CEEE-GT-Principais Riscos
Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades
A expansão e operação das usinas hidrelétricas, Subestações e Linhas de Transmissão, bem como a manutenção destes equipamentos, envolvem riscos significativos que podem levar à perda das receitas da Companhia ou aumento de suas despesas.
A Companhia é responsável por quaisquer perdas e danos causados a terceiros, em decorrência de não atendimento dos contratos de geração ou de falhas na transmissão de energia.
Existem riscos adicionais relacionados à integridade dos empreendimentos. Eventual falha nesses empreendimentos pode causar danos às comunidades.
Existem riscos relacionados à comercialização de energia elétrica.
Fundo de Pensão: o compromisso da Companhia de atender às obrigações com o plano de pensão de seus funcionários, administrado pela Fundação CEEE, poderão ser superiores aos atualmente previstos e, consequentemente, a Companhia poderá ser obrigada a realizar aportes de recursos adicionais ao referido plano de pensão.
Ações Judiciais: A Companhia tem registrado em seu passivo, valores significativos referentes a contingências trabalhistas e cíveis. As decisões adversas em um ou mais processos judiciais trabalhistas e cíveis poderão afetar negativamente os negócios e resultados operacionais.
Mudança no controle e descontinuidade da administração atual da Companhia: A alteração do cenário político poderá ocasionar a troca de gestão na Companhia, acarretando uma eventual descontinuidade da sua administração. Neste caso, não é possível garantir a manutenção de projetos em andamento, bem como, a implementação de políticas administrativas relativas à gestão de pessoas, gestão do conhecimento, entre outros. O Planejamento Estratégico poderá ser interrompido a partir da alternância política na gestão.
A saída de qualquer membro chave da administração da Companhia, ou a incapacidade de atrair e manter pessoal qualificado para integrá-la, pode causar um efeito adverso relevante nos negócios,situação financeira e resultados operacionais da Companhia.
Os proprietário s das ações da Companhia podem não receber dividendos ou juros sobre o capital próprio.
Custos de contratação podem variar de acordo com a demanda de mercado devido à limitação do número de fornecedores
Alguns problemas com as empresas terceirizadas podem afetar a Companhia, que assume compromissos de forma solidária .
A ocorrência de qualquer situação que afete adversamente a capacidade dos clientes da Companhia de honrarem com as obrigações previstas nos seus respectivos contratos, poderá ter efeito adverso na condução dos negócios da Companhia, seus resultados operacionais e condição financeira.
Condições hidrológicas desfavoráveis podem afetar adversamente os resultados da Companhia.
O impacto de uma potencial falta de energia elétrica e o consequente racionamento da energia elétrica, bem como um problema no sistema interligado de transmissão de energia, poderá ter um efeito negativo sobre os negócios e resultados operacionais da Companhia.
Mercado: a energia da CEEE-GT é comercializada através de Contratos de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado (CCEAR’s) e Contratos de Comercialização de Energia no Ambiente de Contratação Livre (CCEAL’ s). A partir da Lei n2 12.783/2013, parcela da energia da CEEE-GT é comercializada através de Contratos de Cotas de Garantia Física de Energia e de Potência (CCGFs).
Os preços de energia atrelados aos CCEARs e CCEALs são definidos em ambiente competitivo, enquanto que os CCGFs possuem tarifa definida pela ANEEL. A energia ainda não comercializada fica sujeita às variações de preço de mercado.
A extensa legislação e regulamentação governamental e eventuais alterações na regulamentação do setor elétrico pod em afetar os negócios e resultados da Companhia.
As concessões que autorizam a Geração e Transmissão de energia elétrica estão sujeitas à extinção em alguns casos, o que pode afetar negativamente a Companhia .
A ANEEL pode impor penalidades à Companhia ou intervir em sua s concessões por descumprimento de obrigações previstas nos seus respectivos contrato s de concessão.
Nov as regra s para a venda de energia elétrica e condições de mercado poderão, no futuro, afetar os preços de venda de energia elétrica praticados pela Companhia.
Alterações nas leis e regulamento s ambientais podem afetar de maneira adversa os negócios das empresas do setor de energia elétrica, inclusive a Companhia.