Empresas

Datora-Breve Histórico

Breve Histórico da Companhia

A Datora foi fundada em 1993, inicialmente com suas atividades voltadas ao segmento de educação e ensino, com realização de treinamentos e aulas de computação para jovens e crianças. Neste período, o acesso à tecnologia e internet era restrito a uma pequena parcela da população.

Leia também:

Em 1994, a Datora com intuito de fomentar o mercado de computadores pessoais para facilitar o acesso da população às aulas e treinamentos, visto a grande demanda, fundou sua própria loja de informática. Esta loja se tornou uma importante distribuidora de equipamentos de informática atendendo centenas de lojas, que surgiram a partir de 1995.

No final de 1996, foi apresentado na COMDEX, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, a tecnologia de transporte de voz sobre redes IP (VolP). A equipe da Datora, que decidiu por estabelecer uma unidade com foco na venda de serviços de chamadas via VolP. No início de 1997, a Datora instalou os primeiros equipamentos de tecnologia de voz sobre IP (VolP) no Brasil. Infelizmente, naquele momento, a Internet não tinha a qualidade necessária para a prestação deste tipo de serviço, pois não existiam protocolos de priorização para pacotes com necessidades de transmissão em tempo real.

Em 1998, a Datora iniciou as operações de CDN (Content Delivery Network), atendendo, indiretamente, clientes como Disney e Microsoft no mercado sul-americano. Para viabilizar a prestação de serviços de CDN, a Datora ativou o segundo circuito de 100 Mbits na rede Embratel, na época a principal rede de internet no Brasil. Em 2001, a Companhia celebrou contrato com a Embratel para implantar uma rede de VolP entre suas centrais internacionais e a Argentina.

Já em 2003, na busca pela aproximação dos mercados consumidores internacionais, a Datora começou a atuar no mercado atacado de cartões telefônicos em Portugal, habilitando dezenas de marcas neste segmento.

Em 2005, a Companhia iniciou a prestação do Serviço de Telefonia Fixa Comutada (STFC), que, por meio de transmissão de voz e de outros sinais, possibilita a comunicação entre pontos fixos determinados, utilizando processos de telefonia, de modo que seus clientes puderam contratar estes serviços e originar e receber ligações telefônicas locais, de longa distância nacional e internacional, inclusive a cobrar, sempre mantendo a tecnologia VolP como alicerce da operação.

Os anos de 2006 a 2008 foram marcados pelo crescimento e expansão internacional da Companhia, com a abertura de unidades nos Estados Unidos e na Espanha. A Datora passou não só a operar com Brasil como destino em seu portfólio, mas também passou a operar em escala mundial. Neste período, a Companhia se tornou uma das principais empresas no mercado VolP para Brasil, ultrapassando mais de 200 acordos internacionais para transporte de chamadas.

Já em 2011, após receber a autorização da ANATEL para a prestação de serviços SMP (Serviço Móvel Pessoal), a Companhia começou a atuar como operadora virtual de telefonia móvel, inaugurando junto com a Porto Seguro Telecom, o mercado de MVNO (Mobile Virtual Network Operator) no país e tornando-se a primeira MVNA (Mobile Virtual Network Aggregator) e MVNE (Mobile Virtual Network Enabler) do mercado brasileiro.

Em 2013, o grupo econômico da Datora celebrou acordo com a Vodafone Global Partner Market Group, unidade da Vodafone especializada na formação de alianças estratégicas em países onde a empresa não possuía operação e com o intuito de capturar negócios locais com demandas mundiais, mas também, de ter parceiros alinhados para atender clientes globais da Vodafone com demandas nestes países. O acordo, além de permitir o uso da marca Vodafone, à época a maior empresa de IoT do mundo, também dava à Companhia acesso à vários serviços de suporte, como bank knowledge (banco de dados com os cases Vodafone nas mais diversas frentes e países), acesso à engenheiros no suporte técnico, acesso ao time de compras, dentre outros. No ano seguinte, a Companhia lançou sua plataforma de gestão para loT (Internet of Things), possibilitando clientes e parceiros interagirem com os componentes da rede Móvel da Companhia.

Em 2016, a Companhia celebrou acordos de parceria com o grupo BT no Brasil para exploração do mercado de mobilidade de seus clientes brasileiros, um dos primeiros cases, após a JV Uoint venture) com a Porto Seguro, de MVNE com grupos internacionais que a Companhia teve. Em 2018, a Datora lançou os serviços de MVNO Credenciada, permitindo que marcas de diferentes segmentos lancem seus próprios serviços móvel no Brasil. A Companhia atua como uma MVNE e seus clientes passam a ser MVNOs.

Em 2019, a Datora Mobile, então uma empresa separada, fundiu-se com o restante do grupo, transformando a CODEMIG (Companhia de Desenvolvimento do Econômico de Minas Gerais), hoje CODEMGE, em um investidor da Datora. A CODEMGE é uma empresa pública que realiza atividades de investimento e fomento em diversos setores com relevante atuação em Minas Gerais, especialmente na indústria criativa e de alta tecnologia. Com o objetivo de levar as soluções e serviços inovadores do grupo Datora para Minas Gerias, a CODEMGE tornou-se acionista da Companhia.

A Companhia tem mais de 27 anos de atuação no Brasil, com sua sede em Minas Gerais e atividades em outros sete países como Argentina, Colômbia, Estados Unidos, França, Guatemala, Suécia e Israel.