surtos de doenças (a exemplo do COVID-19) podem ter um efeito adverso no mercado global (incluindo o mercado de capitais em que as ações são negociadas) e na economia global (incluindo a economia brasileira).
Conclusões de investigações que confirmem a existência de conduta criminosa por parte de agentes públicos ou privados contra a administração pública, como corrupção e desvios de recursos públicos, conduzidas pela Polícia Federal, pode afetar negativamente o crescimento da economia brasileira e pode ter um efeito negativo substancialnos negócios da Companhia.
A conformidade com as leis de proteção de dados pode exigir mudanças em algumas das práticas de negócio da Companhias, aumentando assim os custos, e a não conformidade com os termos de tais leis pode afetar adversamente seus negócios. Além disso, a Companhia pode estar sujeita a penalidades se não cumprir as regras de proteção de dados.
A relativa volatilidade e a ocasional falta de liquidez do mercado brasileiro de valores mobiliários poderão limitar substancialmente a capacidade dos investidores de vender suas ações de emissão da Companhia pelo preço e na ocasião que desejam.