Cristal Pigmentos-Principais Riscos
Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades
A Companhia tem o seu negócio influenciado por algumas variáveis que possibilitam fatores de risco que são mapeados e monitorados pela organização, conforme riscos descritos abaixo:
- Variação da taxa cambial, que através de uma desvalorização do real gera um aumento no custo das matérias primas cotado em dólar, bem como a logística rodoviária e portuária, tornando a competição com produtos de mercados externos, como chineses de forma desigual.
- Elevada carga tributária nacional agregada ao gerenciamento da burocracia fiscal destes tributos, bem como os crescentes custos de transação e adequação às normas ambientais do Estado, decorrentes do processo de licenciamento ambiental de produção, também concorrem para impactar os custos de produção e, consequentemente, o seu resultado.
- Os empregados da Companhia são representados por sindicato com forte representação no segmento químico e petroquímico. Os acordos coletivos da categoria estão sujeitos à renegociação anual. Normalmente, a taxa de inflação é utilizada como referência para discussão do reajuste salarial, inclusive para a remuneração mínima prevista nos acordos coletivos. As despesas com pessoal, incluindo encargos sociais, representam parte expressiva do custo e uma elevação acima dos índices inflacionários poderá ter um efeito prejudicial significativo sobre o negócio.
- A Companhia pode ser ainda prejudicada se enfrentar greves, interrupções de trabalho ou outros transtornos trabalhistas por parte de seus empregados decorrentes de negociações ou litígios envolvendo pagamento de verbas trabalhistas.