Empresas

Azul-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

Crises econômicas, sanitárias, políticas, ambientais ou qualquer outro tipo de crise que tenha o condão de impactar a economia brasileira poderá afetar o poder aquisitivo da população, o que, poderá resultar em uma diminuição da demanda por viagens aéreas e, consequentemente, afetar nossos negócios.

A contínua incerteza econômica e instabilidade política no Brasil pode afetar adversamente a nós e ao preço de nossas ações preferenciais, incluindo na forma de ADSs.

O ambiente político no Brasil tem influenciado historicamente, e continua a influenciar, o desempenho da economia do país. Crises políticas têm afetado e continuam a afetar a confiança dos investidores e do público em geral, o que tem resultado historicamente na desaceleração econômica e na volatilidade crescente nos valores mobiliários emitidos por empresas brasileiras.

Não podemos prever quais políticas Jair Bolsonaro, o Presidente do Brasil, pode adotar ou alterar durante seu mandato ou o efeito que cais políticas podem ter em nossos negócios e na economia brasileira.

A instabilidade da taxa de câmbio pode ter efeitos adversos na economia brasileira, em nós e no preço de nossas ações preferenciais, incluindo na forma de ADSs.

A inflação e determinadas medidas praticadas pelo governo brasileiro para desacelerar a inflação historicamente afetaram a economia brasileira e o mercado de capitais brasileiro de forma adversa, e os altos níveis de inflação no futuro nos afetariam adversamente e também afetariam os preços de nossas ações preferenciais, incluindo na forma de ADSs.

Qualquer outro rebaixamento da classificação de crédito do Brasil pode afetar adversamente o preço de nossas ações preferenciais, incluindo na forma de ADSs .

Alterações nas taxas de juros podem ter efeitos adversos para nós.

Somos vulneráveis a interrupções e volatilidade nos mercados financeiros globais, bem como a ações governamentais destinadas a aliviar os efeitos de qualquer crise financeira.

Deficiências na infraestrutura brasileira, particularmente em aeroportos e portos, podem ter efeitos adversos para nós.

A falha da Companhia em aderir à LGPD ou a outras leis de privacidade promulgadas no Brasil e/ou em outras jurisdições pode afetar adversamente sua reputação, negócios, condição financeira ou resultados de operações.

Oscilações  substanciais  nos  custos  de  combustível  ou  a  indisponibilidade  de combustível,  cuja  distribuição  é  feita  basicamente  por  um  número  limitado  de fornecedores, poderiam prejudicar nosso negócio.

Nós e o setor de aviação em geral somos particularmente sensíveis às mudanças nas condições econômicas e às contínuas condições econômicas negativas que provavelmente continuariam a nos afetar adversamente e a nossa capacidade de obter financiamento em termos aceitáveis.

Em razão de a indústria aérea caracterizar-se por ter custos fixos significativos e receitas relativamente elásticas , companhias aéreas não conseguem reduzir suas despesas para responder a deficiências nas receitas esperadas, e o que pode prejudicar nossa capacidade de atingir nossas metas estratégicas.

Alterações na estrutura da regulamentação da aviação civil brasileira poderão afetar de forma adversa nosso negócio e resultados operacionais.

Titulares de ações preferenciais de nossa emissão, incluindo sob a forma de ADSs, podem não receber quaisquer dividendos ou juros sobre capital próprio.

A venda de um número significativo de nossas ações preferenciais, inclusive na forma de ADSs, pode afetar negativamente o preço de negociação de nossas ações preferenciais, inclusive na forma de ADSs.

Mudanças nas leis tributárias brasileiras podem ter um impacto adverso sobre os impostos aplicáveis à alienação de nossas ações preferenciais, inclusive na forma de ADSs.

Nossas ações preferenciais terão direito de voto limitado, mesmo se os dividendos não forem pagos.

Nosso acionista controlador tem o direito de receber significativamente menos dividendos do que os titulares de nossas ações preferenciais, o que pode fazer com que suas decisões sobre a distribuição de dividendos entrem em conflito com seus interesses.

Podemos não ser capazes de cumprir os covenants financeiros e as obrigações pecuniárias impostas em nossos contratos de financiamento podendo, consequentemente, configurar um evento de vencimento antecipado de determinados contratos financeiros, o que poderá afetar adversamente a Companhia.

Nosso acionista controlador exerce controle sobre nós, e seus interesses podem ser conflitantes com os interesses dos demais.

Investidores em nossas ações preferenciais, incluindo sob a forma de ADSs, podem enfrentar uma diluição no valor contábil no futuro.

Um  mercado  de  negociação  pública ativo  e líquido  para as nossas  ações  preferenciais, inclusive sob a forma de ADSs, pode não se manter, e, potencialmente, poderá afetar adversamente o valor de mercado de nossas ações preferenciais, inclusive sob a forma de ADSs.

