Cerradinho Bioenergia-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

A extensão da pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em razão da disseminação do coronavírus responsável pela COVID-19, a percepção de seus efeitos, ou a forma pela qual tal pandemia impactará os negócios da Companhia depende de desenvolvimentos futuros, que são altamente incertos e imprevisíveis, podendo resultar em um efeito adverso relevante em seus negócios, condição financeira, resultados das operações e fluxos de caixa e, finalmente, sua capacidade de continuar operando seus negócios.

Podemos não identificar, desenvolver e/ou implementar com sucesso a estratégia de crescimento e/ ou expansão das instalações existentes.

Existem riscos de execução relacionados a nossos planos de expansão para projetos greenfield ou outros ativos que possamos adquirir e que possam afetar materialmente nossa capacidade de entregar nosso plano de negócios previsto, ou aumentar substancialmente nossos gastos de capital previstos.

Mudanças e avanços na tecnologia de produção de etanol e outros combustíveis poderão exigir que incorramos em custos para atualizar nossas usinas ou poderão prejudicar nossa capacidade de competir na indústria de etanol e combustíveis em geral ou operar com lucro.

A concorrência no setor sucroenergético com produtores nacionais e internacionais pode afetar de maneira adversa a lucratividade da Companhia e sua participação no mercado.

A não renovação dos contratos de parceria agrícola de cana-de-açúcar e arrendamentos da Companhia ou a alta dos custos da cana-de-açúcar poderá gerar efeitos adversos aos seus negócios e resultados operacionais.

As operações agrícolas, industriais e logísticas da Companhia oferecem riscos de acidentes e de ineficiências operacionais, que podem ocasionar interrupções ou falhas, bem como uma redução do volume de etanol e energia produzidos, podendo afetar adversamente os seus resultados.

A operação e manutenção da usina de geração de energia elétrica envolvem riscos significativos que podem levar à perda de receita ou aumento de despesas.

Incêndios e outros desastres podem afetar as instalações agrícolas e propriedades da Companhia, o que pode afetar adversamente seus volumes de produção e, consequentemente, seu desempenho financeiro.

A Companhia poderá ser adversamente afetada por qualquer interrupção significativa ou prolongada em suas lavouras e instalações industriais.

A contaminação de nossos produtos de nutrição animal e outros riscos relacionados poderão nos afetar adversamente.

As lavouras da Companhia podem ser afetadas por doenças e pragas que poderão destruir uma parcela significativa das plantações.

Podemos não ser capazes de cumprir com os índices financeiros ou outras obrigações previstas nos nossos contratos de dívida.

Recursos financeiros de quaisquer naturezas podem não estar sempre disponíveis ou não serem suficientes em termos aceitáveis pela Companhia e/ ou em valor suficiente para atender às suas futuras necessidades de capital.

A Companhia depende de seus sistemas de tecnologia da informação, e qualquer falha ou danificação desses sistemas pode afetar seus negócios.

Decisões desfavoráveis ou a impossibilidade de se realizar depósitos judiciais ou de se prestar ou oferecer garantias em processos judiciais, administrativos ou arbitrais, bem como inquéritos e investigações podem causar efeitos adversos nos negócios da Companhia, na sua condição financeira e nos seus resultados operacionais.

Nosso desempenho dependerá de relações trabalhistas favoráveis com nossos funcionários, do cumprimento das leis trabalhistas e da segurança de nossas instalações. Qualquer deterioração dessas relações, bem como aumentos nos custos trabalhistas ou incidentes em nossas instalações, poderá afetar adversamente nossos negócios.

A Companhia e sua subsidiária integral podem figurar como responsáveis solidárias ou subsidiárias das dívidas trabalhistas e previdenciárias de terceirizados.

A atividade da Companhia depende requisitos regulatórios, os quais podem ser modificados no futuro. A não obtenção, não renovação, atrasos na obtenção ou intempestividade da renovação, ou o cancelamento de alvarás, registros, outorgas, licenças e demais documentos emitidos pelas autoridades competentes e necessários à instalação, operação e continuidade de todas as suas atividades (incluindo ambientais) podem impactar os negócios da Companhia.

