Empresas

Bahema-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

Riscos de investimento

A companhia atualmente vem buscando crescer e gerar valor por meio de um ambicioso programa de aquisições de participações societárias em empresas do setor de educação. Em decorrência, está exposta aos seguintes riscos de sua atividade de investimento: (i) crescer de forma inadequada por meio de aquisições; (ii) pagar valor acima do preço justo, ter que aportar recursos adiciona is ao negócio ou não obter o  retorno   esperado;  (iii)  enfrentar  problemas  nas  aquisições  realizadas,  como  contingências  não identificadas e riscos do negócio não antecipados; (iv) passar a figurar como sucessora da sociedade adquirida ou de seus vendedores em demandas jurídicas; (v) não gerar as sinergias esperadas; (vi) sociedades investidas não gerarem o resultado/caixa esperado, já que não há intenção da Companhia em desinvestir.

Riscos de insolvência

A Companhia possui endividamento líquido e pode não dispor de recursos para fazer frente aos compromissos assumidos em  seu programa de investimentos e gastos de overhead, quer em decorrência da geração de caixa insuficiente, por deficiência no seu planejamento financeiro ou em razão de desembolsos não antecipados ou provisionados.

Riscos jurídicos

A companhia atualmente figura em processos administrativos e judiciais, e outros processos poderão se somar aos já existentes, decorrentes das atividades normais dos negócios ou de eventos não rotineiros de natureza societária, tributária, trabalhista, cível, administrativo e comercial, dentre outros. A despeito da diligência dos administradores e da competência dos defensores da companhia, não há qualquer garantia que os resultados desses processos serão favoráveis aos interesses da Bahema ou, ainda, que terão o provisionamento, parcial ou total, com relação aos passivos eventualmente resultantes desses processos. A Companhia está sujeita também a sucessões de sociedades adquiridas e/ou sociedades vendidas no passado (antes mesmo da operação no mercado de educação básica).

O acionista controlador possui capacidade de eleger a maioria dos membros do Conselho de Administração e deliberar sobre as questões que necessitem da aprovação dos acionistas. Assim, o acionista controlador poderá exercer forte influência sobre as decisões estratégicas da Companhia. Existe o risco de os interesses do controlador serem conflitantes com o do restante dos acionistas, podendo até mesmo gerar impactos prejudiciais nas atividades e resultados.

A ação da Bahema Educação S/ A tem pouca liquidez.

As ações da Bahema Educação S/A apresentam baixa liquidez, o que pode dificultar a execução de ordens de compra e venda. Nestas condições, o acionista da Bahema Educação S/A poderá enfrentar dificuldade de liquidar ou negociar tais ativos pelo preço e no momento desejado e, consequentemente, poderá enfrentar problemas de solvência diante da impossibilidade de alienar suas ações, ou ver-se obrigado a aceitar descontos excessivos para poder vender suas ações, ou, contrariamente, ter que desembolsar prêmios exagerados quando quiser aumentar sua participação na Bahema Educação S/A, prejudicando assim a rentabilidade de seus investimentos.

Os acionistas da Companhia podem não receber quaisquer dividendos.

Nos termos do Estatuto Social da Bahema Educação S/A, está deve geralmente pagar aos seus acionistas 25% de seu lucro líquido anual ajustado. O lucro ajustado pode ser capitalizado, utilizado para absorve r prejuízos ou destinado de qualquer outra forma permitida de acordo com as práticas contábeis aceitas no Brasil e com a legislação societária brasileira; portanto, o lucro ajustado poderá não mais estar disponível para ser pago sob a forma de dividendos em um determinado exercício.

A Bahema Educação S/A poderá não pagar dividendos aos seus acionistas em qualquer exercício social em particular, mediante a determinação do Conselho de Administração de que tais distribuições seriam desaconselháveis t endo em vista a situação financeira da Bahema Educação S/A Como a lei não estabelece quais são as circunstâncias que tornam o pagamento de dividendos desaconselhável, aceita-se geralmente que uma companhia não precise pagar dividendos se tal pagamento colocar em risco a própria existência da companhia ou se prejudicar o curso normal de suas operações.

Quaisquer dividendos não distribuídos devem ser destinados a uma conta de reserva especial para futuro pagamento aos acionistas, a menos que sejam utilizados para compensar prejuízos subsequentes. Desta forma, é possível que os acionistas da Bahema Educação S/A não recebam dividendos em qualquer exercício social em particular.

Futuras emissões de ações poderão diluir a participação dos atuais acionistas, podendo afetar de modo relevante o preço de mercado das ações de emissão da Companhia.