Nós somos uma empresa controladora, e não temos quaisquer ativos substanciais que não as ações de nossas subsidiárias.

Os contratos que regem nossa dívida contêm cláusulas e restrições que limitam nossa capacidade de nos envolver em transações de mudança de controle, encerrar nosso relacionamento com cenos fornecedores e incorrer em cenos níveis de endividamento.

Não conseguimos garantir que seremos capazes de efetivar os acordos de subarrendamento e o adiamento das entregas de aeronaves.

Operamos em uma indústria extremamente competitiva e ações dos nossos concorrentes podem nos afetar negativamente.

Nossas despesas com seguros podem aumentar significativamente como resultado de um ataque terrorista, guerra, acidente de aeronave, apreensão ou evento semelhante, nos afetando adversamente.

O insucesso na execução de nossa estratégia de crescimento pode prejudicar nossos resultados operacionais.

Somos altamente dependentes do aeroporto de Viracopos, em Campinas, do aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, e do aeroporto de Guararapes, em Recife, para grande pane dos nossos negócios. Dessa forma, uma interrupção relevante nas operações destes aeroportos pode nos afetar adversamente.

Qualquer expansão em nossos negócios nos fará incorrer em custos adicionais e despesas e, em última instância, podemos vir a não obter sucesso na geração de lucro oriundo de quaisquer dos novos negócios, potencialmente nos afetando de forma adversa.

Podemos não ser capazes de aumentar nossas operações nos Estados Unidos e na Europa, e podemos ser afetados de forma adversa se o Brasil não mantiver uma avaliação de segurança favorável ou se deixarmos de cumprir com as normas regulatórias de aviação civil dos Estados Unidos e da Europa.

Nós utilizamos e dependemos de aeronaves fabricadas pela Embraer, ATR e Airbus, e podemos ser adversamente afetados em caso de intempestividades nas entregas das aeronaves, se as aeronaves fabricadas por tais companhias não estiverem disponíveis ou se estiverem sujeitas à manutenção constante ou, ainda, se a opinião pública for negativa a respeito de tais aeronaves.

Nossas operações podem ser materialmente afetadas em decorrência de manutenções programadas ou não de nossas aeronaves, assim como da nossa inabilidade de obter peças em tempo hábil.

Nós podemos ser adversamente aferados se o programa de fidelidade TudoAzul perder parceiros comerciais ou se esses parceiros comerciais alterarem suas políticas com relação à concessão de benefícios a seus clientes.

Se os resgates reais por membros do TudoAzul forem maiores do que o esperado, ou se os custos relacionados ao resgate dos prêmios aumentar, nós podemos ser adversamente afetados.

Dependemos da capacidade de nossa alta administração; a perda de qualquer membro da nossa administração, incluindo o presidente do nosso Conselho de Administração ou nossos principais executivos , pode aferar negativamente o nosso negócio.

Podemos não ser capazes de manter nossa cultura e de reter e/ou contratar pessoal qualificado à medida que nosso negócio cresce, como pilotos, o que poderia rer um impacto adverso sobre nós.

Dependemos significativamente de sistemas automatizados e qualquer falha nesses sistemas pode prejudicar nosso negócio, nossa situação financeira, nossos resultados operacionais, nosso fluxo de caixa e nossas projeções financeiras.

Nós nos beneficiamos de incentivos fiscais em nossas compras de combustível de aviação no Brasil, e esses incentivos fiscais podem ser suspensos, alterados, cancelados, revogados ou não renovados a qualquer momento, nos aferando adversamente.

Qualquer violação ou alegada violação das leis anticorrupção, anti-suborno e lavagem de dinheiro pode nos afetar adversamente, incluindo nossa marca e reputação.

As exigências impostas às companhias registradas na SEC e na CVM podem comprometer nossos recursos, desviar a atenção de nossa administração e afetar nossa capacidade de atrair e reter membros qualificados do Conselho de Administração.

Se os analistas de valores mobiliários ou da indústria não publicarem uma pesquisa ou relatórios sobre nossos negócios, ou publicarem relatórios negativos sobre nossos negócios, o preço de mercado e volume de negociação de nossas ações preferenciais, inclusive sob a forma de ADSs, podem cair.

Decisões desfavoráveis em processos judiciais ou administrativos poderão nos afetar de forma adversa.

Nós estamos sujeitos a fiscalizações pelas autoridades fiscais nas esferas federal, estadual e municipal.

Oscilações substanciais nos custos de combustível ou a indisponibilidade de combustível, cuja distribuição é feita basicamente por um número limitado de fornecedores, poderiam prejudicar nosso negócio.

Dependemos de acordos com terceiros para fornecer aos nossos clientes e a nós instalações e serviços que são essenciais para o nosso negócio e a rescisão ou não cumprimento desses acordos pode nos afetar.

