Empresas

Rumo-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

Nossos negócios, operações e resultados podem ser afetados adversamente  pela pandemia COVID-19.

O nível de endividamento da Companhia é relevante e a Companhia pode enfrentar uma situação desfavorável para o cumprimento dos seus compromissos financeiros, o que pode gerar efeitos adversos na sua condição financeira, reduzir sua capacidade de captação de recursos para financiar seus investimentos e operações ou de se recuperar de mudanças econômicas.

Caso não consiga novos financiamentos a termos atrativos, a Companhia poderá ter dificuldades em cumprir com suas obrigações financeiras ou deverá rever o seu plano de investimentos.

A Companhia pode vir a precisar de capital adicional no futuro, por meio de parcerias estratégicas ou de emissão de valores mobiliários, o que poderá afetar o preço das ações da Companhia, bem como resultar em uma potencial diluição da participação dos acionistas em seu capital social

A Companhia pode não conseguir atender às cláusulas restritivas (covenants) de seus contratos.

A Companhia pode ser incapaz de implementar sua estratégia de crescimento definida para os próximos anos em decorrência de fatores externos.

A Companhia pode não ser capaz de integrar as  operações de outras companhias que venham a ser adquiridas por ela ou de alcançar os benefícios esperados decorrentes de tais aquisições.

A Companhia está sujeita a alguns fatores externos e internos que podem impactar suas operações e influenciar seu resultado

A Companhia não está segurada contra todos os riscos que envolvem suas atividades e as coberturas de seguro da Companhia podem ser insuficientes para cobrir todas as perdas e/ou responsabilidades que podem ser incorridas em suas operações.

Eventuais falhas na prestação de serviços de terceiros contratados pela Companhia e no fornecimento e funcionamento de máquinas e equipamentos podem ter um efeito adverso em sua imagem e em seus negócios.

Decisões desfavoráveis ou a impossibilidade de se realizar depósitos judiciais ou de se prestar ou oferecer garantias em processos judiciais, administrativos ou arbitrais podem causar efeitos adversos nos negócios da Companhia, na sua condição financeira e nos seus resultados operacionais.

Decisões desfavoráveis em processos criminais envolvendo membros de nossa administração podem ter um efeito adverso relevante sobre nós.

Decisões desfavoráveis em processos trabalhistas podem causar efeitos adversos nos negócios da Companhia, na sua condição financeira e nos seus resultados operacionais.

Decisões desfavoráveis do Ministério do Trabalho e Emprego e/ou da Justiça do Trabalho podem causar efeitos adversos nos negócios da Companhia, na sua condição financeira e nos seus resultados operacionais.

A volatilidade e incertezas nos preços dos combustíveis podem afetar as margens operacionais e as posições competitivas de negócio da Companhia.

Variações significativas no preço do combustível podem levar a um descasamento entre o efeito dos reajustes na tarifa e no custo, trazendo algum nível de exposição no EBITDA.

As políticas e procedimentos anticorrupção da Companhia podem não impedir que a administração da Companhia, funcionários, terceiros que atuem em seu nome (no Brasil ou no exterior) ou fornecedores se posicionem de forma que violem legislações e regulamentos, por exemplo, no âmbito de pagamentos indevidos a funcionários do governo para obter ou manter vantagens comerciais ou empresariais.

A Companhia depende de sistemas de tecnologia da informação e qualquer falha ou ataque nesses sistemas pode afetar adversamente as atividades da Companhia.

A Companhia está sujeita à aplicação das leis de proteção de dados. A conformidade com essas leis de proteção de dados pode exigir mudanças em suas práticas comerciais, aumentando seus custos. o descumprimento dos termos e condições previstos em tais leis pode ocasionar a aplicação de penalidades legais de proteção de dados, afetando adversamente os negócios da Companhia.

A incapacidade ou falha em proteger a propriedade intelectual da Companhia ou a violação, pela Companhia, à propriedade intelectual de terceiros pode ter impactos negativos no resultado operacional da Companhia.

A Companhia não pode prever o resultado de uma investigação sobre a conduta dos ex­ funcionários da ALL.

A  Companhia  enfrenta  riscos  relativos  aos   cadastros,  autorizações,  licenças  e  alvarás  para instalação e operação das suas atividades.

Existência de ônus, tributos imobiliários em aberto e outros riscos envolvendo os imóveis ocupados pela Companhia que pode impactar negativamente a Companhia e seus negócios.

A Companhia possui bens e ativos vinculados à prestação do serviço público de transporte ferroviário e operação portuária que não são disponíveis para satisfazer suas obrigações em eventuais  execuções  ou  para  eventos  de  liquidação,  o  que  poderá  afetar  negativamente   os negócios da Companhia.

O insucesso de parcerias estratégicas pode impor à Companhia obrigações financeiras e de desempenho adicionais, reduzindo sua rentabilidade.

A Companhia também permanece suscetível a eventual inadimplemento do comprador com relação ao pagamento das parcelas decorrentes da alienação da Ritmo Logística S.A., joint venture constituída para desenvolver a atividade de ponta rodoviária, diante do cronograma de pagamento das parcelas da venda.

Os interesses dos acionistas controladores da Companhia podem ser conflitantes com os interesses dos seus demais acionistas.

O exercício de opção de liquidez no âmbito do acordo de acionistas da subsidiária da Companhia, Brado Logística e Participações S.A., pode gerar efeito adverso na condição financeira da Companhia

Aumentos significativos nos custos dos insumos necessários às atividades da Companhia podem afetar adversamente seus resultados operacionais.

A Companhia possui uma concentração de principais clientes responsáveis por uma parcela significativa de suas receitas.

A Companhia está exposta a riscos de crédito e outros riscos de contrapartes de seus clientes no curso normal dos seus negócios.