A Bahema Educação S/A pode precisar obter capital adicional no futuro, inclusive por meio de emissão de ações ou títulos de dívida conversíveis em ações, para cumprir com as aquisições concluídas em 2020 ou então para novas aquisições. Qualquer capital adicional obtido através da emissão de ações pode diluir a participação percentual dos investidores no capital da Bahema Educação S/A, bem como o lucro por ação e o valor patrimonial líquido por ação, podendo qualquer emissão,por parte da Bahema Educação S/A ou de nossos principais acionistas, causar efeito prejudicial sobre o preço de mercado das ações de emissão da Bahema Educação S/A lastreadas em tais ações. Reforçando que atualmente existem debêntures mandatoriamente conversíveis em ações, com prazo de vencimento em 31 de março de 2022, que terão um efeito dilutivo no capital, além de bônus de subscrição que poderão ser exercidos e convertidos em  ações da Companhia a partir de 30 de junho de 2021.

Inadimplência

Por trabalhar com escolas próprias, a Bahema Educação S/A e suas controladas estão sujeitas à inadimplência, ou seja, responsáveis financeiros não pagam o que devem as escolas e, cabe a elas, cobrar etc. Apesar da recuperação de atrasados se estende r até alguns anos após a cobrança original e ser bem sucedida na maioria dos casos, existe uma perda residual em todas as escolas por não recuperarem 100% das inadimplências.

Crises

A Bahema Educação S/A e suas controladas estão sujeitas a crises que podem acontecer no Brasil. Crises econômicas normalmente aumentam a inadimplência, o desconto médio concedido aos pais e a perda de alunos para escolas mais baratas ou até escolas públicas.

Greves

A Bahema Educação S/A e suas controladas estão sujeitas a greves que podem acontecer no segmento. Essas greves podem afetar a operação normal das escolas, criando situações que podem levar a perda de alunos e impactar significativamente a grade curricular.

Captação e retenção de alunos

As controladas da Bahema Educação S/A têm seus resultados fortemente influenciados pela capacidade de captação e retenção dos seus alunos. Uma queda no número de alunos, reduz a receita com pouquíssima redução de custos, enquanto um aumento gera grandes ganhos de receita com alta margem. A capacidade de captar e reter os alunos depende principalmente: (i) da qualidade do projeto pedagógico de cada escola, (ii) da adequação do projeto às necessidades de aluno e família; (iii) da constante atualização e inovação das práticas educacionais e (iv) da capacidade de comunicação/marketing em converter tais qualidades em atração de alunos.

Repasse de custos

Dado o mercado em que atuam, as controladas da Bahema Educação S/A muitas vezes possuem custos que crescem acima da inflação. Os resultados das controladas dependem da capacidade de repasse desses custos. Capacidade essa baseada principalmente na percepção (dos pais de aluno) de que as escolas do grupo possuem um projeto pedagógico de excelente qualidade.

Avanço na tecnologia

O aumento de tecnologias na área de educação, mesmo que com a falta de regulamentação, pode gerar riscos para a Bahema Educação S/A e suas controladas caso as empresas não consigam acompanhar o avanço dessas tecnologias.

Além disso, a  crise  da  COVID19  pode  incentivar  mudanças  (de  hábitos  e  leis)  sobre  práticas de homeschooling e/ou ensino à distância, que não estão alinhadas com a estratégia atual da Companhia.

Investimento do governo em educação pública

A Bahema Educação S/A e suas controladas podem ser afetadas nas atividades das escolas próprias com um aumento em investimento em educação pública, tornando as escolas públicas mais atrativas e, pelo conceito, de graça. Sendo assim, nós enfrentaríamos uma concorrência maior.

Subsídio sobre imposto s sobre receita

A Bahema Educação S/A e suas controladas por terem escolas próprias usufruem de uma alíquota mais baixa de Imposto Sobre Serviços (ISS) em   alguns dos municípios em que opera. Caso o governo decida por tirar esse “subsídio” as empresas serão afetadas.

Modificações no currículo escolar

A Bahema Educação S/A e suas controladas podem ser impactadas por novas regras e formatos de currículo escolar que os órgãos regulatórios podem criar e passar a exigir como item obrigatório.

Permissão para homeschooling e/ ou EAD

Caso o governo permita/ regulamente  as  práticas de  ensino  à  distância  para  educação  básica  ou homeschooling isso poderá afetar negativamente a demanda pelos serviços ofertados pela Companhia.

Fechamento das escolas

Devido à pandemia de Covid-19, ou outras doenças contagiosas que surjam futuramente, as autoridades locais podem tomar a decisão de obrigar o fechamento das escolas, impedindo o ensino presencial e prejudicando a sua qualidade, principalmente para o Ensino Infantil, o que pode acarretar na perda de alunos.