Confiamos em companhias aéreas parceiras para codeshare e acordos de marketing de fidelidade, e a perda de um parceiro comercial significante devido à falência, incorporação ou por outro motivo poderia nos afetar de forma adversa.

O setor aeronáutico é particularmente sensível a mudanças nas condições econômicas e, caso estas sejam negativas, ramo nossos resultados operacionais quanto capacidade de obter financiamentos provavelmente sofrerão impactos negativos.

Em razão de a indústria aérea caracterizar-se por ter custos fixos significativos e receitas relativamente elásticas , companhias aéreas não conseguem reduzir suas despesas para responder a deficiências nas receitas esperadas, e o que pode prejudicar nossa capacidade de atingir nossas meras estratégicas.

Consolidação adicional na estrutura do setor aéreo brasileiro e global poderá nos afetar adversamente.

Nossa reputação e a cotação das nossas ações preferenciais, inclusive sob a forma de ADSs, podem ser prejudicados por eventos fora de nosso controle.

Problemas técnicos e operacionais na infraestrutura da aviação civil brasileira, incluindo nos sistemas de controle de tráfego aéreo, espaço aéreo e infraestrutura aeroportuária, podem causar um efeito adverso relevante em nossa estratégia e, consequentemente, em nosso negócio.

Aumento nos benefícios trabalhistas, disputas sindicais, greves e outros fatores relacionados à mão de obra podem nos afetar negativamente.

A implementação bem-sucedida de nossa estratégia depende em pane da manutenção de uma alta taxa de utilização diária de aeronaves, o que nos roma especialmente vulneráveis a arrasas que podem nos aferar adversamente.

A indústria aérea de transporte aéreo de passageiros está sujeira a normas ambientais cada vez mais rigorosas e a não-conformidade com rais normas pode nos afetar adversamente.

Podemos incorrer em perdas financeiras e danos à nossa reputação por riscos ambientais e sociais.

Estamos sujeitos a custos e riscos associados a alterações na legislação e regulamentação aplicáveis ao nosso negócio, inclusive naquelas relacionadas à venda de produtos ao consumidor. Especificamente , alterações da legislação e regulamentação de privacidade de dados, podem impactar nossos negócios, condição financeira e resultados operacionais.

Podemos não conseguir obter ou renovar todas as licenças, alvarás e permissões necessárias à condução de nossos negócios.

O surto de doenças altamente transmissíveis em rodo o mundo, como a atual pandemia do Coronavírus (COVID-19), pode levar a uma maior volatilidade no mercado de capitais global e resultar em pressão negativa sobre a economia mundial, incluindo a economia brasileira, impactando o mercado de negociação das ações de nossa emissão.

O Governo Federal já exerceu e continua a exercer influência significativa sobre a economia brasileira. Esse envolvimento, assim como as condições políticas e econômicas do Brasil, poderia nos prejudicar e afetar o preço de nossas ações preferenciais, incluindo na forma de ADSs.

A contínua incerteza econômica e instabilidade política no Brasil pode afetar adversamente a nós e ao preço de nossas ações preferenciais, incluindo na forma de ADSs.

A instabilidade da taxa de câmbio pode ter efeitos adversos na economia brasileira, em nós e no preço de nossas ações preferenciais, incluindo na forma de ADSs.

A inflação e determinadas medidas praticadas pelo governo brasileiro para desacelerar a inflação historicamente afetaram a economia brasileira e o mercado de capitais brasileiro de forma adversa, e os afros níveis de inflação no futuro nos afetariam adversamente e também afetariam os preços de nossas ações preferenciais, incluindo na forma de ADSs.

Os desenvolvimentos e percepções de riscos em outros países, incluindo outros mercados emergentes, nos Estados Unidos e na Europa, poderão afetar adversamente a economia brasileira e o preço dos valores mobiliários brasileiros, incluindo o preço de nossas ações preferenciais, incluindo na forma de ADSs.

O governo brasileiro pode impor controles cambiais e restrições significantes quanto a remessas de reais para o exterior, o que afetaria de forma adversa a capacidade de investidores de converter e remeter dividendos ou outras distribuições ou os proventos da venda de nossas ações preferenciais, nossa capacidade de fazer pagamentos de dividendos ou outras distribuições a investidores não brasileiros e reduziria o preço de mercado de nossas ações preferenciais, incluindo na forma de ADSs, e nossa capacidade de cumprir com as obrigações de pagamento em moeda estrangeira.

Uma pandemia ou o surto generalizado de doenças contagiosas pode rer um efeito adverso relevante em nossos negócios e resultados operacionais.
O surto de doenças altamente contagiosas em todo o mundo, como a atual pandemia de coronavírus (COVID-19), pode levar a grandes perturbações e maior volatilidade no capital global e nos mercados financeiros, resultando em pressões negativas sobre a economia mundial, incluindo a economia brasileira, impactando o mercado de negociação de nossas ações, inclusive na forma de ADSs, e nossas classificações de dívida.