Os controles internos da Companhia, reformulados recentemente para fins da presente Oferta, podem não ser suficientes para evitar violações às leis anticorrupção, às leis de infrações à concorrência, prevenção de lavagem de dinheiro, fraudes ou práticas irregulares por parte de seus administradores, funcionários, fornecedores, parceiros de negócios e terceiros que atuem em nome da Companhia

A Companhia pode não pagar dividendos aos acionistas titulares de suas ações.

Risco de iminente saída de caixa e pagamento de dividendos direcionado apenas aos acionistas pré-IPO da Companhia.

A Companhia pode enfrentar situações de potencial conflito de interesses em transações com partes relacionadas.

A Companhia está sujeita a riscos associados a incapacidade ou falha na proteção de seus ativos de propriedade intelectual ou, ainda, a eventual violação aos direitos de propriedade intelectual de terceiros,

A Companhia está sujeita a riscos associados ao não cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados, podendo ser afetada adversamente pela aplicação de multas e outros tipos de sanções,

Riscos relacionados a excussão de ônus sobre os imóveis próprios em garantia das dívidas da Companhia.

A Companhia pode ser impactada negativamente por perda total ou parcial de seus bens em razão de proteção inadequada ou insuficiente.

A perda de membros da alta administração da Companhia, ou a sua incapacidade de atrair e manter pessoal adicional para integrá-la, pode ter um efeito adverso material sobre as atividades, a situação financeira e os resultados operacionais da Companhia.

A gestão da Companhia é fortemente influenciada por seus acionistas controladores, sendo que a falta de alinhamento dos controladores em questões estratégicas pode impactar a Companhia.

A Companhia depende do fornecimento adequado de matéria-prima para o desempenho de suas atividades.

Exposição a risco de crédito e outros riscos de contrapartes dos clientes da Companhia e do curso normal dos negócios

A concentração da carteira de clientes da Companhia pode aumentar a exposição financeira da Companhia.

A Companhia pode ser afetada de forma adversa pela sazonalidade.

Uma redução no preço do açúcar ou do etanol poderá ocasionar um efeito adverso sobre os negócios de etanol da Companhia.

O uso de produtos alternativos ao etanol e avanços tecnológicos podem ter efeitos adversos sobre a demanda pelos produtos da Companhia no Brasil e em outros países, ou exigir investimentos de capital para que a Companhia continue competitiva.

Políticas públicas e subsídios governamentais do Brasil e de outros países que afetem o setor agrícola e setores relacionados podem impactar a Companhia de maneira adversa.

Políticas governamentais relacionadas ao preço da gasolina podem afetar negativamente o preço do etanol.

A redefinição do papel da Petróleo Brasileiro S.A. (“Petrobras”) no cenário de combustíveis nacional, em linha com o seu plano estratégico de desinvestimentos, poderá afetaras atividades da Companhia.

Nossos resultados operacionais, posição financeira e perspectivas de negócios são altamente dependentes dos preços das commodities, que estão sujeitos a significativa volatilidade e incerteza, e da oferta e demanda globalmente e no Brasil, portanto, nossos resultados poderão flutuar substancialmente.

Os preços do etanol são diretamente influenciados pelos preços internacionais do petróleo e da gasolina, de forma que uma flutuação nesses preços poderia afetar adversamente a demanda e o preço do nosso etanol

Operamos em um setor que requer recursos financeiros significativos para atender aos nossos objetivos de investimento e necessidades de capital de giro.

As operações da Companhia podem ser afetadas por eventual ineficiência logística no Brasil, bem como por falhas de infraestrutura.

Estamos sujeitos a diversas regulamentações governamentais, de diferentes órgãos, bem como à aplicação de penalidades regulatórias em caso de descumprimento dos termos e condições de suas respectivas autorizações, incluindo a possível revogação de tais autorizações.

A demanda futura por etanol é incerta e pode ser afetada por mudanças em mandatos governamentais e outros regimes regulatórios, percepção pública e demanda geral do consumidor por combustível para transporte, qualquer uma das quais poderia afetar negativamente a demanda por etanol e nossos resultados operacionais.

