Dexxos – Breve Histórico
Breve Histórico da Companhia
A Dexxos Participações S.A. foi fundada em 1997, sob a denominação social GPC Participações S.A., como uma companhia de capital aberto, atuando principalmente no setor químico e petroquímico através da empresa Synteko Produtos Químicos S.A., desde 1954. Sua constituição se dá para receber todos os ativos não ligados às atividades de refino da Refinaria de Petróleo de Manguinhos, sendo esses Prosint, Synteko, Metanor e Copenor.
Leia também:
Em 1999, com a intenção de concentrar os negócios industriais na Companhia, esta incorpora parte da Apolo Tubos e Equipamentos S.A., com atuação na fabricação de tubos ERW na unidade da Pavuna desde 1938, ao mesmo tempo em que passa a atuar nos segmentos de tubos de aço, químico e petroquímico.
Em 1999, atendendo principalmente ao mercado madeireiro do Paraná, a Prosint Química (posteriormente incorporada pela GPC Química S.A.) inaugura unidade de fabricação de resinas termofixas em Araucária, PR.
Em 2001, visando atender a demanda madeireira, a Prosint Química expande sua atuação na região sudeste com a inauguração de uma unidade de fabricação de resinas termofixas em Uberaba, MG.
Em 2004, a Prosint Química adquiriu parte dos ativos da então RM Materiais Refratários Ltda. (atualmente denominada Senergen Energia Renovável S.A.), dando sequência à concentração de negócios industriais na Companhia.
Em 2006, a Apolo Tubos e Equipamentos S.A., em associação com a Lone Star Brasil, subsidiária brasileira da Lone Star Steel, empresa norte-americana de Lone Star (Texas), iniciou uma joint venture na Apolo Tubulars S.A.
No ano seguinte, a Lone Star foi adquirida pela US Steel.
Em 2007, a Synteko Produtos Químicos alterou sua denominação social para GPC Quimica S.A. e incorporou a Prosint Química.
Em 2009, a Apolo Tubulars S.A. inicia a fabricação de OCTG com tratamento térmico e celebra o 1º contrato global OCTG com a Petrobras.
Em 2013, a GPC Química S.A. encerra a operação das plantas de metanol e DME, ambas localizadas em Benfica, RJ, descontinuando a produção própria de metanol, passando a utilizar em suas unidades de resina exclusivamente o metanol adquirido de terceiros.
Em 2013, a GPC Química S.A. alienou sua participação na Senergen Energia Renovável S.A. e a Companhia e suas Controladas iniciaram trabalho de refinanciamento do passivo fiscal.
Em 2015, ocorreu a transferência das unidades de formol de Gravataí, RS, para Araucária, PR.
Ainda em 2015, a Companhia e suas Controladas iniciaram um novo programa de investimentos, com o aumento da capacidade de produção de formol da GPC Química S.A. em 60.000 toneladas por ano na unidade de Araucária (PR). Desde seu início até 2020, já foram investidos mais de R$ 100 milhões com o objetivo de atender às crescentes demandas observadas, bem como diluir os custos fixos das operações. Adicionalmente, entre 2015 e 2018, as empresas controladas da Companhia celebraram novos acordos estratégicos com fornecedores de tecnologia e matérias-primas.
Em dezembro de 2017, a Apolo Tubulars S.A. recomprou 50% de suas ações pertencentes à US Steel, passando a Apolo Tubos e Equipamentos S.A. a deter 100% do capital social da companhia.
Em 2018, a GPC Química S.A. iniciou expansão da capacidade de reatores de resinas, com capacidade para produção de 100.000 toneladas por ano e a Apolo Tubos e Equipamentos S.A. e a Apolo Tubulars S.A. iniciaram um programa de integração das operações no setor de Aço, de forma a obter sinergias entre suas operações.
Em 2019, a GPC Química S.A. iniciou expansão da capacidade de produção de formol em 130.000 toneladas por ano na unidade de Araucária (PR) e a Apolo Tubos e Equipamentos S.A. instalou Linha de Pintura para tubos.
Em 2020, a GPC Química S.A. iniciou expansão da capacidade de reatores de resinas em 160.000 toneladas por ano na planta de Araucária (PR).
Ainda em 2020, a Companhia passa a adotar novas medidas de governança corporativa, aprimorando a comunicação com o mercado de capitais, tais como Portal de RI com informações relevantes da Companhia (informações financeiras, documentos societários, release de resultados etc.) e videoconferência de apresentação de resultados.
No 1º trimestre de 2021, a GPC Química S.A. concluiu a 1ª fase do investimento em expansão do parque de reatores, ampliando sua capacidade instalada de produção de resinas em, aproximadamente, 80.000 toneladas / ano.
Ainda no 1º trimestre de 2021, a Apolo Tubos e Equipamentos S.A. concluiu projeto de ampliação e modernização da linha de pintura de tubos, possibilitando o aumento da capacidade produtiva em, aproximadamente, 4.000 toneladas / ano, dobrando a capacidade atual desta linha.
Em 7 de junho de 2021, foram deliberadas e aprovadas em Assembleia Geral Extraordinária a alteração da denominação social da Companhia de “GPC Participações S.A.” para “Dexxos Participações S.A.”, bem como a submissão do pedido de migração da Companhia ao segmento especial de negociação denominado Nível 1 de Governança Corporativa perante à B3, nos termos dos regulamentos da B3 aplicáveis.
Em 16 de junho de 2021, a Companhia aprovou através de seu Conselho de Administração a adoção de Políticas de Negociação de Valores Mobiliários e de Divulgação de Ato e Fato Relevante e a criação de Código de Ética e Conduta, requisitos para migração ao Nível 1 de Governança da B3.