Caramuru Alimentos-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

A extensão da pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em razão da disseminação do coronavírus (COVID-19), a percepção de seus efeitos, ou a forma pela qual tal pandemia impactará os negócios da Companhia depende de desenvolvimentos futuros, que são altamente incertos e imprevisíveis, podendo resultar em efeitos adversos relevantes nos negócios, condição financeira, resultados das operações e fluxos de caixa e, finalmente, da capacidade da Companhia de continuar operando seus negócios.

As operações da Companhia são altamente sensíveis aos preços da soja praticados no mercado, cuja determinação depende de uma variedade de fatores sobre os quais não se tem controle.

A Companhia pode ser afetada de forma adversa pela sazonalidade e pelas variações climáticas acarretando uma queda no volume de produção da Companhia ou levar a Companhia a ter que adquirir mais soja de terceiros, podendo representar um aumento dos seus custos de produção e impactando negativamente o seu resultado operacional.

Exposição ao risco de falta de grãos não transgênicos para processamento pela inexistência de alternativas de fornecimento, que assegure a continuidade das operações, caracterizando a dependência de produtores.

Pragas ou doenças poderão prejudicar as colheitas de fornecedores, afetando sua capacidade de honrar seus compromissos com a Companhia, podendo afetar adversamente seus resultados.

O crescimento da Companhia poderá exigir capital adicional no futuro, que poderá não estar disponível ou, se disponível, poderá ser em condições não satisfatórias à Companhia.

Falha no monitoramento e controle de originação de grãos, pode gerar exposição negativa da companhia na mídia, danos à sua imagem e reputação, bem como possíveis interferências estatais e responsabilizações solidárias e/ou subsidiárias.

As operações agrícolas, industriais e logísticas da Companhia oferecem riscos de acidentes e de ineficiências operacionais, que podem ocasionar interrupções ou falhas, bem como uma redução do volume de derivados de soja e biodiesel e demais produtos, podendo afetar adversamente os seus resultados.

A distribuição dos produtos da Companhia pode sofrer um impacto adverso relevante caso suas atividades e a de seus principais fornecedores e prestadores de serviços sofram paralisações significativas.

A Companhia é dependente do comércio internacional e da manutenção da competitividade de seus produtos.

A Companhia enfrenta uma concorrência significativa nos setores de biodiesel e farelo de soja.

A perda ou a incapacidade da Companhia de obter ou manter quaisquer licenças ou autorizações necessárias à consecução de suas atividades pode afetar negativamente o seu negócio e seus resultados.

A redefinição do papel da Petrobras no cenário de combustíveis nacional, em linha com o seu plano estratégico de desinvestimentos, pode impactar o atual modelo de comercialização de biodiesel e, consequentemente, afetar adversamente as atividades da Companhia.

A Companhia pode não ser bem-sucedida na execução de sua estratégia de negócios, o que poderá afetar negativamente seus planos para aumentar sua receita e rentabilidade.

Caso a Companhia não utilize seus instrumentos de hedge de forma eficiente, ela poderá incorrer em perdas substanciais, o que poderá afetá-la de forma adversa.

A contaminação dos produtos da Companhia e outros riscos correlatos podem prejudicar a reputação da Companhia, levando à abertura de processos judiciais e administrativos, publicidade negativa e/ou fechamento das instalações produtivas da Companhia.

A precificação inadequada dos produtos pode afetar de forma adversa os resultados e o market share da Companhia.

A Companhia pode ser afetada de maneira relevante e adversa em caso de suspensão, modificação, cancelamento, revogação, não renovação ou não prorrogação dos incentivos fiscais atualmente concedidos pelas autoridades públicas competentes.

A Companhia depende de armazéns próprios e de terceiros para armazenar e distribuir matérias­ primas e produtos manufaturados.

As operações da Companhia são inerentemente perigosas e sujeitas a riscos operacionais.

Riscos relacionados a ônus sobre os imóveis próprios que foram onerados para garantir dívidas da Companhia, o que poderá impactar adversamente a operação, estratégia de seus negócios e os resultados da Companhia

A Companhia pode não ser capaz de renovar ou manter os contratos de locação das suas unidades, especialmente, de depósito e armazéns, o que poderá impactar adversamente seu resultado operacional.

Os imóveis de ocupados pela Companhia podem ser desapropriados, o que poderá impactar adversamente seu resultado operacional.

A Companhia está sujeita a erros ou problemas operacionais no procedimento de segregação e rastreamento da soja não transgênica (NGMO) e derivados, que poderão afetar a Companhia adversamente.

