Empresas

Compass-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

Podemos não ser capazes de cumprir os termos dos nossos contratos de concessão, o que pode acarretar multas, outras penalidades e, a depender da gravidade do descumprimento, na perda de nossas concessões, presentes ou futuras. Eventuais multas ou a perda de nossas concessões podem afetar nossos negócios e resultados de maneira adversa relevante.

Uma decisão desfavorável do Poder Concedente em prorrogar nossa principal concessão, ou a permissão de prorrogação em termos menos favoráveis, pode afetar de maneira material e adversa nossos negócios e resultados.

Nossos processos de governança, gestão de riscos e compliance podem falhar em detectar comportamentos contrários à legislação e regulamentação aplicáveis, bem como aos nossos padrões de ética e conduta, podendo ocasionar impactos adversos relevantes sobre nossos negócios, situação financeira, resultados operacionais, reputação e cotação dos valores mobiliários de nossa emissão ou a eles vinculados.

Os custos de matérias-primas e serviços de fornecimento estão sujeitos a flutuações que podem ter um efeito adverso relevante nos nossos resultados e operações.

Atuamos em um setor da atividade econômica que requer grande volume de recursos financeiros, e, portanto, poderá exigir capital adicional no futuro, que poderá não estar disponível ou, se disponível, poderá ser em condições não satisfatórias à Companhia.

Os avanços tecnológicos ou produtos alternativos podem afetar a demanda por nossos produtos e serviços ou exigir investimentos substanciais em capital para permanecermos competitivos.

Decisões desfavoráveis ou nosso envolvimento em processos judiciais, administrativos ou arbitrais, procedimentos de investigação ou inquéritos policiais envolvendo nossa Companhia, acionistas e administradores, podem causar efeitos adversos em nossos negócios, condição financeira e resultados operacionais, bem como em nossa imagem ou reputação.

Podemos ser alvo de ataques, ou tentativas de ataques, cibernéticos, bem como estamos sujeitos a violações de segurança e privacidade, que podem afetar negativamente nossos negócios e resultados operacionais.

A abertura do mercado de gás no Brasil depende especialmente do cumprimento do Termo de Compromisso de Cessação (” TCC”) firmado entre o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (“CADE”) e a Petrobras. Eventual descumprimento ou atraso na implementação das medidas estabelecidas no TCC poderá dificultar ou impossibilitar a implementação do desenvolvimento do mercado de gás natural e ter um efeito adverso relevante em nossos planos e negócios.

Eventuais atrasos na exploração, desenvolvimento, negociação, ou demais questões relacionadas ao suprimento de gás oriundos dos campos de gás do pré-sal e da Bolívia, assim como atraso nas negociações ou até mesmo questões operacionais que dificultem ou ocasionem o não cumprimento dos cronogramas esperados para o suprimento de gás via a importação de GNL podem afetar nossos planos e rentabilidade das nossas atividades.

O nosso desempenho futuro é incerto, tendo em vista que não éramos operacionais em exercícios sociais anteriores.

Nosso negócio requer investimento de capital e gastos de manutenção significativos os quais poderemos não ser capazes de suportar

Estamos expostos à possibilidade de perdas relacionadas a desastres naturais, catástrofes, acidentes, incêndios e outros eventos que não estão sob o nosso controle e que podem vir a ter um efeito adverso relevante em nosso desempenho financeiro.

Nosso grau de endividamento e nossas obrigações de serviço de dívidas, bem como as disposições restritivas em nossos contratos financeiros (covenants) podem afetar adversamente a nossa capacidade de conduzir as nossas atividades e de realizar os pagamentos desses financiamentos.

Somos objetivamente responsáveis por quaisquer danos resultantes da não prestação ou prestação inadequada de serviços de distribuição de gás e nossas apólices de seguro podem não cobrir estes e outros danos integralmente.

Os titulares das ações de nossa emissão poderão não receber dividendos.

Publicações ou comentários negativos em qualquer veículo de mídia ou rede social podem afetar nossa reputação.

Alguns dos nossos ativos estão onerados com alienações fiduciárias e outras garantias reais.

Um mercado ativo e líquido para nossas ações ordinárias pode não se desenvolver. A volatilidade e a falta de liquidez inerente ao mercado brasileiro de valores mobiliários poderão limitar substancialmente a capacidade dos investidores de vender as nossas ações ordinárias pelo preço e na ocasião que desejam.