A Companhia opera em uma indústria competitiva e suas operações podem ser impactadas adversamente caso a Companhia não seja capaz de enfrentar adequadamente os fatores que podem afetar negativamente suas receitas e custos.

Mudanças   nas   leis   tributárias   podem   aumentar   a   carga   tributária   da   Companhia   e, consequentemente, afetar adversamente a sua lucratividade.

A Companhia e/ou suas controladas estão sujeitas a fiscalizações pelas autoridades fiscais nas Esferas Federal, Estadual e Municipal.

A perda das concessões ferroviárias da Companhia e/ou de suas controladas e subsidiárias pode ter um impacto negativo substancial no negócio da Companhia.

No caso de rescisão de uma concessão,  os ativos arrendados ou  operados revertem ao Poder Concedente e o valor de eventual compensação recebida pode não ser suficiente para cobrir as perdas incorridas pela Companhia e/ou suas controladas e subsidiárias em decorrência dessa rescisão prematura. Ademais, certos credores podem ter prioridade em relação a essa compensação.

As concessões da Companhia para operar em terminais portuários estão sujeitas a vencimento, limitação na renovação e vencimento antecipado pelo Poder Concedente.

A rescisão do contrato de arrendamento pode impactar adversamente os custos de transporte da Companhia e o tempo de retorno para exportação dos produtos da Companhia, bem como outras receitas oriundas de contratos de prestação de serviços relacionados às instalações portuárias da Companhia.

A Companhia não pode estimar o impacto de novas regulamentações aplicáveis às operações portuárias no Brasil.

As novas regulamentações aplicáveis às operações portuárias no Brasil podem gerar significativos impactos nos resultados da Companhia, afetar sua capacidade de pagamento e cumprimento de obrigações financeiras, bem impactar e expor a imagem da Companhia.

A Companhia assumiu compromissos no processo de renovação antecipada do contrato de concessão da Malha Paulista e pode ser onerada caso não os cumpra

As tarifas ferroviárias brasileiras estão sujeitas a limites máximos estabelecidos pelo governo brasileiro.

A falha no cumprimento, obtenção ou renovação das licenças e autorizações necessárias para as atividades da Companhia podem ter um efeito adverso relevante sobre a Companhia.

A prestação dos serviços ferroviários e de elevação portuária pela Companhia insere-se em âmbito regulado e eventuais medidas adotadas pela Administração Pública podem impactar suas atividades.

O andamento e eventuais decisões desfavoráveis no âmbito de processos administrativos instaurados pela ANTT para a Malha Sul e Malha Oeste poderão afetar adversamente os resultados financeiros e operacionais da Companhia, bem como a sua imagem.

Controladas da Companhia podem ter sua falência decretada na hipótese de descumprimento dos procedimentos do concurso preventivo atualmente em curso perante o poder judiciário da Argentina.

Mudanças na legislação, especialmente tributária, de Luxemburgo podem impactar negativamente os resultados da Companhia.

A Companhia pode ser condenada por danos ambientais causados às comunidades localizadas no entorno das áreas de concessão

A Companhia está sujeita a extensa regulamentação ambiental.

À medida que as leis ambientais e sua aplicação se tornam cada vez mais rigorosas, as despesas da Companhia para cumprimento das exigências ambientais, provavelmente devem aumentar no futuro. Além disso, a possível implementação de novas regulamentações, alterações nas regulamentações existentes ou a adoção de outras medidas pode fazer com que o montante e a frequência dos dispêndios da Companhia em preservação ambiental variem significativamente em comparação às estimativas atuais ou aos custos históricos. Quaisquer despesas futuras não planejadas podem forçar a Companhia a reduzir ou interromper investimentos estratégicos, possivelmente afetando negativamente a Companhia em consequência

Surtos de doenças, como o atual surto da COVID-19, podem levar a uma maior volatilidade no mercado de capitais global e resultar em pressão negativa sobre a economia mundial e a economia brasileira, impactando o mercado de negociação das ações de nossa emissão.

A instabilidade política no Brasil pode afetar adversamente os níveis de economia e investimento do Brasil e ter um efeito adverso relevante sobre a Companhia.

A Companhia não pode prever se as investigações em andamento resultarão em mais instabilidade política e econômica ou se novas alegações contra funcionários do governo e I ou executivos de empresas privadas surgirão no futuro.

A contínua crise econômica e instabilidade política no Brasil podem ter um efeito material adverso nos negócios, operações e condição financeira da Companhia.

Riscos relacionados às condições econômicas e políticas no Brasil poderão ter um efeito adverso nos negócios da Companhia.

Os níveis de atividade econômica, refletidos no PIB brasileiro, podem influenciar os volumes transportados pela Companhia. As taxas de crescimento do consumo de gás natural podem ocorrer principalmente pela substituição de outros recursos, principalmente óleo combustível, gasolina e, em menor grau, outros produtos derivados do petróleo, dependendo dos preços de cada tipo de combustível.

Infraestrutura e deficiência de mão-de-obra no Brasil podem afetar o crescimento econômico e ter um efeito material adverso sobre a Companhia.

A percepção de risco em outros países pode afetar adversamente a economia brasileira e o preço de mercado dos títulos de emissores brasileiros.

Uma redução no volume de investimentos estrangeiros no Brasil pode ter um impacto negativo sobre a Companhia.

Investigações  em andamento relacionadas à corrupção e desvio de recursos públicos que estão sendo conduzidas pela Polícia Federal do Brasil, bem como por outros órgãos reguladores e de fiscalização brasileiros e estrangeiros podem afetar adversamente o crescimento da economia brasileira e podem ter um efeito adverso relevante sobre a Companhia.