Mudanças e avanços na tecnologia de produção de biodiesel podem exigir que a Companhia incorra em custos para atualizar suas instalações ou podem prejudicar sua capacidade de competir na indústria de biodiesel ou operar com lucro.

A indústria de combustíveis renováveis é uma indústria em constante transformação e pode resultar em acontecimentos inesperados, que podem afetar adversamente as operações da Companhia e o preço de negociação de suas ações ordinárias

A concorrência de outras fontes de combustível e de outros substitutos do óleo diesel que possam constituir alternativa mais barata ao óleo diesel ou ao biodiesel poderá afetar adversamente a capacidade da Companhia de comercializar sua produção e poderá resultar em perda de participação de mercado, reduzindo assim o valor do investimento nas ações da Companhia.

Os preços do biodiesel são diretamente influenciados pelos preços do óleo de soja, de forma que uma flutuação nesses preços ou uma mudança no percentual da mistura obrigatória do biodiesel ao diesel poderia afetar adversamente a demanda e o preço do biodiesel da Companhia.

O aumento do uso de células de combustível, híbridos de plug-in e carros elétricos e a competição com o avanço dos combustíveis alternativos podem diminuir a demanda por biodiesel.

Interrupções ou falhas ou a necessidade de aprimorar os sistemas da Companhia poderão afetar adversamente suas atividades.

Perdas não cobertas pelas apólices de seguro contratadas ou que excedam os limites de indenizações contratados, podem causar efeitos adversos nos negócios da Companhia.

A Companhia pode estar sujeita a multas, penalidades condenação na obrigação de reparar danos, dentre outras penalidades, além de danos à reputação como resultado de não cumprimento ou de questionamentos que possam surgir em relação ao acordo de leniência celebrado pela Companhia e aos acordos de colaboração premiada celebrados por seu acionista controlador e por um de seus prepostos.

Decisões desfavoráveis ou o envolvimento da Companhia ou de seus acionistas, administradores e/ou colaboradores em processos judiciais, administrativos ou arbitrais, procedimentos de investigação ou inquéritos policiais podem causar efeitos adversos em seus negócios, condição financeira, resultados operacionais e imagem ou reputação.

Comportamentos contrários à legislação e regulamentação aplicáveis podem ocasionar impactos adversos relevantes sobre os negócios da Companhia, sua situação financeira, resultados operacionais e cotação de suas ações e sua imagem e reputação.

A perda de membro da alta administração da Companhia, ou a impossibilidade de atrair e manter novos executivos ou de treinar novos profissionais poderá ter um efeito adverso relevante sobre os negócios e resultados operacionais da Companhia.

A Companhia está sujeita a riscos associados a incapacidade ou falha na proteção de seus ativos de propriedade intelectual ou, ainda, a eventual violação aos direitos de propriedade intelectual de terceiros.

As operações da Companhia dependem da reputação de seus produtos e marcas, especialmente a marca “Sinhá” sua principal marca, e o dano à reputação desses poderá causar efeito adverso nos resultados da Companhia.

A Companhia está sujeita a riscos associados ao não cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados e poderá ser afetada adversamente pela aplicação de multas e outros tipos de sanções.

Incidentes de segurança cibernética, incluindo ataques à infraestrutura necessária para manter os sistemas de TI da Companhia podem resultar em danos financeiros e à reputação da Companhia.

Os procedimentos licitatórios de que a Companhia participa nas contratações com o Poder Público podem sofrer influência política ou ser alvo de investigações.

A Companhia pode ser incapaz de desenvolver novos produtos com êxito, ou, ainda, enfrentar dificuldades para obter os registros regulatórios necessários.

Qualquer deterioração das relações de trabalho com os empregados da Companhia ou aumento nos custos de mão de obra poderá afetar adversamente seus negócios, situação financeira e resultados.

Parcela substancial da receita operacional líquida da Companhia depende do desempenho de alguns “produtos-chave”.

A Companhia poderá ser responsabilizada por incidentes com consumidores relacionados a reações adversas após o uso dos produtos que fabrica, o que poderá causar um efeito material adverso nas suas atividades, situação financeira e resultados, bem como em sua reputação.

A Companhia pode não pagar dividendos aos titulares de ações de sua emissão.

A Companhia contrata empresas terceirizadas para prestar serviços específicos, em especial serviços de armazém e logística, e seus negócios e operações podem ser negativamente afetados no caso de responsabilização subsidiária e/ou solidária em ação judicial trabalhista ajuizada por trabalhador terceirizado.

A Companhia possui cláusulas restritivas à capacidade de endividamento em seus contratos de dívidas, cujo descumprimento pode causar o vencimento antecipado dessas dívidas.