Podemos não ser bem-sucedidos na execução de nossa estratégia de negócio, o que poderá afetar negativamente nossos planos para aumento da receita e rentabilidade.

Se o equilíbrio de oferta e demanda efetiva for diferente daquela por nós prevista, podemos ser forçados a comprar ou vender energia no mercado a preços que podem gerar custos adicionais, sendo que podemos não ser capazes de repassá-los integralmente às nossas contrapartes comerciais (consumidores finais, comercializadoras e/ou geradores).

As   atividades  de  comercialização estão sujeitas a perdas potenciais  devido a variações de curto prazo nos preços de mercado spot. Adicionalmente, havendo posição em aberto, sobra ou falta, mantida por uma questão estratégica, podemos ficar expostos no mercado spot a preços substancialmente diferentes em relação aos nossos contratos de longo prazo.

Novas regras para a venda de energia elétrica e condições de mercado poderão, no futuro, afetar os preços de venda de energia elétrica praticados pela Companhia.

Podemos não alcançar os resultados ou executar integralmente a estratégia de negócios.

Estamos sujeitos a situações de potencial conflito de interesses em negociações com partes relacionadas.

O surto de doenças transmissíveis em todo o mundo, como o atual surto da pandemia do COVID-19 , e as consequentes paralisações em escala global podem gerar interrupções na geração e no trading de energia elétrica. Além disso, o surto mundial pode levar a uma maior volatilidade no mercado de capitais global, podendo impactar diretamente os nossos negócios e resultados, bem como o valor de nossas ações.

A instabilidade política tem afetado adversamente a economia brasileira, os negócios e os resultados das nossas operações, bem como poderá afetar também o preço de negociação de nossas ações.

Os interesses de nosso acionista controlador podem ser conflitantes com os interesses de nossos demais acionistas.

Futuras captações por meio de emissões de valores mobiliários decorrentes de necessidade de capital adicional poderão resultar em diluição de participação do investidor nas ações de nossa emissão, podendo ter um efeito adverso na cotação dos valores mobiliário s de nossa emissão.

Como uma holding, parte significativa do nosso caixa provém da distribuição de resultados de nossas controladas, que podem não vir a ser distribuídos. Alguns contratos financeiros celebrados por nossas controladas impõem restrições à distribuição de dividendos.

Eventual processo de recuperação judicial ou falência de uma das empresas de nosso grupo econômico pode ser conduzido em bases consolidadas.

O fornecimento de gás natural está atualmente concentrado em um único fornecedor, que pode adotar decisões sobre o portfólio energético e/ou políticas comerciais que afetem adversamente nossa receita e resultados operacionais.

Os contratos de suprimento de gás estabelecem obrigações específicas mínimas que, se não observadas, poderão afetar nossos resultados e situação financeira de maneira adversa.

A aprovação, renovação  e/ou prorrogação dos contratos de suprimento de gás não são garantidos e a nossa estratégia de crescimento poderá ser adversamente afetada.

A volatilidade e as incertezas nos preços internacionais do petróleo, bem como uma depreciação significativa do real em relação ao dólar americano, podem afetar de maneira adversa nossos resultados.

Os materiais e matérias-primas que utilizamos estão sujeitos a flutuações de preço. Caso não sejamos capazes de repassar a nossos clientes eventuais aumentos de custos de nossos produtos, nossos resultados e operações poderão ser afetados adversamente.

Falta de fornecedores de serviços para expansão pode afetar de maneira adversa nossos negócios.

No Brasil, a Petróleo Brasileiro S.A. (“Petrobras”) é a principal fornecedora de óleos básicos, o principal distribuidor de combustível e a empresa dominante no setor de gás natural. No evento de interrupção significativa das suas atividades, nossas operações e vendas podem ser materialmente afetadas

O aumento do nível de inadimplência dos nossos consumidores poderá afetar adversamente os nossos negócios, resultados operacionais e/ou situação financeira.

Podemos não ser capazes de atrair novos clientes, manter nossos atuais clientes ou ainda expandir as vendas para os nossos clientes atuais.

O surto do coronavírus (causador da COVID-19) e as consequentes paralisações em escala global podem gerar interrupções na produção, distribuição e comercialização de gás natural e no trading de energia elétrica, podendo resultar em um efeito adverso relevante em noss os neg ócios, condição financeira , resultad os das opera ções e fluxos de caixa.

O governo brasileiro exerceu e continua a exercer influência significativa na economia brasileira. Esse envolvimento, além das condições políticas e econômicas brasileiras, pode afetar adversamente nossos negócios e o preço de nossas ações ordinárias.

