BBM Logistica – Principais Riscos
Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades
Nosso negócio utiliza mão-de-obra intensiva e dependemos de nossa habilidade para atrair, treinar e reter profissionais capacitados, e profissionais-chave em todos os níveis da Companhia para a conclusão de nosso negócio.
Nossa competitividade e estratégia de crescimento dependem de obtenção de capital intensivo de longo prazo. Podemos não conseguir ter acesso a novos financiamentos para conseguir viabilizar nossas necessidades de capital ou cumprir com nossas obrigações financeiras, inclusive por razões que compreendem os impactos da pandemia da COVID-19.
Podemos não ter sucesso em nossa estratégia de crescimento por meio de aquisições de novos negócios ou marcas, as quais envolvem riscos.
O valor de revenda de ativos utilizados nas nossas operações de serviços dedicados é um fator importante para o retorno esperado dos nossos contratos nestas operações.
Despesas com indenizações, seguros, acidentes, roubos, defeitos e danos podem afetar negativamente nossos resultados. Certos tipos de perdas podem não estar cobertas pelas apólices contratadas.
Estamos sujeitos a obrigações específicas e restrições à nossa capacidade de contrair dívidas adicionais nos termos de alguns contratos financeiros.
Somos altamente dependentes de nossos armazéns, e qualquer interrupção ou falha na operação de nossos armazéns poderá nos causar um efeito adverso.
Precisamos investir constantemente em sistemas de tecnologia da informação, inclusive para prevenir tentativas de ameaças cibernéticas, e tais sistemas estão sujeitos a riscos externos que não podemos controlar.
Parte significativa das nossas operações ocorre em imóveis de propriedade de terceiros.
Decisões desfavoráveis em processos judiciais, arbitrais ou administrativos podem causar efeitos adversos para nós.
Utilizamos representantes comerciais em algumas das nossas operações, e a perda de um representante relevante ou de um número significativo de representantes pode afetar nossos resultados.
Podemos não conseguir obter ou renovar todas as licenças, alvarás e permissões necessárias à condução dos nossos negócios. Atualmente algumas de nossas licenças, alvarás e permissões estão vencidas ou não puderam ser expedidas devido à existência de algum tipo de irregularidade nos imóveis nos quais nossas atividades ocorrem. Ademais, podemos estar sujeitos a perdas não cobertas pelos seguros contratados, bem como a dificuldades para contratação de apólices, o que poderá gerar efeitos adversos sobre nossos negócios.
Podemos falhar em prevenir, identificar, quantificar ou monitorar comportamentos contrários à legislação e regulamentação aplicáveis e aos nossos padrões de ética e conduta, o que pode causar impactos adversos relevantes sobre nossos negócios, situação financeira, reputação, resultados operacionais e cotação de nossas ações, incluindo os provenientes de violações à Lei Anticorrupção e/ou a outras leis anticorrupção que nos sejam aplicáveis.
Os nossos negócios, práticas e políticas estão sujeitos a leis de privacidade, proteção de dados pessoais e cibersegurança, além de outras regulamentações governamentais no setor de tecnologia da informação.
As nossas medidas de segurança da informação para proteger nossos sistemas de tecnologia, produtos e/ ou serviços podem falhar ou não serem suficientes para evitar incidentes, o que pode afetar negativamente a nossa receita, aumentar a nossa exposição e a responsabilidades legais e litígios, bem como impactar a nossa reputação.
Podemos não pagar dividendos ou juros sobre capital próprio aos acionistas detentores de nossas ações no futuro.
Tendo em vista que uma parcela das nossas receitas está relacionada ao setor de agronegócio, mais especificamente à indústria de papel e celulose, condições adversas que afetem esse setor podem impactar negativamente nossas operações.
Podemos sofrer impactos negativos em nossas despesas financeiras devido a necessidades emergenciais de contratação de empréstimos e financiamentos.
Uma redução da participação societária do atual grupo de controle da Companhia, inclusive imediatamente em decorrência de sua oferta pública inicial de ações poderá ser interpretada como uma alteração no controle da Companhia e, consequentemente, configurar um evento de vencimento antecipado de determinados contratos, o que poderá afetar adversamente a Companhia.
Os interesses dos nossos atuais acionistas controladores podem ser conflitantes com os interesses de eventuais novos acionistas e investidores.