As políticas e regulamentações governamentais que afetam os setores agrícola e de combustível e indústrias relacionadas poderão afetar adversamente nossas operações e lucratividade.

Eventuais alterações na regulamentação do setor elétrico podem afetar de maneira adversa as empresas do setor de energia elétrica, inclusive os nossos negócios e os nossos resultados.

As atividades da Companhia estão sujeitas à obtenção e à manutenção de autorizações e licenças. Eventuais alterações legislativas e de regulamentação nos setores regulados podem afetar adversamente a Companhia.

Possibilidade de descontinuidade de concessões e autorizações envolvendo o poder público.

Políticas e regulamentações governamentais que impactem os setores onde atuamos poderão afetar de maneira adversa as nossas operações e nossa lucratividade.

Políticas e regulamentações governamentais que afetem o setor agrícola e setores relacionados poderão afetar de maneira adversa nossas operações e nossa lucratividade.

A Companhia poderá sofrer impactos relevantes devido às alterações na legislação tributária brasileira, por resultados desfavoráveis de contingências tributárias, a conflitos em sua interpretação, ou pela perda, revogação, suspensão, cancelamento ou a não renovação de seus benefícios fiscais/regimes especiais.

Estamos sujeitos a penalidades regulatórias das agências reguladoras em caso de descumprimento dos termos e condições das autorizações regulatórias, e dos regulamentos setoriais, incluindo a possível revogação das autorizações.

A regulação do setor elétrico poderá afetar de forma adversa os negócios da Companhia e o seu desempenho financeiro relacionado à venda de energia gerada em projetos de cogeração.

A usina termelétrica detida pela Companhia está sujeita às reduções de garantia física determinadas pela ANEEL, bem como à revisão da regulamentação sobre a metodologia de cálculo de garantia física pelo MME.

A Companhia está sujeita a extensa regulamentação ambiental e se a Companhia não observar a regulamentação aplicável, seus negócios e sua imagem podem ser prejudicados

A produção, o armazenamento e o transporte de combustíveis e produtos petroquímicos são atividades inerentemente perigosas.

O cumprimento da regulamentação ambiental, de saúde e segurança pode resultar em custos significativos, e o descumprimento da legislação ambiental pode resultar em punições por danos ambientais, bem como sanções penais e administrativas, que podem afetar adversamente a Companhia.

A Companhia poderá ser responsabilizada por perdas e danos causados a terceiros, inclusive danos ambientais.

O clima, mudanças climáticas e o efeito estufa podem causar um efeito adverso nas atividades e mercados em que a Companhia e suas controladas desenvolvem suas atividades.

O clima pode afetar materialmente os resultados operacionais da Companhia.

A volatilidade e falta de liquidez do mercado de valores mobiliários brasileiro poderão limitar substancialmente a capacidade dos investidores de vender os valores mobiliários de nossa emissão pelo preço e na ocasião que desejarem.

A inflação e as medidas do Governo Federal para combatê-la podem contribuir para a incerteza econômica no Brasil, afetando adversamente o resultado operacional da Companhia.

Variações nas taxas de câmbio podem afetar adversamente nossas condições financeiras e nossos resultados operacionais.

O Governo Federal exerce influência significativa sobre a economia brasileira. Essa influência, bem como a conjuntura econômica e política brasileira, podem afetar desfavoravelmente o negócio, resultado operacional e financeiro e o fluxo de caixa da Companhia.

Qualquer rebaixamento adicional da classificação de crédito do Brasil pode reduzir o preço de negociação dos valores mobiliários emitidos pela Companhia.

A contínua instabilidade política afetou adversamente a economia brasileira, o que pode afetar adversamente o preço de negociação de nossos valores mobiliários.

Desenvolvimentos e mudanças na percepção dos investidores sobre risco em outros países, especialmente nos Estados Unidos, Europa e outros países emergentes, podem afetar material e adversamente a economia brasileira e o valor de mercado dos valores mobiliários brasileiros, incluindo as nossas ações.