Estamos expostos a aumentos das taxas de juros praticadas pelo mercado e a riscos cambiais.

A instabilidade da taxa de câmbio poderá afetar adversamente nossa condição financeira, bem como nossos resultados operacionais e a cotação das ações ordinárias de nossa emissão.

Variações no preço do gás natural poderão afetar os custos operacionais e a posição competitiva dos nossos negócios, que poderão impactar negativamente os resultados de nossas operações, fluxo de caixa e situação financeira.

Estamos expostos ao risco de crédito das contrapartes com as quais realizamos operações financeiras.

Esforços do governo para controlar a inflação podem impedir o crescimento da economia brasileira e poderiam afetar os nossos negócios.

Investigações relacionadas à corrupção e desvios de recursos públicos atualmente em curso conduzidas pela Polícia Federal podem afetar negativamente o crescimento da economia brasileira. Em razão, do impacto negativo no crescimento da economia brasileira, poderemos sofrer um impacto negativo substancial em nossos negócios.

Riscos relacionados à situação da economia global poderão afetar a percepção do risco em outros países, especialmente nos Estados Unidos da América e mercados emergentes, o que poderá afetar negativamente a economia brasileira, inclusive por meio de oscilações nos mercados de valores mobiliários, o que pode impactar o preço de negociação de nossas ações.

Não há garantia que as revisões tarifárias decorrentes do Contrato de Concessão da Comgás serão adequadas para nossa estratégia. Os resultados tarif ário s da Comgás poderão ser afetados por decisões admini strativas ou jud iciais.

O atraso em futura revisão tarifária pode nos ocasionar impactos financeiros.

As atividades de distribuição de gás estão sujeitas à abrangente legislação federal, estadual e municipal, bem como à fiscalização por agências governamentais e órgãos brasileiros responsáveis

por implantação de leis e políticas ambientais e de saúde.

Novo Marco Legal do Gás Natural: em 8 de abril de 2021 foi promulgada a Lei nº 14.134 (“Lei nº 14.134/21” ou “Lei do Gás”) que pode trazer impactos negativos para nossos negócios, tais como, exemplificativamente, redução do mercado de atuação de nossas empresas, queda de receita, incremento de custos para os respectivos negócios, exercício de direitos societários, inviabilidade regulatória para implementação de negócios e projetos concebidos ou planejados por nossas companhias. Considerando tratar-se de relevante e recente mudança legislativa, os reais impactos para nosso negócio somente serão possíveis de precisar após todo o processo regulamentar (legal e infralegal) da referida lei e sedimentação de sua interpretação pelos Tribunais brasileiros.

Estamos sujeitos a riscos relativos ao não cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, de forma que poderemos ser afetados adversamente pela aplicação de sanções, inclusive pecuniárias.

Alterações na legislação tributária e a modificação, suspensão, cancelamento ou não renovação dos benefícios fiscais que nos foram concedidos podem ter um efeito adverso relevante em nós.

O desenvolvimento de nossas atividades está sujeito a diversas normas e regulamentos para o seu regular funcionamento. O não cumprimento integral ou tempestivo de tais normas e regulamentos poderão afetar adversamente os nossos resultados operacionais.

O transporte e armazenamento de gás natural, bem como a importação de gás natural liquefeito (GNL), regaseificação e distribuição de gás natural, envolvem riscos que podem resultar em acidentes e outros riscos e custos operacionais que poderão afetar os nossos resultados operacionais, fluxo de caixa e situação financeira.

A não observância das leis e regulamentos ambientais pode resultar na obrigação de reparação de danos ambientais, na imposição de sanções administrativas e penais e/ou em danos reputacionais.

As propriedades adquiridas e nossas atividades de negócio podem nos expor a riscos ambientais e, por consequência, podem afetar adversamente os nossos resultados operacionais.

Poderemos sofrer impactos em nossas atividades, reputação e em nossos negócios decorrentes da legislação e regulamentação ambientais e de acordos e tratados internacionais relativos a mudanças climáticas.

Podemos vir a ser responsabilizados solidariamente pelos danos ambientais causados por nossos fornecedores e parceiros, o que poderá nos afetar adversamente.

A Companhia pode não ser bem sucedida na aplicação e execução dos compromissos divulgados

referentes a seus compromissos ESG, o que pode ter efeito adverso em seus negócios e resultados.