Caso a Companhia e os acionistas vendedores tenham êxito na realização da oferta pública inicial de ações, o atual Grupo de Controle poderá ser diluído de modo que poderá deixar de deter mais do que 50% das ações votantes da Companhia, o que poderá tornar a Companhia suscetível a alianças entre acionistas, conflitos entre acionistas e outros eventos decorrentes da ausência de acionista ou grupo de acionistas que detenha controle.
As ações de emissão da Companhia e de titularidade do Sr. Marcos Egídio Batistella não estão livres de ônus e gravames e podem vir a ter sua propriedade consolidada em favor do Agente de Garantia, o que pode alterar o nosso Grupo de Controle.
Eventual processo de liquidação nos envolvendo ou envolvendo nossas controladas pode ser conduzido em bases consolidadas.
As nossas atividades dependem do bom relacionamento e da reputação de nossos fornecedores.
Riscos relacionados à terceirização de parte substancial de nossas atividades de serviços dedicados à cadeia de suprimentos e de transporte de cargas gerais podem nos afetar adversamente.
Nossos resultados podem ser afetados caso não consigamos manter nossos atuais percentuais de descontos na aquisição de máquinas e equipamentos pesados e veículos leves novos junto aos fornecedores.
Aumentos significativos na estrutura de custos do nosso negócio, podem nos afetar adversamente.
Nossos três maiores clientes representam um percentual relevante da nossa receita total. A rescisão ou não renovação dos contratos com esses ou outros clientes pode nos afetar adversamente.
Como somos uma prestadora de serviços, nossos resultados dependem da nossa base de clientes e do volume de negócios por eles gerados.
A falta de conservação das rodovias brasileiras pode afetar adversamente nosso custo de serviço de transporte.
A substancial competição, principalmente de outros prestadores de serviços de gestão logística, pode prejudicar o desenvolvimento das nossas atividades.
Greves e paralisações podem afetar nossas operações e impactar os nossos resultados.
Riscos relacionados às condições econômicas e políticas no Brasil poderão ter um efeito adverso em nossos negócios e no valor de mercado dos valores mobiliários emitidos por nós.
Mudanças na legislação fiscal podem resultar em aumentos em determinados tributos diretos e indiretos, o que poderia reduzir nossa margem bruta.
Estão em discussão no Congresso Nacional diversos projetos para ampla reforma tributária, principalmente designada para aumentar a eficiência de alocação dos recursos da economia.
Estamos sujeitos ao cumprimento da legislação aplicável aos serviços de transporte e das normas regulamentares expedidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT e outros órgãos reguladores.
Nossas operações internacionais estão sujeitas a riscos econômicos, políticos e sociais dos países em que atuamos.
As leis e regulamentos ambientais e de saúde e segurança do trabalho podem exigir dispêndios maiores que aqueles em que atualmente incorremos para seu cumprimento e o descumprimento dessas leis e regulamentos pode resultar em penalidades civis, criminais e administrativas.
A relativa volatilidade e falta de liquidez do mercado de capitais brasileiro podem afetar de forma negativa a liquidez e os preços de mercado das ações da Companhia e limitar a capacidade de seus acionistas em alienar as ações por eles detidas pelo preço e na ocasião que desejarem.
Qualquer rebaixamento na classificação de crédito do Brasil (rating) pode afetar negativamente o preço das ações ordinárias de nossa emissão.
Se o Brasil sofrer inflação substancial no futuro, as nossas receitas e a nossa capacidade de acessar mercados financeiros estrangeiros podem ser reduzidas.
Eventos políticos, econômicos e soc1a1s e desenvolvimentos e mudanças na percepção dos investidores sobre risco em outras regiões, especialmente nos Estados Unidos, Europa, China e outros países emergentes, podem afetar material e adversamente a economia brasileira e o valor de mercado dos valores mobiliários brasileiros, incluindo as nossas ações.
A instabilidade política e econômica no Brasil pode afetar adversamente nossos negócios, resultados de suas operações e o preço de negociação de nossas ações.
Acontecimentos políticos, econômicos e sociais e a percepção de riscos em outros países, sobretudo em países de economia emergente, podem prejudicar o valor de mercado dos valores mobiliários brasileiros.