A Companhia poderá enfrentar situações de potencial conflito de interesses em negociações com partes relacionadas.

A Companhia pode estar sujeita a multas, penalidades e/ou danos à reputação como resultado de não cumprimento ou mesmo de alegações que possam surgir devido a investigações e procedimentos relacionados ao acordo de colaboração premiada celebrado por determinados acionistas controladores.

A Companhia pode ser responsável por obrigações ambientais, fiscais, trabalhistas e previdenciárias de fornecedores ou prestadores de serviços.

Dependemos de transportadoras terceirizadas e problemas no nosso relacionamento com esses prestadores de serviços podem afetar negativamente nossos negócios e operações.

Dependemos de fornecedores-chave e terceiros para fornecer aos nossos clientes e a nós instalações e serviços que são essenciais para o nosso negócio.

O mercado de distribuição de biodiesel é altamente concentrado em poucos players.

A Companhia está exposta a riscos de crédito e inadimplência de seus clientes.

A Companhia está sujeita a reclamações de consumidores e a recai/ de produtos, o que poderia afetar negativamente sua imagem, bem como ter um impacto adverso relevante em seus custos, negócios e resultados.

Mudanças nas preferências do consumidor podem afetar a demanda por produtos da Companhia.

O descasamento de moeda entre receitas, custos e despesas poderá afetar negativamente o resultado da Companhia.

Deficiências de infraestrutura no Brasil podem ter um efeito adverso relevante sobre os negócios da Companhia.

As políticas e regulamentações governamentais que afetam os setores agrícola e de combustível e indústrias relacionadas podem afetar adversamente nossas operações e lucratividade.

Operamos em um setor que requer recursos financeiros significativos para atender aos nossos objetivos de investimento e necessidades de capital de giro.

Um aumento na concentração do mercado varejista pode forçar uma redução nas margens praticadas pelas empresas do setor, podendo ter um efeito adverso para a Companhia.

A Companhia atua num segmento de alta concorrência, tendo como competidores desde pequenas empresas a grandes multinacionais, incluindo fabricantes de produtos substitutos dos seus, o que pode ter um efeito adverso para seus negócios.

A Companhia está sujeita a um rígido controle e extensa legislação sanitária, o que pode implicar em um aumento de seus custos, provocando um efeito adverso relevante para suas atividades.

Aumentos de barreiras comerciais para importação e exportação de produtos do setor alimentício, tais como aumento de impostos e tarifas de importação sobre os seus produtos, subsídios governamentais e proibições ou imposição de restrições para exportar seus produtos a determinados mercados poderão afetar o desempenho financeiro da Companhia no mercado

Riscos ambientais e climáticos podem prejudicar as atividades da Companhia e causar um impacto negativo nos seus resultados operacionais.

A Companhia está sujeita a um rígido controle e extensa legislação ambiental, o que pode implicar em um aumento de seus custos, provocando um efeito adverso relevante para suas atividades.

A contínua instabilidade política afetou adversamente a economia brasileira, o que pode afetar adversamente o preço de negociação de nossas ações ordinárias.

O preço dos insumos, em especial a soja, e embalagens utilizadas pela Companhia é volátil e uma oscilação brusca ou inesperada nesses preços poderá ter um efeito adverso para seus negócios.

A volatilidade do Real em relação ao Dólar pode ter um efeito adverso para a Companhia e para as ações de sua emissão.

Potenciais oscilações das taxas de juros poderão provocar efeito prejudicial nos negócios da Companhia e nos preços de mercado das ações de sua emissão.

Acontecimentos e a percepção de riscos em outros países, sobretudo em países de economia emergente, nos Estados Unidos, na Zona do Euro e na China, podem prejudicar o preço de mercado dos valores mobiliários brasileiros, inclusive da negociação das ações da Companhia, e causar um impacto negativo nos seus resultados operacionais e em sua condição financeira.

Risco político, sanções comerciais e intervenções militares no mundo podem causar um efeito adverso para a Companhia, causando um impacto negativo nos seus resultados operacionais.

Riscos de eventos extremos no mundo podem afetar de forma adversa os resultados da Companhia.

A inflação e certas medidas do Governo Federal para combatê-la podem contribuir para a incerteza econômica do Brasil, podendo prejudicar as atividades da Companhia e a negociação das ações de sua emissão.

O Governo Federal exerceu e continua a exercer influência significativa sobre a economia brasileira. Essa influência, bem como a conjuntura econômica e política brasileira, poderão vir a causar um efeito adverso para a Companhia e para o valor de mercado das ações de sua emissão.

Qualquer rebaixamento na classificação de crédito do Brasil poderá afetar adversamente o preço de negociação das ações da Companhia.